Engenharia Aeronáutica, ajudem-me

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 247 vezes
Agradeceram: 561 vezes

Engenharia Aeronáutica, ajudem-me

#1 Mensagem por Brasileiro » Sáb Nov 19, 2005 7:50 pm

Blz gente!

Eu estou pretendendo fazer o curso de engenharia aeronáutica.
Mas não em São José, mas em São Carlos, depois ir para SJC para fazer pós. Estudo muito por isso.

Bom, eu gostaria de saber como é o curso, se é muito difícil, perspectivas etc. Gostaria de saber também como é o vestibular da Fuvest para esse curso, concorrência, etc.

[abraços]

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#2 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Nov 20, 2005 2:23 am

É a carreira de engenharia mais concorrida...
Posso te garantir que é bem dificil de entrar e a matéria que você mais vera sera física, principalmente mecânica dos fluídos (a parte que eu considero mais dificil).

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Super Flanker
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 66 vezes

...

#3 Mensagem por Super Flanker » Dom Nov 20, 2005 9:57 pm

Eu moro em São Carlos, pretendo fazer esse curso tbem.
Em que série você está cara?
Eu já entrei la dentro da escola da engenharia aeronautica, ja vi o túnel de vento, pelo que me disseram é o 2º maior do Brasil, só perdendo pro do CTA.

Marechal, em que série se estuda mecânica dos fluidos? É fodinha msm?

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#4 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Nov 20, 2005 10:30 pm

Flanker, não posso dar muitos detalhes de como é a faculdade porque eu não fiz engenharia aeronáutica, nas demais engenharias você estuda física nos dois primeiros anos e depois parte para outra, na aeronáutica os dois primeiros anos são iguais as outras (pelo menos no ITA, não conheço São Carlos, e não, não estudei no ITA, apenas tenho amigos la e ja visitei o lugar algumas vezes), mas depois eles ainda estudam mecânica dos fluídos ja que é impossível projetar um avião sem conhecer essa parte da física e o que é ensinado nos dois primeiros anos é muito básico.
Pessoalmente acho mecânica dos fluídos a parte mais difícil da física, outras pessoas podem achar a mais facil, mas não é o meu caso.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Super Flanker
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 66 vezes

....

#5 Mensagem por Super Flanker » Dom Nov 20, 2005 10:40 pm

No colegial eu vejo isso?

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
Guilten
Intermediário
Intermediário

Re: ....

#6 Mensagem por Guilten » Seg Nov 21, 2005 1:55 pm

Super Flanker escreveu:No colegial eu vejo isso?

Olá Flanker!!! Bom, com certeza você não vê MecFlu no colegial, você viu/verá apenas uma pequena parte de hidrostática que em essência, não se pode definir como uma Mecânica dos Fluídos, que é uma teoria vastamente mais complexa. Quanto ao grau de dificuldade, isso vai de cada pessoa, a Mecânica dos Fluídos não é fácil mas também não é impossível de se assimilar, isso é válido para outros campos da Física, como a Mecânica Clássica, a Física Quântica, etc, etc...

Abraços!!

Spectral
Sênior
Sênior

#7 Mensagem por Spectral » Seg Nov 21, 2005 2:56 pm

De uma maneira muito simplificada, Mecânica dos Fluidos === adoração das equações de Navier-Stokes.

Também não é, muito longe disso, o meu ramo favorito.

Slip Junior
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#8 Mensagem por Slip Junior » Seg Nov 21, 2005 3:23 pm

Mecânica dos Fluidos aqui se chama Fenômenos dos Transportes e achei a disciplina da mecânica mais legal que fiz (faço elétrica). Para mim também foi a mais fácil mas isso depende muito do professor. ;)

Abraços

MAJOR FRAGUAS
Sênior
Sênior
Agradeceu: 88 vezes
Agradeceram: 26 vezes

#9 Mensagem por MAJOR FRAGUAS » Seg Nov 21, 2005 4:20 pm

aqui em araraquara (onde estou morando temporariamente...acho), tem eng. aeronautíca na Unip. como sou formado em Tec. de Informática e trabalho como Projetista Mec. ( fiz tec. mec. e projeto de maquinas), estou pensando em fazer esse curso na Unip, pq além de gostar da área , estou sem estudar a muito tempo e sem o canudo de eng. acho que nunca vou chegar a diretor....hehe.

yuri
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 5 vezes

#10 Mensagem por yuri » Sex Dez 23, 2005 9:05 am

EU PRESTEI ANO PASSADO PARA ENG AERONAUTICA NO VESTIBULAR DA FUVEST E GARANTO QUE É MUITO DIFICIL PASSAR!

A PROVA SIM É DIFICIL POREM NAUM MUITO O PROBLEMA É QUE AS VAGAS SAO LIMITADAS E A NOTA MINIMA É ALTA DEVIDO A PROCURA DO CURSO E CLARO QUE QUEM PRESTA ESSE CURSO SAO AQUELES QUE NAUM PASSARAM NO ITA!

SE EU NAUM ME ENGANO EM 2004 A NOTA DE CORTE DA 1º FASE ERA 76.

AGORA FAÇO ENG ELETRICA TERMINEI O 1º ANO EM UMA PARTICULAR E FECHEI FISICA 2 COM NOTA 9!

QUE VENHA FENOMENOS DE TRANSPORTE ( MECANICA DOS FLUIDOS )!!!

ABRAÇOS

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 247 vezes
Agradeceram: 561 vezes

#11 Mensagem por Brasileiro » Qua Fev 22, 2006 3:51 pm

Quais as matérias (disciplinas) que caem na segunda fase da Fuvest para Eng. Aer.?????
Lembrando que as notas de corte me parece que vêm caindo.
Ehheheheheheh, ano que vem é eu lá hehehehehe (tomara :? )

abraços]

Responder