A VARIG vai de mal a pior !!!!!

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
pt
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

#16 Mensagem por pt » Sex Out 07, 2005 3:51 pm

Carlos Mathias escreveu: Realmente e infelizmente o serviço de bordo da VARIG caiu de qualidade em relação ao que era quando a empresa ganhava seguidamente os prêmios internacionais de qualidade em atendimento, é a consequência mais evidente da crise pela qual a empresa passa. Certamente os 767 usados atualmente na rota para Lisboa não são nem de longe os do padrão VARIG, estes aviões pertencem à empresa Euro Atlantic, portuguesa, há também vôos para o Brasil feito por esta empresa no regime de charter em que muitas vezes, se não na maioria, os passageiros pensam estar num vôo VARIG e querem qualidade Varig, porém apenas a tripulação é da VARIG, todo o resto é de resaponsabilidade da Euro Atlantic.

Caro Carlos Mathias.
Eu não duvido do brio da maioria do pessoal da VARIG, como do da maior parte daspessoas que trabalham em companhias aéreas e as consideram um pouco como família.

Infelizmente, A minha primeira experiência com pão duro na VARIG, vai fazer uns 10 anos. Acho que nem havia EuroAtlantic na altura (eu acho que a EuroAtlantic faz charter para o Nordeste, eu não vou ao Brasil com muita frequência (infelizmente) mas vou para São Paulo nos voos regulares).

São aquelas pequenas notas que nos fazem ficar com uma determinada ideia da companhia. Eu não esqueci mais, porque o pão estava tão duro, que cravei o garfo nele, e levaram a minha bandeja com o pão com o garfo espetado na vertical. Ainda hoje, nos rimos em minha casa dessa viagem São Paulo - Lisboa, que foi a viagem de volta da minha primeira viagem ao Brasil (para dizer a verdade, eu ía no assento do meio num B-767 e passaram dos dois lados distribuindo as bandejas e eu fiquei sem bandeja. Foi preciso pedir se não não comia mesmo. :mrgreen: Só me lembrei disto depois de ter começado a escrever esta mensagem, e é por isso que o caso do pão duro virou anedota :mrgreen:).

Posteriormente já tive problemas parecidos. O problema é que as pessoas têm tendência a ficar com as impressões das más experiências e esquecem as boas. É assim que funciona a mente humana.

Quando comparamos companhias, acabamos comparando esses pequenos detalhes, e muitas vezes estabelecemos as diferenças por isso.

Cumprimentos

Carlos Mathias

#17 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Out 07, 2005 5:18 pm

Certamente que sim, porém o quero dizer é que pelo que sei e aprendi nestes 18 anos, para mim é exceção o que lhe aconteceu. Digo mais uma vez, nunca, quero dizer, nunca mesmo servi pão duro ou congelado à algum passageiro, nem em vôos internacionais nem domésticos. Se isto ocorreu à 10 anos atráz então é mais grave ainda. Quero pedir desculpas pela companhia e pelo grupo de vôo, este tipo de falha realmente coloca por terra tudo de bom que fazemos, mas quero te dizer uma coisa, não como desculpa, mas apenas como fato. Decepções acontecem em qualquer companhia, já ouvi coisas de passageiros sobre empresas muito conceituadas de dar arrepios. Outro dia mesmo eu estva voando como passageiro de Miami para Punta Canas pela American Airlines, duas horas de vôo, 757, tudo beleza. Sabe qual foi o serviço de bordo? Água, suco e refrigerante, bebida alcoólica era cobrada à 5 dólares a dose, o fone de ouvido 2,50 cada e por aí vai. Eu lamento muitíssimo, mas acho que a nossa empresa vai enveredar pelo mesmo caminho. Outro dia estava num vôo e um colega contou-me uma história interessante, disse que uma passageira reclamava em voz alta o tempo todo do serviço, que na Gol era assim, que na Gol era assado... Quando chegou a vez dela ser atendida o comissário retirou da bandeja de almoço dela uma barra de cereal e deu-lhe junto com um copo de suco. Imediatamente a senhora protestou, no que o comissário lhe disse: "Se a senhora estivesse num vôo da Gol era isso apenas que ia comer. A senhora percebeu a mensagem e acabou ali. O que quero dizer é que VARIG hoje é o saco de pancadas, a causa de todos os males, o furunco purulento da aviação, e não é bem assim não.

Nada justifica o caso do seu pãp duro/congelado, mas mais uma vez quero te pedir desculpas e dizer que não é de forma alguma o padrão da companhia.

pt
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

#18 Mensagem por pt » Sex Out 07, 2005 6:43 pm

É um facto que problemas ocorrem com todas as companhias. O vôo da Continantal Lisboa - Nova iorque (Newark) por exemplo, tem casos de gente a passar frio durante toda a viagem, nos B757 que fazem a rota.

Já comparar o serviço das companhias grandes com as Low Cost, realmente não faz o mais pequeno sentido. Em Portugal há voos da cidade do Porto para Londres, por até €29 (creio que já anunciaram em alguns casos €19) mas a Ryanair não fornece nem um amendoim.

Cumprimentos

P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2958 vezes
Agradeceram: 2648 vezes

#19 Mensagem por P44 » Sáb Out 08, 2005 6:57 am

Li esta semana no jornal que 31 aviões da VARIG (40% da frota) já estava imobilizada em terra pois não havia verbas pra manutenção/reparações.

Vcs confirmam isso :?:

*Turn on the news and eat their lies*
Carlos Mathias

#20 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Out 09, 2005 11:44 pm

É meu camarada, a coisa tá feia prá cacete. Tome cuidado com o conceito de low fare aqui no Brasil. A Gol anuncia passagem à 50 reais, mas se você for no balcão na hora do vôo não tem a esse preço, tem por uns 10/20% mais barato que as ditas normais. Por este preço são uns 10 assentos num avião de 140 lugares e comprados com uma boa antecedência. Meu tio veio de São Luiz para o Rio e teve esta surpreza, quer dizer, a passagem "normal" é mais barata, mas não tanto a ponto de se chamar de uma legítima low fare.

Spetsnaz
Sênior
Sênior

Re: A VARIG vai de mal a pior !!!!!

#21 Mensagem por Spetsnaz » Qui Out 13, 2005 12:42 pm

Bom é o seguinte..

as rotas de Lisboa e Japão estão dando prejuizo alto a uns 2 anos já.. e é prejuizo mensal na casa dos milhões e em Dólar ... a Varig vai fazer o q devia ter feito faz tempo.. a rota no Japão vai passar a ser operar em Code Share com uma empresa da Star Alliance a ANA .. ou seja .. vai continuar a operar do mesmo jeito mas com a aeronave da ANA .. e Portugal.. a Varig vai fazer semelhante.. a um bom tempo a Varig ja tem acordo operacional com a TAP nessa rota.. e agora vai passar pra TAP a bola e continuar com acordo operacional.. mas sem aeronave própria .. a TAP q por sua vez juntou-se a Star Alliance também... entao é tudo plausivel.. mas feito tarde demais..

a Rota Munique vai abrir a malha da Varig para a China em Code Share com a Air China provavelmente .. rota esta q já estava nos planos da varig faz um tempo e agora irá se tornar realidade...

Spetsnaz
Sênior
Sênior

#22 Mensagem por Spetsnaz » Qui Out 13, 2005 12:43 pm

P44 escreveu:Li esta semana no jornal que 31 aviões da VARIG (40% da frota) já estava imobilizada em terra pois não havia verbas pra manutenção/reparações.

Vcs confirmam isso :?:

mentira.

Spetsnaz
Sênior
Sênior

#23 Mensagem por Spetsnaz » Qui Out 13, 2005 12:59 pm

Uma breve análise de um consumidor:

SITE: GOL e TAM são fáceis e descomplicados, você compra e viaja sem problema, o da VARIG é o mais complicado e demorado;
Eu particularmente não vejo diferença entre eles

EMBARQUE: o atendimento da VARIG lembra o Banco do Brasil: você cliente é apenas um transtorno no cotidiano do funcionário, e tudo o que puder ser feito para lhe burocratizar a vida acontecerá;
Felizmente você é a minoria.. pois tem varios passageiros que adoram ser o "transforto" dos funcionarios.. conhecem tdos pelo nome.. e não são visto como passageiros mas como amigos.., passageiro é incrivel.. sabe q pode levar só 20kg dai leva 40kg e não quer pagar excesso de bagagem.. dai fala q vai levar 20kg na mão.. mas não pode pois o Bin não aguenta tanto peso e tanto volume pois não existe só ele no avião.. dai quanto isso acontece.. a empresa que é burocratica e ineficiente..
E na ultima pesquisa de atendimento do DAC/INFRAERO o "banco do brasil" foi a cia que teve o atendimento por passageiro mais rapido e a Gol a linha aérea inteligente foi a mais lerda.. a Varig lerda e burocratica atendia um passageiro em média em 1min (se o passageiro não complicar e tiver tudo em mãos ísso baixa para 30 seg) .. na Gol a campea da lerdeza 3min por passageiro (eles agora estão treinando mais para tirar estrato de banco mais rápido)

VÔO: os aviões são mais antigos, mas não ligo para isso. O atendimento é razoável, mas perde em praticidade para TAM e GOL;
Os aviões são mais antigos, mas em contrapartida tem mais espaço e as poltronas reclinam mais.. eu particularmente prefiro os Airbus da TAM.. mas em conforto tem uns aviões da Varig que são infinitamente melhores outros são infinitamente piores ... Quando se tem serviço mais completo geralmente fica menos pratico.. pois servir uma barra de ceral é mais rapido

MILHAGEM: esse é um pesadelo, o SMILES da VARIG não deixa nada à dever à burocracia da UNIÃO SOVIÉTICA. É mais fácil viajar em um avião da FAB do que conseguir usar a milhagem da VARIG. Se comparar com a honestidade e praticidade da milhagem da TAM, vira massacre;
Engraçado, já ouvi pessoas criticarem o da TAM da mesma maneira.. deve ser uma coincidencia rara um serviço tão superior ser criticado igualmente, eu particularmente não vejo problema.. vai na loja pega um trecho que tenha espaço para cliente Smiles e cabo.. agora querer voar em vôo que não tem lugar é outra coisa.. dai ja vem gente criticando q é uma bosta q num tem vaga e tal.. principalmente em viagens internacionais quando você tem q planejar e pegar o bilhete com mta antecedencia.. se não não acha lugar pois os voos saem lotados

CONCLUSÃO: só vou na VARIG quando é inevitável. Meu último vôo foi digno de ficção, tinha um menino sentado no meu lugar marcado, e quando fui conferir, ele tinha um tíquete de embarque com o meu nome e o mesmo assento! Comédia total. Aí vem aeromoça, Comandante, Polícia Federal e 50 minutos no atraso da decolagem, e ainda tive que sentar em outro lugar.
Acredite.. no Code-Share você não tem idéia doq acontecia com os passageiros da TAM nos aviões da Varig.. isso ai é só um erro de atendimento, humanos erram e por isso erros acontecem ..

rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#24 Mensagem por rodrigo » Qui Out 13, 2005 2:16 pm

SITE: GOL e TAM são fáceis e descomplicados, você compra e viaja sem problema, o da VARIG é o mais complicado e demorado;
Eu particularmente não vejo diferença entre eles

Isso pode ser constatado por qualquer um que visite os sites:
http://www.tam.com.br http://www.voegol.com.br http://www.varig.com.br é só entrar e simular a compra de uma passagem, mas se sua internet não for banda larga, desista da VARIG.

EMBARQUE: o atendimento da VARIG lembra o Banco do Brasil: você cliente é apenas um transtorno no cotidiano do funcionário, e tudo o que puder ser feito para lhe burocratizar a vida acontecerá;
Felizmente você é a minoria.. pois tem varios passageiros que adoram ser o "transforto" dos funcionarios.. conhecem tdos pelo nome.. e não são visto como passageiros mas como amigos.., passageiro é incrivel.. sabe q pode levar só 20kg dai leva 40kg e não quer pagar excesso de bagagem.. dai fala q vai levar 20kg na mão.. mas não pode pois o Bin não aguenta tanto peso e tanto volume pois não existe só ele no avião.. dai quanto isso acontece.. a empresa que é burocratica e ineficiente..
E na ultima pesquisa de atendimento do DAC/INFRAERO o "banco do brasil" foi a cia que teve o atendimento por passageiro mais rapido e a Gol a linha aérea inteligente foi a mais lerda.. a Varig lerda e burocratica atendia um passageiro em média em 1min (se o passageiro não complicar e tiver tudo em mãos ísso baixa para 30 seg) .. na Gol a campea da lerdeza 3min por passageiro (eles agora estão treinando mais para tirar estrato de banco mais rápido)
E a TAM, onde o check-in pode ser feito na máquina!

VÔO: os aviões são mais antigos, mas não ligo para isso. O atendimento é razoável, mas perde em praticidade para TAM e GOL;
Os aviões são mais antigos, mas em contrapartida tem mais espaço e as poltronas reclinam mais.. eu particularmente prefiro os Airbus da TAM.. mas em conforto tem uns aviões da Varig que são infinitamente melhores outros são infinitamente piores ... Quando se tem serviço mais completo geralmente fica menos pratico.. pois servir uma barra de ceral é mais rapido
Realmente, essa barra de cereais é muito significativa, já que alguns vôos da GOL e VARIG a diferença de preço é de 50 % a favor da GOL!

MILHAGEM: esse é um pesadelo, o SMILES da VARIG não deixa nada à dever à burocracia da UNIÃO SOVIÉTICA. É mais fácil viajar em um avião da FAB do que conseguir usar a milhagem da VARIG. Se comparar com a honestidade e praticidade da milhagem da TAM, vira massacre;
Engraçado, já ouvi pessoas criticarem o da TAM da mesma maneira.. deve ser uma coincidencia rara um serviço tão superior ser criticado igualmente, eu particularmente não vejo problema.. vai na loja pega um trecho que tenha espaço para cliente Smiles e cabo.. agora querer voar em vôo que não tem lugar é outra coisa.. dai ja vem gente criticando q é uma bosta q num tem vaga e tal.. principalmente em viagens internacionais quando você tem q planejar e pegar o bilhete com mta antecedencia.. se não não acha lugar pois os voos saem lotados
Sem querer ofender, mas acho que você não conhece os dois sistemas. Na TAM, não há nenhum tipo de restrição para se obter a passagem, e pode ser feito pela internet, sem nenhuma burocracia. A milhagem da VARIG é tão confusa e restrita que exige um curso, sem contar que as regras mudam muito e ainda em cada aeroporto existem regras locais(inventadas).

CONCLUSÃO: só vou na VARIG quando é inevitável. Meu último vôo foi digno de ficção, tinha um menino sentado no meu lugar marcado, e quando fui conferir, ele tinha um tíquete de embarque com o meu nome e o mesmo assento! Comédia total. Aí vem aeromoça, Comandante, Polícia Federal e 50 minutos no atraso da decolagem, e ainda tive que sentar em outro lugar.
Acredite.. no Code-Share você não tem idéia doq acontecia com os passageiros da TAM nos aviões da Varig.. isso ai é só um erro de atendimento, humanos erram e por isso erros acontecem ..
Ainda bem que foi um erro humano em terra!

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Spetsnaz
Sênior
Sênior

#25 Mensagem por Spetsnaz » Qui Out 13, 2005 3:57 pm

E a TAM, onde o check-in pode ser feito na máquina!

E na VARIG e GOL que o Check-In pode ser feito pela internet em sua própria casa.. dai é só ir pra sala de embarque direto sem ter q passar em Máquina no Aeroporto

Realmente, essa barra de cereais é muito significativa, já que alguns vôos da GOL e VARIG a diferença de preço é de 50 % a favor da GOL!

A ultima que eu soube é que o custo da comida da Gol é realmente o mais baixo (0,16 algo assim) o da Varig era 0,18 .. e o da Tam era 0,22 .. esses numeros ja devem ter mudado pois o serviço da Varig simplificou .. ou seja.. a Gol tem serviço ruim e caro se comparado com a Tam e a Varig.. a e se for ver direito.. tem vôos da Gol que são mais caros que da Tam e da Varig .. eita.. cadê a Low FARE?

Sem querer ofender, mas acho que você não conhece os dois sistemas. Na TAM, não há nenhum tipo de restrição para se obter a passagem, e pode ser feito pela internet, sem nenhuma burocracia. A milhagem da VARIG é tão confusa e restrita que exige um curso, sem contar que as regras mudam muito e ainda em cada aeroporto existem regras locais(inventadas).

Sem querer ofender mas eu acho que eu conheço os dois sistemas mil vezes mais que você.. primeiro q eu mexo no Irís/DCS todo o santo dia.. e conheço o Amadeus também.. o da Tam e to tdo o dia do lado do pessoal da Tam e eu não lembro o nome pq eles atualizaram o sistema .. mas ele é simplismente ridículo de mexer (mto prático e eficiente alias) .. é tdo desenhado e só clicar com mouse e completar as lacunas .. em relação as tarifas "free" da Varig tem burocracia sim.. afinal tem q ter alguma restrição já que é o maior programa de milhagem da américa latina .. sem ter restrição ou regras o negócio desanda.. o da Tam eu reconheço q tem menos burocracia .. mas aguarda até a Tam ficar do tamanho da Varig no mercado internacional para você ver como vai ficar o programa fidelidade...

Pois é.. e q alias foi um erro gravissimo pois se o avião caisse ia faltar alguem na lista de pax..

alias to indo trabalha fuiz

rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#26 Mensagem por rodrigo » Qui Out 13, 2005 6:33 pm

A ultima que eu soube é que o custo da comida da Gol é realmente o mais baixo (0,16 algo assim) o da Varig era 0,18 .. e o da Tam era 0,22 .. esses numeros ja devem ter mudado pois o serviço da Varig simplificou .. ou seja.. a Gol tem serviço ruim e caro se comparado com a Tam e a Varig.. a e se for ver direito.. tem vôos da Gol que são mais caros que da Tam e da Varig .. eita.. cadê a Low FARE?
Se a comida é o mesmo preço, porque a diferença de preço tão grande? Os vôos da GOL mais caros são exceção.

Sem querer ofender mas eu acho que eu conheço os dois sistemas mil vezes mais que você.. primeiro q eu mexo no Irís/DCS todo o santo dia.. e conheço o Amadeus também.. o da Tam e to tdo o dia do lado do pessoal da Tam e eu não lembro o nome pq eles atualizaram o sistema .. mas ele é simplismente ridículo de mexer (mto prático e eficiente alias) .. é tdo desenhado e só clicar com mouse e completar as lacunas
A minha opinião é de usuário, não de operador.

em relação as tarifas "free" da Varig tem burocracia sim

o da Tam eu reconheço q tem menos burocracia
Já estamos chegando a um acordo.

já que é o maior programa de milhagem da américa latina
Deve ser mesmo, ninguém consegue usar, e as milhas vão se acumulando.

Pois é.. e q alias foi um erro gravissimo pois se o avião caisse ia faltar alguem na lista de pax..
Ia faltar o menino com o meu bilhete, e iam morrer dois rodrigos. Tudo bem, se minha família recebesse duas indenizações.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
VICTOR
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#27 Mensagem por VICTOR » Sex Out 14, 2005 1:09 pm

Spets e Mathias:

Qual a opiniao de voces sobre a organizacao da companhia, as acusacoes sobre excesso de funcionarios e a tal "gordura" da Varig?

Isso eh intriga ou eh real? Eh uma pergunta sincera, porque nao sou da area e gostaria de saber. E noto que voces dois falam sobre todo tipo de defeito das concorerentes mas nao vejo comentario sobre a gordura administrativa. :wink:

Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Spetsnaz
Sênior
Sênior

#28 Mensagem por Spetsnaz » Sex Out 14, 2005 2:21 pm

A Varig é uma empresa com uma infraestrutura muito complexa e vasta, tem bases espalhadas pelo mundo todo, inclusive algumas são usadas pelos brasileiros como "embaixadas brasileiras" é um ponto de referencia para varios brasileiros no exterior mas como toda empresa nem tudo é eficiente, na Varig tem mta coisa ineficiente:

- Falta de planejamento (rotas deficitarias operando a muito tempo, atitudes administrativas tomadas tarde demais, frota mal planejada muitas aeronaves / motores diferentes, falta de unificação que resulta em menores custos (737/MD-11/767/757/777)
- Falta de visão dos diretores e curadores e corrupção entre eles
- Excesso de gente mandando em muita coisa e pouca gente mandando em algo útil
- Excesso de Supervisores e Gerentes nas Bases
- Falta de coordenação entre os setores (falta de SCM)
- Empresa decentralizada bases RIO, SAO e POA
- Pessoal da coordenação manda demais e vive descoordenando tudo
- Falta de controle interno
- Falta de padronização nos funcionarios
- Cabide de empregos em todos os setores (coisa do setor de aviação mesmo, não só da Varig)
- Tripulantes Técnicos e Comerciais com superego que vivem atrasando os vôos
- Contrato com a SATA caro e desatualizado
- SATA ineficiente e ninguém cobra serviço melhor
- Falta de preocupação com a aparencia das aeronaves (aparencia no meu ponto de vista é tudo é Marketing e é cliente feliz)
- Desmotivação
- Supervisores e Lideres com tempo de casa mas com instrução educacional deficiente (pra mim Supervisor TEM q saber falar pelo menos Ingles)
- Estrutura empresarial antiquada e desatualizada para os dias de hoje
- Excesso de funcionarios
- Alguns CMTEs se acham deus na terra

Esses são itens que EU acho que estão errados na Varig, e é claro pela situação da Varig hoje que não é nada boa não é de se esperar que tudo fosse um mar de rosas, mas tem coisas que podiam ter sido solucionadas faz tempo.

Cmdt :Tomy Frankys
Intermediário
Intermediário

#29 Mensagem por Cmdt :Tomy Frankys » Seg Out 17, 2005 1:54 am

Ola Amigo Spestnaz!!!

: O Sr Trabalha na Varig????

:Ainda Pratica Krav-Magá????

Tem Visto a Bel???????

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Abraço até mais.

Carlos Mathias

#30 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Out 17, 2005 11:39 am

Concordo com praticamente tudo que o Spetz colocou aí. Sobre o excesso de funcionários costuma-se fazer uma comparação direta entre a relação aviões X funcionários das empresa nacionais, eu também achava que deveria ser assim. Ate´que um dia alguém me disse o seguinte detalhe, digamos que TAM, GOL, XXX e VARIG tenham o mesmo número de aviões, uns 80. Então olha-se os números e imediatamente vê-se que a TAM e as outras tem menos funcionários, porém, sempre porém, a frota da VARIG é composta quase na sua maioria por aeronaves grandes tipo wide-bodie, 767/77, MD-11. Cada aeronave destas tem que operar com um número mínimo de tripulantes, no caso do MD-11 e 777 são 8 comissários e dois pilotos, ou seja, dez por avião. Isso é praticamente o dobro de um 737 ou A-320. Ao operar rotas internacionais temos que compor tripulações que atendam minimamente as regras de regulamentação do trabalho, que foram feitas visando a segurança dos passageiros. Para uma jornada de até 16 horas, tripulação composta e até 20 horas de operação, revezamento. Isso acrescenta até 50% mais tripulantes, fora o fato de que para realizar decentemente o serviço de bordo numa aeronave grande, quase nunca o número mínimo de tripulantes é suficiente. Para realizar o embarque de um 777 certamente é necessário mais funcionários que o número usado paraum 737 ou A-320, e por aí vai.

Mas isso é um detalhe, tem muito mais coisa envolvida.

Responder