FAB ataca pista clandestina na Amazônia

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Sargento Barnes
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FAB ataca pista clandestina na Amazônia

#1 Mensagem por Sargento Barnes » Seg Out 03, 2005 2:18 am

Defesanet 01 Outubro 2005
FAB 30 Setembro 2005

Operação Cratera - FAB ataca pista
clandestina na Amazônia




É um treinamento, mas em alvo real. Dois aviões T-27 Tucano do Segundo Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (2°/3° GAV), Esquadrão Grifo, atacaram ontem, 29 de setembro, uma pista clandestina localizada na divisa entre os Estados do Amazonas e Rondônia, na região Norte, em um exercício que serviu para testar um novo tipo de foguete desenvolvido pela Avibrás e para preparar os pilotos da FAB para o emprego real na Amazônia.

A operação, batizada de Cratera em referência ao dano provocado na pista, envolveu ainda helicópteros do Esquadrão Pelicano (2°/10° GAV), aeronave C-98 Caravan do 7° ETA (Esquadrão de Transporte), R-35 Learjet do Esquadrão Carcará (1°/6° GAV), R-99 A do Esquadrão Guardião (2°/6° GAV), além de militares da Base Aérea de Porto Velho, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), do Parque de Material Bélico (PAMB) e da 3ª Força Aérea (FAE III).

O local estabelecido como alvo, uma pista com quase 1.200 metros de comprimento e que possuía até sistema de drenagem, foi selecionado com a ajuda da Polícia Federal. O lugar já tinha sido interditado pela polícia em anos anteriores, com a detonação de explosivos, mas acabou recuperado.

"O objetivo principal da nossa missão é o treinamento dos pilotos em emprego real na Amazônia. No caso específico deste exercício, nossos pilotos realizam vôos à baixa altura até o alvo e utilizam foguetes que provocam danos suficientes para impedir o seu uso em ilícitos, como tráfico de drogas", afirma o tenente-coronel Gilson De Barros Caputo Junior, comandante do 2°/3° GAV.

Cada Tucano decolou carregando dois lançadores universais e oito foguetes Skyfire M-8 da Avibrás, com cabeça antipista, desenvolvido especialmente para a FAB. "Depois de penetrar no solo, a cabeça do foguete explode, abrindo uma cratera", explica o engenheiro Euclides Bravo, gerente de Fabricação Eletrônica e Integração de Sistemas da Avibrás. Militares do PAMB e do 2°/3° GAV receberam instrução sobre a montagem dos foguetes.

Na primeira fase da operação, entre os dias 26 e 28, foram realizadas missões de reconhecimento e de liberação de pista, a fim de assegurar a segurança durante o exercício. O tempo fechado e a fumaça provocada pelas queimadas atrasou a decolagem dos caças em um dia.

Ontem, às 9h (horário de Brasília), um helicóptero partiu da Base Aérea de Porto Velho rumo ao alvo, a 120 km da capital de Rondônia, com a equipe de liberação de pista. Em seguida, foi dada a ordem de ataque.

Em duas passagens, os aviões Tucanos despejaram 16 foguetes M-8 na pista. "Alvo atingido, armamento testado, a missão foi um sucesso", afirma o major Adriano Beraldo Andrade, oficial-coordenador da FAE III.




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#2 Mensagem por rodrigo » Seg Out 03, 2005 11:02 am

O local estabelecido como alvo, uma pista com quase 1.200 metros de comprimento e que possuía até sistema de drenagem, foi selecionado com a ajuda da Polícia Federal. O lugar já tinha sido interditado pela polícia em anos anteriores, com a detonação de explosivos, mas acabou recuperado.
Quanto tempo para a pista ser recuperada de novo?




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#3 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Out 03, 2005 11:13 am

Otempo do pessoal sair de lá.




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#4 Mensagem por Lauro Melo » Seg Out 03, 2005 11:16 am

rodrigo escreveu:
O local estabelecido como alvo, uma pista com quase 1.200 metros de comprimento e que possuía até sistema de drenagem, foi selecionado com a ajuda da Polícia Federal. O lugar já tinha sido interditado pela polícia em anos anteriores, com a detonação de explosivos, mas acabou recuperado.
Quanto tempo para a pista ser recuperada de novo?


Tomara que breve, assim a FAB poderá treinar novamente. :wink:




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#5 Mensagem por Lauro Melo » Seg Out 03, 2005 1:07 pm

::: SKYFIRE 70 - O "estado da arte" em sistema ar-terra de foguetes 70mm (2.75") com lançadores e caixas de controle de fogo para praticamente qualquer tipo de aeronave. Vários tipos de cabeças-de-guerra podem ser acoplados ao SKYFIRE 70. Complementando a linha de armamentos ar-terra, a AVIBRAS produz sistemas de armamentos completos para helicópteros, casulos de metralhadoras para aviões e helicópteros, e bombas de emprego geral e aplicação especial. Os foguetes SKYFIRE também podem ser empregados para saturação de área terra-terra, com alcance até 12km, a partir de lançadores múltiplos 70/36, auto-rebocados ou autopropulsados. Além desse emprego terra-terra, os foguetes SKYFIRE também podem ser utilizados como munição de treinamento para o sistema ASTROS II.



http://www.defesanet.com.br/fab/cratera.htm

Assista à videoreportagem na Aerovia sobre a Operação Cratera.

5MB - Windows Media Player




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#6 Mensagem por sergiobraz » Seg Out 03, 2005 1:31 pm

Esta Aerovia tá se firmando com bom material, tão raro neste meio, principalmente em video...
E também, é bom pra mostrar que em termos de ataque até nossos T-27 fazem diferença...




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#7 Mensagem por rodrigo » Seg Out 03, 2005 3:44 pm

Quero ver atacar as FARC. Na Colômbia já derrubaram TUCANO com .50




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#8 Mensagem por Fábio Nascimento » Seg Out 03, 2005 3:48 pm

derrubaram com um piloto colombiano, quero ver derrubar um dos nossos, melhor ainda se for o supper tucano com blindagem reforçada




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#9 Mensagem por Lauro Melo » Seg Out 03, 2005 3:49 pm

rodrigo escreveu:Quero ver atacar as FARC. Na Colômbia já derrubaram TUCANO com .50


Fala Rodrigo, eu também quero ver e muito.
Falar nisto poderia colocar alguma notícia sobre os Tucanos na Colômbia.
A-27 x .50.




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#10 Mensagem por Lauro Melo » Seg Out 03, 2005 3:51 pm

Fábio Nascimento escreveu:derrubaram com um piloto colombiano, quero ver derrubar um dos nossos, melhor ainda se for o supper tucano com blindagem reforçada


Isto Fábio o A-29 tem blindagem para .50.




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#11 Mensagem por rodrigo » Seg Out 03, 2005 3:56 pm

Isto Fábio o A-29 tem blindagem para .50.
Ele tem blindagem para o piloto, se levar muito na fuselagem fica complicado.




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#12 Mensagem por Lauro Melo » Seg Out 03, 2005 4:06 pm

rodrigo escreveu:Quero ver atacar as FARC. Na Colômbia já derrubaram TUCANO com .50


Eu tinha o seguinte comentário sobre o Tucano :

O Tucano já possue mais de 140 aeronaves derrubadas!!!
O Tucano já participou de ataques contra os equatorianos, armados com bombas snaykeyes 82, com absoluto sucesso onde os SU-22 falharam, os sistemas oerlynkon de 35mm falharam nesses ataques.
O batismo de fogo dos tucanos foram pela força aérea hondurenha contra forças sandinistas armadas com misseis terra-ar russos portateis, com absoluto sucesso.
Em 1986 Tucanos da força aérea iraquiana bombardearam com napalm, forças iranianas perto de BASRA.
Em agosto de 1990, a rede globo mostrou claramente aviòes tucanos iraquianos bombardeando o aeroporto da capital do Kwait, esta noticia me deixou orgulhoso pois mostrava mais uma vez que os tucanos podiam voar contra defesas aéreas pesadas.
O engraçado é que os aviòes shorts tucano (fabricados sob licensa na Inglaterra), chegaram a atacar com foguetes Sbats-70,120mm forças iraquianas, pela primeira vez tucanos adversarios foram usados por dois países!!!!( fonte O Estado de São Paulo, agosto de 1990,revista Veja sobre a possivel venda de 40 caças AMX e Tucanos para o IRÃ).
Os Iranianos impressionados com o desempenho dos tucanos no front da guerra contra o iraque, visitaram SAnta Maria em 89, numa visita secreta que foi descoberta depois que um piloto iraniano ejetou de seu tucano quando este voava em treinamento solo o avião caiu em Lagoa Santa, o piloto foi socorrido por fanzendeiros, nessa época a imprenssa mundial descobriu o episódio e isto melou o bilionario contrato de venda de caças AMX e tucano para o Irã, segundo o presidente da empresa ná epoca( Ozires Silva) os interesse do Irã no Tucano devia ao fato deles terem disparados dezenas de misseis STINGER contra os Tucanos iraquianos sem terem acertado nenhum isto se devia a baixa temperatura dos motore Prat Whitney que junto com o calor do deserto confundia os Stynger.
Por sua ves os tucanos armados com quatro bombas de napalm cada, devastaram seguidos ataques de infantaria iraniana e seus blindados.
Fonte: Revista Veja da época do qual guardo com carinho até hoje.
Outra veja mostra :
Ataque de tucanos no conflito do Cenepa.
Fonte : Revista Força Aérea.
Isto demonstra a versatilidade de Tucano , que mesmo sob pesado fogo de fuzis e metralhadoras nunca foram derrubados na Colômbia.




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#13 Mensagem por rodrigo » Seg Out 03, 2005 4:11 pm

mesmo sob pesado fogo de fuzis e metralhadoras nunca foram derrubados na Colômbia
Então colocaram a blindagem à toa? A notícia que eu tinha era de 2 ou 3 TUCANOS já haviam sido derrubados por .50, sempre acertando o piloto.




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#14 Mensagem por Lauro Melo » Seg Out 03, 2005 4:13 pm

rodrigo escreveu:
mesmo sob pesado fogo de fuzis e metralhadoras nunca foram derrubados na Colômbia
Então colocaram a blindagem à toa? A notícia que eu tinha era de 2 ou 3 TUCANOS já haviam sido derrubados por .50, sempre acertando o piloto.


Fala Amigo,

Isto eu não sei. Talvez alguém traga uma informação para ajudar aqui.

Abraços,




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#15 Mensagem por FinkenHeinle » Seg Out 03, 2005 4:23 pm

rodrigo escreveu:
mesmo sob pesado fogo de fuzis e metralhadoras nunca foram derrubados na Colômbia

Então colocaram a blindagem à toa? A notícia que eu tinha era de 2 ou 3 TUCANOS já haviam sido derrubados por .50, sempre acertando o piloto.

Rodrigo, os T-27 Tucanos não tinham blindagem!


Quem tem são os ALX AT-29 Super Tucanos!




Atte.
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