Seria Possível o S-34 Tikuna afundar um PA da classe Nimitz?
Moderador: Conselho de Moderação
Gral Belgrano
Após o torpedeamento do Gral Belgrano pelo Conquereor, desde uma distância de 60km, a Armada argentina, após a derrota das Malvinas, começou a pesquisar um torpedo (entre outras armas) que pudesse fazer frente aos subs nucleares. O boato, na década de 80/90 era de que os argentinos estavam desenvolvendo nova filosofia de procura de alvos e torpedeamento. Sistema acústico, ativo ou passivo, seriam utilizados apenas para aproximação. O alvo seria detectado pela emissão de radioatividade do alvo. Os torpedos teriam um cintilômetro, capaz de detectar nêutros. É impossível haver uma filtragem absoluta de nêutros oriundos de um reator nuclear e a fissão provoca imensa produção de nêutrons. Portanto o tal torpedo argentino (USA, GB etc... também teríam?) teria a capacidade de escolher apenas belonaves com reatores e armas atômicas. Isto foi um boato muito interessante na época. Depois nunca mais ouvi falar. Alguém sabe mais?
-
- Sênior
- Contato:
Bem vindo ao Db, Botovel
Realmente, eu nunca ouvi falar desse torpedo Argentino. Mas seria possível tecnicamente isto? Neutrons, afinal, existe de monte, principalmente no mar cheio de H2O.
Pra frisar o por que eu achava aquela idéia inconcebível, finalmente encontrei algumas fotos a Força Aérea Iraquiana após o conflito de 2003. É pra rir ou pra chorar?
http://web.umr.edu/~rogersda/umrcourses ... MiG-25.jpg
(clique no link para visualizar)
Esse MiG-25 estava enterrado! Isso foi feito para que ele não fosse destruído ou sei lá o que. Não dá pra entender o que se passa na cabeça de alguém que enterra um caça ao invés de usá-lo e o inutiliza.
Se ao menos os dispersassem...
Abraços
César
Realmente, eu nunca ouvi falar desse torpedo Argentino. Mas seria possível tecnicamente isto? Neutrons, afinal, existe de monte, principalmente no mar cheio de H2O.
Pra frisar o por que eu achava aquela idéia inconcebível, finalmente encontrei algumas fotos a Força Aérea Iraquiana após o conflito de 2003. É pra rir ou pra chorar?
http://web.umr.edu/~rogersda/umrcourses ... MiG-25.jpg
(clique no link para visualizar)
Esse MiG-25 estava enterrado! Isso foi feito para que ele não fosse destruído ou sei lá o que. Não dá pra entender o que se passa na cabeça de alguém que enterra um caça ao invés de usá-lo e o inutiliza.
Se ao menos os dispersassem...
Abraços
César
"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."
Antoine de Saint-Exupéry
Antoine de Saint-Exupéry
- Lauro Melo
- Sênior
- Contato:
Ave Cesar,
Realmente nestas condições eu acho que tanto faz ele ter sido destruido ou ter sido enterrado.
Pois acho que ele nunca mais voaria.
Ou voaria depois de tanta areia ?
Abraços,
caça ao invés de usá-lo e o inutiliza.
Realmente nestas condições eu acho que tanto faz ele ter sido destruido ou ter sido enterrado.
Pois acho que ele nunca mais voaria.
Ou voaria depois de tanta areia ?
Abraços,
"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
- rodrigo
- Sênior
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Contra os americanos, em um país pequeno e sem selvas para dar coberturas? Ia ser complicado.Se ao menos os dispersassem
A Argentina tem essa tecnologia? E se o inimigo usar submarinos convencionais? Nunca ouvi dizer isso nem da OTAN ou dos russos, será possível?O alvo seria detectado pela emissão de radioatividade do alvo.
É só limpar com jatos de água e ar, que fica novinho. Só a turbina é que tem que ser vedada contra a entrada de areia.Ou voaria depois de tanta areia ?
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
Alvo radioativo
É claro que membros da OTAN tem acesso a higtech sigilosa. Neutros existem em toda a parte, mas oriundos de um reator nuclear constituem um alvo detectável. Lembram do radiogoniômetro (década de 40 e 50)? O piloto da aeronave ajustava o radiogoniômetro na frequência de uma emissora de rádio da cidade de destino e o avião chegava lá!
Como nunca mais falaram a respeito é sinal que consideraram altamente secreto!!
Detectar um SSBN com um detector de radioatividade, um contador geyger ou melhor um cintilômetro é sim bastante viável. Que falem os físicos....
Como nunca mais falaram a respeito é sinal que consideraram altamente secreto!!
Detectar um SSBN com um detector de radioatividade, um contador geyger ou melhor um cintilômetro é sim bastante viável. Que falem os físicos....