Seria Possível o S-34 Tikuna afundar um PA da classe Nimitz?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Botovel
Júnior
Júnior

Gral Belgrano

#91 Mensagem por Botovel » Sex Ago 26, 2005 11:24 am

Após o torpedeamento do Gral Belgrano pelo Conquereor, desde uma distância de 60km, a Armada argentina, após a derrota das Malvinas, começou a pesquisar um torpedo (entre outras armas) que pudesse fazer frente aos subs nucleares. O boato, na década de 80/90 era de que os argentinos estavam desenvolvendo nova filosofia de procura de alvos e torpedeamento. Sistema acústico, ativo ou passivo, seriam utilizados apenas para aproximação. O alvo seria detectado pela emissão de radioatividade do alvo. Os torpedos teriam um cintilômetro, capaz de detectar nêutros. É impossível haver uma filtragem absoluta de nêutros oriundos de um reator nuclear e a fissão provoca imensa produção de nêutrons. Portanto o tal torpedo argentino (USA, GB etc... também teríam?) teria a capacidade de escolher apenas belonaves com reatores e armas atômicas. Isto foi um boato muito interessante na época. Depois nunca mais ouvi falar. Alguém sabe mais?

César
Sênior
Sênior
Contato:

#92 Mensagem por César » Sex Ago 26, 2005 4:24 pm

Bem vindo ao Db, Botovel :wink:

Realmente, eu nunca ouvi falar desse torpedo Argentino. Mas seria possível tecnicamente isto? Neutrons, afinal, existe de monte, principalmente no mar cheio de H2O.

Pra frisar o por que eu achava aquela idéia inconcebível, finalmente encontrei algumas fotos a Força Aérea Iraquiana após o conflito de 2003. É pra rir ou pra chorar?

http://web.umr.edu/~rogersda/umrcourses ... MiG-25.jpg
(clique no link para visualizar)

Imagem

Imagem

Esse MiG-25 estava enterrado! Isso foi feito para que ele não fosse destruído ou sei lá o que. Não dá pra entender o que se passa na cabeça de alguém que enterra um caça ao invés de usá-lo e o inutiliza.

Se ao menos os dispersassem... :roll:

Abraços

César

"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Contato:

#93 Mensagem por Lauro Melo » Sex Ago 26, 2005 4:45 pm

Ave Cesar,

caça ao invés de usá-lo e o inutiliza.

Realmente nestas condições eu acho que tanto faz ele ter sido destruido ou ter sido enterrado.

Pois acho que ele nunca mais voaria.

Ou voaria depois de tanta areia ?

Abraços,

"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#94 Mensagem por rodrigo » Sex Ago 26, 2005 5:58 pm

Se ao menos os dispersassem
Contra os americanos, em um país pequeno e sem selvas para dar coberturas? Ia ser complicado.

O alvo seria detectado pela emissão de radioatividade do alvo.
A Argentina tem essa tecnologia? E se o inimigo usar submarinos convencionais? Nunca ouvi dizer isso nem da OTAN ou dos russos, será possível?

Ou voaria depois de tanta areia ?
É só limpar com jatos de água e ar, que fica novinho. Só a turbina é que tem que ser vedada contra a entrada de areia.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Botovel
Júnior
Júnior

Alvo radioativo

#95 Mensagem por Botovel » Sex Ago 26, 2005 7:38 pm

É claro que membros da OTAN tem acesso a higtech sigilosa. Neutros existem em toda a parte, mas oriundos de um reator nuclear constituem um alvo detectável. Lembram do radiogoniômetro (década de 40 e 50)? O piloto da aeronave ajustava o radiogoniômetro na frequência de uma emissora de rádio da cidade de destino e o avião chegava lá!
Como nunca mais falaram a respeito é sinal que consideraram altamente secreto!!
Detectar um SSBN com um detector de radioatividade, um contador geyger ou melhor um cintilômetro é sim bastante viável. Que falem os físicos....

Responder