Túlio escreveu: Sáb Mai 03, 2025 1:48 pmcabeça de martelo escreveu: Sáb Mai 03, 2025 11:46 am Se isto for confirmado, entramos numa nova realidade onde drones e IA dominam os campos de batalha. Penso que a melhor comparação é a aviação na 1ª GM. Já existia, mas foi "graças" a esse conflito que a aviação avançou e mudou para sempre a guerra.
Eu ficaria mais surpreso se não fosse: o drone, como o aeroplano (excelente exemplo BTW), o veículo terrestre/naval automotor, veio para ficar. Com a singularidade da AI (AGI) chegando, as próprias tripulações e controladores de drones terra-mar-ar também se tornarão desnecessárias. P ex, a China já faz tempo que vem deslumbrando o mundo ao demonstrar centenas, depois milhares de drones operando em perfeita sincronia e cujo movimento e modificações constantes nos padrões de emissões de luzes; drone swarms em suma, e me parece impossível que cada unidade esteja submetida a um controlador. Tudo belíssimo e, claro, inofensivo, como eram o Flyer e o 14Bis. Até que deixaram de sê-lo...
E fica ainda mais sinistro quando vemos que cada vez mais funções e profissões da vida civil se aproximam da obsolescência (até mesmo cirurgiões): é a própria raça humana se condenando à irrelevância, IMHO.
O neurolink foi implantado nos voluntários através de IA e um robot cirúrgico porque os cirurgiões humanos nunca teriam o nível de precisão necessários à cirurgia.
O meu próprio trabalho pode ser muito bem substituído por IA e um robot sem problemas.
Já agora, no Hipermercado perto de casa: