Força Aérea Portuguesa (FAP)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#3136 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Abr 02, 2025 1:18 pm

Confirma-se a participação da FAP num sistema roll-on / roll-off para o KC-390:

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Vídeo :arrow: https://embraer.bynder.com/share/BB4AF6 ... F904C515E3




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#3137 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Abr 03, 2025 7:59 am

O que defendo para a FAP e para Portugal:

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A partir de 2040, entrando Portugal no programa já em 2025:

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A entrada de Portugal no programa militar FCAS teria um impacto significativo no desenvolvimento da indústria aeroespacial portuguesa. Também abriria portas para as empresas portuguesas participar na produção de componentes (temos a fábrica de componentes da Airbus, as duas da Aernnova Aerospace e ainda teremos a futura fábrica da Lufthansa Technik), e também na manutenção (OGMA). Uma das componentes destes caças de 6ª geração são os drones avançados e sistemas integrados de comando e controle. Isso poderia levar ao envolvimento da Tekever, Omnidea (satélites) ou a Activespace (componentes espaciais).

Colaborar com a França (Dassault), Alemanha (Airbus) e Espanha (Indra) iria posicionar o país como um parceiro confiável em projetos de defesa de grande escala.

Se o KC-390 significou tanto no desenvolvimento do sector em Portugal e na melhoria da qualificação dos nossos Engenheiros, imaginem o que um projecto como o FCAS podia fazer ao CEiiA e ao Instituto Superior Técnico.

Desvantagens:

Seria adquirir Rafales F3, modernizá-los para F4 aos Franceses como medida paliativa até 2040/45.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#3138 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 03, 2025 10:44 am

E qual o custo desse investimento a fim de permitir a entrada de Portugal no FCAS, já que Rafales mesmo usados são muito caros, e o orçamento do programa fraco=germânico-espanhol é mais caro ainda?

Seria acessível as capacidades financeiras do país no longo prazo?




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#3139 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Abr 03, 2025 11:00 am

FCarvalho escreveu: Qui Abr 03, 2025 10:44 am E qual o custo desse investimento a fim de permitir a entrada de Portugal no FCAS, já que Rafales mesmo usados são muito caros, e o orçamento do programa fraco=germânico-espanhol é mais caro ainda?

Seria acessível as capacidades financeiras do país no longo prazo?
Eu acredito que seria caro, mas também acredito que o retorno largamente compensaria o investimento.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#3140 Mensagem por J.Ricardo » Qui Abr 03, 2025 3:33 pm

Mas ora pois, agora que o vinho verde vai ser taxado em 20%, as chances do F-35 só descem...




Não temais ímpias falanges,
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#3141 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Abr 04, 2025 4:02 pm

J.Ricardo escreveu: Qui Abr 03, 2025 3:33 pm Mas ora pois, agora que o vinho verde vai ser taxado em 20%, as chances do F-35 só descem...
Felizmente vamos ter o mercado brasileiro para compensar.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#3142 Mensagem por J.Ricardo » Sex Abr 04, 2025 4:19 pm

Menino, somos o terceiro mercado de vocês, atrás de EUA e Espanha. kkkk




Não temais ímpias falanges,
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#3143 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Abr 04, 2025 6:39 pm

J.Ricardo escreveu: Sex Abr 04, 2025 4:19 pm Menino, somos o terceiro mercado de vocês, atrás de EUA e Espanha. kkkk
Não têm vergonha?! Terceiro...vamos lá beber e ser o número 1!!!

Com o dinheiro ganho ainda construiamos uns quantos Botafogo 2.0 e entravamos em sociedade com os Suecos para o 5a geração que eles estão a pensar e no FCAS...uns 50 cada.


O @P44 já vem aí dizer-me para deixar as drogas.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#3144 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 04, 2025 6:59 pm

Brasileiro só não toma mais vinho português porque sempre foram considerados coisa fina e para momentos especiais, além de custar os olhos da cara. Um bom vinho do Porto então.
Isso é bebida para bem pouca gente em meio aos Dom Bosco da vida que a maioria consome por aqui.
Vais nos deixar mais falidos do que já estamos. :lol:
E com o cartão pendurado até o ano que vem. :twisted:




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#3145 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Abr 05, 2025 8:30 am

FCarvalho escreveu: Sex Abr 04, 2025 6:59 pm Brasileiro só não toma mais vinho português porque sempre foram considerados coisa fina e para momentos especiais, além de custar os olhos da cara. Um bom vinho do Porto então.
Isso é bebida para bem pouca gente em meio aos Dom Bosco da vida que a maioria consome por aqui.
Vais nos deixar mais falidos do que já estamos. :lol:
E com o cartão pendurado até o ano que vem. :twisted:
Mau, com tanto ouro "poupado" desde 1822, vocês não têm dinheiro para uma boa "pomada"?! Não percebo...

Já agora, o vinho do Porto que tenho em casa é usado 80% para as doçarias da minha mulher, o restante bebemos com as entradas ou como digestivo no final das refeições em família.

O que não falta por cá são bons vinhos abaixo dos 5€.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#3146 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Abr 05, 2025 11:40 am





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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#3147 Mensagem por P44 » Sáb Abr 05, 2025 3:33 pm

cabeça de martelo escreveu: Sex Abr 04, 2025 6:39 pm
J.Ricardo escreveu: Sex Abr 04, 2025 4:19 pm Menino, somos o terceiro mercado de vocês, atrás de EUA e Espanha. kkkk
Não têm vergonha?! Terceiro...vamos lá beber e ser o número 1!!!

Com o dinheiro ganho ainda construiamos uns quantos Botafogo 2.0 e entravamos em sociedade com os Suecos para o 5a geração que eles estão a pensar e no FCAS...uns 50 cada.


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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#3148 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Abr 09, 2025 12:33 pm

Saab confirma negociações com Portugal para venda de caças Gripen como alternativa aos F-35

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Declarações de Nuno Melo sobre a imprevisibilidade dos EUA de Trump abriram porta à compra de aviões de combate europeus

O CEO da empresa de defesa sueca Saab, Micael Johansson, confirmou que estão em curso discussões com Portugal para a venda do caça JAS 39 Gripen, numa altura em que o nosso país está a estudar alternativas à compra de aeronaves norte-americanas para substituir a frota de F-16 que se encontra "em fim de vida". A revelação surge poucas semanas depois de o ministro da Defesa, Nuno Melo, ter manifestado o seu ceticismo em relação à aquisição dos caças de quinta geração norte-americanos F-35, produzidos pela Lockheed Martin, citando as mudanças geopolíticas impulsionadas pela Casa Branca.

"Estamos em discussões com Portugal e vamos apresentar o que a Saab pode oferecer. Depois, veremos se eles consideram o Gripen uma alternativa viável", afirmou Johansson em entrevista ao jornal sueco Dagens Industri.

O CEO da Saab admitiu ainda que a empresa também já se encontra em negociações com o Canadá, país que também tem manifestado publicamente reservas em relação à aquisição de caças F-35, depois de Donald Trump ter aplicado ao Canadá taxas alfandegárias de 25% e sugerido anexar o país, apelidando-o de 51.º estado.

A CNN Portugal tentou confirmar com o Ministério da Defesa a existência destas negociações entre o Governo e a empresa sueca, mas, até ao momento, não obteve qualquer resposta.

Em Portugal, tudo parecia encaminhado para a aquisição dos caças furtivos norte-americanos F-35. A Força Aérea tinha estudado as possibilidades, analisou as várias alternativas e concluiu pela compra de 27 aeronaves, num negócio avaliado em 5,5 mil milhões, que seria pago ao longo de 20 anos. A fabricante das aeronaves, a Lockheed Martin, veio a Portugal várias vezes, realizando vários workshops para alinhar as capacidades operacionais das aeronaves de quinta geração com as necessidades de Portugal.

Só que a eleição de Donald Trump e as políticas que se seguiram alteraram tudo. Nuno Melo admite que o "mundo já mudou" e Portugal não pode ficar alheado da envolvente geopolítica, uma vez que o seu aliado mais importante já não oferece a "previsibilidade" de outros tempos. O ministro admitiu mesmo que "o nosso aliado" pode vir a trazer limitações "na utilização, na manutenção, nos componentes" e em tudo aquilo que tem que ver com a garantia de que os F-35 se mantenham operacionais em qualquer tipo de cenário.

"A recente posição dos Estados Unidos, no contexto da NATO e no plano geostratégico internacional, tem de nos fazer pensar as melhores opções, porque a previsibilidade dos nossos aliados é um bem maior a ter em conta", afirmou o ministro ao jornal Público, acrescentando que há "várias opções que têm de ser consideradas", particularmente "no contexto de produção europeia".

As declarações de Nuno Melo, em março, abriram as portas a três opções: os franceses Dassault Rafale, o Eurofighter, produzido por um consórcio de empresas europeias, e o sueco Gripen. O ministro insistiu que o potencial retorno económico para a indústria portuguesa, particularmente o cluster aeronáutico português, será um forte critério a ter em conta.

Este fator pode jogar a favor da empresa sueca, que, nos últimos contratos assinados tem promovido parcerias industriais com os países compradores, oferecendo transferência de tecnologia e envolvimento das empresas locais na cadeia de fornecimento e de produção. Foi o que aconteceu ao Brasil, quando adquiriu 36 destas aeronaves, em 2014. A parceria entre a Saab e a Embraer permitiu a construção de uma linha de montagem, onde os caças são fabricados com engenheiros e técnicos brasileiros.

O JAS 39 Gripen da Saab é um caça multifunções da geração 4,5, que se destaca por ter um custo operacional bastante reduzido quando comparado com as alternativas e pela sua versatilidade. Este caça vem equipado com um dos sistemas de guerra eletrónica mais avançados do mundo, pode ser equipado com mísseis que atingem alvos a 200 quilómetros. O custo de aquisição é também significativamente inferior ao dos F-35.

No entanto, existem desvantagens. O F-35 é um avião de quinta geração, o que se traduz na sua capacidade de furtividade, que o torna invisível aos radares. Além disso, das três opções europeias equacionadas, o Gripen é aquele que está mais exposto a possíveis restrições americanas. Atualmente, um terço de todos os componentes encontrados na aeronave são fabricados nos Estados Unidos, entre os quais o próprio motor, que é construído pela gigante norte-americana General Electric.

https://cnnportugal.iol.pt/gripen/saab/ ... 2ee4448320




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#3149 Mensagem por gogogas » Qua Abr 09, 2025 12:38 pm

Segunda FAB kkkkk




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#3150 Mensagem por J.Ricardo » Qua Abr 09, 2025 2:45 pm

Sei não, quem tem $$$ pra bancar F-35, tem pra bancar Rafale F-5.




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