UM MBT NACIONAL

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6145 vezes
Agradeceram: 3464 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3511 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 28, 2025 5:52 pm

knigh7 escreveu: Qui Mar 27, 2025 7:23 pm 27/03/2025
Por: Paulo Roberto Bastos Jr.
Nova Família de Blindados – O substituto do Leopard toma forma
https://tecnodefesa.com.br/nova-familia ... oma-forma/
Dos concorrentes que importam mesmo, a única proposta que não ofereceu com a torre HITFACT II foi a da BAE com CV90120.
O VT-4 ou VT-15 + VN-17, se os chineses conseguirem provar na teoria e na prática tudo o que dizem quanto à transferência de tecnologia, e adaptação de seus blindados aos requisitos do EB nestes programas, inclusive torre, canhão, sistema de carregamento e munições, eles tem condições objetivas de serem candidatos sérios a considerar.

Quanto á questão dos sistemas rádio, é surpreendente que o EB possa se colocar em uma situação ao ponto de eliminar previamente este ou aquele candidato por causa de um único subsistema, que poderia ser facilmente substituído por outro capaz de ser integrado à gama de comando e controle que possui, sem as limitações citadas. Afinal de contas, para que serve então o tal RDS que estão colocando tanto dinheiro?

Bom, por melhor que a proposta turca pareça, e eu sou muito fã do Tulpar enquanto IFV para dizer isso, ela em nada diminui o problema de estarmos substituindo um CC por um conceito que até hoje não é usado por ninguém, a não ser a Indonésia, que utiliza os seus Kaplan MT em cenários muito específicos, e como complemento dos Leo II que possui. Se o bldo turco levar a VBC Fuz já vou ficar muito satisfeito.

E penso que se o VT-4 puder ser devidamente ocidentalizado, principalmente com a mudança do canhão e do sistema de carregamento, uma versão BR dele não é impossível. As 3 ton extras do CC, me parece, não invalida o mesmo em termos de capacidade de emprego em todos os ambientes do país, já que, até prova em contrário, eles serão utilizados apenas no RS, PR e MS, onde as condições do terreno são mais que conhecidas, além de que, os M-60A3 TTS, com suas mais de 50 ton de peso de combate, nunca foram vistos atolados e\ou presos em nenhum destes estados, até onde sei. E como na cabeça dos generais do EB, utilizar CC em outras regiões fora destas parece ser algo totalmente fora de questão, o peso a mais não inviabiliza na prática a adoção deste bldo. A não ser que o EB assim decida.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#3512 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 28, 2025 5:58 pm

knigh7 escreveu: Sex Mar 28, 2025 5:06 pm Se eles não ofertarem com canhão de 120mm vai ser difícil ganhar. O EB não vai optar por uma viatura com canhão de 105mm para equipar as unidades de Blindadas enquanto escolheu uma de 120 mm para as Mecanizadas.
Sim, concordo, e o pessoal da FNSS deve estar ciente disso. Mas tenho aqui comigo que o objetivo principal desta visita não seja necessariamente o EB, mas o CFN, uma vez que a empresa turca possui em seu catálogo bldos SL e SR capazes de substituir literalmente toda a frota blda e mec dos fuzileiros navais hoje, até mesmos os CLANF.

Se os almirantes fuzileiros vão gostar do que verão, e aproveitar a oportunidade, ainda veremos.

Carpe Diem
Strike91
Avançado
Avançado
Agradeceu: 93 vezes
Agradeceram: 190 vezes

#3513 Mensagem por Strike91 » Sáb Mar 29, 2025 7:43 pm

Os blindados presentes nesta edição da LAAD 2025.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#3514 Mensagem por FCarvalho » Dom Mar 30, 2025 1:40 pm

Se o Armata tivesse avançado e virado um produto sério, ele poderia ser uma opção para o EB, mesmo com todos os fatos contra ele. Uma versão BR poderia mesmo ser pensada, mas isso é pura ilusão, como o T-90MS.
Em não havendo mudanças nos atuais requisitos, tudo indica que vamos mesmo de MMBT, e para por aí. O bolso novamente condiciona as compras do EB, sempre que interessa.
Me admira como os projetos do EB podem ser tão contraditórios entre si. Em um, não se economiza qualquer centavo para comprar a mais cara das opções entre os concorrentes, e noutro, vai totalmente na direção oposta, e se quer economizar tudo e mais um pouco.
Me parece que estamos caminhando para manter a mesma relação que temos aqui há mais de meio século, em que os EE-9 são os verdadeiros MBT do exército, enquanto os CC nada mais são que um auxílio a estes.
É como eu falo. É mais fácil mudar doutrinas do que vai na cabeça das pessoas. Principalmente as de farda.

Carpe Diem
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1227 vezes
Agradeceram: 3130 vezes

#3515 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Abr 01, 2025 7:41 am

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2082 vezes
Agradeceram: 2643 vezes

#3516 Mensagem por knigh7 » Ter Abr 01, 2025 6:42 pm

Olhem o tamanho do Tulpar MMBT...

Imagem

Strike91
Avançado
Avançado
Agradeceu: 93 vezes
Agradeceram: 190 vezes

#3517 Mensagem por Strike91 » Ter Abr 01, 2025 7:29 pm

knigh7 escreveu: Ter Abr 01, 2025 6:42 pm Olhem o tamanho do Tulpar MMBT...

Imagem
Blindado totalmente "desengonçado" claramente uma adaptação polêmica e sem viabilidade operaciona!!
Destes MMBTs pensados para o "3° mundo“ o único com cara de tanque e minimamente viável para a função na minha modesta opinião é o CV90 120mm!!

Obs; Lembrei agora do Caiafa, depois de voltar da Turquia da viajem a convite da empresa turca, dizendo em live que o Tulpar era de configuração física, design, mobilidade e tecnologia igual à qual MBT puro sangue atual, com a vantagem de ser mais barato e leve... [003] :shock: :roll:

FCarvalho
Sênior
Sênior

#3518 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 02, 2025 1:51 pm

Continuo dizendo, o TULPAR é um ótimo... IFV. Nesta concorrência é o melhor.

Enquanto todos parecem estasiados com essa história de MBT ou MMBT para o exército, estão deixando passar despercebida a mais lucrativa operação neste processo que é a dos IFV SL.

O exército nunca operou mais do que algumas centenas de CC durante toda a sua história, mas, se olharmos os M-113, e tudo o que não tivemos em termos de VBE derivadas dele, e que são obrigatoriamente necessárias, veremos que a VBC FUZ é que é o grande negócio e a base das operações bldas SL tupiniquim. E quem levar esta parte da futura concorrência vai estar muito bem por aqui durante décadas, até atingirmos as quantidades demandadas pela substituição do veículo norte americano assim como suas derivações.

Está aí o projeto da VBTP Guarani que não me deixar mentir.

A ver.

Carpe Diem
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2082 vezes
Agradeceram: 2643 vezes

#3519 Mensagem por knigh7 » Qua Abr 02, 2025 9:44 pm

Dos MMBTs que realmete contam na disputa, o Tulpar é o que eu menos gosto. Ele é, sem dúvida, o mais alto (pois o topo do casco do ASCOD 2 é 34cm mais baixo),além de ser mais estreito e mais curto (ambos 25cm a menos) em resaçao ao ASCOD 2. No CV90 a diferença é maior. Todos os IFVs modernos vêm no caso com proteção STANAG 4569 nível 4 (em todos os lados, quando não nível 6 na frente-e 4 nos outros). E o Tulpar vem com casco resistente a apenas impactos de 7.62mm AP. Ou seja, o acrescimo de proteção na viatura turca já sai de um patamar lá atrás pois ele tem um casco de um APC.

Se o EB acabar indo para essa direção (família horizontal), por mim ganharia a proposta mais barata de uma disputa entre GDELS ASCOD 2 x BAE CV90.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#3520 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 02, 2025 11:40 pm

A versão IFV do Tulpar pode chegar a 45 Ton com blindagem adicional.

Eu vejo nisso um plus a mais nele, já que o EB dá muita importância ao peso dos bldos nessa concorrência.

Como temos aqui pelo menos duas empresas com produtos/projetos nessa área de add on, tornar o mais escalável possível essa proteção, e o peso correspondente do bldo dentro da margem do projeto, pode ser uma vantagem, e não um problema na visão do EB. Isto para a versão IFV.

Creio que é mais uma oportunidade para inserir a BIDS no processo de nacionalização dele. E o que vale para o IFV pode também valer com as devidas adaptações à versão MMBT.

Mas ainda prefiro que fiquem apenas no IFV, e isto nos basta. Só de sair da caixinha tradicionalista de fornecedores já é uma baita vitória.

Carpe Diem
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2022 vezes
Agradeceram: 822 vezes

#3521 Mensagem por Viktor Reznov » Qui Abr 03, 2025 1:07 am

45 toneladas com blindagem do nível de um T-55 né? Todo o generalato do EB tem que ser mandado pra asilos pq não tá saíndo uma idéia boa desse povo em relação à novas aquisições.

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Fábio Machado
Avançado
Avançado
Agradeceu: 85 vezes
Agradeceram: 104 vezes

#3522 Mensagem por Fábio Machado » Qui Abr 03, 2025 1:15 am

Strike91 escreveu: Ter Abr 01, 2025 7:29 pm
knigh7 escreveu: Ter Abr 01, 2025 6:42 pm Olhem o tamanho do Tulpar MMBT...

Imagem
Blindado totalmente "desengonçado" claramente uma adaptação polêmica e sem viabilidade operaciona!!
Destes MMBTs pensados para o "3° mundo“ o único com cara de tanque e minimamente viável para a função na minha modesta opinião é o CV90 120mm!!

Obs; Lembrei agora do Caiafa, depois de voltar da Turquia da viajem a convite da empresa turca, dizendo em live que o Tulpar era de configuração física, design, mobilidade e tecnologia igual à qual MBT puro sangue atual, com a vantagem de ser mais barato e leve... [003] :shock: :roll:
Uma coisa que eu notei no Tulpar foi que o anel da torre está bem exposto. Parece que essa adaptação da Hitfact II para o blindado turco é bem grosseira, para não dizer que forçaram a barra. Vendo os blindados de perto nos videos do CAIAFA, acho que de fato o CV-90 é uma opção melhor em termos de design.

Editado pela última vez por Fábio Machado em Qui Abr 03, 2025 1:25 am, em um total de 2 vezes.
Fábio Machado
Avançado
Avançado
Agradeceu: 85 vezes
Agradeceram: 104 vezes

#3523 Mensagem por Fábio Machado » Qui Abr 03, 2025 1:22 am

CV-90 aos 36:21 e Tulpar aos 41:35.

Responder