PE e Infantaria de Guarda

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5998 vezes
Agradeceram: 3368 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#46 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 14, 2024 3:53 pm

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#47 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 02, 2024 6:51 pm

Se eu entendi corretamente o vídeo acima, a infantaria de guarda está com os seus dias contados, sendo incorporada paulatinamente às OM de polícia do exército para formar novas unidades. A meu ver temos polícia de sobra e pouca ou nenhuma infantaria onde mais é necessária.

Grosso modo, cada brigada deve ter 1 Cia PE no sua organização. Só aí podemos contar mais de 20 Cia apenas para as GU de combate a nível brigada.

Cada DE deve ter consigo destacado 1 BPE, assim como os comandos militares de área e regiões militares. Se está correto, temos: 6 BPE para as divisões de exército (1a DE, 2a DE, 3a DE, 5a DE, 6a DE e 7a DE), outros 8 BPE para os comandos militares de área e até 12 BPE (1a RM a 12a RM) para as regiões militares. As AD também tem suas unidades PE mas não lembro agora se a nível batalhão, companhia ou pelotão.

Ainda há subunidades e unidades a nível pelotão espalhados por aí junto com outras unidades do exército isoladas ou que não pertencem necessariamente a uma brigada, DE ou AD.

Notar que nem todas as GU acima possuem batalhões de PE, dado que o exército não integrou ainda OM de polícia a todas as grandes unidades, estando este processo de junção com a infantaria de guarda e PE ajudando a compor o quadro de pessoal.

Acho que a única unidade que irá sobrar de infantaria de guarda será o batalhão da guarda presidencial, menos por questões operacionais do que tradição e preciosismos históricos.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#48 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 02, 2024 6:59 pm

Acredito que um solução passível de ser colocada em prática para ajudar a mecanizar as tropas PE do exército seria a adoção de versões do Gladiador II, que até onde se sabe, foi homologado para uso na PMRO.

Infelizmente, após esta venda e a entrega dos 3 veículos comprados, não se ouviu mais falar no mesmo.

Imagem

De qualquer forma, a missão da PE não apenas demanda, como requer com certa urgência, a introdução de meios bldos à sua lista de modernização de equipamentos. E o veículo brasileiro viria bem a calhar para o tipo de emprego destas OM.

É possível pensar em diversas versões que podem ser empregadas nas Cia PE e nas subunidades.

A ver.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#49 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 03, 2025 8:06 pm

FCarvalho escreveu: Seg Fev 03, 2025 7:40 pm Apesar de não haver até o momento nenhuma diretriz no sentido de mobiliar as unidades de Polícia do Exército das bdas mec com veículos SR bldos, sejam 4x4 ou 6x6, entendo que isto deva ser questão de tempo, pois não seria lícito alienar tais SU do contexto material das OM a que estão subordinadas. Exemplos não faltam da necessidade cada vez maior de se apor proteção blindada às tropas no TO, mesmo aquelas que atuam atrás das linhas de contato.
Transpus para cá porque me veio esta questão ao escrever no tópico da Venezuela.
Alguém sabe se existe alguma diretiva para a mecanização das unidades PE das bdas mecanizadas ou se vão ser deixadas à mingua do jeito que estão e cada um que se vire :?:

Carpe Diem
dersonmig
Júnior
Júnior
Agradeceram: 24 vezes

#50 Mensagem por dersonmig » Ter Fev 04, 2025 9:39 am

As unidades de PE tem funções e inerências bem especificas e importantes. As unidades de PE deveria receber uma atenção especial.

RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Agradeceu: 458 vezes
Agradeceram: 247 vezes

#51 Mensagem por RobsonBCruz » Ter Fev 04, 2025 11:05 am

FCarvalho escreveu: Seg Fev 03, 2025 8:06 pm
FCarvalho escreveu: Seg Fev 03, 2025 7:40 pm Apesar de não haver até o momento nenhuma diretriz no sentido de mobiliar as unidades de Polícia do Exército das bdas mec com veículos SR bldos, sejam 4x4 ou 6x6, entendo que isto deva ser questão de tempo, pois não seria lícito alienar tais SU do contexto material das OM a que estão subordinadas. Exemplos não faltam da necessidade cada vez maior de se apor proteção blindada às tropas no TO, mesmo aquelas que atuam atrás das linhas de contato.
Transpus para cá porque me veio esta questão ao escrever no tópico da Venezuela.
Alguém sabe se existe alguma diretiva para a mecanização das unidades PE das bdas mecanizadas ou se vão ser deixadas à mingua do jeito que estão e cada um que se vire :?:
Pelo menos no "nome" os 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º PE, respectivamente orgânicos das 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Bda C Mec, 5ª Bda C Bld e 6ª Bda Inf Bld, levam a denominação "mecanizado".

Já o 11º e 23º PE, respectivamente orgânicos da 11ª e 3ª Bda Inf Mec, não contem a denominação "mecanizado".

A 15ª Bda Inf Mec não possui um PE.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#52 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 04, 2025 12:49 pm

dersonmig escreveu: Ter Fev 04, 2025 9:39 am As unidades de PE tem funções e inerências bem especificas e importantes. As unidades de PE deveria receber uma atenção especial.
Concordo plenamente. Mas, fato é que esta importância aparentemente não é acompanhada de renovação material em virtude da mecanização das tropas a que estão subordinadas.
Como se trata de pelotões dentro do organograma destas GU, imagino que sua modernização deve estar na rabeira da fila de espera.
A meu ver, é mais uma perda de oportunidade no sentido de favorecer a BIDS, tendo em vista que o Gladiador II ainda consta disponível no catálogo da INBRA.
Portanto, ao menos em tese, ele poderia ser o veículo base para as unidades de PE que o exército possui, em havendo vontade, e verba, para isso.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#53 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 04, 2025 1:08 pm

RobsonBCruz escreveu: Ter Fev 04, 2025 11:05 am
FCarvalho escreveu: Seg Fev 03, 2025 8:06 pm Transpus para cá porque me veio esta questão ao escrever no tópico da Venezuela.
Pelo menos no "nome" os 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º PE, respectivamente orgânicos das 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Bda C Mec, 5ª Bda C Bld e 6ª Bda Inf Bld, levam a denominação "mecanizado".
Já o 11º e 23º PE, respectivamente orgânicos da 11ª e 3ª Bda Inf Mec, não contem a denominação "mecanizado".
A 15ª Bda Inf Mec não possui um PE.
Pelo menos do ponto de vista quantitativo, os pelotões de PE seriam suficientes para demandar a compra de algum tipo de blindado para eles e adaptados às suas necessidades. E isto a meu ver, o Gladiador II poderia fazer sem maiores problemas, tendo em vista que mesmo hoje o bldo ainda se encontra disponível no catálogo da INBRA.

Acredito que o bldo nacional tem todas as qualidades necessárias para servir como referência das unidades de PE. Como serão 8 brigadas mecanizadas, é de se questionar o porque do não investimento em fomentar inicialmente apenas 4 unidades para cada pelotão de polícia destas brigadas.

Duvido que o EB não tenha capacidade de financiar reles 32 unidades do Gladiador junto à INBRA. Até porque, a empresa não teve nenhuma venda além da PMRO, com 3 unidades, e provavelmente não existe uma linha de produção tradicional. Com tal quantidade, é lícito afirmar que poderíamos dar início à produção seriada do bldo nacional.

Contra esta opção, temos a adoção dos LMV 2BR, que em princípio poderia servir, também, como modelo de referência, mas, a demanda por estes veículos e versões nas brigadas mecanizadas, para ficar só nelas, é tão grande, que as unidades de PE ficariam simplesmente os próximos 20 anos, pelo menos, a esperar por uma solução a si.

Enfim, temos oportunidade, e recursos na BIDS, para fomentar a mecanização da PE onde for necessário. E isto a meu ver não requer milhares de bldos, e muito menos investimentos tão grandes que o EB não possa fazê-los. Não sei quantos e quais versões seriam necessários para dotar pelo menos os pelotões das bdas mec, mas, quero crer que, no mínimo, de 4 a 8 veículos seriam suficientes, o que permitiria á SU deslocar-se independente do apoio de outras unidades ou de veículos motorizados que não oferecem nenhuma proteção.

A ver..

Carpe Diem
dersonmig
Júnior
Júnior

#54 Mensagem por dersonmig » Ter Fev 04, 2025 2:08 pm

FCarvalho escreveu: Ter Fev 04, 2025 12:49 pm
dersonmig escreveu: Ter Fev 04, 2025 9:39 am As unidades de PE tem funções e inerências bem especificas e importantes. As unidades de PE deveria receber uma atenção especial.
Concordo plenamente. Mas, fato é que esta importância aparentemente não é acompanhada de renovação material em virtude da mecanização das tropas a que estão subordinadas.
Como se trata de pelotões dentro do organograma destas GU, imagino que sua modernização deve estar na rabeira da fila de espera.
A meu ver, é mais uma perda de oportunidade no sentido de favorecer a BIDS, tendo em vista que o Gladiador II ainda consta disponível no catálogo da INBRA.
Portanto, ao menos em tese, ele poderia ser o veículo base para as unidades de PE que o exército possui, em havendo vontade, e verba, para isso.
Do ponto de vista econômico e logístico nãos seria ideal seguir com a linhagem do LMV nas unidades de PE?
Um ponto que deixo e em aberto para os membros é na potencial aquisição de uma viatura blindada 6x6 seria ideal o Guarani ou um veiculo semelhante aos MRAP ?

FCarvalho
Sênior
Sênior

#55 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 04, 2025 2:29 pm

dersonmig escreveu: Ter Fev 04, 2025 2:08 pm
FCarvalho escreveu: Ter Fev 04, 2025 12:49 pm Concordo plenamente. Mas, fato é que esta importância aparentemente não é acompanhada de renovação material em virtude da mecanização das tropas a que estão subordinadas.
Do ponto de vista econômico e logístico nãos seria ideal seguir com a linhagem do LMV nas unidades de PE?
Um ponto que deixo e em aberto para os membros é na potencial aquisição de uma viatura blindada 6x6 seria ideal o Guarani ou um veiculo semelhante aos MRAP ?
A lógica diz que sim, mas é como eu falei. Se a opção for pelo LMV, vamos levar uns vinte anos até que estas unidades consigam receber um único veículo italiano. A prioridade é para as unidades de combate das brigadas, e na sequência, outras OM de apoio, como engenharia, comunicações, logística, etc. Por último viria a PE.
Neste sentido, no longo prazo, isto acaba sendo diluído pela produção do Gladiador em quantidades suficientes não apenas para mobiliar os Pelotões das brigadas, mas, e também, todas as OM de Polícia do Exército, entre BPE, Pelotões e Cia. E são muitas, pelo que eu consigo saber.
Inclusive as OM da Infantaria de Guarda que estão sendo transformadas em PE ou incorporadas a estas.
Se somarmos tudo, é mais que suficiente para justificar a produção do Gladiador II ou qualquer outro veículo que fosse escolhido.
Notar que ele não ficaria apenas no modelo básico, mas, como no caso do LMV 2BR, a médio e longo prazo, ele se desdobraria em outras versões também necessárias ao atendimento da diversidade de soluções que se precisa dispor.
No caso da PE, eu diria que a solução por um MRAP é a mais adequada, desde que seja um veículo realmente projetado para isso, e não uma adaptação mal acabada cheia de gambiarras por questão de diminuição de custos.
Como no caso do VBTP Guarani, a BIDS evoluiu em vários setores a fim de abastecer o projeto com soluções e produtos adequados ao seu desenvolvimento. Isto poderia também ser visto no caso da PE, uma vez que os requisitos sejam feitos com base nas capacidades que a BIDS já possui.
Muito provavelmente o Guarani 6x6 será descontinuado em algum momento no pós 2040, tendo em vista o projeto básico estar superado.
Na minha opinião, MRAP já deveriam existir no exército há tempos, tendo em vista a participação cada vez maior do mesmo em atividades de polícia. Fazer isso com jipes com chapas de aço ou Guarani, é algo que simplesmente não resolve, e não atende as necessidades. Mas vai dizer isso para os governo(s) de plantão.

Carpe Diem
dersonmig
Júnior
Júnior

#56 Mensagem por dersonmig » Qui Fev 06, 2025 5:18 pm

Como eu não sei colocar foto aqui eu vou por o link que achei. é uma montagem mas achei bem interessante de compartilhar. Obs se alguém puder postar a foto agradeço...

https://www.facebook.com/photo/?fbid=59 ... 2207520000

FCarvalho
Sênior
Sênior

#57 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 06, 2025 5:40 pm

Imagem

Carpe Diem
dersonmig
Júnior
Júnior

#58 Mensagem por dersonmig » Qui Fev 06, 2025 5:42 pm

FCarvalho escreveu: Qui Fev 06, 2025 5:40 pm Imagem
Obrigado meu nobre,,,

FCarvalho
Sênior
Sênior

#59 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 06, 2025 5:50 pm

Eu vou bisbilhotar por aí, pois não sei a quantas anda a organização e a doutrina do exército em relação à PE, e com isso, qual a visão que se tem de MRAP serem empregados como veículos operacionais. A última informação que vi sobre a PE é que o exército ainda vai criar ou transformar diversas OM, seja a partir da infantaria de guarda, seja tirando do zero mesmo.

Teoricamente, cada Divisão de Exército tem um BPE agregado a si. Se todos os 8 comandos militares de área receberem uma DE em seu organograma, como hora previsto, a não ser o CMP, no mínimo já temos aí espaço para 9 BPE.

Se levarmos em conta também que as regiões militares e os próprios comandos de área demandam também, salvo erro, de tropas PE, se a nível de Batalhão, Companhia ou Pelotão não sei dizer, não lembro, tem que ver.

De qualquer forma, a quantidade de OM de polícia que o exército tem é mais que suficiente para bancar não apenas o projeto de um MRAP tupiniquim, com a simples compra ou produção dele no país, o que for mais barato.

Carpe Diem
dersonmig
Júnior
Júnior

#60 Mensagem por dersonmig » Qui Fev 06, 2025 5:58 pm

FCarvalho escreveu: Qui Fev 06, 2025 5:50 pm Eu vou bisbilhotar por aí, pois não sei a quantas anda a organização e a doutrina do exército em relação à PE, e com isso, qual a visão que se tem de MRAP serem empregados como veículos operacionais. A última informação que vi sobre a PE é que o exército ainda vai criar ou transformar diversas OM, seja a partir da infantaria de guarda, seja tirando do zero mesmo.

Teoricamente, cada Divisão de Exército tem um BPE agregado a si. Se todos os 8 comandos militares de área receberem uma DE em seu organograma, como hora previsto, a não ser o CMP, no mínimo já temos aí espaço para 9 BPE.

Se levarmos em conta também que as regiões militares e os próprios comandos de área demandam também, salvo erro, de tropas PE, se a nível de Batalhão, Companhia ou Pelotão não sei dizer, não lembro, tem que ver.

De qualquer forma, a quantidade de OM de polícia que o exército tem é mais que suficiente para bancar não apenas o projeto de um MRAP tupiniquim, com a simples compra ou produção dele no país, o que for mais barato.
https://www.facebook.com/photo/?fbid=25 ... 5927349160

Responder