GTE - Grupo de Transporte Especial

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#211 Mensagem por henriquejr » Ter Jun 06, 2023 3:47 pm

FCarvalho escreveu: Sex Jun 02, 2023 11:59 am Querem um VVIP para o PR esticar os ossos em voo. Aí está uma ótima oportunidade perdida a preço de Casas Bahia. Mas advinha se fosse qualquer outro governo a querer comprar o que acontecia...

Se não tiver virado panela, ainda deve estar disponível para negociar.
Acha realmente que a JANJA ficaria satisfeita com essa velharia?

.
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5733 vezes
Agradeceram: 3269 vezes

#212 Mensagem por FCarvalho » Ter Jun 06, 2023 8:40 pm

A primeira dama não deve estar preocupada com a idade do avião, ou se ele é antigo ou novo, não sabe sequer a diferença entre ciclo e idade cronológica de uma aeronave. Mas se o sofá, a cama e a adega não estiverem no gosto, aí sim temos um problema.

Carpe Diem
henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#213 Mensagem por henriquejr » Qui Ago 31, 2023 1:51 pm

Há comentários de que o AeroJanja já estaria em negociação avançada, e teria origem de um país árabe. Façam suas apostas....

.
FCarvalho
Sênior
Sênior

#214 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 31, 2023 8:03 pm

Não me surpreende. Nas últimas viagens o ACJ-319 tem sido utilizado normalmente, inclusive agora para a África, que é uma missão longa com paradas em três países.

Deve ter havido alguma espécie de acordo com a FAB pois os dois KC-30 estão sendo utilizados normalmente para as missões primárias deles no país, mesmo podendo ser requisitados para as viagens presidenciais. Mas a PR aparentemente abriu mão de fazer isso, suponho, até para não chamar muito a atenção, já que uma nova aeronave deve estar a caminho.

Se vier do mundo árabe, as opções serão muitas em termos de widebody, porque os sheiks lá adoram VVIP bem grandes e absolutamente ostensivos.

Carpe Diem
gogogas
Sênior
Sênior
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 224 vezes

#215 Mensagem por gogogas » Qui Ago 31, 2023 11:52 pm

henriquejr escreveu: Qui Ago 31, 2023 1:51 pm Há comentários de que o AeroJanja já estaria em negociação avançada, e teria origem de um país árabe. Façam suas apostas....
Ouvi hj isso , seria um B-747

Gogogas !
gusmano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 274 vezes
Agradeceram: 205 vezes

#216 Mensagem por gusmano » Sex Set 01, 2023 9:32 am

Duvido que seja um 747. Veremos.

[]´s

Duka
Avançado
Avançado
Agradeceu: 358 vezes
Agradeceram: 159 vezes

#217 Mensagem por Duka » Sex Set 01, 2023 12:45 pm

Um país do porte do Brasil precisa ter um avião presidencial decente.
Dentre os infinitos gastos exorbitantes do Brasil (judiciário mais caro do mundo por exemplo) esse ao menos é útil.

Abraços
FCarvalho
Sênior
Sênior

#218 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 01, 2023 1:15 pm

Há vários widebody a venda no mundo árabe. Os caras trocam de avião como trocam de mulher, sempre que ficam enjoados de alguma coisa.
Tem para todos os gostos. Mas a lógica é que tentem arrumar um A330-200 para padronizar com a FAB. São os modelos VVIP mais baratos que se pode encontrar.
Outra alternativa mais em conta seria o 787-800 que tem vários por lá, e vendeu bastante anos atrás para o mundo árabe.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#219 Mensagem por FCarvalho » Seg Out 30, 2023 3:50 pm

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#220 Mensagem por FCarvalho » Dom Out 06, 2024 9:25 pm

Depois do bug que deixou o PR quase zonzo de tantas voltas dadas na cidade do México, o homem voltou a falar novamente em um novo FAB 01.

O cmte da FAB, para não perder a chance de puxar o saco do chefe, fez logo coro e também andou defendendo publicamente a substituição do A319.

Fala-se, novamente, em um terceiro A330 para cobrir o VVIP.

A oportunidade de aumentar essa compra e favorecer o Corsário está posta, visto que não faltam no mercado A330ceo à venda para todos os gostos e bolsos. Se dessa vez vai passar despercebido, a ver.

Carpe Diem
angelogalvao
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 18 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#221 Mensagem por angelogalvao » Sex Out 11, 2024 10:24 am

Novos aviões a caminho:

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (11), em entrevista à rádio O Povo/CBN, de Fortaleza, que o Brasil vai comprar novos aviões para a Presidência da República. O anúncio ocorre após o avião presidencial passar por problemas técnicos durante uma viagem de Lula ao México no início do mês. A falha obrigou o piloto a realizar manobras de segurança no espaço aéreo mexicano por 5 horas.

Durante a entrevista, Lula relatou o episódio com um tom bem-humorado. “Quando levantou voo, aconteceu alguma coisa porque o avião estava com um ronco diferente, uma tremedeira. O avião trepidava muito. E eu logo levantei para ir saber com o piloto o que estava acontecendo. Cheguei lá a porta estava fechada. Eu bati na porta, o piloto abriu. Eles estavam nervosos, porque eles estavam vendo como iam sair daquela situação, e falaram ‘bom, assim que a gente tiver informação nós vamos lhe passar’. E me disseram ‘o avião está seguro. Tem uma turbina com problema, um motor, mas o outro está bem. Já pedimos emergência para o aeroporto e vamos ficar circulando aqui durante duas horas até esvaziar um pouco o tanque, porque está muito cheio e se a gente pousar com o avião pesado poderá acontecer um acidente e até um problema com o trem de pouso’. E aí ficamos lá, duas horas rodando, fazendo um ‘oito’ em cima do aeroporto”, disse.

“Depois das duas horas eu voltei para perguntar ‘e agora?’. E, bom, ‘vamos ficar mais duras horas e meia’. Obviamente que o pessoal fica preocupado. Eu pedi para servir almoço para o pessoal, para o pessoal comer, até fiz uma brincadeira estúpida dizendo que era preciso comer porque a gente não sabia se tinha comida no céu. Graças a Deus o avião pousou normal. Todo mundo teve tempo de repensar sua vida. Foram quatro horas e meia em que eu pensei muito sobre o que eu tinha feito na vida, o que tinha para fazer, e você pensa como ser humano o que você cometeu de erros, de acertos, se você passou pela Terra como um cara bom, como um cara ruim, o que você fez de errado. Foi um momento de muita reflexão de todo mundo”, contou Lula.

O presidente conta que o ocorrido fez com que o governo percebesse a necessidade de adquirir novos aviões. “Desse problema nós tiramos uma lição: nós vamos comprar não apenas um avião, mas é preciso comprar alguns aviões para que o Brasil, um país grande, com 8,5 milhões de quilômetros quadrados, com 360 mil quilômetros de florestas tropicais, com 8 mil quilômetros de fronteira marítima, 5,5 milhões de quilômetros quadrados de água, nós precisamos nos preparar. Não dá para a gente ser pego de surpresa. Eu pedi para que o ministro da Defesa me fizesse uma proposta e nós vamos comprar um avião para o presidente da República, entendendo que a ignorância não pode prevalecer”, afirmou.

Segundo Lula, a compra do avião vai permitir que ministros, autoridades e os próximos presidentes trabalhem em prol do povo com segurança. “Um avião para o presidente da República não é um avião para o Lula ou para o Fernando Henrique Cardoso ou para o Bolsonaro. Um avião para o presidente é um avião para a instituição Presidência da República, quem quer que seja eleito. Nós vamos comprar e vamos comprar alguns outros aviões, porque é preciso os ministros viajarem. Nós não governamos o Brasil com o ministro coçando lá em Brasília. Ministro tem que viajar, tem que fazer entrega, conversar com prefeito, com governador, com o povo”, defendeu.

O presidente também relembrou momentos da campanha de 2006, quando adversários criticavam o uso do avião presidencial. “Eu tive uma lição muito grande. Eu durante muito tempo fui muito comedido. Quando eu comprei esse avião, 309, o menor da Airbus, eu comprei o mais barato e o menor, mesmo assim o Brizola o cunhou de ‘Aerolula’. Você está lembrado que a campanha de 2006 foi feita em cima do ‘Aerolula’, como se o avião fosse do presidente. Eu superei isso. Eu, aos 79 anos, superei isso porque um presidente da República tem que se respeitar, a instituição tem que se respeitar e o Brasil é muito grande. Não precisa o presidente da República correr risco”, explica.

Fonte: https://www.brasil247.com/brasil/lula-a ... -republica

Paz entre Nós, Guerra aos senhores!
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 299 vezes
Agradeceram: 543 vezes

#222 Mensagem por Pablo Maica » Sex Out 11, 2024 1:57 pm

Segundo Lula, a compra do avião vai permitir que ministros, autoridades e os próximos presidentes trabalhem em prol do povo com segurança.
[018]

Um abraço e t+ :)

FCarvalho
Sênior
Sênior

#223 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 11, 2024 3:24 pm

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#224 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 11, 2024 3:24 pm

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#225 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 11, 2024 3:27 pm

Resta saber se será avião ou aviões. O plural ou singular na boca de político costuma não fazer muita diferença.
O GTE e o ETA 6 já estão equipados mais que suficiente para lidar com as "carências" do transporte executivo do governo federal.
O 6o ETA inclusive conta com o Phenom 100 na lista de aeronaves.
A ver.

Carpe Diem
Responder