UCRÂNIA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61553
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6339 vezes
Agradeceram: 6686 vezes
Contato:

Re: UCRÂNIA

#12346 Mensagem por Túlio » Sex Ago 09, 2024 11:57 am

gabriel219 escreveu: Sex Ago 09, 2024 10:48 am
Segundo alguns TG's Ucranianos, a Ucrânia está usando mais de 40 mil tropas, todos sendo da reserva que vieram formando há meses. Se caso a Ucrânia falhar e os Russos jogá-los de volta pra fronteira, a Ucrânia teria cometido um erro absurdo de gastar sua reserva inteira tentando, possivelmente, tomar uma Usina Nuclear. Isso abrirá um franco caminho pros Russos no centro de Donbass, onde o maior esforço está no eixo de Pokrovsk e na retaguarda de Ugledar, além de Chasov Yar parcialmente.
E se tudo tiver sido só mais uma finta (faint)? Parece, senão vejamos:

Deixam um setor potencialmente crítico praticamente desguarnecido, os meios de vigilância eletrônica da OTAN notam, ela monta um plano, os UKES (que repito outra vez, são tão raiz quanto os ORCS) executam e a AGITPROP russa começa - como disse o "guerreiro de iPhone" do post anterior - a tocar o horror com coisas tipo "mercenários (não me parecem ser) ucranianos estão invadindo a Rodina casa por casa e matando todo mundo só por maldade". Devo lembrar o tipo de reação russa a este tipo de coisa, por séculos a fio? Suecos, franceses e alemães aprenderam do pior jeito que entrar lá é fácil, ficar é impossível e voltar pra casa também é bem brabo, com enxames de caras muito zangados vindo atrás da gente e atacando com tudo o que têm.

E de repente a Rússia não tem mais tropa (nas googladas, "mão-de-obra" [086]) para defender seu próprio território: no duro? Então vai passar a haver um enclave ucraniano dentro da Rússia? Os NAFOS parecem acreditar nisso (precisam crer em algo que os distraia dos constantes desastres nas outras frentes), talvez até que o Prigozhin tenha ressuscitado, se bandeado pro outro lado e esteja novamente liderando uma gloriosa marcha rumo a Moscovo.

Lembremos da contraofensiva anterior: como esta, sem apoio aéreo, pouca Art, sem reservas (pois estas são justamente a força principal 🤦‍♂️), contando apenas com surpresa e velocidade; são dois fatores importantíssimos mas que perdem valor rapidamente, pois após ser atacado o IN não vai mais ficar surpreso e, à medida que a minagem vai começando a comer solta e há um recuo para as posições fortificadas mais próximas, a velocidade se esvai também: hora de consolidar o que foi bravamente tomado.

COM O QUÊ?

E por onde anda a Aviação russa? A Art? Do nada ficaram a zero? Isso cheira a queimado até aqui, a meio mundo deste conflito. Tudo parece se encaminhar para o que já aconteceu e nem faz muito tempo: em troca de uma vitória propagandística vem depois uma série de perdas reais...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1985
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceu: 274 vezes
Agradeceram: 206 vezes

Re: UCRÂNIA

#12347 Mensagem por gusmano » Sex Ago 09, 2024 12:09 pm

Túlio escreveu: Qui Ago 08, 2024 8:33 pm
Guerreiro de teclado foi morar perto do front mas, claro, na "parte segura", de onde podia combater bastante com seu iPhone, a arma dos valentes.

Deu que a tale de "parte segura" não era tão segura assim, e de repente chegaram os UKES; o que fez nosso herói? Empunhou um AK-74 para fazer sua resistência final, como bom sóça que é?

Não exatamente, eu diria... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


Trombei com esse perfil ontem e confesso que não entendi o que diabos ele foi fazer lá... em determinado momento falou que tem muito brasileiro na area fazendo medicina (?!), depois disse que estava evacuando da cidade, mas que não tinha ataque nenhum (então pq esta evacuando?) enfim...tendi foi nada.

abs




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39611
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1144 vezes
Agradeceram: 2870 vezes

Re: UCRÂNIA

#12348 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Ago 09, 2024 1:56 pm





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39611
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1144 vezes
Agradeceram: 2870 vezes

Re: UCRÂNIA

#12349 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Ago 09, 2024 2:03 pm





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61553
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6339 vezes
Agradeceram: 6686 vezes
Contato:

Re: UCRÂNIA

#12350 Mensagem por Túlio » Sex Ago 09, 2024 3:23 pm

Esta é uma continuação do meu post anterior, agora com base num artigo do https://www.zerohedge.com/.

Bueno, embora - como falei antes - esta nova iniciativa ucraniana pareça estar destinada a fracassar e ser vista em retrospectiva como a "Batalha do Bolsão" desta geração, ela ainda ensinou (ou deveria ter ensinado) à Rússia pelo menos meia dúzia de lições muito importantes, que ela faria bem em considerar a implementação:


1. Chegou a hora de destruir todas as pontes sobre o Dnieper

Até o momento, a Rússia tem relutado em destruir as pontes que cruzam o rio Dnieper, mas talvez seja finalmente a hora de fazê-lo para evitar que armas e equipamentos ocidentais cheguem às suas fronteiras pós-2014, em uma possível preparação de mais ataques-surpresa. Continuar a priorizar os objetivos políticos em detrimento dos militares, como, por exemplo, permanecer avesso a perturbar o dia-a-dia da população civil por meio dos meios propostos apenas em busca de "normalidade" provou ter mais desvantagens do que benefícios: perder umas pontes é meio chato para a Moral mas ser atacado assim do nada e ter que dar no pé só com a roupa do corpo deve ser bem mais.

2. Melhor ISR e maior flexibilidade de pensamento podem reduzir os pontos vulneráveis da Rússia

A OTAN provou que tem capacidades impressionantes de percepção tática, após dissimular com grande sucesso o ataque sorrateiro de seu proxy, mas a Rússia é o grande rival/alvo do bloco e, portanto, não deveria ter sido enganada com tanta facilidade (exceto se, como falei no outro post, for mais uma finta, tentando atrair o máximo de forças para depois serem imobilizadas ante linhas de defesa impenetráveis, então cercadas num movimento de pinças e por fim destruídas - uma vaga lembrança, resguardadas as proporções, de Stalingrado). Uma melhor inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR) poderia ter evitado isso, assim como a otimização (ou seja, maior frequência e precisão na permuta de infos) dos ciclos de feedback do front. Em relação a esse último aspecto, os altos escalões podem não ter levado a sério os possíveis relatos de um aumento de meios militares ucranianos na região, pois podem tê-los considerado "irrazoáveis", mas deveriam ter ouvido, se foi este o caso.

3. O reassentamento preventivo e mais defesas físicas na fronteira teriam ajudado muito

Em retrospecto, poderia ter sido sensato reassentar preventivamente as pessoas que estavam vivendo nas proximidades da fronteira com a Ucrânia e transformar essas áreas em uma zona de segurança com muito mais defesas físicas. Dois motivos pelos quais isso não foi feito podem ter sido o medo de que os inimigos considerassem a criação de uma "buffer zone" dentro da Rússia como demonstração de insegurança e o fato de, outra vez, não querer atrapalhar os habitantes locais. O primeiro nunca deve influenciar os formuladores das políticas em tempos de guerra, enquanto o segundo pode ser atenuado por meio de planejamento e financiamento adequados, talvez até com possíveis "contribuições" dos oligarcas de sempre, que lucram com a guerra.

4. As milícias de fronteira podem não ser uma má ideia se forem supervisionadas pelo governo

O agora "reabilitado" Godfather da Wagner, Prigozhin, já havia proposto a criação de uma milícia de fronteira na região de Belgorod, mas na época poderia ter sido uma péssima ideia, se ele tivesse conseguido. Sem demérito no entanto, milícias de fronteira devidamente supervisionadas podem, de fato, ser uma boa ideia, por exemplo, se houver agentes do FSB (tipo uma versão atual dos Zampolits da URSS) incorporados a elas para garantir a lealdade contínua desses atores para-estatais ao governo: uma coisa é passar por cima de chechenos entediados em posições defensivas fixas, eis que conhecidos (e temidos) pelo exato oposto, o gosto pela ofensiva e pelo constante movimento; já outras forças para-estatais como os "músicos", embora com vocação similar, lembram mais os AZOV da Ucrânia, temidos tanto por quem deles se defende quanto por quem os ataca; não deixa de ser impressionante que o AC russo tenha "esquecido" o terrível preço que os "SS da Ucrânia" cobraram por Mariupol.

5. A "defesa ativa" é melhor do que a "defesa passiva"

Mesmo na ausência de um ISR adequado às necessidades russas, a Ucrânia ainda teria tido dificuldades para reunir as forças necessárias para seu ataque-surpresa e, em seguida, atravessar a fronteira e seguir na ofensiva, se a Rússia estivesse envolvida em uma política de "defesa ativa" (ataques regulares de baixo nível e pouca profundidade) em vez de "defesa passiva" (ficar de braços cruzados esperando por um ataque). No futuro, a Rússia deveria considerar os méritos da implementação da "defesa ativa" em toda a frente de batalha (me parece que isto tem sido parcialmente implementado, ao menos nas "zonas quentes", onde todos os dias há noticias de "estocadas" russas), o que manteria a Ucrânia no limite e possivelmente a forçaria a criar voluntariamente suas próprias "buffer zones".

As cinco lições enumeradas acima poderiam remodelar a forma como os formuladores de políticas percebem a "operação militar especial" (uma sexta lição seria sobre parar de usar eufemismos e chamar a coisa pelo que realmente é, GUERRA*) e, portanto, melhorar a maneira como ela está sendo conduzida. A manutenção da mesma mentalidade leva ao risco de mais ataques deste tipo.

É somente por meio da evolução pragmática dos pontos de vista dos políticos e seus generais em resposta aos eventos dos últimos dois anos e meio que o sucesso pode ser alcançado.

(*) - Notar que o Pentágono começa a evidenciar cada vez menos resistência ao emprego de armas e munições US dentro da Rússia, um tabu que está a se desfazer rapidamente (pelo menos um Bradley foi destruído em solo russo na contraofensiva ora em andamento); não creio que irá demorar muito para que as versões de maior alcance de coisas como o ATACMS comecem a testar até a DA de Moscou. E me parece justo, afinal, se a capital de um proxy da OTAN tá levando com ISKANDER, KINZHAL e até AVANGARD no lombo, por que não pode retaliar à altura?




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9643
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceu: 300 vezes
Agradeceram: 623 vezes

Re: UCRÂNIA

#12351 Mensagem por Suetham » Sex Ago 09, 2024 3:43 pm



Parece que já está começando a se estabelecer a linha de contato na medida que tropas russas se engajam em Kursk contra o ZSU




Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7721
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceu: 267 vezes
Agradeceram: 108 vezes

Re: UCRÂNIA

#12352 Mensagem por FOXTROT » Sex Ago 09, 2024 4:39 pm

Assim como golfinhos fazem acrobacias e tem segundos de fama, os ucranianos também fazem das suas. Ditos isso, Sudzha foi libertada, ucranianos rendem-se as forças regulares russas, Wagner não faz prisioneiros.

Em Chasov Yar novo avanço russo, ou seja, ucranianos gastaram recursos enquanto seguem perdendo seu território.

Saudações




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 559
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 222 vezes

Re: UCRÂNIA

#12353 Mensagem por Alfa BR » Sex Ago 09, 2024 5:02 pm

Acho que temos um impasse.





Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9643
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceu: 300 vezes
Agradeceram: 623 vezes

Re: UCRÂNIA

#12354 Mensagem por Suetham » Sex Ago 09, 2024 6:37 pm

cabeça de martelo escreveu: Sex Ago 09, 2024 11:29 am Eu não consigo imaginar que estejam a ser usados 40.000 homens nesta operação, nem pouco mais ou menos.

Tudo o que tenho visto são unidades relativamente pequenas. No total devem ser metade disso.

Ah em relação à colunas Russas no "X" também andam a dizer que é a mais pura propaganda e que são umas poucas e que estão a ser filmadas pelos media Russos em vários locais.

Seja verdade ou não, veremos na prática ao vermos a movimentação das várias tropas no terreno e o avanço ou retrocesso nos próximos dias.
Alguns falam entre 10k a 25k, embora sem nenhuma evidência. Mas o número de brigadas lá já pode se estimar em cerca de 5 ou mais, cada brigada ucraniana não terá cerca de 3-5k, mas um efetivo numérico médio entre 2k.
FOXTROT escreveu: Sex Ago 09, 2024 4:39 pm Assim como golfinhos fazem acrobacias e tem segundos de fama, os ucranianos também fazem das suas. Ditos isso, Sudzha foi libertada, ucranianos rendem-se as forças regulares russas, Wagner não faz prisioneiros.

Em Chasov Yar novo avanço russo, ou seja, ucranianos gastaram recursos enquanto seguem perdendo seu território.

Saudações
Não vi nenhuma notícia que Sudzha foi libertado. O que sabemos é que a Ucrânia capturou a parte ocidental da cidade, a parte oriental ainda não está nas mãos da Ucrânia.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18759
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1971 vezes
Agradeceram: 2499 vezes

Re: UCRÂNIA

#12355 Mensagem por knigh7 » Sex Ago 09, 2024 8:12 pm

O Abrams tocando o terror. De fato, ele é um excelente MBT:


Rare footage shows Ukrainian Abrams tank blasting Russian forces with devastating shell fire





Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18759
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1971 vezes
Agradeceram: 2499 vezes

Re: UCRÂNIA

#12356 Mensagem por knigh7 » Sex Ago 09, 2024 9:19 pm

Agora os ucranianos estão concentrando tropas na fronteira com Belgorod.

Mas escuta, e o Comandante Paçoca e outros especialistas em Defesa brasileiros (até tem autor de livro) que vêm dizendo há meses que as reservas ucranianas estavam acabando porque o governo uraniano estava convocando homens de 25 anos de idade?. Um país convocar homens de 25 anos de idade é um indicativo de que as reservas estão acabando. :roll:

O Laterza ontem ficou meia hora só dando carteirada para enfraquecer as críticas sobre a rede de engando favorável à Russia, como essa que eu citei-conclusões absurdas das premissas, ou até premissas também falsas-que ele e o bando no qual pertence fala...




Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 6585
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceu: 117 vezes
Agradeceram: 349 vezes

Re: UCRÂNIA

#12357 Mensagem por akivrx78 » Sáb Ago 10, 2024 3:15 am









Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9643
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceu: 300 vezes
Agradeceram: 623 vezes

Re: UCRÂNIA

#12358 Mensagem por Suetham » Sáb Ago 10, 2024 6:51 am




Parece que o ZSU está liberado de GMLRS/ATACMS. Essa era das minhas dúvidas quanto ao apoio de fogo desse ataque em Kursk.

https://www.reuters.com/world/europe/ru ... 024-08-09/
Russia's Lipetsk region hit by 'massive' drone attack, governor says



https://www.reuters.com/business/aerosp ... 024-08-09/
Exclusive: Iran to deliver hundreds of ballistic missiles to Russia soon, intel sources say

Parece que russos já visitaram o Irã para aprender a operar o sistema de mísseis balísticos Fath-360. Eis o que diz a matéria:
Moscow possesses its own ballistic missiles, but the supply of Fath-360s could allow Russia to use more of its arsenal for targets beyond the front line, while employing Iranian warheads for closer-range targets, a military expert said.
...
"Delivery of large numbers of short-range ballistic missiles from Iran to Russia would enable a further increase in pressure on already badly overstretched Ukrainian missile defence systems," said Justin Bronk, Senior Research Fellow for Air Power at the Royal United Services Institute (RUSI), a London-based defence think-tank.




Ucrânia abriu outro eixo de avanço em Belgorod com forças de voluntários georgianos e unidades do 252º Batalhão da 241ª Brigada Territorial. Ainda há uma unidade 129ª Brigada Territorial como reserva nesse eixo. Bem possível que destacamentos F Esp Kraken também possam estar implantados.

Um adendo aqui: O Grupo Operacional Norte, na época em que as operações ofensivas começaram em 09 de maio, de acordo com estimativas de inteligência ucranianas, podia contar com 72/75 mil militares, 320/350 CC, 760/770 veículos blindados, 800/820 peças de artilharia (≥100 mm, incluindo morteiros) e 150/160 sistemas MLRS. Esses números estão, no entanto, concentrados em grande parte no Oblast de Belgorod. O que se sabe agora é que os batalhões que estavam na retaguarda de Kharkiv como reserva tática estão sendo transferidos para Kursk apressadamente.




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39611
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1144 vezes
Agradeceram: 2870 vezes

Re: UCRÂNIA

#12359 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Ago 10, 2024 7:17 am





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39611
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1144 vezes
Agradeceram: 2870 vezes

Re: UCRÂNIA

#12360 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Ago 10, 2024 8:07 am

Seria muito interessante para a Ucrânia se estas movimentações realmente acontecessem. O enfraquecimento do Exército Russo nas outras frentes seria vivivel.

Imagem




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Responder