Para dar o salto para a construção do Álvaro Alberto a MB precisaria de alguma garantia orçamentária. O último valor estimado pela MB é de R$25 bilhões (2º sementre 2023). Estamos negociando junto ao governo francês e bancos daquele país o financiamento dos equipamentos de lá.Duka escreveu: ↑Sex Jun 14, 2024 6:33 pm Somos 2. Acho uma decisão muito acertada da MB insistir nesse projeto.
Está drenando muitos recursos da força, mas, a vida é feita de escolhas.
Uns 8 escoltas de superfície modernos dão cabo de qualquer marinha da AS, tá mais do que bom.
No meu entender a MB está certissima em jogar todas as fichas no SCPN, pois será nossa única arma com alguma capacidade crivel de dissuasão extra regional (obviamente não pararia uma coalizão internacional, mas contra uma potência média solitária - do porte da França ou UK - já colocaria 1000 pulgas atrás da orelha).
Isso sem contar no gigantesco ganho de tecnologia, seja militar seja de uso civil (além do "dominio do átomo" que é decorrência desse projeto de décadas. Se um dia precisarmos (espero que não) estaríamos bem mais perto de uma "Nuke BR" do que estaríamos sem o SubNuc).
Qual seria o resultado da Guerra das Malvinas se a ARA tivesse 2 desses?
Ou seja, a maior parte do pagamento das despesas de construção virá direto do fluxo orçamentário da União.
O Alte Edésio foi questionado nesta semana na sessão da CREDN sobre a construção do nosso SSN. Ele respondeu, com base no Comandante da Força, que ele será lançado em 2034 "se forem assegurados os recursos necessários" (veja no vídeo abaixo a partir das 2h02m50s). O fator determinante, que regirá o andamento do SSN, não é o desafio tecnológico, mas o orçamentário, que é gigantesco.
Para os outros programas de reequipamento, a MB cortou e chegou no mínimo aceitável: vai voltar a ter 2 navios de reabastecimento (eles são imprescindíveis, tem que ter 1 disponível), adquirir 3 navios anfíbios (para ter 2 disponíveis e outro em mantunção), 8 escoltas para ter 5 disp, 20 NPa 500 ton (para ter uns 13 disponíveis), 10 NaPaOc para ter uns 6,7 disponíveis), levar adiante o SisGAAz (meu Deus, como esses 3 últimos programas são importantes dada a extensão das nossas àguas jurisdicionais).
A construção do Alvaro Alberto não pode atrapalher esses programas.