Crise Econômica Mundial

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 6223
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 323 vezes

Re: Crise Econômica Mundial

#6616 Mensagem por akivrx78 » Ter Jun 25, 2024 8:13 pm

Sobre o Eua cortar os juros eles sabem bem o que o aguarda.

Imagem

Segundo dizem isto :roll: nenhuma mídia reporta, quando estourar vai fazer a crise do Lehman Brothers parecer uma marolinha, as perdas ainda não foram contabilizadas, por isto todos estão em silêncio.

Como os bancos vão estar quebrados, o Fed vai ter de socorrer eles, isto seria o motivo de muitos bancos centrais estarem investindo em ouro.


https://www.aei.org/wp-content/uploads/ ... pdf?x85095

Accounting for unrealized market-value losses on banks’ securities and loan investments caused by the secular increase in interest rates that began in early 2022, I estimate that, as of September 30, 2023, the
banking system in aggregate had accumulated over $1.5 trillion in unrealized market-to-market interest rate related losses on its fixed rate securities, loans and lease investments. These unrecognized losses
dramatically increase the probability that the federal government will have to intervene and provide blanket deposit insurance guarantees to stop systemic bank runs should depositors lose confidence in the safety and soundness of the banking system.


https://crsreports.congress.gov/product/pdf/IN/IN12231

Unrealized losses are not a solvency concern if banks have effectively hedged that risk by, say, purchasing interest rate swaps.
However, one study found that 75% of banks do not use swaps, hedging declined in 2022 when rates rose, and only 6% of industry assets are hedged. The study also describes how current accounting rules reduce banks’ incentives to hedge.




Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 6223
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 323 vezes

Re: Crise Econômica Mundial

#6617 Mensagem por akivrx78 » Ter Jun 25, 2024 8:14 pm

Este negócio de os chefes cobrar cotas dos funcionários tem no setor de seguros, vendedores de empresas, setor imobiliário, construção civil, setor empresarial, que é diferente de apenas cobrar do funcionário resultados, pois os funcionários tiram dinheiro de seu próprio bolso ou trabalham sem remuneração para satisfazer seus chefes.

Empresas que fazem isto aqui são chamadas de Black kigyou ou empresa negra, hoje este tipo de empresas estão diminuindo, antigamente quando um japonês entrava em uma empresa eles ficavam até não aguentar mais ou se aposentar, muitos se demitiam próximo dos 40 anos e era extremamente difícil arrumar um novo emprego com esta idade, hoje os jovens trocam de emprego com mais facilidade forçando os empregadores a reavaliar seus métodos de exploração.

Hoje os jovens que não conseguem empregos em grandes corporações, eles procuram se especializar em empresas menores e na primeira oportunidade eles pedem demissão e abrem seu próprio negócio, um exemplo pintor de paredes, piso,etc em uma empresa como empregado ele vai ganhar no máximo uns 3 milhões de ienes por ano, em 3 anos com experiência no ramo se trabalhar por conta própria a renda pode saltar para 12 milhões de ienes por ano...mas a maioria faz de tudo para não ultrapassar a renda líquida de 10 milhões de ienes se ultrapassar a quantia você é obrigado a abrir uma empresa registrada e depois de 2 anos de isenção de impostos o governo passa a cobrar imposto sobre o lucro que varia de 5 a 45% mais 10% de imposto de consumo.

Mas ainda tem gente que fica trabalhando de graça em escritório até tarde e de sábado e domingo sem receber nada porque a lei limita as horas de trabalho por semana, se for um vendedor de empresa está ferrado tem que ter saco para ficar bajulando o cliente para fechar um contrato, tem que ficar levando presentes para o cliente, levar ele para comer e beber, levar para jogar golfe ou pescar, com dinheiro do próprio bolso sendo que não se ganha nenhuma comissão extra no máximo pode ter um aumento no bônus tipo 13 salario do Brasil que é repartido de igual para todos os funcionários, esta repartição de bônus iguais entre funcionários sempre gera problemas conheço muitos japoneses que pediram demissão por não concordar que quem não contribuiu com nada ganha a mesma quantia.

O único ramo no Japão que se assemelha mais com empresas Ocidentais que conheço é o de TI, talvez porque muitos funcionários são estrangeiros altamente capacitados, não dava para impor métodos de trabalho locais.
No caso da facção Abe, olhando para o relatório de receitas e despesas de 2022, da receita partidária de 94,8 milhões de ienes, os nomes dos compradores foram listados em 41 empresas e organizações, representando 23% do valor total da compra (2218 milhões de ienes). Um secretário do Partido Liberal Democrata disse: “Não é uma caixa negra, é um buraco negro. Não sabemos quem vendeu quantos bilhetes para o partido”.
https://www-tokyo--np-co-jp.translate.g ... r_pto=wapp
O PLD ou LDP tem relações carnais com as grandes corporações, incrível que mesmo com grandes escândalos eles conseguem se reeleger porque como o voto não é obrigatório e a esquerda japonesa é uma piada a maioria dos eleitores sem ter opção apoiam o LDP, quando pergunto para japoneses porque não votam eu outros novos partidos eles dizem que mesmo o LPD sendo ruim ele é o melhor dos piores...

Quem não é afiliado a um partido nem vai votar, minha esposa com 48 anos nunca votou na vida em nenhuma eleição...

Um grande problema hoje no Japão são dos aposentados que contribuíram para o Kokumin Nenkin aposentadoria básica e recebem 70 mil ienes a cada 2 meses, ou seja tem que sobreviver com 30 mil ienes por mês, para sobreviver com isto o aposentado tem que morar em uma cidade pequena no interior ou alguma ilha isolada passando necessidade.



Os idosos estão cometendo crimes como furtar comida em supermercados, muitos preferem viver dentro de presídios, pelo menos ali eles têm alguém para cuidar deles, comida e local para morar...

Existe um outro auxílio chamado de Seikatsu Hougo tipo bolsa família que da aproximadamente uns 140 mil ienes por mês, com este valor da para sobreviver se estiver morando sozinho, se estiver morando com algum familiar que tenha renda acima do auxílio, eles cortam o auxílio, quando se solicita este auxilio se for aposentado, eles dão somente a quantia que falta para chegar ao valor limite, diferente do Brasil os japoneses velhos não gostam de morar com os filhos e os filhos não gostam de morar com os pais, existem exceções com filhos que nunca saíram de casa, mas não é normal.

Isto que descrevi acima são pessoas de aposentadoria básica, quem trabalhou com contrato assinado recebe outro tipo de aposentadoria chamado de Kousei Nenkin, os valores variam de acordo com a contribuição mensal geralmente se recebe 200 mil ienes por mês pela contribuição mínima, fora isto eles recebem uma boa quantia da empresa quando se aposentam em média 20 a 30 milhões de ienes depende do tamanho/renda da empresa.

O Kousei Nenkin que é descontado na folha de pagamento todos contribuem, mas o Kokumin Nenkin aposentadoria básica hoje ninguém mais quer pagar porque o valor que se recebe é insuficiente e o rombo aumenta a cada ano.




Editado pela última vez por akivrx78 em Qui Jun 27, 2024 5:18 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Crise Econômica Mundial

#6618 Mensagem por Túlio » Ter Jun 25, 2024 11:07 pm

akivrx78 escreveu: Ter Jun 25, 2024 8:13 pm Sobre o Eua cortar os juros eles sabem bem o que o aguarda.

Imagem

Segundo dizem isto :roll: nenhuma mídia reporta, quando estourar vai fazer a crise do Lehman Brothers parecer uma marolinha, as perdas ainda não foram contabilizadas, por isto todos estão em silêncio.

Como os bancos vão estar quebrados, o Fed vai ter de socorrer eles, isto seria o motivo de muitos bancos centrais estarem investindo em ouro.
E isto nem chega perto do pior: esta conversa começou quando mencionavas as mazelas da moeda da China e relembrei que a do Japão está muitas vezes mais alavancada; há no entanto um perigo também muitas vezes maior (porque global), todo mundo comenta a respeito mas sempre me parece que não compreendem sua real extensão: A BOLHA IMOBILIÁRIA!

Em resumo, o PCC inundou tudo com crédito barato, em especial após a admissão da China à OMC (2001), e o pessoal de lá (classe média), exatamente como mesmo hoje muitos pensam e fazem aqui no Brasil, acreditava que "poupança de verdade é imóvel". Num momento de juros baixos, como foi toda a primeira década deste século e boa parte da segunda, isto QUASE fazia sentido, e "quase" porque deve-se necessariamente acreditar que nada vai mudar.

Só que mudou, e com especial virulência lá: foram gerações de "um filho por casal" e um dia a conta ia chegar: com a pirâmide populacional se invertendo muito rápido e os juros em ascensão, passaram a haver muito mais imóveis à venda do que pessoas (por exemplo, casais jovens) com necessidade deles e condições de arcar com uma entrada oscilando entre 20 e 30% do valor dos imóveis para encarar uma hipoteca. Ruim para a China? Sim!

Mas não só para ela: durante este século eles arrebanharam toda matéria-prima para os insumos de construção e urbanização (e até os insumos prontos) em que puderam por as mãos por toda parte, o que exportou inflação pelo mundo; p ex, um empreiteiro australiano antes só tinha que competir por insumos melhores pelo mesmo preço que seus concorrentes regionais, mas de repente passou a ter que competir com os chinas comprando tudo o que viam pela frente, pagando bem e à vista: os preços e prazos para construção dispararam.

Mas o australiano médio, bem como o americano, canadense e europeu, possuíam uma renda média bem melhor que a do chinês, bem como condições mais favoráveis para uma hipoteca, com entrada entre 5 e 20% a juros fixos camaradas, inclusive subsidiados em muitos casos, e isso já vinha do século passado, quando a China era de fato comunista e, portanto, mais pobre que rato de igreja. Então veio o Clinton nos EUA e acelerou o que o Reagan tinha posto em andamento pós-Nixon (ou seja, isso vem de muito tempo atrás), uma desregulamentação suicida na Economia que, com a então ainda nova (e chique) globalização em andamento, levou a Grande Finança deste planeta a uma epifania: agora era possível criar riqueza a partir do nada, e o instrumento perfeito para isto até já existia.

Se chamava (e chama) Mortgage Backed Security, ou MBS para quem sabe o tipo de nitroglicerina em que se tornou; de um ativo sólido passou a ser diluído em derivativos e derivativos de derivativos até ninguém mais nem saber como ou do que eram feitos, e hipotecas - agora de juros variáveis - passaram a ser feitas sobre as sólidas, de juros fixos. E veio então 2008 e todos sabemos do cataclismo financeiro causado. Ainda não recuperado (nem perto disso), o ocidente assiste agora a vez da China se aproximando, mas sem se dar conta que desta vez, pois a "riqueza" feita de papel não está só lá mas por toda parte, em especial entre os que citei (até pra nós aqui vai sobrar porrada suficiente pra impedir que o Lule chame outra vez de "marolinha", embora não haja no Brasil um estoque de dívida imobiliária nem remotamente parecido com o do chamado "primeiro mundo"), a bomba vai pegar geral e fazer 2008 parecer um peidinho de véia.

Eu não sei qual chinês eu sacaneei na vida, mas me vejo como alvo da antiga maldição lá deles, "que tu vivas muito para poderes ver tempos interessantes" e isso é o que não está em falta ultimamente...


PS.: se postares mil textos riquíssimos como os que andas postando sobre como anda a vida dos japoneses de verdade serão mil "joinhas" que darei, sou extremamente curioso sobre o dia-a-dia no Japão, costumes, hábitos & quetales; me é difícil encontrar infos críveis, as fuentes são sempre garotada liberalóide cujas ideias me são tão alienígenas que nem tento mais entender, parecem achar que basta ler uns mangás e assistir animes e já sabem tudo o que precisam saber. Vou terminar tendo que aprender o que puder do idioma (difícil como o inferno) pois é o único lugar do mundo que ainda me apetece conhecer (como turista, claro).

Tomoyo arigatô! (20% do meu vocabulário atual, eu antes usava "domo arigatô" - não sei como se escreve mas tenho ouvido bom e vou captando dos filmes de ação. [003])


🚨 EDIT 26/06, 11:25 - Novo ATH para USDJPY, agora de 160,20 para 160,62 160,72 160,72 160,77 (18:35 hs).

E o USD continua forçando (DXY 105,70) mais para cima; como comparação o par USDBRL fechou em 5,52 e é ruim pra burro, não se trata da quantidade de moeda no par FOREX mas do percentual de queda, e o par BRLUSD caiu mais que o JPYUSD (1,31% vs 1,13%). 🫣




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 6223
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 323 vezes

Re: Crise Econômica Mundial

#6619 Mensagem por akivrx78 » Qui Jun 27, 2024 5:02 am

https://pbs.twimg.com/card_img/1805900722950606848/VUrxytEn?format=jpg&name=900x900
No mercado cambial, a taxa de câmbio do iene atingiu 160 ienes por dólar, o nível mais fraco em aproximadamente 38 anos desde dezembro de 1986.




Notícia de hoje governo esta conversando com as empresas para saber o valor limite que elas suportam para elevar os salários se pretende chegar a uma conclusão até o final de julho.
Se fosse em outros países com certeza os trabalhadores já estariam em greve, as manifestações são muito tímidas.


O salário mínimo no Japão, tem um valor mínimo por hora de trabalho em Tokyo o valor e 1.113 ienes/h a meta do governo é chegar a 1.500 ienes/h a nível nacional, antes eles diziam que se pretendia fazer isto até 2030 agora querem adiantar o processo o mais rápido possível, esse valor mínimo hoje varia de acordo com a região não é um valor nacional.

Existe 3 tipos de classes de trabalhadores

Os que tem contrato assinado o salário é determinado pela empresa quanto maior for a empresa maior será o salário fixo mensal em média o salário fixo mensal comum é de 400 mil ienes, além do salário, tem um bônus pago 2 vezes ao ano, o bônus não é obrigatório a empresa pagar, se a empresa estiver no vermelho eles podem cortar o bônus, a quantia varia muito de um salário mensal a dois salários mensais, quem estiver empregado neste tipo de empresa (desde que não seja uma empresa negra...) dificilmente se pede demissão.
Quem está nesta classe e trabalha em grandes corporações está recebendo ajustes salariais, as médias e pequenas também estão aumentando os salários de forma bem tímida.
Esta classe de trabalhadores que recebe salários fixos mensais é descontado automaticamente o Kousei Nenkin este tipo de aposentadoria varia de acordo com o valor descontado na folha de pagamento, em média se recebe 300 mil ienes por mês, se quiser pode contribuir com a aposentadoria básica também quando se aposentar recebera 2 aposentadorias.


Próxima classe são os ganham por dia, os pagamentos de salários podem ser diários ou mensais o comum é pagamento mensal, os salários variam muito de 10 mil ienes até 50 mil ienes por dia, neste caso quanto mais próximo do contratante o valor pago será maior, existem muitas empresas atravessadoras que recebem o pagamento de 50 mil/dia destinada a um trabalhador, mas ele não tem a mão de obra, então ele contrata uma empresa que diz ter mão de obra mas não tem, e contata outra empresa que diz ter não de obra que também não tem, este processo pode chegar a até 4 camadas de empresas, o valor pago de 50 mil/dia chega a mão do trabalhador reduzida a 10 a 25 mil ienes.
O governo criou leis para acabar com estas empresas sanguessugas mas como é difícil fiscalizar já que eles fazem acordos de boca-boca sem assinar nenhum papel, muita gente fatura muito sem precisar fazer nada, apenas fazendo depósitos mensais, se pelo menos eles investissem o dinheiro ganho de forma fácil em coisas para ajudar a economia... eles torram o dinheiro comprando carros esportivos de luxo, relógios de luxo, restaurantes de luxo, viagens ao exterior com a família, escolas particulares, piano, bale, natação, inglês, para criar filhos mimados como se fossem milionários, quando na verdade não estão acumulando nenhuma riqueza real que vá fazer uma grande diferença no futuro, e são mais burros ainda por ficar postando suas fotos no Instagram, os realmente espertos compram imoveis e repassam para nomes de familiares driblando pagamentos de impostos.
Esta classe de trabalhadores que recebem por dia, a grande maioria contribui apenas para o kokumin Nenkin aposentadoria básica, como disse anteriormente por ser uma aposentadoria de pobre e é pago somente 1 vez a cada 2 meses é praticamente impossível sobreviver somente com este tipo de aposentadoria,


A última classe são os trabalhadores que ganham por hora, os pagamentos de salários podem ser diários, semanais ou mensais o comum é pagamento mensal, esta classe de trabalhadores são a que mais sofre com a inflação, a maioria dos trabalhadores desta classe são empregados temporários sem contrato fixo, com muito poucos benefícios, consequentemente elas são as mais vulneráveis, os valores pago por hora variam muito de 893 ienes/h a até 100 mil ienes/h o setor que paga maiores valores por hora é o de entretenimento noturno e prostituição legalizada.
Os brasileiros e estrangeiros que trabalham em fábricas que foram obrigados a ter contrato assinados para se adequarem as novas leis recebem salários por hora de trabalho e eles não recebem bônus porque eles assinam contratos com empresas sub contratadas (empreteiras) se eles fossem fluentes na língua e soubessem ler e escrever o básico do básico poderiam conseguir empregos diretamente do empregador eliminado as empreiteiras e receber maiores benefícios com salários mensais iguais a dos japoneses.
Antes das leis trabalhistas mudarem, quando era possível fazer horas extras sem limite os brasileiros que iam para o Japão juntar dinheiro conseguiam alcançar suas metas com maior facilidade, hoje para ampliar a renda tem que trabalhar muito mais fazendo malandragens com as empreiteiras para burlar as leis trabalhistas trabalhando em duas empresas diferentes em 2 turnos tipo das 6 as 14 horas e em outra empresa das 15 as 22 horas para ampliar a renda ou trabalhar em 2 empresas revezando entre elas para explorar o limite máximo de horas extras nas duas empresas, ou dar preferencia em trabalhar somente a noite.
Esta classe de trabalhadores que recebem por hora, contribui apenas para o kokumin Nenkin aposentadoria básica.

Nestas 3 classes, a primeira os impostos são descontados diretamente na folha de pagamento, na segunda e terceira classe os impostos podem ou não ser descontados na folha de pagamento, depende da empresa pois para as empresas aumenta os custos trabalhistas com a contabilidade, se for uma empresa acima de 100 funcionários eles descontam os impostos abaixo disto existe empresas que não descontam nada e fica a cargo do trabalhador declarar e pagar os impostos por conta própria.




Reportagem sobre a defasagem salarial, as empresas que pagam por hora não querem dar aumento salarial, na rua entrevistam japoneses para saber o que mudou, jovens procuram comprar roupas de marcas mais baratas e parar de ir em shows, estudantes pararam de frequentar o Starbucks, pais de família reduziram mais gastos com bens de consumo próprio para reajustar os gastos com estudos dos filhos.




Aposentada de 77 anos trabalha em trabalho temporário pago por/h para complementar a renda, uma observação eles trabalham, mas não na capacidade máxima eles ajustam o limite de ganho anual para ficar abaixo de 930 mil ienes por ano, se ultrapassar este valor tem que pagar imposto de renda então não vale a pena trabalhar mais do que o necessário, na minha opinião eles deveriam ampliar o limite para 1 milhão e meio de ienes, os aposentados podem trabalhar recebendo aposentadoria simultaneamente até os 82 anos de idade, ela disse que quer trabalhar mais para receber mais, mas como o imposto de renda fica desproporcional ela trabalha apenas 10 dias por mês.
Antes dos 82 anos ela pretende vender seu apartamento e morar em conjuntos habitacionais de baixa renda, existe fila de pessoas esperando uma vaga para morar nestes conjuntos habitacionais em grandes centros urbanos, se for mais afastado tem vagas sobrando.
Os outros dois idosos que aparecem no vídeo eles tem imoveis e alugam, então não tem dificuldade com os valores recebidos das aposentadorias, eles aconselham a alugar suas casas próprias e complementar a renda com os aluguéis não vale a pena morar em casa própria pagando imposto residencial, seguro anti-incêndio, taxa de condomínio, etc.




https://www.youtube.com/@panda-yukkuri-koeijutaku
Este canal mostra como são esses conjuntos habitacionais de baixa renda, as construções são velhas de mais de 40 anos eles reformam e alugam, o aluguel é definido pela renda mensal.


https://www.youtube.com/@noburindayo-
Este mostra empreendimentos imobiliários no Japão que falharam e estão à venda por preços super baixos, muitos são da década de 80 época da bolha imobiliária.

https://youtu.be/PfcjOfw66nI?si=tTevFlzF7Bx92XXA
Apartamento em um Resort que custava 100 milhões de ienes no início dos anos 90 hoje está à venda por 5 milhões de ienes, o apartamento que ele mostrou por dentro estava à venda por 3.5 milhões de ienes, quem compra estes imoveis hoje são pessoas com 50 a 60 anos de idade.




Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 6223
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 323 vezes

Re: Crise Econômica Mundial

#6620 Mensagem por akivrx78 » Sex Jun 28, 2024 10:33 pm

Ângulo: O dinheiro dos chineses ricos que se dirigem para Hong Kong acelera devido à flexibilização regulatória
Por Xie Yu
22 de junho de 2024

HONG KONG (Reuters) - Os ricos da China estão investindo rapidamente em produtos de seguros e depósitos a prazo em Hong Kong. O objectivo é proteger os activos contra uma recessão na economia e no sector imobiliário do continente, bem como contra uma queda do yuan.
Esta tendência tem sido evidente desde o ano passado, mas acelerou nos últimos meses depois de a China ter expandido os limites de investimento no âmbito do seu programa Cross-Border Wealth Management Connect em Fevereiro.
As instituições financeiras de Hong Kong estão a lutar para aproveitar esta oportunidade. O acordo deverá ajudar Hong Kong a recuperar o seu estatuto de centro financeiro, que tem sido corroído pelos protestos pró-democracia, pelo controlo cada vez mais rigoroso da China e pelas tensões geopolíticas.
“A China tem cerca de 45 milhões de pessoas ricas que procuram cada vez mais investimento estrangeiro, educação e auto-protecção”, disse Maggie Ng, executiva de Hong Kong no HSBC (HSBA.L), abre uma nova aba “Demanda por gestão de activos no exterior”. da China continental está aumentando'', disse ele.
A transação financeira transfronteiriça, introduzida no final de 2021, permite que residentes de Hong Kong e de nove cidades da província vizinha de Guangdong, no sul, comprem produtos de investimento vendidos por bancos em Hong Kong e Macau. Da mesma forma, os residentes de Hong Kong e Macau podem investir na China continental.

Os investidores do continente que utilizaram o sistema investiram 13 mil milhões de yuans (1,8 mil milhões de dólares) em Hong Kong e Macau em março, quase oito vezes mais do que em fevereiro, de acordo com dados do Banco Popular da China, que foi o registo mensal mais elevado.
Além disso, em abril, as vendas aumentaram 70,5% em relação ao mês anterior, para 22,3 bilhões de yuans. Entretanto, os residentes de Hong Kong e Macau investiram apenas 14 milhões de yuans na China continental, quase inalterados desde a introdução do sistema.

O HSBC viu a abertura de novas contas em Hong Kong mais que triplicar no ano passado em comparação com 2019, antes da pandemia do coronavírus. De acordo com Ng, o dinamismo continuou no primeiro trimestre deste ano, principalmente entre os chineses ricos do continente.
Além do indivíduo médio com elevado património líquido, os indivíduos com elevado património líquido da China e do Sudeste Asiático também pretendem investir em Hong Kong, de acordo com executivos de empresas de gestão de ativos. LH Koh, executivo de gestão de ativos da Ásia-Pacífico do UBS (UBSG.S), abre uma nova aba, disse: “As consultas (de potenciais clientes de family offices) aumentaram cerca de 85% no ano passado em comparação com o ano anterior”.
Mais de 60% dos pedidos estão relacionados com a criação de entidades jurídicas, como family offices, em Hong Kong, principalmente de clientes chineses.

https://www.reuters.com/graphics/CHINA-HONGKONG/WEALTH/gdvzmwxakpw/chart.png

<Tem dinheiro em excesso>

A China ainda tem controles rígidos de capital, e os indivíduos só podem enviar até US$ 50 mil por ano. Contudo, em Fevereiro, o limite de investimento para serviços financeiros transfronteiriços foi triplicado para 3 milhões de yuans, estimulando a entrada de fundos em Hong Kong.
Os gestores de ativos de Hong Kong estão a pressionar as autoridades para facilitar ainda mais o regime, disseram executivos do setor.
A Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA, equivalente ao banco central) disse em comunicado à Reuters: “Continuaremos a levar em conta o feedback da indústria e consideraremos medidas promocionais adicionais conforme necessário”.
Alguns bancos em Hong Kong começaram a oferecer depósitos a prazo com taxas de juro anuais até 10% como parte da gestão financeira transfronteiriça, na esperança de capitalizar a tendência. Nos bancos da China continental, a taxa de juro dos depósitos a prazo ronda os 2%.
As companhias de seguros de Hong Kong também estão a registar um aumento na procura por parte dos clientes do continente.
Entretanto, as opções de poupança na China continental são limitadas e os rendimentos das obrigações de longo prazo caíram para mínimos históricos. O yuan manteve-se no seu nível mais baixo desde 2008, e os retornos das ações e dos imóveis também diminuíram.

https://jp.reuters.com/markets/japan/ZT ... 024-06-21/


Provavelmente é dai que está vindo a fonte de investimentos no setor imobiliário residencial japonês, no primeiro trimestre 85% das compras de apartamentos vieram da China (incluindo Taiwan), 10% da Coreia do Sul e somente 5% foram comprados por japoneses, e eles estão comprando imoveis com valores em média de 200 milhões de ienes.

A mulher chinesa mora na China continental, como não da para investir diretamente da China o capital deve estar vindo de Hong Kong.

O vendedor da imobiliária japonês recebe salario mensal de 7 milhões de ienes......


De acordo com as estatísticas de fluxo de fundos de janeiro a março de 2024 divulgadas pelo Banco do Japão no dia 27, o saldo de ativos financeiros detidos por pessoas físicas no final de março era de 2.199 trilhões de ienes, um aumento de 7,1% em relação ao ano anterior.
Este foi um máximo histórico durante cinco trimestres consecutivos, em grande parte devido ao aumento dos preços das ações e aos ganhos não realizados em ações e fundos de investimento.
Olhando para a repartição, “Ações, etc.” aumentaram 33,7% para 313 trilhões de ienes, e “Fundos de investimento” aumentaram 31,5% para 119 trilhões de ienes.
Impulsionados pelo novo NISA iniciado em janeiro de 2024 e pelo aumento dos preços das ações, ambos atingiram máximos históricos.
Por outro lado, “dinheiro e depósitos” aumentaram 1,1% para 1.118 trilhões de ienes, representando mais de 50% dos ativos detidos e ainda representando a maioria.
O montante pendente de títulos do governo é de 1.082 trilhões de ienes, dos quais 576 trilhões de ienes, ou aproximadamente 53%, são detidos pelo Banco do Japão.
O Banco do Japão planeja anunciar um plano para reduzir as suas compras de obrigações governamentais durante os próximos um a dois anos na sua reunião de política monetária em Julho.



Achei interessante a entrevista com o Tomogami candidato (sem chance de ganhar) a governador de Tokyo, o cara de camiseta é um milionário japonês que tem 30 bilhões de ienes.

Segundo o Tomogami esta lei impede o governo japonês de realizar investimentos em áreas onde é necessário investimento, segundo ele a maioria dos países tem liberdade na emissão de títulos públicos.
Artigo 4.º As despesas nacionais devem ser financiadas por receitas que não sejam títulos ou empréstimos públicos. No entanto, no que diz respeito às fontes de despesas de obras públicas, investimentos de capital e empréstimos, podem ser emitidos títulos públicos ou podem ser feitos empréstimos dentro do montante aprovado pela Dieta.

https://elaws.e-gov.go.jp/document?lawi ... 0000000034



Governo japonês anunciou subsídio para eletricidade e gás mas é para o mês 8/9/10, no final deste mês o subsídio termina o mês 7 a conta vai aumentar, o valor real do subsídio mensal é ridículo, não cobre nem metade do que eu gasto por dia para ir trabalhar. :lol:




Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 6223
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 323 vezes

Re: Crise Econômica Mundial

#6621 Mensagem por akivrx78 » Ter Jul 02, 2024 7:43 am


Shopping de luxo na China.


Shopping comum ta tuto fechado.


Shopping comum


O maior Shopping da China em volume de vendas em 2018 hoje esta assim.


Shopping quase abandonado


Shopping vazio


Shopping quase fechado


Shopping japonês da Aeon na China não sei porque até que tem bastante pessoas, talvez seja porque é mais voltado para família.


Shopping novo bonito vazio


Carrefour quase sem produto nenhum para vender ainda aberto para liquidar o que sobrou.


Shopping que se tornou mercado de venda de flores....


Bares vazios em Shanghai, a chinesa disse que antes do Corona a região era lotada de pessoas que iam beber depois do trabalho, o bar dela abriu em 2019 antes tinha reserva (não é reserva de uma mesa é reserva do estabelecimento) de 1 a 2 grupos por dia e somente depois das 22 horas o bar era aberto para o público.


Rede de hamburger japonês vai fechar todas as lojas na China.


Loja de departamento de luxo Isetan japonês em Shanghai fechou depois de 27 anos... foi feito promoção de 50 a 70% de desconto para liquidar o estoque a rede tinha 5 lojas na China agora resta somente uma.



01/07/2024
Empresa chinesa vende Hoshino Resorts Tomamu

[Shanghai Jiji] Shanghai Yuyuan Travel Business, que opera joalherias e restaurantes na atração turística Yu Garden em Xangai, China, anunciou no dia 1º que planeja vender a estação de esqui Hoshino Resort Tomamu em Hokkaido. O preço de venda é de aproximadamente 40,8 bilhões de ienes. Shanghai Yu Garden está em processo de venda de ativos não essenciais devido à deterioração do fluxo de caixa.
Hoshino Resort Tomamu, localizado na vila de Shimukappu, Hokkaido, é um resort equipado com uma estação de esqui e hotel e foi adquirido pelo Shanghai Yu Garden em 2015. O vendedor é a YCH16, uma sociedade de responsabilidade limitada de investimento imobiliário (Minato-ku, Tóquio). O Shanghai Yu Garden é propriedade do conglomerado privado chinês Fosun International.

https://sp.m.jiji.com/article/show/3274870

Este investimento era para turistas chineses de classe media irem tirar férias em Hokaido.



Em NY cubículo de 14 metros quadrados aluguel por 365 mil ienes...


Preços do imoveis no Eua também estão subindo, geralmente quando se eleva os juros os preços do imoveis caem, mas no Eua estão subindo, as famílias dos mais pobres não conseguem pagar os alugueis e estão sendo despejadas nas ruas.
Estava vendo vários vídeos de brasileiros relatando que os alugueis no Eua são baratos, isto porque eles moram longe dos centros urbanos, vai morar no centro das grandes cidades para ver se é barato...no Japão também se morar a 1 hora de trem do centro o valor dos imoveis chegam a reduzir 70%.


Conjunto habitacional de baixa renda em Tokyo Aoyama (bairro de rico), pertence ao governo de Tokyo, vai ser tudo demolido e será construído um prédio de 38 andares em parceria publico privada, os andares baixos com estabelecimento comerciais são privados, os andares superiores será disponibilizado a famílias pobres para morar aluguel de 31 mil a 60 mil ienes por mês, mas para poder morar aí nesses prédios novos tem que passar por uma seleção rigorosa e mesmo assim tem fila, em média são mais de 775 famílias por um apartamento na fila de espera para poder morar ai....no final do vídeo ele mostra o novo estilo de conjuntos habitacionais.
Eu conheço esta area ai, achei engraçado ele dizer que quem morai aí tem que pedalar uns 20 minutos para fazer compras em supermercados em outros bairros, tem supermercados próximos, mas como é bairro de luxo os supermercados também são de luxo os produtos nesses supermercados são de 2 a 3 vezes mais caros que em supermercados normais.
Eu não acho vantagem em morar em prédios grandes no Japão, quando acontece um grande terremoto os elevadores ficam parados, existe o risco da água e luz ser cortada temporariamente.




Japonês que mora em NY relata o preço do aluguel em valor cotação de $1=150 ienes,
2020 foi 224 mil ienes
2021 foi 276 mil ienes
2022 foi 290 mil ienes
2023 foi 305 mil ienes
2024 foi 320 mil ienes, ele diz que em NY os alugueis sempre aumentaram 3% ao ano mas nos últimos 4 anos está subindo 5.4% ao ano, ele disse que se continuar a subir assim vai ter de mudar para outro local.
No Japão moradias acima de 40 anos que não tem elevador (sem elevador não da para idosos morarem e pessoas novas não querem morar em construções velhas) eles demolem e constroem novos apartamentos, em média a cada 10 anos o aluguel cai 10%, já no Eua e Europa eles reformam e alugam construções com mais de 100 anos e os alugueis continuam a subir.



Uma japonesa compara os preços dos alimentos no Eua em média de 2021 para 2024 subiu 29% a carne moída subiu 66%.



Japonês mostra como esta a Califórnia...lojas fechadas...pessoas morando nas calçadas... mesmo em Beverly Hills fora da rua principal as lojas estão fechadas...uns dos motivos para fechar as lojas é o aumento da criminalidade, foi baixado o valor considerado roubo para $950 dólares Abaixo disso, mesmo que seja pego não vai para prisão, com isto os furtos dispararam e os comerciantes acham mais seguro vender online.
Um tempo atrás ele mostrou como está o centro de São Francisco a cidade está com o comércio fechado por causa da alta criminalidade...tem loja que acionou a polícia 568 vezes em um ano...antes do corona a cidade era considerada uns dos locais mais caros para viver no Eua, como as empresas transferiram para trabalhos em casa na época da pandemia mesmo após encerrar a quarentena os trabalhadores gostaram do método de trabalho em casa e não querem voltar ao método antigo, se não precisa ir à empresa todos os dias então eu não preciso mais morar no centro da cidade pagando um alto aluguel com isto a cidade cada vez mais parece se transformar em uma cidade fantasma.



No Japão em Osaka esta aumentando o número de casos de aumento exorbitantes de aluguéis mas o caso é diferente os donos e imobiliárias querem que os inquilinos quebrem os contratos e saim do imoveis, para isto eles estão mandando cartas para os moradores avisando que o preço do aluguel ira dobrar de valor, isto é proibido por lei.
O motivo real para fazer isto é que os donos dos imoveis querem alugar eles não para moradores, eles querem alugar para turistas que ficam menos tempo nos imoveis e a rentabilidade é muito maior...com o iene em baixa o turismo está crescendo se prevê que vai crescer em média de 5 milhões de pessoas ao ano.
Em 2023 foi 25 milhões de visitantes, em 2024 se continuar assim deve ultrapassar a casa dos 30 milhões de visitantes, por outro lado o japonês comum reclamam que nos feriados prolongados (golden week, obon e final de ano) está difícil fazer reservas para tirar férias, com o iene em baixa a tendência é menos japonês irem viajar para o exterior nas férias.




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39152
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2776 vezes

Re: Crise Econômica Mundial

#6622 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jul 02, 2024 1:10 pm

Powell reconhece insustentabilidade das contas públicas norte-americanas
O presidente da Fed destacou que a maior economia do mundo regista “um défice muito grande numa altura em que está em pleno emprego”, algo que “não é sustentável”. Este deve ser um tópico urgente na discussão interna norte-americana, apela.

Imagem

João Barros
2 Julho 2024, 16h42

A elevada dívida norte-americana e défices recorrentes e avultados tornam as finanças públicas da maior economia do mundo insustentáveis, voltou a reconhecer o presidente da Reserva Federal, pedindo que este debate se torne uma prioridade nacional. Mantendo a independência e o foco nos preços e emprego, Jerome Powell recusou-se a comentar política orçamental, mas mostrou-se preocupado.

“Os EUA têm um défice muito grande numa altura em que estamos em pleno emprego. Isto não é sustentável”, alertou Powell no Fórum anual realizado pelo Banco Central Europeu (BCE) em Sintra. Num painel dividido com a homóloga europeia, Christine Lagarde, e brasileiro, Roberto Campos Neto, Jerome Powell revisitou o tópico da sustentabilidade das finanças americanas.

O presidente da Fed havia já lançado um apelo no início deste ano para que o tópico da dívida fosse abordado de forma “adulta”, lembrando os impactos e constrangimentos que este fardo cria na maior economia do mundo. Os dados do final do ano passado apontam para um rácio de dívida pública norte-americana de 122,3% do PIB, uma subida em relação a 2022 e próximo do máximo histórico de 126,3% registado em 2020.

Do lado orçamental, 2023 fechou com um défice de 6,3% do governo federal, o valor mais negativo desde 2012 se excluirmos os dois anos mais complicados da crise pandémica, ou seja, 2020 e 2021.

“Deve ser um foco real daqui para a frente voltarmos a um caminho sustentável”, apelou Powell. “No longo prazo, vamos ter de fazer alguma coisa – e mais cedo é melhor do que mais tarde”, rematou.

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... mericanas/




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 6223
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 323 vezes

Re: Crise Econômica Mundial

#6623 Mensagem por akivrx78 » Qui Jul 11, 2024 8:41 pm

O valor das exportações da Coreia do Sul diminui em US$ 7,5 bilhões devido ao iene super fraco

Pela primeira vez em 38 anos, surgiu uma “superdepreciação” recorde do iene, lançando nuvens negras sobre as anteriormente fortes exportações da Coreia do Sul. Recentemente, as taxas de juros nos Estados Unidos permaneceram elevadas e o dólar mostrou força em comparação com moedas de todo o mundo. Em particular, o iene japonês depreciou-se significativamente, o que se estima ter reduzido o valor das exportações da Coreia do Sul em 7,5 mil milhões de dólares (aproximadamente 10,3 biliões de won) no primeiro semestre do ano. O Japão é um país que exporta muitos produtos semelhantes à Coreia do Sul, e isto porque o comércio internacional aumentou a competitividade de preços dos produtos japoneses.

O iene desvalorizou mais rapidamente do que o won e as exportações, que teriam aumentado para 342,3 mil milhões de dólares sem a desvalorização do iene, caíram para 334,8 mil milhões de dólares. O professor Kang Sung-jin da Universidade da Coreia disse: “O iene fraco pode afectar o declínio na competitividade das exportações das empresas coreanas”, acrescentando: “Os incentivos fiscais ao investimento devem ser reforçados e as regulamentações sobre o investimento em I&D e inovação industrial devem ser facilitadas”. .'' " ele disse.

Mainichi Keizai 4 de julho página A1

https://www.mk.co.kr/jp/economy/11064798


"Já estive lá três vezes este ano"...O déficit de viagens da Coreia do Sul ao Japão aumenta devido ao efeito borboleta do iene super fraco

ⓒ JoongAng Ilbo/JoongAng Ilbo versão japonesa 2024.07.03

Kim Myung-hoon (32), um funcionário de escritório coreano, viajou para Tóquio no fim de semana passado. Esta é sua terceira visita ao Japão somente neste ano. Kim disse: “Custa menos dinheiro do que ir à Ilha de Jeju ou outras viagens domésticas” e “Quando fui lá desta vez, pedi ramen e até chope, mas custou apenas 10.000 won (cerca de 1.163 ienes). em dinheiro coreano. "Eu não sabia o que fazer", disse ele.

No dia 2, a taxa de câmbio do iene no mercado cambial global era negociada a 161 ienes por dólar. No dia anterior, o iene atingiu 161,72 ienes por dólar, o nível mais fraco em 37 anos e 6 meses desde dezembro de 1986. Há preocupações crescentes de que o “iene super fraco” terá um impacto negativo no saldo das viagens domésticas da Coreia do Sul. O número de turistas coreanos que optam por viajar para o Japão em vez de viagens domésticas está a registar um aumento acentuado.


◇O “efeito borboleta do iene fraco” se espalha para viajar

À medida que o iene continua a depreciar-se, o montante dos depósitos em ienes japoneses na Coreia do Sul aumentou acentuadamente e a possibilidade de intervenção no mercado por parte das autoridades cambiais do Japão está a ter um impacto nas taxas de juro das obrigações dos EUA. Há preocupações de que isto tenha um impacto negativo nas exportações da Coreia do Sul. Além disso, existe uma expectativa crescente de que o défice aumente até ao saldo das viagens. O chamado “efeito borboleta de um iene fraco” parece estar a espalhar-se.

De acordo com o Sistema de Estatísticas Económicas do Banco da Coreia, no mesmo dia, o défice da balança de viagens do ano passado foi de 12,527 mil milhões de dólares (aproximadamente 14,5744 biliões de ienes), o mais elevado em cinco anos. Este é o maior déficit de viagens desde a pandemia do coronavírus. Deste montante, o défice em viagens para o Japão ascendeu a 3,38 mil milhões de dólares. Isso ocorre porque as receitas de viagens do Japão foram de US$ 1,753 bilhão, mas as despesas com viagens foram de US$ 5,133 bilhões.

◇O saldo de viagens ao Japão está no vermelho, reversão nos EUA

No ano passado, o défice da balança de viagens para o Sudeste Asiático como um todo foi de 3,523 mil milhões de dólares, o que é quase o mesmo nível do défice do Japão. Com base num único país, o Japão será provavelmente o país com o maior défice na balança de viagens. Até ao ano passado, o défice da balança de viagens do Japão com os EUA era maior do que o do Japão, mas no ano passado o défice do Japão foi revertido. Um funcionário do Banco da Coreia disse: ``Normalmente, os fundos para estudos no exterior e viagens de negócios aparecem como subsídios de viagem (despesas), portanto houve um grande déficit no saldo de viagens para os Estados Unidos, mas no ano passado houve um aumento acentuado em viajar para o Japão devido ao iene fraco.'' "Olhando para isso, o ritmo de aumento é mais rápido do que no ano passado."

A desvalorização do iene começou a aparecer em 2022, quando os EUA aumentaram a sua taxa de juro diretora, mas nesse ano não houve muitas viagens ao exterior devido às consequências da pandemia do coronavírus. O boom de viagens no Japão está em pleno andamento desde o ano passado. Espera-se que esta tendência se expanda ainda mais este ano, uma vez que o iene se desvalorizou mais do que no ano passado.

Na verdade, até Abril deste ano, o número de turistas coreanos que visitam o Japão atingiu um máximo histórico com base no mesmo período. De acordo com a Organização de Turismo da Coreia, o número de turistas que visitaram o Japão de janeiro a abril foi de 2.999.901, um aumento de 932.231 (45,1%) em relação ao mesmo período do ano passado (2.067.670). Durante este período, havia 230.048 coreanos a mais (8,3%) do que em 2018 (2.769.853), ano em que mais coreanos visitaram o Japão.

◇Japão recupera do défice comercial através do turismo

O Banco da Coreia explica que normalmente, quanto mais turistas houver num determinado país, maior será o défice da balança de viagens. O iene permanece super fraco e a tendência de aumento do número de turistas japoneses não deverá abrandar até ao segundo semestre do ano. Por outro lado, na perspectiva do Japão, o iene fraco está a funcionar como um factor que desencoraja as viagens ao estrangeiro. Isto acontece porque a forte depreciação do iene significa que quando os residentes japoneses vão para o estrangeiro, os seus gastos aumentam relativamente.

Por esta razão, o Japão está a ganhar força com o iene mais fraco e a aumentar o seu excedente de viagens. O número de estrangeiros que visitaram o Japão em maio foi de 3.040.100, um forte aumento de 60,1% em relação ao mesmo mês do ano passado (1.899.176). Até maio, o número de turistas aumentou 9,6% face a 2019 (2.773.091 pessoas), que registou o maior número de turistas de sempre. O governo japonês espera que o excedente de viagens ajude a compensar o défice comercial. No mês passado, o Sankei Shimbun informou: “O superávit na balança de viagens (em abril) atingiu 446,7 bilhões de ienes, o maior desde 1996, quando foram feitas comparações”. “Há grandes expectativas quanto a isso”.

https://japanese.joins.com/JArticle/320637

Coreia do Sul teme “super desvalorização do iene”…más notícias para as exportações e o saldo da conta corrente

Registro:2024-07-05 08:40 Modificação:2024-07-05

Principais indústrias de exportação, como construção naval e automóveis
Se o iene continuar a enfraquecer, a competitividade da Coreia do Sul diminuirá.

O iene continuou a sofrer uma desvalorização sem precedentes e, de acordo com a Kyodo News, na tarde do dia 26 do mês passado, o iene desvalorizou-se a certa altura para 160,39 ienes por dólar. Esta é a primeira desvalorização do iene em cerca de 37 anos, desde Dezembro de 1986, durante a bolha económica do Japão. Esta é a primeira vez em dois meses, desde 29 de abril deste ano, que o preço ultrapassa os 160 ienes por dólar.

Crescem as preocupações de que a contínua “superdepreciação” recorde do iene em 38 anos possa ter um impacto negativo na economia sul-coreana. Isto acontece porque não só a competitividade dos preços das empresas exportadoras sul-coreanas que competem com o Japão diminuirá, mas também terá um impacto negativo no excedente da balança corrente. Alguns alertam que se o valor do won cair ao mesmo tempo, os riscos poderão espalhar-se para o mercado financeiro nacional como um todo.

De acordo com análise da Associação de Comércio Internacional da Coreia no dia 4, o grau de concorrência de exportação entre a Coreia e o Japão no mercado mundial (2023) é de 0,458. Quanto mais próximo o grau de concorrência nas exportações estiver de 1, mais intensa será a concorrência, mas normalmente um valor de 0,5 ou superior é avaliado como tendo um elevado grau de concorrência.

O grau de concorrência é particularmente elevado no principal campo tradicional de exportação. O grau de concorrência pelos produtos petrolíferos atingiu 0,827, enquanto automóveis e peças (0,658), navios (0,653) e máquinas (0,576) também foram relativamente elevados. Num relatório recente, o Instituto de Investigação Económica da Coreia analisa que, por cada 1% de depreciação do iene, a taxa de crescimento do valor das exportações da Coreia do Sul diminui 0,61 pontos. Neste dia, a taxa de câmbio entre ienes e won foi de 100 ienes = 855,56 won, que foi 3,23 won mais fraca que no dia anterior (858,79 won). A taxa cruzada entre o won e o iene, de 850 won, é a mais baixa desde 2008.

Especialistas dizem que embora o grau de concorrência nas exportações entre a Coreia do Sul e o Japão seja menor do que era no passado, se a desvalorização do iene continuar por um longo período, os efeitos negativos serão inevitáveis. Kim Mil, chefe da equipe de pesquisa de títulos governamentais do Instituto de Desenvolvimento da Coreia (KDI), disse: “Embora o grau de concorrência nas exportações esteja mostrando uma tendência decrescente, ele está em um nível relativamente alto nas principais indústrias, como a construção naval e a automobilística”. .'' Embora o won esteja enfraquecendo em relação ao dólar, a continuação do ``iene extremamente fraco'' poderia reduzir pela metade os efeitos positivos do won fraco sobre as empresas exportadoras.'' O professor Park Sang-joon, da Escola de Estudos Internacionais da Universidade de Waseda, disse em um seminário organizado pela Associação Econômica Coreana no dia 2: “As empresas japonesas estão maximizando os lucros operacionais sem reduzir os preços unitários na medida do iene mais fraco”. Se o won não se desvalorizar juntamente com o iene, os lucros operacionais das empresas coreanas sofrerão inevitavelmente.”

Prevê-se que o défice crescente na balança de viagens seja um factor negativo para o excedente da balança corrente. De acordo com estatísticas do Banco da Coreia, o défice de viagens do ano passado foi de 12,527 mil milhões de dólares, o mais elevado em cinco anos, dos quais 3,38 mil milhões de dólares foram para o Japão. Um funcionário do Banco da Coreia disse: “Normalmente, havia um grande déficit na balança de viagens para os Estados Unidos, onde muitas despesas são gastas em estudos no exterior e viagens de negócios, mas desde o ano passado, o número de turistas para O Japão aumentou devido ao efeito do iene mais fraco, e o défice na balança de viagens para o Japão aumentou", disse ele. Segundo a Organização de Turismo da Coreia, 2.999.901 turistas visitaram o Japão de janeiro a abril deste ano, um aumento de 45,1% em relação ao mesmo período do ano passado (2.067.670).

As autoridades cambiais e os especialistas estão preocupados com o risco de que o valor do won caia ao mesmo tempo devido ao fenómeno da “sincronização do won e do iene”. Os investidores globais em divisas investem frequentemente no won e no iene ao mesmo tempo (cobertura de proxy) para evitar riscos, mas isto pode fazer com que o valor do won caia ao mesmo tempo. Numa conferência de imprensa em Abril, o Governador do Banco da Coreia, Lee Chang-young, disse: “Como o valor do won foi representado pelas moedas dos países vizinhos, não há qualquer aspecto de que o valor do won tenha diminuído excessivamente em comparação com os fundamentos da Coreia do Sul”. Estamos acompanhando de perto a situação.'' O diagnóstico do Banco da Coreia é que mesmo quando o dólar subiu para o nível de 1.400 won em Abril, o efeito proxy do iene mais fraco foi forte. "As indústrias e empresas nacionais estão a sofrer danos consideráveis ​​devido à super depreciação prolongada do iene, ao mesmo tempo que enfrentam dificuldades devido à reorganização das cadeias de abastecimento lideradas pelos Estados Unidos", disse Park Sang-hyun, especialista do High Divisão de Pesquisa de Valores Mobiliários. ``Em uma situação em que a sincronização entre o won e o iene está aumentando, se o governo japonês vender ativos no exterior e embarcar em um aperto agressivo para proteger o valor do iene, isso afetará o sistema financeiro coreano. mercado. '' Isso funcionará como um fardo enorme."

Repórteres Kim Hoe-soon, Ahn Tae-ho, Nam Ji-hyun (contato japan@hani.co.kr)
https://www.hani.co.kr/arti/economy/eco ... 47823.html
Entrada de texto original em coreano: 05/07/2024 06:00




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Crise Econômica Mundial

#6624 Mensagem por Túlio » Qui Jul 11, 2024 10:47 pm

O problema me parece interno, caro @akivrx78: enquanto um JPY desmoronando parece bom para as exportações, devemos lembrar que parte delas são compostas por insumos comprados em "moedas" bem mais "fortes", como USD, EUR e AUD (até o cambaleante CNY está bem menos pior); há ainda que ser verificado o efeito disso no PP (purchasing power) do trabalhador japonês, bem como do sempre desprezado APOSENTADO, mesmo que ele seja muito importante para fechar as contas no consumo.

Li com extremo interesse tuas considerações pessoais a respeito, terias outras?

PS.: vi que o BoJ tá armando nova intervenção na Economia, tens comentários? A mim parece mais um erro.




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 6223
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 323 vezes

Re: Crise Econômica Mundial

#6625 Mensagem por akivrx78 » Sex Jul 12, 2024 4:22 am


Os salários e custos trabalhistas hoje na Coreia do Sul são superiores a dos japoneses, dai a preocupação deles...


Jun 1, 2024
Japan spent a record ¥9.8 trillion ($62.2 billion) in the past month to prop up the yen after it fell to a 34-year low against the dollar, surpassing the total amount it used in 2022 to defend the currency.

https://www.japantimes.co.jp/business/2 ... nd-record/
Para o Japão a taxa de câmbio ideal a uns 10 anos atrás era de 120=1 dólar para as empresas nacionais e exportadoras, hoje não se comenta qual seria a taxa ideal, acho que ninguém mais sabe, mas quanto mais o iene enfraquecer mais complicado vai ficar com certeza se os salários não se elevarem.


https://jbpress-ismedia-jp.translate.go ... r_pto=wapp

Um artigo interessante de 4 paginas, que o autor diz que o iene vai continuar a se desvalorizar se nada for feito...

Algumas empresas estão começando a transferir linhas de produção da China de volta para o Japão (neste caso não somente por causa do iene baixo, mas por causa do Lockdown da China) que fez vários produtos/componentes ficarem com as linhas de produção paradas, afetando o mercado interno japonês.

Conheço um dono de empresa que trabalha no ramo de construção civil e que no final da obra para passar na vistoria dos bombeiros, retirou as luminárias de saída de emergência do prédio onde morava em (Ginza bairro de rico) e instalou na obra, os moradores de onde ele morava deram falta e o dono da empresa para não ser preso mandou o velhinho empregado da empresa assumir a culpa na polícia...

Eu perguntei para ele porque ele fez isto, ele explicou que procurou em todos os revendedores e direto do próprio fabricante e ninguém tinha estoque disponível por causa da produção paralisada na China, e não passar na vistoria implica em atrasar a entrega da obra e a multa era de mais de 100 milhões de ienes.

Isto foi por causa de somente 8 luminárias ele disse que na época faltava ar condicionado, vasos sanitários, papel de parede, janelas, portas, até encanamentos estava em falta e o problema se agravou porque muitas construtoras começaram a estocar produtos com medo faltar material durante a construção, ou seja quem não estocou material com antecedência se ferrou.

Por enquanto algumas empresas vão transferir linhas de produção para atender a demanda do mercado interno japonês não para exportação, para dar o próximo passo vai depender dos políticos que estão sendo criticados pelos japoneses por serem muito lerdos.

O governo de Tokyo que recentemente foi reeleito, tem orçamento para dar aumento salarial e não fazem nada, fica esperando as ordens virem de cima para se mover, Tokyo esta subsidiando as famílias para criarem mais filhos, porem em 2023 Tokyo foi o local do Japão onde menos pessoas se casaram calculado em % de moradores.

Para se casar se gasta no mínimo 4 milhões de ienes, com salários defasados e o custo de vida aumentando, hoje é praticamente impossível para um casal na faixa de 20 a 30 anos se casar em Tokyo ou seja estão combatendo um problema e ignorando outro pior...





Na questão de alimentação onde eu moro tem muitos supermercados e dependendo onde se faz as compras o valor dobra, se fizer as compras em locais baratos o aumento do preços dos alimentos é imperceptível, na época da deflação as pessoas não se importavam muito em fazer compras no local mais barato porque a diferença dos preços eram muito pequenos, mas agora a diferença dos preços é enorme, em geral os alimentos de marcas consagradas os preços subiram, mas os de marcas pouco conhecidas os preços continuam com antes.

O preço de imoveis novos está subindo, porem o preço dos aluguéis permanecem inalterados.

O preço de água e gás e combustível para mim não fez muita diferença, mas o preço da luz praticamente dobrou, o aumento da energia elétrica não foi somente por causa da paralisação das usinas nucleares, as termoelétricas estão ficando velhas e estão sendo desativadas, tentaram copiar os europeus apostando em energias ecológicas e o resultado está ai.




O Boj parece que vive em outro planeta, os japoneses especuladores estão comentando que a suposta interversão hoje foi uma piada, se for fazer interversão, tem que ser para valer, não estes movimentos medíocres.
Essa queda do par dólar/iene pode ser uma grande oportunidade de compra no médio prazo, mas gostaria de avaliar o preço com cuidado, sem pressa na compra. Isto ocorre porque a intervenção não é necessariamente uma intervenção única. Este ano, as intervenções ocorreram nos dias 29 de abril e 1º de maio, tanto após a divulgação dos indicadores quanto em períodos de baixa liquidez. Existe a possibilidade de que o governo e o Banco do Japão estejam à espera para esmagar os movimentos especulativos perto do final do mercado de NY esta noite e no início da próxima segunda-feira, quando o mercado de Tóquio estiver fechado.
https://media.rakuten-sec.net/articles/-/45810?page=1
Eu também acho que é um erro, parece estarem no desespero para evitar que os preços subam antes dos salários, eu não boto muita fé, mas dizem que até o final do ano os salários vão subir, eu acho que vai demorar mais...




Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 6223
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 323 vezes

Re: Crise Econômica Mundial

#6626 Mensagem por akivrx78 » Sáb Jul 13, 2024 5:38 pm



O atual salário mínimo médio nacional é de 1.004 ienes, mas as discussões começaram a sério para aumentá-lo para cerca de 1.050 ienes.

O salário mínimo é revisto todos os anos, mas há 10 anos era de 780 ienes.

No ano fiscal de 2023, aumentou 43 ienes, o maior de todos os tempos, e a média nacional ultrapassou 1.000 ienes pela primeira vez, para 1.004 ienes.

Agora, espera-se que sejam feitos ajustes com o objetivo de elevar o preço para 1.050 ienes, visando finalizar o preço no final de julho.

Nesse caso, meu salário por hora poderia aumentar em 46 ienes, então falei com um trabalhador de meio período.

Trabalho de meio período (20 anos): Aumenta bastante. Vamos nos divertir e fazer algo que normalmente não fazemos.

Trabalho de meio período (adolescentes): Um aumento de 50 ienes no salário por hora é um grande aumento.

Este aumento do salário mínimo é uma iniciativa política fundamental do primeiro-ministro Kishida, que declarou: “Nosso objetivo é que a média ponderada nacional atinja 1.500 ienes até meados da década de 2030”.

A meta do governo é 1.500 ienes.

Na verdade, existe uma loja na província de Gunma que já atingiu esse objetivo.

Esta é a Costco, que é conhecida por sua placa vermelha.
É uma grande loja com grande área de vendas de cerca de 10.000 metros quadrados e carnes e pães de grande porte.É uma empresa afiliada ao exterior com sede nos Estados Unidos.

O salário por hora é de incríveis 1.500 ienes, e nos feriados súpera a 2.000 ienes.

Como a Costco tem filiais em todo o mundo, eles dizem que igualam o salário por hora de seu país de origem, os Estados Unidos.

No entanto, se olharmos para o salário mínimo na região de Kanto, o salário mínimo na província de Gunma é de 935 ienes, o mais baixo da região de Kanto.


Quando as pessoas da província de Gunma ouviram que o salário era o mais baixo da região de Kanto, disseram coisas como: ``Acho que há algumas coisas que não podem ser evitadas'', ``Meus amigos em Tóquio ganham 1.300 ienes, etc. ., então estou com ciúmes deles'' e ``Eu realmente quero que o (salário por hora) seja aumentado''.

Na cidade de Maebashi, há muitas lojas onde o salário por hora gira em torno de 1.000 ienes.

O governo de quer aumentar para 1.500 ienes por hora e a realidade da província de Gunma com nível salarial mais baixo da região de Kanto.

Quando perguntei a Hiroshi Arikawa, gerente do T.G. CAFE na cidade de Maebashi, que fica perto de Costco, o que ele achava do salário por hora de Costco de 1.500 ienes, ele respondeu honestamente: “Nosso salário por hora parece muito mais baixo. em nossa loja.

' Ele me disse como se sentia:

Em relação ao salário por hora da loja, o gerente Arikawa disse: "É cerca de 1.000 ienes, começando em 980 ienes. O salário por hora aumentará quando você aprender o trabalho".

Em algum momento o salário mínimo vai ser aumentado.

No entanto, diz-se que aumentar os salários em 50 ienes por hora é difícil para as lojas.

O gerente Arikawa disse: ``O preço da água, eletricidade e gás está aumentando, e o preço dos ingredientes também está aumentando.Não temos escolha a não ser aumentar os preços do menu.

Afinal, temos muitos clientes regulares , então estou muito preocupado que eles não nos visitem mais. ''

Mentalidade do dono do restaurante ele prefere aumentar os preços o mínimo possível e não dar aumento salarial para não perder a clientela...

Quando o BOJ diz que os salários estão aumento realmente estão, mas somente as grandes empresas estão dando aumento salarias significativos, as pequenas empresas tem pavor de aumento de preços, isto inclui todas as áreas desde serviços, comercio, produção, etc.

Eu não ganho por hora então para mim pouca diferença faz, porem este aumento de 46 ienes eu acho ridículo, deveria aumentar no mínimo 100/h.

https://ja.wikipedia.org/wiki/%E6%A5%AD ... F%E5%93%81
Alimentos comerciais são alimentos elaborados e vendidos especificamente para uso para varejistas, como restaurantes. Também chamado de alimento comercial. A embalagem é simples, o conteúdo é maior do que o de uso doméstico e o preço por unidade é relativamente baixo.
No Brasil eu não sei se tem isto, se chama Gyomu Supa é uma rede de supermercados que vende produtos para atender os varejistas, os preços são como se fosse um atacadão, mas muito mais barato e os produtos são vendidos por unidade, não precisa ser associado ou ser comerciante para fazer compras, qualquer pessoa pode comprar qualquer produto sem restrição nenhuma, vale a pena comprar produtos desta rede porque custa menos da metade dos produtos de uma marca famosa.

O próprio Costco do vídeo vende bons produtos e são baratos, o único problema é que eles são atacadistas e tem que ser associado para fazer compras, tem que ir com os pais, irmãos e tia para fazer compras e repartir os produtos entre as famílias.




Marusan, um supermercado comunitário que opera nos subúrbios da província de Saitama, abriu uma nova loja na cidade de Kasukabe no dia 11. Embora fosse um dia de semana e estivesse chovendo, havia uma longa fila de cerca de 600 pessoas antes da loja abrir, às 8h30. Tentamos descobrir por que eles podem ser vendidos tão baratos nesta era de preços altos, como um pacote de ovos que custa 50 ienes e um repolho que custa 50 ienes.
Quando é barato eles gastam... o local onde este supermercado foi aberto tem 20 supermercados rivais...




Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 6223
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 323 vezes

Re: Crise Econômica Mundial

#6627 Mensagem por akivrx78 » Seg Jul 15, 2024 9:37 pm



A taxa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) da China anunciada hoje de Abril a Junho apresentou uma tendência de desaceleração.Mais de 1 milhão de lojas já fecharam só no primeiro semestre deste ano e os jovens estão a afluir às cafeterias para os idosos.

Promoção de loja de varejo de eletrodomésticos (do SNS chinês)
“Finalmente chegou o momento que todos esperavam! A partir de 15 de junho, estarão disponíveis subsídios para substituição de eletrodomésticos antigos por novos.”

Além das campanhas de promoção da substituição de eletrodomésticos, estamos também a revitalizar os “espaços noturnos” com espaços de diversão e restaurantes que atraem os jovens depois do trabalho. Todas estas são medidas de estímulo ao consumo nas quais o governo chinês está atualmente a concentrar-se.

No entanto, o efeito parece ser limitado, uma vez que o Gabinete Nacional de Estatísticas da China anunciou hoje que a taxa de crescimento real do produto interno bruto (PIB) de Abril a Junho deste ano foi de +4,7%. Isto desacelerou em relação à taxa de crescimento de 5,3% de janeiro a março deste ano.

Dos cidadãos...

cidadão
"(Q. Como está a economia na China?) Não é esta muito boa."
“Meu salário foi reduzido pela empresa.”
“Nunca tinha pensado nisso antes, mas como a economia não vai bem, comecei a poupar dinheiro.”

Os shopping centers perderam tráfego e quase 80% das lojas foram forçadas a fechar.

Segundo a imprensa chinesa, o número de lojas fechadas já ultrapassou 1 milhão só no primeiro semestre deste ano, aproximando-se do mesmo número do ano passado.

Devido à prolongada recessão econômica, a tendência dos cidadãos para poupar dinheiro permanece inalterada, e mesmo este fenômeno...


repórter
“Esta é uma cafeteria para idosos, mas há alguns jovens lá dentro”.

A “Cafeteria do Idoso” oferece refeições baratas e nutritivas aos idosos da comunidade. Antigamente era usado apenas por idosos, mas recentemente os jovens começaram a ser vistos cada vez mais.

“O preço é justo, dá para almoçar rápido e é uma delícia. Estou economizando porque não tenho grandes expectativas para o futuro.”

Neste contexto, teve início hoje em Pequim uma importante reunião do Partido Comunista Chinês, a 3ª Assembleia Geral. É um local onde são discutidas políticas econômicas de longo prazo e, no passado, foi um importante ponto de viragem para a China, com o lançamento de reformas e políticas de abertura em 1978, e o relaxamento da política do filho único em 2013. Políticas importantes foram decididas.

Desta vez, o tema é "promover a modernização ao estilo chinês", defendido pelo presidente Xi Jinping, e o foco estará nas medidas que a China tomará para resolver os problemas que a China enfrenta atualmente, tais como a recessão imobiliária e o declínio taxa de natalidade e envelhecimento da população.








O vídeo inicia com eles na estação de metro, e vão andando por cerca de 24 minutos até chegar a vila olímpica em Harumi, neste local há 10 anos atrás um apartamento de família custava cerca de 55 milhões de ienes.

Depois das olimpíadas todos os apartamentos foram desmantelados por dentro, sobrou somente o piso e os pilares de concreto e foram todos reconstruídos do zero novamente, em 2019 se pretendia vender os apartamentos para famílias japonesas por cerca de 60 a 80 milhões de ienes, mas investidores estrangeiros compraram para investimento e o preço dos imoveis no local subiram, em 2019 quando colocaram a venda os imoveis tinha cerca de 266 pedidos de compra para cada apartamento, por causa disto a média dos preços se elevou para 100 a 200 milhões de ienes por apartamento, o governo de Tokyo fez uma pesquisa para saber quantas pessoas estava morando no local e descobriu que existe cerca de 1000 (foi comprado, mas ninguém mora) apartamentos vazios.

Em janeiro de 2024 os apartamentos foram entregues a seus donos, demorou para ser entregue porque foi construído/desmantelado por dentro/reconstruído novamente, o governo de Tokyo cedeu o terreno, a construção e comercialização dos imoveis ficou a cargo da iniciativa privada, ao todo são 5160 apartamentos em 21 prédios e o custo do investimento foi de 54 bilhões de ienes, foi construído escolas de primeiro se segundo grau, bancos, posto de correio, supermercados, restaurantes, academias, etc. Porem (eu conheço o local) é longe da estação de trens e metro, eu não moraria aí nem se fosse rico, eu nunca morei no Japão a mais que 8 minutos de uma estação, no verão e no frio é bravo ter de andar mais que 10 minutos de uma estação até chegar em casa.

Aos 11:50 está sendo construído duas novas torres residenciais de 50 andares e 90% dos apartamentos já estão vendidos, aos 12:50 do vídeo ele mostra o mapa com os 21 prédios residenciais, aos 14:24 ele mostra como é por dentro de um dos prédios e por dentro dos apartamentos, o aluguel de um apartamento com 71 metros quadrados com 4 quartos, sala, cozinha e banheiro custa 690 no sexto andar e 800 mil ienes por mês no décimo andar... a média de um assalariado normal japonês em Tokyo é de 550/600 mil ienes, resumindo por causa dos estrangeiros que compram os imoveis os preços sobem e os japoneses comuns não tem renda suficiente para morar no local.

No máximo, o aluguel no local deveria ser de 200 mil ienes por mês.





Estão comentando (alemão da jp morgan e o japonês dono de empresa de fundos de investimentos) que a bolsa que esta nos 42 mil pontos em 2025 vai chegar aos 55 mil pontos e em 2030 vai chegar aos 100 mil pontos.




Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 6223
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 323 vezes

Re: Crise Econômica Mundial

#6628 Mensagem por akivrx78 » Sex Jul 19, 2024 4:29 pm



Reportagem mostrando a realidade dos chineses e analisando o plano de políticas do PCC para os próximos anos.

Aposentado de 70 anos acorda as 4 e meia da manhã para trabalhar porque a aposentadoria é ridícula, ele ganha 6000 mil ienes de aposentadoria e o aluguel onde ele mora custa 80 mil ienes por mês...

As aposentadorias variam de acordo com o local onde a pessoa nasceu, se foi no interior ele recebe a aposentadoria da cidade onde nasceu, na China o governo não permite a transferência de serviços públicos das pessoas entre estados, se necessitar de um hospital ou paga um particular, ou viaja de volta para a cidade onde nasceu para ser atendido, o sistema e mantido assim para aliviar os serviços públicos nas grandes cidades e se fosse permitido a transferência de tudo, as cidades do interior não teriam como (de qualquer forma as cidades pequenas estão falidas) se sustentar.
Se vier do interior e casar e tiver filhos em uma grande cidade, os filhos serão registrados com cidadãos desta cidade e receberam o acesso a todos os serviços públicos desta cidade porem se o pai ou a mãe nasceram no interior eles vão receber a aposentadoria do interior e o valor da aposentadoria varia de cidade para cidade...a diferença dos valores chegam a ser 10 vezes.

Se esperava que o novo plano incluísse grandes reformas, principalmente no do sistema de previdenciário, porem o governo não pretende fazer grandes reformas e com a população envelhecendo rápido os idosos tem um futuro sombrio pela frente.

Os pesquisadores chineses dizem que a revolução chinesa terminou em 1990 de agora em diante será apenas apertar as pontas soltas, pessoas próximas do Xi fornecem livros sobre a revolução francesa para ele ler e tirar conclusões dos perigos de grandes planos revolucionários, foi dito que vão investir em setores de tecnologia e inovação ok, porem não foi divulgado nenhum plano para resolver os problemas atuais...

Sobre o setor imobiliário e sobre a reforma politica do PCC eu vou pular.

Os jovens não conseguem empregos e estão economizando o máximo possível, quando as pessoas encontram dificuldades financeiras elas têm a tendência de recorrer a jogos e apostar a sorte, na China os jovens começaram a comprar raspadinhas como loucos e o PCC proibiu a venda das cartelas...quando se encontra alguma loja vendendo cartelas, 80% dos clientes são jovens tentando a sorte, o pesquisador, chines diz que deveriam aproveitar a arrecadação para criar novos empregos, mas o PCC resolve o problema de forma mais simples e rápida, proibindo a venda...
No maior estúdio cinematográfico aberto do mundo, cerca de 200 mil jovens disputam vagas de trabalhos pagos por dia, duas chinesas que acabaram de se formar na faculdade, porem como não conseguem encontrar emprego elas foram tentar a sorte procurando trabalho diário como figurantes.
Hoje os jovens estão trabalhando como recepcionistas, guardinhas, assistentes comunitários, este tipo de trabalho era feito por pessoas mais velhas, hoje menos de 50% dos jovens com diploma conseguem encontra um emprego.
Em tempos de crise muitos jovens tentam se tornar funcionários públicos, porem conseguir uma vaga não é fácil, em média nacional são 77 candidatos para uma vaga, em vagas mais disputadas são 3572 candidatos para cada vaga.

Os governos de estados do interior estão super endividados se estima que a dívida chega a 106 trilhões de yuans deve dar uns 14 trilhões de dólares... a província de Tianjin tem uma dívida de 1080% e Chongqing tem uma dívida de 770%, como as dívidas são muito elevadas eles não tem dinheiro nem para pagar as aposentadorias, como os governos não tem dinheiro eles estão apertando a cobrança de impostos geralmente se uma empresa deve impostos se cobra no máximo 3 a 5 anos anteriores, mas eles começaram a cobrar impostos de empresas privadas com até 30 anos atrasados...

O PCC esta perseguindo empresas privadas de TI, empresas de consultoria, escolas de reforço escolar, eles dizem que estão abrindo mais o mercado, mas na realidade estão ampliando as restrições por causa destas politicas restritivas os próprios investidores chineses estão evitando investir na China e transferindo seus bens para o exterior.

No final do programa eles dizem que o governo chines deveria abrir mais o mercado e deixar a economia fluir para a própria população ganhar confiança e explorar o mercado interno, porem pelo que tudo indica o Xi pretende continuar com as políticas de intervenção restringindo cada vez mais a liberdade econômica e consequentemente agravando a crise interna.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Crise Econômica Mundial

#6629 Mensagem por Túlio » Ter Jul 23, 2024 1:47 am

akivrx78 escreveu: Sex Jul 19, 2024 4:29 pm

Reportagem mostrando a realidade dos chineses e analisando o plano de políticas do PCC para os próximos anos.

Aposentado de 70 anos acorda as 4 e meia da manhã para trabalhar porque a aposentadoria é ridícula, ele ganha 6000 mil ienes de aposentadoria e o aluguel onde ele mora custa 80 mil ienes por mês...

As aposentadorias variam de acordo com o local onde a pessoa nasceu, se foi no interior ele recebe a aposentadoria da cidade onde nasceu, na China o governo não permite a transferência de serviços públicos das pessoas entre estados, se necessitar de um hospital ou paga um particular, ou viaja de volta para a cidade onde nasceu para ser atendido, o sistema e mantido assim para aliviar os serviços públicos nas grandes cidades e se fosse permitido a transferência de tudo, as cidades do interior não teriam como (de qualquer forma as cidades pequenas estão falidas) se sustentar.
Se vier do interior e casar e tiver filhos em uma grande cidade, os filhos serão registrados com cidadãos desta cidade e receberam o acesso a todos os serviços públicos desta cidade porem se o pai ou a mãe nasceram no interior eles vão receber a aposentadoria do interior e o valor da aposentadoria varia de cidade para cidade...a diferença dos valores chegam a ser 10 vezes.

Se esperava que o novo plano incluísse grandes reformas, principalmente no do sistema de previdenciário, porem o governo não pretende fazer grandes reformas e com a população envelhecendo rápido os idosos tem um futuro sombrio pela frente.

Os pesquisadores chineses dizem que a revolução chinesa terminou em 1990 de agora em diante será apenas apertar as pontas soltas, pessoas próximas do Xi fornecem livros sobre a revolução francesa para ele ler e tirar conclusões dos perigos de grandes planos revolucionários, foi dito que vão investir em setores de tecnologia e inovação ok, porem não foi divulgado nenhum plano para resolver os problemas atuais...

Sobre o setor imobiliário e sobre a reforma politica do PCC eu vou pular.

Os jovens não conseguem empregos e estão economizando o máximo possível, quando as pessoas encontram dificuldades financeiras elas têm a tendência de recorrer a jogos e apostar a sorte, na China os jovens começaram a comprar raspadinhas como loucos e o PCC proibiu a venda das cartelas...quando se encontra alguma loja vendendo cartelas, 80% dos clientes são jovens tentando a sorte, o pesquisador, chines diz que deveriam aproveitar a arrecadação para criar novos empregos, mas o PCC resolve o problema de forma mais simples e rápida, proibindo a venda...
No maior estúdio cinematográfico aberto do mundo, cerca de 200 mil jovens disputam vagas de trabalhos pagos por dia, duas chinesas que acabaram de se formar na faculdade, porem como não conseguem encontrar emprego elas foram tentar a sorte procurando trabalho diário como figurantes.
Hoje os jovens estão trabalhando como recepcionistas, guardinhas, assistentes comunitários, este tipo de trabalho era feito por pessoas mais velhas, hoje menos de 50% dos jovens com diploma conseguem encontra um emprego.
Em tempos de crise muitos jovens tentam se tornar funcionários públicos, porem conseguir uma vaga não é fácil, em média nacional são 77 candidatos para uma vaga, em vagas mais disputadas são 3572 candidatos para cada vaga.

Os governos de estados do interior estão super endividados se estima que a dívida chega a 106 trilhões de yuans deve dar uns 14 trilhões de dólares... a província de Tianjin tem uma dívida de 1080% e Chongqing tem uma dívida de 770%, como as dívidas são muito elevadas eles não tem dinheiro nem para pagar as aposentadorias, como os governos não tem dinheiro eles estão apertando a cobrança de impostos geralmente se uma empresa deve impostos se cobra no máximo 3 a 5 anos anteriores, mas eles começaram a cobrar impostos de empresas privadas com até 30 anos atrasados...

O PCC esta perseguindo empresas privadas de TI, empresas de consultoria, escolas de reforço escolar, eles dizem que estão abrindo mais o mercado, mas na realidade estão ampliando as restrições por causa destas politicas restritivas os próprios investidores chineses estão evitando investir na China e transferindo seus bens para o exterior.

No final do programa eles dizem que o governo chines deveria abrir mais o mercado e deixar a economia fluir para a própria população ganhar confiança e explorar o mercado interno, porem pelo que tudo indica o Xi pretende continuar com as políticas de intervenção restringindo cada vez mais a liberdade econômica e consequentemente agravando a crise interna.
Deves estar BEM preocupado, meu amigo: o grosso disso aí é resumido em CONDIÇÕES e consequentes MEDIDAS de pré-guerra; até o Japão, às vésperas da WW2, se encontrava com as costas na parede, com o povo empobrecendo, empresas quebrando por falta de liquidez, matéria-prima ou ambas.

Os empregos que faltavam no setor privado comum foram preenchidos por vagas nas forças armadas e indústria bélica, que já eram poderosas, mas com o corolário de drenarem ainda mais recursos de uma Economia já nas cordas.




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 6223
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 323 vezes

Re: Crise Econômica Mundial

#6630 Mensagem por akivrx78 » Ter Jul 23, 2024 2:42 pm

No caso da China as tvs japonesas fazem estes programas e analisam o vizinho para tentar prever o que eles vão fazer, por mais desavenças que eles tenham entre si, ambos têm laços econômicos que não podem ser ignorados.

https://onecms-res.cloudinary.com/image/upload/s--JLr-u2eT--/f_auto,q_auto/v1/mediacorp/cna/image/2024/06/06/20240604-chinas-top-five-trading-partners.png?itok=hKbIueiW
A China é o maior parceiro comercial do Japão e da Coreia do Sul, enquanto o Japão e a Coreia são o quarto e o quinto maiores parceiros comerciais da China, respectivamente, este ano os 3 países voltaram a iniciar as negociações de um acordo de livre comércio.

Na SGM o Japão chegou a gastar 80% do Pib na guerra, e depois de perder a guerra eles confiscaram as contas da população e limitaram a quantia de saques, além de perder a guerra, perder bens materiais e vidas, o dinheiro que sobrou da população foi confiscado pelo governo...

Eu não acredito que vá acontecer alguma coisa anormal na região, mas se as coisas piorarem muito existe o risco de copiarem a receita antiga dos japoneses para amenizar uma crise interna deles.




Carro placa azul é da polícia chinesa, eles mandaram parar de fazer reportagem sobre a economia chinesa...




Responder