Isso já foi respondido em comentários passados. Voltamos no tempo pelo visto. Haja coração. Misericórdia. Puta que me pariu. O Brigadeiro não deve ter lido NADA sobre o Hind pra dar uma resposta tão ridícula e patética quanto essa, parece até que veio de uma seção de comentários do Youtube. É um feedback completamente diferente do que o Coronel Schwertz afirmou. Cada dia descobrimos algo novo. Um dia é custo operacional (Baptista x Rinaldo Nery/Schwetz) pois o Rinaldo Nery e o Coronel Schwertz já falaram não ser alto e muito menos problemas quanto a isso, o Schwertz afirmou que houve problemas logísticos mas só em relação aos pneus e que depois da IAS não houve mais. É difícil de entender.NaScImEnTToBR escreveu: ↑Dom Jul 10, 2022 7:32 amÉ impressionante a falta de transparência das instituições. Uma hora alguém diz X, depois diz Y e ninguém fica sabendo de NADA pois nada tem fonte, gráfico ou algo que parece no mínimo verdadeiro pois sequer corrobora com as fontes da própria força.knigh7 escreveu: ↑Dom Jul 10, 2022 2:36 am O Baptista Jr disse que desativou por problemas de logística e de custo operacional e que conversou com o EB sobre eles. O Comandante do EB, Marco Antônio Freire Gomes, que estava do lado do Baptista, não falou nada e o Ministro da Defesa também.
Acho que o Mi35 não vai para a AvEx...
O Coronel Schwertz afirmou que houve um requerimento pra um helicóptero de ataque e que a FAB comprou o Hind em pacote fechado, também afirmou que houve problemas logísticos relacionados ao pneu, mas que depois da instalação da IAS não houve mais problemas. O Rinaldo Nery afirmou que o problema não foi o custo de operação mas o problema foi o custo da revisão. Não custa o Baptista vir a público e fazer uma nota séria explicando:
1°Criamos um requerimento errôneo e na época devido a balança comercial o Hind foi empurrado por conveniência.
2° Percebemos que esse Heli não atende mais os requisitos da FAB e por isso iremos desativá-lo, dando foco em outros programas mais importantes pra força.
É difícil fazer isso? TODOS os países fazem... A FAB agora vai ter que aprender gestão na Etiópia e no Cazaquistão. E tome GTE levando político pra lá e pra cá enquanto isso... O GTE sim é um grande requisito da força, assim como a regulação da patrulha aérea de asa fixa na fronteira quando roubaram o drone da PF e não se esqueçam da quantidade gigantesca de controladores de voo e militares nos aeroportos civis, coisa que na maioria dos países não ocorre também. E nem vamos falar do H225M, esse ai é o mais barato de operar, nada de mal pra falar dele, até porque a HELIBRAS é muito bem representada no Congresso pela FIERJ e precisamos pagar o triplo do preço pra montar um kit CKD...
Edit: Obrigado pelo post. Pra quem chegou perdido:Aos 6:09:30 o Baptista fala sobre o AH-2 Sabre / Mil Mi 35 Hind.
Apresentação dos AH-2 da FAB
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Não acho que a essa altura dos acontecimentos seja produtivo ficar tentando encontrar respostas que justifiquem a aposentadoria precoce dos Mi-35.
Fato é que a FAB, ou na verdade o atual comando dela sob o Brig Baptista e seu estado maior, está com a corda no pescoço mais do que nunca em matéria financeira, e estão aproveitando para se livrar de vários custos que na visão do atual comando não são necessários ou impositivos dentro da perspectiva operacional da força para o futuro.
E de fato, a presença do Mi-35 na FAB sempre pareceu um contrassenso, mas que nunca foi questionado abertamente, até agora.
Indiferente ao destino final que eles tenham, já que serão mantidos na reserva, e portanto, em condições de serem reativados a qualquer momento a partir de decisão do comando da força, há de convir que eles obviamente não durarão muito tempo nesta condição, visto que não estamos em situação financeira que se possa admitir tal luxo com um vetor tão caro de manter e operar quanto se diz. E ainda pior, nas pequenas quantidades disponíveis. Então, resta esperar que eles sejam alienados ou vendidos no curto a médio prazo, assim que a oportunidade aparecer. Interessados neles lá fora com a mais absoluta certeza existem. Por que a FAB ainda simplesmente não os vendeu, essa parece ser a maior incógnita de todo esse imbróglio.
Fato é que a FAB, ou na verdade o atual comando dela sob o Brig Baptista e seu estado maior, está com a corda no pescoço mais do que nunca em matéria financeira, e estão aproveitando para se livrar de vários custos que na visão do atual comando não são necessários ou impositivos dentro da perspectiva operacional da força para o futuro.
E de fato, a presença do Mi-35 na FAB sempre pareceu um contrassenso, mas que nunca foi questionado abertamente, até agora.
Indiferente ao destino final que eles tenham, já que serão mantidos na reserva, e portanto, em condições de serem reativados a qualquer momento a partir de decisão do comando da força, há de convir que eles obviamente não durarão muito tempo nesta condição, visto que não estamos em situação financeira que se possa admitir tal luxo com um vetor tão caro de manter e operar quanto se diz. E ainda pior, nas pequenas quantidades disponíveis. Então, resta esperar que eles sejam alienados ou vendidos no curto a médio prazo, assim que a oportunidade aparecer. Interessados neles lá fora com a mais absoluta certeza existem. Por que a FAB ainda simplesmente não os vendeu, essa parece ser a maior incógnita de todo esse imbróglio.
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Algo ainda inexplicável oficialmente pela FAB, o descarte de células com ainda tantas horas de voo, de um vetor aéreo que tinha papel singular em nossas forças...
Hoje helicópteros de ataque AH-2 e aeronaves super tucanos (Também descartados sem motivos), abandonado no pátio do PAMA-LS enferrujando e virando sucata!!!
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Chega a ser inacreditável essa autonomia toda para fazer besteira que os militares tem, não é possível que esse ministério da defesa seja tão incompetente e que não questione e não reverta esse tipo de decisão e olha que os últimos acontecimento já demonstraram que a força dos militares é zero.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
O Ministerio da Defesa é capacho e testa de ferro dos presidentes de plantão. Nem mais, nem menos.
É para isso que serve e foi criado.
Não espere nada além.
Se fizer, ou tentar fazer, se ferra legal.
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Strike91 escreveu: ↑Qua Jul 19, 2023 2:20 am
Algo ainda inexplicável oficialmente pela FAB, o descarte de células com ainda tantas horas de voo, de um vetor aéreo que tinha papel singular em nossas forças...
Hoje helicópteros de ataque AH-2 e aeronaves super tucanos (Também descartados sem motivos), abandonado no pátio do PAMA-LS enferrujando e virando sucata!!!
É sempre legal recordar que no Peru existe um "centro de reparo" oficial e homologado para manutenção e reparo de quase toda linha de helicópteros Mi Mil, que por sinal eles, os venezuelanos e colombiano já os operam com sucesso à anos...
E os tais custos estratosféricos de manutenção ? Enviar motores e hélices para concerto na Rússia?? Seria falácia "carioca"?Até porque o Peru, Venezuela, Colômbia, Nicarágua e etc, consegue operar e arcar com os reparos e manutenção de rotina dos seus helicóptero russos, mais aqui no Brasil os valores seriam um absurdo e a mecânica e peças de reposição seriam quase impossível de conseguir e fazer os trabalhos... Tem que ser muito inocente ou idiota para acreditar nesta falácia!!
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
A IAS é capaz de fazer manutenção no Mi-35 de forma completa, já visitei eles, usam cRIO nos testes dos motores VK-2500 dos Sabres. Essa história está muito mal explicada, pra mim a FAB tinha alguma promessa de que receberia algo em troca, como PaveHawk. Inclusive, dois dias depois de anunciarem, postaram a foto do Pave no Facebook e depois apagaram. Cheguei a comentar isso aqui.
O EB deveria aceitar os AH-2 urgente, inclusive com modernização - sei que já são modernos, mas - Israelense para aceitarem Spikes.
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Concordo, eles seriam um grande diferencial para a aviação do EB, onde finalmente teria um vetor "puro sangue" de ataque, ainda mais com uma possível modernização onde fosse possível disparar os misses spikes!gabriel219 escreveu: ↑Dom Jul 23, 2023 12:10 am A IAS é capaz de fazer manutenção no Mi-35 de forma completa, já visitei eles, usam cRIO nos testes dos motores VK-2500 dos Sabres. Essa história está muito mal explicada, pra mim a FAB tinha alguma promessa de que receberia algo em troca, como PaveHawk. Inclusive, dois dias depois de anunciarem, postaram a foto do Pave no Facebook e depois apagaram. Cheguei a comentar isso aqui.
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Não há helicóptero de ataque melhor pra operar na Amazônia. Transporte, capacidade boa de carga externa, blindagem altíssima e armamento pesado é perfeito pra região.
Nenhum outro Heli de Ataque faria melhor a missão, assim como também não poderíamos descartar outro heli, como AW249 ou até Ka-52, talvez ambos.
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
gabriel219 escreveu: ↑Dom Jul 23, 2023 7:17 pm Não há helicóptero de ataque melhor pra operar na Amazônia. Transporte, capacidade boa de carga externa, blindagem altíssima e armamento pesado é perfeito pra região.
Nenhum outro Heli de Ataque faria melhor a missão, assim como também não poderíamos descartar outro heli, como AW249 ou até Ka-52, talvez ambos.
Voto com o relator.
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
A Avex está atolada com seus problemas em torno do recebimento dos H225M e a substituição dos helos mais antigos, além da modernização de meia vida dos Pantera K2 e Esquilo com sistemas eletrônicos e armamento, com previsão para encerrar-se em 2024. Os armamentos até agora não foi decidido nada, apesar das análises feitas junto a vários fornecedores. Helos de ataque somente na próxima década como está no planejamento estratégico atual.
Para agora, o mais importante é substituir os BH e Cougar antigos, e se possível, aumentar a frota de helos de manobra. A região norte agora conta com OM da Avex em Manaus e Belém, que tem um núcleo de aviação. É de se esperar que um dos Bavex em Taubaté seja transferido para lá. E vai precisar de bem mais do que 2 ou 3 helos para fazer o seu trabalho. O comando da Avex fala em 16 novos helos. Não me importaria se a Helibrás levasse mais essa, desde que tenhamos algum off set, visto que todas as ffaa's perderam uma unidade desses helos, e a demanda ainda segue muito longe de ser coberta na sua íntegra. Com 4 Bavex espalhados pelo país, no mínimo há de se reorganizar a dotação orgânica de cada um deles de forma a permitir que sejam o mais autônomos possíveis em termos de operações e apoio às OM e comandos militares nas regiões em que operam. E isso não se consegue com apenas 15 H225M.
A doutrina atual da Avex, salvo erro, ainda prevê que um Bavex seja capaz de transportar 1 companhia de infantaria para um assalto aerotransportado. Com os H225M é possível fazer isso com 6 ou 7 destes helos. Neste sentido, um Bavex deve\deveria possuir em torno de 9 a 11 unidades a fim de manter a disponibilidade em dia. Mas essa já é uma conversa para outro tópico.
Para agora, o mais importante é substituir os BH e Cougar antigos, e se possível, aumentar a frota de helos de manobra. A região norte agora conta com OM da Avex em Manaus e Belém, que tem um núcleo de aviação. É de se esperar que um dos Bavex em Taubaté seja transferido para lá. E vai precisar de bem mais do que 2 ou 3 helos para fazer o seu trabalho. O comando da Avex fala em 16 novos helos. Não me importaria se a Helibrás levasse mais essa, desde que tenhamos algum off set, visto que todas as ffaa's perderam uma unidade desses helos, e a demanda ainda segue muito longe de ser coberta na sua íntegra. Com 4 Bavex espalhados pelo país, no mínimo há de se reorganizar a dotação orgânica de cada um deles de forma a permitir que sejam o mais autônomos possíveis em termos de operações e apoio às OM e comandos militares nas regiões em que operam. E isso não se consegue com apenas 15 H225M.
A doutrina atual da Avex, salvo erro, ainda prevê que um Bavex seja capaz de transportar 1 companhia de infantaria para um assalto aerotransportado. Com os H225M é possível fazer isso com 6 ou 7 destes helos. Neste sentido, um Bavex deve\deveria possuir em torno de 9 a 11 unidades a fim de manter a disponibilidade em dia. Mas essa já é uma conversa para outro tópico.
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Sempre bom ressaltar o ainda importante papel dos helicópteros de ataques nos conflitos modernos...
Aqui no Brasil nossos oficiais decidem abandonar os AH-2 enferrujando ao sol e chuva!! Ainda sem uma nota oficial explicando tal decisão.
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
E disseram ainda aqui no Fórum que os Ka-52 eram decepcionantes. São, sem dúvidas, o melhor helicóptero de ataque da atualidade, ainda mais agora com o Ka-52M, que possui sensores bem melhores e agora com integração a drones.
A única coisa que falta ao Ka-52M são mísseis F&F, seja EO/IR - já tem o Iz 305, mas esse tem aplicação específica para antiestrutura, é muito grande e caro pra ser dedicado armamento anti-carro - ou MMR, para aumentar a capacidade de ataque a alvos em sequência e em Stand-off, capacidade que hoje já possui com Hermes e o 9K121, porém são guiados à laser e a aeronave perde a capacidade de atacar múltiplos alvos e também fica vulnerável durante, ao menos 26 segundos em capacidade Stand-Off.
Ele seria um baita complemento pra um AW249 e AH-2 dentro do Exército.
A única coisa que falta ao Ka-52M são mísseis F&F, seja EO/IR - já tem o Iz 305, mas esse tem aplicação específica para antiestrutura, é muito grande e caro pra ser dedicado armamento anti-carro - ou MMR, para aumentar a capacidade de ataque a alvos em sequência e em Stand-off, capacidade que hoje já possui com Hermes e o 9K121, porém são guiados à laser e a aeronave perde a capacidade de atacar múltiplos alvos e também fica vulnerável durante, ao menos 26 segundos em capacidade Stand-Off.
Ele seria um baita complemento pra um AW249 e AH-2 dentro do Exército.
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Eu acho que o cmdo anterior meteu os pés pelas mãos achando que o seu candidato iria ganhar a eleição e topar fazer uma troca com o tio Sam de Mi-35 por Pave Hawk, e se deu mau adiantando as coisas. Foram acreditar em promessa de político, e deu nisso aí.
Agora o atual cmte ficou com o problema na mão e não tem como resolver. Porque não pode vender para outrem sem autorização dos russos, e não pode sequer vender de volta para os russos eles, pois o governo atual não permitiria, também.
É uma sinuca de bico onde só quem se ferrou foi o erário público.
Vai ser engraçado se o governo atual resolver meter mais H-36 C-SAR goela abaixo da FAB.
Eu vou é gostar. Eita helo bonito da porra.
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