Podemos pensar em dois caminhos para o futuro a longo prazo,@Túlio: buscar ser uma Rússia da vida - em todos os (bons) sentidos - abaixo da linha do Equador, ou nos permitir seguir sendo apenas mais uma Ucrânia à espera que a OTAN venha lhe salvar o dia. O que vai ser?Túlio escreveu: Ter Mai 23, 2023 8:37 pmknigh7 escreveu: Ter Mai 23, 2023 8:26 pm Túlio,
O planejamento da US NAVY é de empregar até 20 F-35 em cada porta aviões. E operarão 24 Super Hornets (dividido em 2 esquadrões).
https://www.thedrive.com/the-war-zone/4 ... rier-decksCaro Manuel, ambos lemos há muito mais de uma década essa xaropada entre F-35 e F-18 e pensava que ninguém mais duvidava que era só política; nenhum dos dois consegue nem chegar perto da Rússia ou China sem arriscar o próprio CVN em que estão baseados; já os dois classe QE do UK vindo pra cá com uns 72 F-35 nem trezentos Gripen seguram.
E meu nobre @FCarvalho, favor informar quando tiver algo parecido com uma Rússia aqui na vizinhança, tri? Ainda mais com os militares que temos...
E eu não apostaria com tanta certeza assim que qualquer "potência" militar pode simplesmente chegar aqui e entrar chutando a porta. Não somos e nem temos tantos 'amigos' assim como a Ucrânia. Mas, também não somos tão vira latas assim que se possa chegar de qualquer jeito e fazer o que bem entender. Do contrário já teriam arrobando a nossa porta há muito tempo. E nós nem Gripen tínhamos.
Se tem uma coisa que é importante saber, e dizer, é que apesar de Defesa nunca ser levado a sério neste país, temos outras formas de defesa - não militar - que também cooperam para criar dissuasão a fim de que não sejamos amealhados a rodo como se fez e faz por aí. O Brasil pode até não ser uma potência militar, e duvido que um dia seja, mas graças ao bom Deus ainda temos a benção de sermos um país praticamente impossível de invadir e controlar assim tão facilmente, com ou sem 300 Gripen.
Aliás, eu sou mais humilde. Se a FAB tivesse 252 Gripen E\F em apenas 7 grupos de caça, como defendo aqui há tempos, totalmente equipados, armados, pilotos experientes com pleno domínio operacional e doutrinário de suas máquinas, e uma rede NCW de porte e integrada entre todas as forças, eu duvido que um Nae, seja lá de quem for, chegasse perto de nós a menos de uns 2 mil kms. Aliás, se tudo o que as ffaa's colocaram no papel em matéria de NCW nas últimas décadas chegasse a entrar em operação, ninguém conseguiria sequer colocar uma corveta no AS sem que nós soubéssemos. Mas, ninguém aqui quer realmente saber dessas coisas. Azar o nosso.