UCRÂNIA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Suetham
Sênior
Sênior
Agradeceu: 306 vezes
Agradeceram: 652 vezes

Re: UCRÂNIA

#8971 Mensagem por Suetham » Sex Fev 17, 2023 8:24 pm

Seria nessa direção um ataque a Frota do Mar Negro.

https://www.airforcetimes.com/news/your ... ops-there/
In May, a pair of B-1B Lancers flew to the Black Sea region to practice taking out ships with the Long Range Anti-Ship Missile. Last October, two B-52s also flew from Fairford to train with the militaries of Ukraine, Romania and Georgia, bordering the Black Sea.

And on Aug. 28, B-52s flew over all 30 NATO nations in an exercise meant to demonstrate the alliance’s continued solidarity. The U.S. later said two Russian military planes conducted an unsafe intercept of a B-52 over the Black Sea, repeatedly crossing the B-52′s nose within 100 feet, and violated NATO airspace in a separate incident.

Eu não me lembro direito, mas me parece que em um dos exercícios com esses bombardeiros, eles foram até a região de Kharkiv tentando simular um ataque ao território russo, além de simular um ataque as forças russas no Mar Negro.

Suetham
Sênior
Sênior

#8972 Mensagem por Suetham » Sex Fev 17, 2023 8:32 pm

Esses dados são complicados e cada hora é um número diferente. Por exemplo:
https://thebarentsobserver.com/en/secur ... -wiped-out
Land forces at Kola reduced to one-fifth, Norwegian Intelligence says

Isso significa que as forças terrestres em Kola foram reduzidas em 80%. Esses 80% provavelmente estão mortos e feridos na Ucrânia. Deve-se também ter em mente a importância estratégica de Kola. A Rússia deve manter forças terrestres significativas lá, devido à importância estratégica de todas as armas nucleares ali baseadas. Se unidades terrestres sensíveis estão enviando 80% de todo o pessoal, as menos sensíveis da Rússia podem ter visto mais de 80% de suas forças terrestres transferidas e/ou perdidas, o que significaria uma perda total da capacidade de combate de ambas as unidades.

Sinceramente, estou curioso sobre qual as forças terrestres a matéria se refere. E se você ler o artigo, os números são contraditórios. Falam de 1500 mortos, o que implicaria outros 4500 feridos. Mas toda a brigada (200º MRBde) é de aproximadamente 4.200 soldados. Eles então falam sobre 1.274 crianças que se qualificam para merenda escolar com base no pai morto ou ferido. Isso é ~300+ mortos e ~900+ feridos. Também em Kola está o 61º Bda Inf Nv(Bde ou Rgt, não consegue acompanhar seus flip-flops). Tecnicamente, nem o 200º nem o 61º são "Forças Terrestres". Ambos pertencem ao Comando da Frota do Norte. Assim, o 200º MRBde cai sob as Tropas Costeiras (formando um Corpo junto com o 80º Arctic MRBde logo ao sul de lá). Então, tecnicamente, as Forças Terrestres não são reduzidas porque eu não acho que haja nenhuma unidade das Forças Terrestres lá.

Notável é que o 61º esteve totalmente ausente da guerra na Ucrânia, pelo menos até onde eu sei. Portanto, se dizer Forças Terrestres significa forças que lutam em terra (em vez de ser o nome próprio do "Exército Russo", o que é), mesmo que o 200º MRBde deixasse de existir, ele ainda reduziria a força em 50%.

Editado pela última vez por Suetham em Sex Fev 17, 2023 8:46 pm, em um total de 1 vez.
Suetham
Sênior
Sênior

#8973 Mensagem por Suetham » Sex Fev 17, 2023 8:34 pm

Editado pela última vez por Suetham em Sex Fev 17, 2023 9:15 pm, em um total de 1 vez.
Suetham
Sênior
Sênior

#8974 Mensagem por Suetham » Sex Fev 17, 2023 8:48 pm

https://www.washingtonpost.com/politics ... s-ukraine/
https://archive.ph/vznHE
What we've learned from a year of Russian cyberattacks in Ukraine

Cavaleiro Teutônico
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 6 vezes

#8975 Mensagem por Cavaleiro Teutônico » Sex Fev 17, 2023 11:56 pm

Vídeo insano de um assalto russo às trincheiras ucranianas. Nas imagens é possível ver que um soldado ucraniano, de sua trincheira, consegue impedir o avanço da infantaria inimiga. Seu colega de trincheira parece estar ferido. O combate foi filmado no início de fevereiro. 4 armas foram usadas por este soldado durante a batalha.

"Um grande coração não sente horror diante da morte, venha quando vier, contanto que ela seja honrosa".

(Ludovico Ariosto)
Cavaleiro Teutônico
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 6 vezes

#8976 Mensagem por Cavaleiro Teutônico » Sáb Fev 18, 2023 11:48 pm

O conflito entre o grupo Wagner e o exercito russo andou escalando nos últimos dias. Depois das acusações do Progozhin de que o exército russo está sabotando o grupo Wagner ao lhes negar suporte logísticos, resultando na morte de dezenas de seus mercenários, agora estes resolveram usar uma imagem dos generais Lapin e Gerasimov como alvo em um exercício de tiro. Os militares russos não gostaram dessa provocação e por pouco não rolou uma troca de tiros entre os mercenários do Wagner e os militares russos.

"Um grande coração não sente horror diante da morte, venha quando vier, contanto que ela seja honrosa".

(Ludovico Ariosto)
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 777 vezes
Agradeceram: 2437 vezes

#8977 Mensagem por gabriel219 » Dom Fev 19, 2023 10:42 am

Teve um caso parecido entre Black Water e SEALS em Ramadi e dizem que houve em Benghazi, então me parece meio comum. Mas até aonde os Russos alegam, estão recebendo muito mais armamentos dos estoques Russos que qualquer PMC.

Lembro que houve entre Chechenos e a Wagner em Popasna, depois botaram as diferenças de lado e tomaram a cidade.

Hoje a Wagner é, de longe, a PMC mais equipada atualmente, com sua própria artilharia, carros de combate (até T-90A eles possuem) e aviação - recentemente quase derrubaram um Su-24 da Wagner.

E como falado antes com o @Suetham, Kherson está sendo extremamente vigiada, assim como toda a margem do Dniper.

Os Ucranianos iriam receber todos os 350 (exceto o Abrams) carros de combate em Marco até o final de Abril, mas apenas irão receber 50, o que imagino ser parte Leopard 2 e parte 1. Os AMX-10RC deverão ser recebidos nessa próxima semana.

Se os Ucranianos receberem aos poucos os carros de combate prometidos, então não deverá haver ofensiva por simplesmente não haver números o suficiente para operações acima de SU.

Pra priorar, segundo a Forbes, os Ukranianos estão esgotando todos os seus T-64BV.

Além disso, os Ucranianos, ao receberem esses carros de combate, estarão em pé de igualdade ou superiores a alguns Russos e precisam agir diferentes. Posso estar errado e o @Suetham me corrija, mas todos os carros de combate Ucranianos que vi destruídos em fotos e por outros carros de combate, até em vídeos que publiquei aqui, andavam sozinhos ou em dupla. Um pelotão deles é em trio, como o dos Russos, mas por algum motivo não usam assim.

Os Russos usam de forma diferente, geralmente com apoio de BMPs e infantaria, o que é insuficiente, mas já é muito melhor do que usam em dupla ou sozinhos.

Se usar Abrams, Challenger e Leopard 2 sozinhos, o resultado não vai ser muito diferente dos T-64BV.

Então a guerra de atrito deverá continuar e isso favorece aos Russos, já que possuem, agora, uma maior contidade de tropas, reservas enormes de viaturas e munição até dizer chega, estão produzindo agora até o T-14 e não duvido que usem na Ucrânia se necessário. Seus canhões são novos, diferentes dos T-90M e disparam uma munição bem superior, a 3BM69 e a 3BM70. Os T-90M estão previstos para receber o mesmo canhão.

Os Russos estão mudando suas táticas, mas precisam evoluir, esquecer de somente atacar C2 e concentração de força, mas toda rota logística dos Ucranianos, assim como a VKS apoiar de forma cerrada as tropas em avanço no terreno.

Eles possuem mísseis com alcance maior que os Manpads e isso pode ajudar detendo posições defensivas e carros de combate.

gabriel219
Sênior
Sênior

#8978 Mensagem por gabriel219 » Dom Fev 19, 2023 11:38 am

Pra complementar, em um assunto diferente:

A cada dois dias, 747 dos Iranianos pousam em Moscow, provavelmente levando os Shahids. Será que talvez estão levando os Shahid-129 e Shahid-191? Seriam incrementos perfeitos para os Russos contra o HIMARS, que poderiam ficar em loitering, esperando a detecção do disparo e quando o houvesse, iam até a posição, coisa que os Russos não podem fazer com contra-baterias atuais.

gabriel219
Sênior
Sênior

#8979 Mensagem por gabriel219 » Dom Fev 19, 2023 3:51 pm

gabriel219
Sênior
Sênior

#8980 Mensagem por gabriel219 » Dom Fev 19, 2023 8:19 pm

Inúmeros ônibus e veículos da Wagner chegaram em alguma região desconhecida em Zaporizhzhia.

Talve, reforcem a frente em Ugledar ou abram outra.

gabriel219
Sênior
Sênior

#8981 Mensagem por gabriel219 » Seg Fev 20, 2023 12:16 am

Notícia: segundo dados de inteligência, os Ucranianos estariam preparando tropas na região de fronteira com a Moldova, assim como haveria na Romênia e recentemente o novo Ministro da Moldávia exigiu a desmilitarização da Moldova. Existem 200 mil cidadãos Russos que moram na região, além de 5 mil tropas, aproximadamente, maior parte milícia.
❗️Disturbing news comes from Pridnestrovie: the most combat-ready units of the Armed Forces of Ukraine are gathering to the borders. Moldovan politicians openly call for an attack on Tiraspol. In a military sense, an attack is possible immediately from the territory of Ukraine and Romania, where the Americans formed a special division back in the summer. Plus the Romanian army itself.

Another worrying factor is the change of government in Moldova.

The situation is further aggravated by the fact that about 200,000 Russian citizens live in Transnistria, for whom Russia is naturally responsible. And the 14th Army was disbanded back in 1995. The armed forces in Transnistria are very few in number and are "smeared" over a fairly large territory.

And in the PMR there are huge warehouses with ammunition that can trophy the advancing units of the Armed Forces of Ukraine. Of course, warehouses can be blown up in the event of a threat of capture. But is that why they were produced and stored?

Suetham
Sênior
Sênior

#8982 Mensagem por Suetham » Seg Fev 20, 2023 10:12 am

gabriel219 escreveu: Dom Fev 19, 2023 10:42 am
E como falado antes com o @Suetham, Kherson está sendo extremamente vigiada, assim como toda a margem do Dniper.

Não acho que toda a margem esteja extremamente vigiada, mas sim há vários postos de observação ao longo de toda a margem, eu ainda prefiro esperar pra ver.
gabriel219 escreveu: Dom Fev 19, 2023 10:42 am Pra priorar, segundo a Forbes, os Ukranianos estão esgotando todos os seus T-64BV.
Eu vi isso. Não me lembro da porcentagem, mais de 50% já foram destruídos. E, se eu não me engano, as informações vieram de fontes ucranianas.
gabriel219 escreveu: Dom Fev 19, 2023 10:42 am Além disso, os Ucranianos, ao receberem esses carros de combate, estarão em pé de igualdade ou superiores a alguns Russos e precisam agir diferentes. Posso estar errado e o @Suetham me corrija, mas todos os carros de combate Ucranianos que vi destruídos em fotos e por outros carros de combate, até em vídeos que publiquei aqui, andavam sozinhos ou em dupla. Um pelotão deles é em trio, como o dos Russos, mas por algum motivo não usam assim.
Eu não posso concluir isso, porque também vi muitos tanques russos "alone" ao relento no que foi atacado por tropas ucranianas, tudo vai depender da interpretação do vídeo em si, alguns oferecem uma perspectiva mais ampla do cenário, outros nem tanto - fica difícil concluir isso, por exemplo, ontem mesmo vi um vídeo um tanque russo sozinho sendo emboscado por uma tropa avançada AFU que usou um anti-tanque a menos de 50 metros, provavelmente o NLAW, nesse caso temos certeza que ele estava sozinho porque foi em vídeo o momento da emboscada ucraniana. Como eu disse anteriormente, os ucranianos parecem estar recuperando os blindados que são passíveis de recuperação, o fato de deixar apenas um ou dois destruídos não quer dizer que eles não empregassem uma coluna com mais de 2 tanques em manobra. Também posso estar errado, mas ao menos é isso que posso concluir.
gabriel219 escreveu: Dom Fev 19, 2023 10:42 am Os Russos estão mudando suas táticas, mas precisam evoluir, esquecer de somente atacar C2 e concentração de força, mas toda rota logística dos Ucranianos, assim como a VKS apoiar de forma cerrada as tropas em avanço no terreno.

Eles possuem mísseis com alcance maior que os Manpads e isso pode ajudar detendo posições defensivas e carros de combate.

Não sei se vc viu esse vídeo acima, mas algumas fontes destacaram que foi com 2 FAB-500(ou K-029BE?). A Rússia já está empalando os kits de orientação nas FAB-500 transformando-as em um análogo JDAM, destacaram que o alvo provável era uma brigada(ou mais) ucraniana se deslocando em direção à Bakhmut, onde ocorreu pesadas baixas.

Suetham
Sênior
Sênior

#8983 Mensagem por Suetham » Seg Fev 20, 2023 10:19 am

gabriel219 escreveu: Dom Fev 19, 2023 8:19 pm Inúmeros ônibus e veículos da Wagner chegaram em alguma região desconhecida em Zaporizhzhia.

Talve, reforcem a frente em Ugledar ou abram outra.
A maioria concorda com apoiar o esforço russo em Ugledar.

Suetham
Sênior
Sênior

#8984 Mensagem por Suetham » Seg Fev 20, 2023 10:33 am

E a última notícia de hoje é que o Míssil Storm Shadow irá para a Ucrânia como assistência militar do Reino Unido à Força Aérea ucraniana.

E temos agora a primeira prova fotográfica da ação do novo T-90M nas linhas de frente da Ucrânia onde foi neutralizado por um Javelin

https://www.yahoo.com/now/ukraine-typho ... 00875.html
Ukraine to get Typhoon fighter jets only after the war – Wallace

Foi apontado que é um HIMARS lançando foguetes de uma rodovia ativa com tráfego civil

Vídeo de como Krasnopols pode ser guiado desde o solo

Um Armata foi localizado na linha de UVZ, onde eles também constroem T-90M junto com 3 BMPT

Este vídeo é sobre o Su-35, mas quando você olha para o seu conteúdo é sobre o uso de helicópteros de ataque. Tenho certeza de que haverá mais versões classificadas desses vídeos para estudar.
https://arabic.rt.com/videoclub/1435955 ... %B5%D8%A9/
As tripulações do Su-35S também realizaram cobertura aérea para os helicópteros enquanto realizavam ataques aéreos em instalações militares e equipamentos das Forças Armadas Ucranianas.

E a produção do helicóptero dobrou, todos são bimotores e os helicópteros de transporte também carregam cápsulas de foguetes.
https://archive.ph/O13TP
https://rostec.ru/news/voennaya-priemka-rostekha/
Segundo Sergei Chemezov, até recentemente a State Corporation produzia de 150 a 160 helicópteros por ano, mas a intensificação da produção permite atingir um ritmo de cerca de 300 helicópteros por ano.

Suetham
Sênior
Sênior

#8985 Mensagem por Suetham » Seg Fev 20, 2023 10:48 am

@gabriel219
Eu não sei se vc acompanha o podcast War on the Rocks com o Michael Koffman, mas neste último ele apresentou sua opinião de que a atual ofensiva russa sem sucesso está fazendo um grande favor à Ucrânia. Os russos terão se esgotado atacando diretamente, quando a Ucrânia lançar sua ofensiva no final da primavera ou no verão, e, portanto, não terão reservas para explorar quaisquer vulnerabilidades que possam surgir durante a ofensiva ucraniana. Ele opina que o plano de Surovikin era receber primeiro a ofensiva da Ucrânia, antes de lançar uma ofensiva russa no verão que teria sido muito mais perigosa para a Ucrânia. No entanto, uma certa pessoa no Kremlin está impaciente e deu a Gerasimov luz verde para partir para o ataque, mesmo quando as forças russas ainda não estavam prontas. Na opinião de Koffman, a Rússia precisa de mais uma rodada de mobilização para poder repelir os ucranianos de forma decisiva.

Embora esta ofensiva de inverno sendo apressada seja muito copium, eu não posso concordar com esse cara que parece não ter alguma ideia de quanto planejamento e preparação é necessário para uma ofensiva deste tamanho. Operações como a que estamos testemunhando são mais atrasadas do que apressadas, mesmo quando eles se apressam, podendo se antecipar a data em algumas semanas, enquanto Koffman está sugerindo que o comando russo fez um plano para o verão, antecipou-o em cinco meses. Todo exército que se preza mantém vários planos a qualquer momento, ele estava sugerindo que Surovikin favorecia uma estratégia defensiva que daria à Rússia mais tempo para reconstituir suas forças e reabastecer sua munição ao nível exigido para uma grande ofensiva. O grande problema é que as coisas não funcionam assim. Não importa quantos planos você tenha, uma vez que é colocado em movimento, não pode ser alterado por capricho, como Koffman parece sugerir, o planejamento e preparação para ações ofensivas e defensivas são muito diferentes e é aqui que a falta de experiência militar de Koffman está aparecendo, ele acha que um dia a Rússia estava sentada esperando para se defender de um ataque ucraniano, então de repente Gerasimov se tornou o comandante do SMO, então eles tiraram um plano de ataque de suas mochilas e seguiram em frente. Na verdade, ele está dando muito crédito ao exército russo se acha que pode fazer isso, isso nem leva em consideração a grande diferença de recursos necessários entre as operações no verão e as operações no inverno.

Entretanto, se for verdade o que ele diz, os russos foram bastante imprudentes. Mas ele não está errado em um ponto, a Rússia precisa de muito mais tropas do que tem agora, quero dizer outra rodada de 150k no mínimo para absorver as perdas da próxima ofensiva ucraniana e uma contra-ofensiva para sobrecarregar as defesas da AFU.

Outra coisa:
Outro APC ucraniano sozinho é emboscado. Acredito que esses APCs solitários que já vi em vários vídeos estão transportando os feridos para trás das linhas. Infelizmente para eles, as estradas pelas quais eles estão viajando podem já estar em uma zona cinzenta ou dentro do alcance do alvo.

Aqui já é uma coluna ucraniana emboscada. O que há de diferente nisso é que o esquadrão russo está usando lançadores de granadas. Ter um comboio emboscado por armas de curto alcance sugere que os ucranianos não sabem onde está a linha de frente real, ou os russos penetraram furtivamente tão profundamente que não é relatado. Este está na frente de Kupyansk.

Responder