FIGHTERCOM escreveu: Sex Jan 13, 2023 8:45 am
FCarvalho escreveu: Sex Jan 13, 2023 12:38 am
Os Riachuelo serão exportaveis a partir do momento em que nos propusemos a isso como parte da política de defesa de qualquer governo de plantão aqui.
Financiamento não seria necessáriamente um problema.
Recursos não nós falta.
A questão principal é, queremos de fato, como país, exportar submarinos e outras coisas mais, e nos organizar para isso?
@FCarvalho ,
Você trata a situação como se o "culpado" fosse o Brasil. Tá certo que não somos uma primazia em negociações nessa área, mas nesse caso eu vejo o problema como sendo deles. Afinal, quem disse que eles querem Riachuelo?! Além do mais, dado o histórico, eles devem permanecer com os alemães. No momento nada justifica trocar de fornecedor, nem mesmo a ideologia.
Abraços,
Wesley
Olá Wesley,
Tudo o que deixamos de exportar, face a negligência política e governamental com a BIDS é de responsabilidade nossa.
E não disse que eles querem os Riachuelo, disse apenas que o fato de estarem modernizando seus sub IKL nos abre uma oportunidade no longo prazo de negociar com eles os nossos submarinos.
Se eles vão comprar ou não é outra história. Mas isso fica tão mais fácil quanto mais cedo nós nos propusermos a dialogar com possíveis clientes. Este tipo de negócios começa muito antes de qualquer venda. É conversando que se entende. E nós pouco ou nada fazemos neste sentido para apoiar a nossa indústria de defesa.
Se este tipo de comportamento, independente de governos e ideologias de plantão, mudar em algum momento, fica bem menos complicado exportar nossos produtos e soluções.
E talvez o melhor e mais curto caminho para isso seja a nossa vizinhança, para quem não vendemos nem pão de queijo na área de defesa. Já fizemos isso uma vez. Não custa nada fazer de novo, desde que se queira, claro.