BRADAR e os radares nacionais
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Re: BRADAR e os radares nacionais
@Aim For The Top tens alguma ideia de quantos destes radares o EB vai comprar, porque até agora nenhum centavo foi direcionado neste sentido no orçamento desde o lançamento público desta variante.
E como será que está o desenvolvimento do M200 multimissão?
Praticamente nada saiu de novas informações sobre estes radares da Embraer em conjunto com o EB faz bastante tempo.
Com apenas 5 GAAe e 1 GAAe Slv, considerando 1 M200 Vigilante por bateria, e 1 M200 Multimissão por grupo, na teoria, tenho cá minhas dúvidas se haverá demanda suficiente que pague o investimento feito. A não ser que a ideia também seja colocar estes radares na FAB e MB também. Mas mesmo assim, com uma única bateria por força no programa da defesa AAe, fica no mais do mesmo.
O radar contrabateria também não se teve mais notícias sobre em que pé está.
A única coisa comum a todos parece ser que estão dentro dos projetos estratégicos do exército, o que não quer dizer muita coisa, a bem da verdade.
E como será que está o desenvolvimento do M200 multimissão?
Praticamente nada saiu de novas informações sobre estes radares da Embraer em conjunto com o EB faz bastante tempo.
Com apenas 5 GAAe e 1 GAAe Slv, considerando 1 M200 Vigilante por bateria, e 1 M200 Multimissão por grupo, na teoria, tenho cá minhas dúvidas se haverá demanda suficiente que pague o investimento feito. A não ser que a ideia também seja colocar estes radares na FAB e MB também. Mas mesmo assim, com uma única bateria por força no programa da defesa AAe, fica no mais do mesmo.
O radar contrabateria também não se teve mais notícias sobre em que pé está.
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Re: BRADAR e os radares nacionais
@FCarvalho
Imagino que a ideia é enfiar o M-200 goela abaixo das 3 forças, possívelmente até nas 2 "tamandarés modificadas", com o desenvolvimento conjunto de um AAA nacional,inicialmente usando um missíl estrangeiro (provavelmente o IRIST-T).
O M-200 Multimissão é um radar muito peculiar, e acredito que mais de um possa ser utilizado dentro de uma bateria. (tenho dúvidas se ele poder fazer trakeamento e scan ao mesmo tempo, pois inicialmente ele não vai ser um radar AESA, somente phased array,).
E segundo este documento:https://bdex.eb.mil.br/jspui/bitstream/ ... maraes.pdf ele não serve como um radar de contra-bateria, então imagina que um radar especializado será desenvolvido.
Imagino que a ideia é enfiar o M-200 goela abaixo das 3 forças, possívelmente até nas 2 "tamandarés modificadas", com o desenvolvimento conjunto de um AAA nacional,inicialmente usando um missíl estrangeiro (provavelmente o IRIST-T).
O M-200 Multimissão é um radar muito peculiar, e acredito que mais de um possa ser utilizado dentro de uma bateria. (tenho dúvidas se ele poder fazer trakeamento e scan ao mesmo tempo, pois inicialmente ele não vai ser um radar AESA, somente phased array,).
E segundo este documento:https://bdex.eb.mil.br/jspui/bitstream/ ... maraes.pdf ele não serve como um radar de contra-bateria, então imagina que um radar especializado será desenvolvido.
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Re: BRADAR e os radares nacionais
O M200 está sob gestão direta do MD. Então, pela lógica será empregado por todas as ffaa's.Por mim está no caminho certo. Não tem porque importar soluções externas se temos um produto que resolve nossos problemas básicos. Inclusive de um radar naval. É um desenvolvimento natural.
Só desconfio como o MD irá tornar esses radares um produto comercialmente viável, e rentável, já que a Embraer não está fazendo ele só pra dizer "fui eu que fiz". E cair, de novo, na mesma situação do KC-390 não deve ser algo desejável para a empresa.
A atual organização da AAe do EB, e demais forças, não justifica o tamanho e os custos do investimento, mas por outro lado, pensar que a FAB, por exemplo, tem 14 bases aéreas operacionais para defender abre uma brecha nesta perspectiva. Por mais improvável que seja.
Acho complicado um exército que nunca operou na vida um radar contra bateria agora emitir RO, e mais, querer desenvolver um do zero. A ver qual é mais esse milagre l.
Só desconfio como o MD irá tornar esses radares um produto comercialmente viável, e rentável, já que a Embraer não está fazendo ele só pra dizer "fui eu que fiz". E cair, de novo, na mesma situação do KC-390 não deve ser algo desejável para a empresa.
A atual organização da AAe do EB, e demais forças, não justifica o tamanho e os custos do investimento, mas por outro lado, pensar que a FAB, por exemplo, tem 14 bases aéreas operacionais para defender abre uma brecha nesta perspectiva. Por mais improvável que seja.
Acho complicado um exército que nunca operou na vida um radar contra bateria agora emitir RO, e mais, querer desenvolver um do zero. A ver qual é mais esse milagre l.
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Re: BRADAR e os radares nacionais
Pdf com informações sobre os radares da Embraer
https://embraerdefense.digitalws.co/wp- ... ochure.pdf
https://embraerdefense.digitalws.co/wp- ... ochure.pdf
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Re: BRADAR e os radares nacionais
Imagem com todos os radares da embraer incluindo M200 Multi-missão e do Radar de Contra-bateria.
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Re: BRADAR e os radares nacionais
O portfólio de radares da Embraer tem muito potencial, basta continuar está evoluções/desenvolvimento e principalmente as nossas forças armadas fazerem a parte delas e adquirir os mesmos, até porque demanda existe e muito aqui no BR.Aim For The Top escreveu: ↑Ter Abr 11, 2023 4:20 pm Imagem com todos os radares da embraer incluindo M200 Multi-missão e do Radar de Contra-bateria.
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Re: BRADAR e os radares nacionais
Falta acrescentar o BradarSarAim For The Top escreveu: ↑Ter Abr 11, 2023 4:20 pm Imagem com todos os radares da embraer incluindo M200 Multi-missão e do Radar de Contra-bateria.
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Re: BRADAR e os radares nacionais
E olha que esses modelos aí são apenas os demandados pelo EB. Imagina se a empresa conseguir botar as mãos nos projetos da FAB e MB, que ainda nem saíram do papel.
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Re: BRADAR e os radares nacionais
Embraer:
A Embraer tem buscado ainda oportunidades de cooperação junto a Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira, visando aplicar as capacidades desenvolvidas nacionalmente em favor das necessidades específicas de cada Força. Nesse sentido, a Embraer assinou recentemente um acordo de cooperação técnica com a Marinha, em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, em Sistemas de Radares e Interferidores, pois ambas as instituições possuem reconhecidas competências e projetos nas áreas do acordo e estudarão, de forma colaborativa, soluções sustentáveis para o aumento da capacidade operacional da Força Naval com alto conteúdo tecnológico nacional.
https://www.defesaaereanaval.com.br/def ... -nacionais
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Re: BRADAR e os radares nacionais
A Embraer assinou com o EB na LAAD o contrato de desenvolvimento do radar de contrabateria:
https://embraer.com/br/pt/noticias?slug ... -nacionais
https://embraer.com/br/pt/noticias?slug ... -nacionais
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Re: BRADAR e os radares nacionais
Torço por dois desdobramentos. Um sistema AEW aéreo para VANT e aviões pequeno e médios, e mesmo vetores VTOL como helos, e um radar de patrulha naval.
Vamos precisar, também.
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