UCRÂNIA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18753
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1967 vezes
Agradeceram: 2495 vezes

Re: UCRÂNIA

#7006 Mensagem por knigh7 » Sáb Jun 04, 2022 12:09 pm







Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39601
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1143 vezes
Agradeceram: 2869 vezes

Re: UCRÂNIA

#7007 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Jun 04, 2022 1:40 pm

Atenção, porque os Russos já disseram que querem chegar a Paris e a Londres... :shock: [003] [003]
More crowdfunded radios, binoculars, flashlights, and UAVs sent to Russian troops and pilots in Ukraine.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

PQP, isto nem na FAP! :lol:




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9641
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceu: 299 vezes
Agradeceram: 622 vezes

Re: UCRÂNIA

#7008 Mensagem por Suetham » Sáb Jun 04, 2022 2:01 pm

gabriel219 escreveu: Sáb Jun 04, 2022 11:32 am @Suetham, os Ucranianos que ocupavam as regiões Industriais da cidade e próximo as margens do Donets estavam praticamente como tropa de retaguarda, porém a imprensa local afirmou que após uma grande quantidade de tropas estavam retornando para Severodonetsk. Ou seja, ai está um claro indicativo de que recuaram sem ordens do Alto-Comando da AFU. Pois não faz sentido entregaram a parte residencial da cidade, com três Brigadas de Infantaria ali e depois voltar pra tentar tomar dos Russos, considerando isso uma "estratégia inteligente". Os Russos já ocupavam 70% da cidade, quando houve esse retorno das tropas da AFU. Agora é citado ser 80% e há combates pesados ao Sul da cidade.
Ao que tudo indica, essas tropas que retornaram a Severodonetsk tiveram a missão de fazer um contra-ataque através de uma ordem dada pela deputada da Rada Maryana Bezuglaya que está estabelecendo diretamentes tarefas para as unidades ucranianas, essa afirmação foi confirmada por agentes da SBU e inclusive está sendo noticiado em canais ucranianos.

https://focus.ua/politics/517916-sluga- ... listy-foto

Só que isso está sendo um desastre. É relatado que as perdas de algumas unidades chegam a 90% do efetivo.




Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9641
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceu: 299 vezes
Agradeceram: 622 vezes

Re: UCRÂNIA

#7009 Mensagem por Suetham » Sáb Jun 04, 2022 2:02 pm

https://smallwarsjournal.com/index.php/ ... attle-kyiv
Um artigo de um estrangeiro que estava na Ucrânia; ele conheceu e entrevistou autoridades ucranianas importantes e caminhou pelo terreno. Vale a pena ler.

Curiosamente, ele menciona o uso de um míssil hipersônico pelos russos para tirar uma posição da artilharia ucraniana. Estranhamente, ele menciona Stinger como "o mais sofisticado"; embora isso não equivale a afirmar que seria mais eficaz.

Aparentemente, o EW russo (empregado efetivamente no Donbas anos atrás e muito mais amplamente implantado e integrado em vários níveis em comparação com os exércitos ocidentais) foi muito eficaz em Kiev; a maioria dos relatórios filtrados indica que, devido a vários motivos, o EW (como várias outras capacidades russas) não foi empregado com a eficácia esperada.
A guerra eletrônica russa (EW) foi cruel e eficaz no início da Batalha de Kiev. As forças ucranianas foram muitas vezes “cegas” por isso, derrubou seus olhos e ouvidos, e muitas vezes voltaram para os corredores antiquados quando suas comunicações caíram. Os dois comandantes com quem conversei balançaram a cabeça ao lembrar disso. Eles notaram que a artilharia russa, EW e drones eram superiores em todos os sentidos, incluindo superioridade numérica significativa. Apesar dessas desvantagens, no entanto, foi a liderança superior, moral, inovação e vontade de lutar por seu país que favoreceu os ucranianos.
https://militarycognizance.com/2022/06/ ... ke-island/
Russian claims to have identified four F-35A stealth fighter nearing Snake Island
Eu ainda acho que a AFU vai tentar retomar novamente a ilha.




Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9641
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceu: 299 vezes
Agradeceram: 622 vezes

Re: UCRÂNIA

#7010 Mensagem por Suetham » Sáb Jun 04, 2022 2:12 pm


10 Su-34 e 5 Su-30SM... kkkkkkkkkkkk
A base de comprovação é claro, Oryx.

Verifiquei o blog para a confirmação visual e apenas 4-5 têm número de série distinto ou marcação de identificação dentro das fotos, do resto, as fotos não oferecem muitas evidências e poderiam facilmente fazer parte de outros destroços, como este:

Imagem

Isso ajudaria a inflar os números e ele também conta um Su-34 que supostamente caiu dentro da Bielorrússia, o que é apenas falso e faz parecer que ele está apenas tentando acumular números com 0 tentativa em ser rigoroso sobre as confirmações.

E ele já fez isso antes, usando diferentes ângulos de imagem da mesma "destruição" para afirmar que são perdas de veículos diferentes.

Além disso, as perdas do Su-30SM, ele inclui um que queimou no chão devido a um incêndio no motor, mas o rotula com um ambíguo "destruído".

Do resto, apenas duas fotos de destroços, das quais apenas uma é identificável como o Flanker, as outras são apenas fotos de pilotos supostamente mortos na Ucrânia sem evidências das aeronaves.

Então, a "confirmação visual" em alguns desses casos parece um pouco exagerada.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13906
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 2394 vezes

Re: UCRÂNIA

#7011 Mensagem por gabriel219 » Sáb Jun 04, 2022 2:16 pm

knigh7 escreveu: Sáb Jun 04, 2022 12:09 pm

Vi vários vídeos de uma grande quantidade de mercenários estrangeiros sendo enviados para o T.O de Severodonetsk, tanto a cidade em si, quanto em outros pontos. Isso, junto com a 4ª mobilização de tropas - cerca de 70 mil a mais só em Lviv - me parece que as perdas dos Ucranianos estão sendo catastróficas na região do Donbass. Ter uma quarta mobilização de cidadãos para lutarem na guerra já é anormal, ainda ser um número de 70 mil ao menos em Lviv - isso segundo o Oficial de Recrutamento da região de Lviv, Tishchenko - é mais anormal do que poderia ser.

Zelensky reconheceu recentemente que a Ucrânia perde até 100 soldados por dia, o que não me parece ser também um número tão subestimado de perdas, considerando que existem perdas impossíveis de computar, como tropas com problemas de comunicação serem perdidas, mas convocarem mais 70 mil só em Lviv, considerando que a região Oeste já mandou quase todas as suas Brigadas e ainda criaram novas Brigadas para enviar (60ª, 61ª, 62ª e 63ª foram criadas no OC Oeste e repassadas para as regiões de conflito) me parece que já está na hora da Ucrânia sentar na mesa dos Russos e entregar os territórios que perderam para salvar outros de serem conquistados, pois, por mais que os Ucranianos convoquem essa quantidade de tropas, vai faltar muita tropa qualificada para as ações de combate. Aliás, isso me parece crônico quando mandam mais e mais mercenários para regiões em que estão cedendo terreno e perdendo homens para os Russos, justamente devido ao nível operacional e de treinamento dessas tropas secundárias.

Os lados que a AFU está tendo sucesso em manter ou até reconquistar terreno são com tropas ainda que possuem consideradas elite, como Batalhões em Maryinka e Avdiivka, além da 93ª e 92ª na região de Kharkiv. Até a 17ª vem sofrendo bastante para manter as posições em Zolote, perderam Komyshuvakha e Toshkivka. A 17ª vem segurando sozinha a posição mais importante daquele T.O, pois se perderem Zolote e Hiske, Lysychanks vai ficar suscetível a assalto pelo Sul.

Eu fosse a AFU, abandonava de vez Severodonetsk e baseava as defesas em Lysychansk. A cidade está em terreno alto, mais alto ainda em relação a Severodonetsk. Se explodirem as pontes, fica insustentável para os Russos atacarem Lysychansk a partir de Severodonetsk. É suicídio defender uma cidade que fica de costas pra um rio? Sim, mas a situação dessas Brigadas já está traçadas, só um cessar-fogo evita o colapso delas, não podem recuar, todas as linhas de comunicação foram cortadas ou estão sob alcance da artilharia. Fazer comboio pra debandada é suicídio, vai ser pego pela artilharia e aviação. Mas ao menos podem ganhar tempo para as defesas em Kramatorsk e Slovyansk. Segurar Severodonetsk é mais uma decisão estúpida da AFU, arriscando boas tropas sem qualquer ganho frutífero, a região residencial praticamente está dominada pelo invasor.

Nesse momento, só existem três Regimentos dos Russos, sendo um da LPR

@gogogas, deveria estar fazendo efeito, mas, na minha opinião, a AFU está tomando uma decisão burra atrás da outra. Deveriam pegar esses equipamentos doados, ceder o Donbass, Kherson e parte de Zaporizhzhia, que já estão condenadas e empregar esses equipamentos para dissuadir os Russos de invadir novamente. A Ucrânia hoje está com o bolso cheio de dinheiro, o que permitira modernizar as viaturas recebidas e receberem novas armas ofensivas e defensivas, treinar todo mundo e se tonar um Exército muito melhor do que era. Mas basicamente recebem um equipamento e jogam no desespero em cima dos Russos. Os M777A2 viraram alvos de contrabateria apenas 4 dias depois do recebimento - ao menos o que é divulgado, podem ter recebidos antes e nem sabemos - os FH70 em tempo menor ainda. É muito equipamento excelente mandado pra lugares que não farão diferença.

Podem jogar dezenas de vídeos mostrando BMP, algum T ou tropas russas morrendo, para os Russos isso não significa absolutamente nada, somente 1/3 do Exército Russo da ativa está empenhada na Guerra, me arrisco a dizer que a LPR e a DPR juntas tem mais tropas em combate que os Russos, que basicamente operam em Izyum, Kharkiv e Kherson-Mykolaiv. O resto é DPR com apoio de BTG's ou Regimentos Russos, Popasna? É a LPR quem encabeça as operações, assim como em Severodonetsk, junto com Wagner e Chechenos. T-72 destruídos? Os Russos possuem, só de T-72 e T-80, 13 mil em estoque. Se 1/3 disso tiver condições de serem modernizados, são mais de 4 mil, é um Exército novo, ainda mais para as novas versões do T-72 e T-80 sendo desenvolvidas, com elementos não utilizados no T-72B2, como a Nakidka e o Arena-M. É algo pra bater de frente com M1A2 e Leopard 2A7? Não, mas batem de frente com Leopard 2A4 e até 2A5, além de vários outros secundários Europeus tranquilamente, até porque a prometida versão "T-72B4" vai trocar a peça para disparar EBM69/70:

Imagem

Mas, cada perda que os Ucranianos possuem, é muito mais sentida, pois só tem como repor com a vontade da OTAN em fornecer armamentos, o que gera tempo e custo em treinamento de novos equipamentos para os Ucranianos. É mais uma vez a guerra mostrando que quem tem mais capacidade de repor suas perdas, vence.

O Biden já disse que "talvez" a Ucrânia deveria decidir por conceder territórios a Rússia pra cessar-fogo, então tanto EUA quanto GB já devem pensar que, por mais que continuem mandando armamentos, não vai mudar o ímpeto dos Russos em avançar.
Suetham escreveu: Sáb Jun 04, 2022 2:01 pm Ao que tudo indica, essas tropas que retornaram a Severodonetsk tiveram a missão de fazer um contra-ataque através de uma ordem dada pela deputada da Rada Maryana Bezuglaya que está estabelecendo diretamentes tarefas para as unidades ucranianas, essa afirmação foi confirmada por agentes da SBU e inclusive está sendo noticiado em canais ucranianos.

https://focus.ua/politics/517916-sluga- ... listy-foto

Só que isso está sendo um desastre. É relatado que as perdas de algumas unidades chegam a 90% do efetivo.
É exatamente isso que estou te falando. Esse contra-ataque não faz sentido algum, pois simplesmente cederam os territórios. Pra mim, faria sentido se os Russos tivessem tomado esses territórios após feroz resistência, o que deixaria as forças Russas debilitadas para propiciar um contra-ataque.

Ceder de graça sem ao menos ferir as forças invasoras pra depois tentar lançar um contra-ataque para tentar retomar é o tipo de estupidez que ainda não vi em história desde Bernadotte entregou Aderklaa ao Charles em Wagram.

O vídeo é de três dias atrás e não acompanha a tomada de sete vilarejos pelos Russos, porém o trabalho que a Academia Austríaca vem fazendo é o melhor dentre as Forças Europeias:





Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18753
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1967 vezes
Agradeceram: 2495 vezes

Re: UCRÂNIA

#7012 Mensagem por knigh7 » Sáb Jun 04, 2022 4:23 pm

É um conflito de alta intensidade e o mais grave na Europa desde a 2ª Guerra Mundial.

Não estimo o resultado, mas depois dele o continente não será o mesmo com esse alto nível de estresse, mesmo se o regime do Putin cair pois o conflito está produzindo ressentimentos antiocidentais na sociedade russa. Na hipótese de um novo governante, ele não seria um "amigo" do Ocidente.

Vale ressaltar que eu não estou com nenhum lado. Só estou assistindo da varanda essa guerra lamentável.




Editado pela última vez por knigh7 em Sáb Jun 04, 2022 5:25 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
NaScImEnTToBR
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 341
Registrado em: Ter Out 29, 2019 2:24 pm
Localização: UF:RJ. Mun: Rio de Janeiro
Agradeceu: 515 vezes
Agradeceram: 224 vezes

Re: UCRÂNIA

#7013 Mensagem por NaScImEnTToBR » Sáb Jun 04, 2022 4:49 pm

knigh7 escreveu: Sáb Jun 04, 2022 4:23 pm Na hipótese de um novo governante, ele não seria um "amigo" do Ocidente.
Se saiu o cachaceiro do Yeltsin e entrou o psicopata (ou gênio/czar?) da KGB, se sair o Putin entra logo o Makarov do Call of Duty MW3.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18753
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1967 vezes
Agradeceram: 2495 vezes

Re: UCRÂNIA

#7014 Mensagem por knigh7 » Sáb Jun 04, 2022 5:16 pm

NaScImEnTToBR escreveu: Sáb Jun 04, 2022 4:49 pm
knigh7 escreveu: Sáb Jun 04, 2022 4:23 pm Na hipótese de um novo governante, ele não seria um "amigo" do Ocidente.
Se saiu o cachaceiro do Yeltsin e entrou o psicopata (ou gênio/czar?) da KGB, se sair o Putin entra logo o Makarov do Call of Duty MW3.
Quando autocratas caem, sempre é uma bagunça e produz muito sangue até se resolverem e ninguém consegue prever quem vai ganhar. Entretanto, como os russos estão sendo cancelados no mundo isso serve para aumentar o complexo de abandono que aquela sociedade carrega devido a sua história.

Nessa situação é impossível a volta de um Boris Yeltsin. O lugar mais seguro na Rússia que há para o Alexei Navalny é na prisão, longe do povo russo.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13906
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 2394 vezes

Re: UCRÂNIA

#7015 Mensagem por gabriel219 » Sáb Jun 04, 2022 5:28 pm

Se o Putin cair - o que eu acho mais fácil Paquistão e Índia construírem uma aliança Militar com Irã e Israel - quem entra no lugar dele é a mesma coisa ou pior. Os que estão logo abaixo do Putin, como Lavrov e Medvedev são tão ruins pra Europa ou pior, o Lavrov já defendeu uso do manual número 4 da artilharia Russa contra Kiev, utilizando Submunições explosivas e incendiárias. Mas não existe qualquer sinal de queda do Putin, já cantaram umas cinco vezes que ele iria cair e até agora nada, tem que ter um desconhecimento muito grave ou alguma doença mental pra achar que o Putin está até perto de cair. Fora o conhecimento do próprio Povo Russo, aceitando ou não, a popularidade do Putin é altíssima na Rússia, até a do Stalin é, especialmente entre jovens.

Mas voltando ao conflito, uma coisa que está ocorrendo a ao menos cinco dias é a AFU bombardear áreas residenciais de Donestk:




Eu não havia publicado aqui, pois infelizmente isso é normal em guerra, porém ao passar do quinto dia eu achei anormal. Os Russos bombardear centro civis em busca de alvos militares faz sentido pois eles possuem a intenção de tomar ou interromper linhas de suprimento, destruição de material, postos de comando e afins, mas por parte da AFU não faz sentido algum. Suas próprias tropas vem sofrendo pela justa falta de artilharia, algo reclamado publicamente pelo Zelensky e o que motivou o EUA a fornecer o HIMARS. Me parece um total ato de desespero bombardear Donetsk incessantemente, coisa que poderia ser muito mais aproveitado se utilizassem essa massa de artilharia e concentrassem fogo em posições da DPR, que agora lançam ofensiva em Avdiivka e Maryinka, que vai demorar e custará alto para a DPR, pois são as duas maiores fortificações da Ucrânia inteira.

O Alto-Comando da AFU está tomando algumas decisões, especialmente de 14 de Maio pra cá que não dá pra entender. Todas as Ofensivas até então terminaram em fracasso, seja por falta de reconhecimento ou mesmo por falta de artilharia e aviação, depois abandonarem posições em Severodonetsk, entregar a região residencial aos Russos pra depois tentar tomar em um contra-ataque, 2 dias após o invasor estabilizar suas posições, sem ter artilharia adequada se quer para suprimir a artilharia adversária. Agora, as posições em Avdiivka e Maryinka vem sendo bombardeadas e marteladas por tropas da DPR, especialmente os Batalhões "Somalli" e "Spartan", enquanto as tropas da AFU nessas posições, ao invés de suprimir a artilharia da DPR ou bombardear as posições da DPR, estão simplesmente atirando aleatoriamente em alvos residenciais.

Se fossem ataques de precisão a quartéis ou centros de comando, até teria algum sentido, apesar de ser mau uso da artilharia na minha opinião, mas são alvos aleatórios. Se olhar bem as áreas atingidas, em especial Kuibyshevskyi e Voroshylovskyi, essas duas até fariam sentido, porém se verificar outras atingidas, como Kalininskyi e Kirovskyi, estão simplesmente apontando sua artilharia pra Donetsk e disparando a esmo.

Até alguns Ucranianos já estão temendo devido a erros de tomada de decisão pela AU. Um deles é o Arestovich, que dentre outras coisas, definiu o que os Russos podem ter como objetivos estratégico e eu concordo com ele:
The strategic plan of Russia in this war is to reach the administrative borders of the Donetsk and Luhansk regions, as well as to capture the entire Kherson, Zaporozhye regions, enter Zaporozhye and Nikolaev, which will create the prerequisites for a further offensive to capture the Dnieper and Odessa. How much effort and time they will need to concentrate troops capable of solving this problem is unknown, but they are not going to stop, - Arestovich.
O problema é que a AFU continua a jogar equipamento excelente e tropas bem treinadas em situações de combate imutáveis, perdendo essas tropas em vão e tendo que repor com tropas de Defesa Territorial, Guarda Nacional e Conscritos, cuja capacidade de combate vem se mostrando extremamente limitada. Agora estão recorrendo a Mercenários para ajudar tais Brigadas. A 17ª está segurando como pode Zolote, o que permitiria um rearranjo das tropas da AFU no T.O de Severodonetsk (40 km²), porém continuam enviando mais e mais tropas para tentar corrigir uma decisão que seria inteligente (recuar de Severodonetsk e defender em Lysychansk) com uma decisão simplesmente estúpida. Desde Abril eu vinha cantando essa bola, de que tinham que abandonar Severodonetsk e região para colocar defesas em Kramatorsk.

Em Mariupol, é estimado que a AFU perdeu entre 5-6 mil homens, porém existem entre 12-15 mil tropas presas naquele T.O, que mal conseguem ser ressupridas e não podem mais recuar. Deveriam aproveitar a 17ª, sacrificar essa brigada como retaguarda em Popasna mesmo, antes da Wagner, LPR e Chechenos tomarem, recuar todo mundo. Já conseguiram com êxito impedir que os Russos atravessassem em quatro pontos do Donets. Mas sei lá, eu não consigo entender.

Porém, uma coisa é fato: até agora, o maior problema para os Ucranianos está sendo a artilharia Russa, tanto solo-solo quanto ar-solo. Vem sendo publicado isso a semanas, até o TWP recentemenet e na Reuters, que é o que mais as tropas da AFU andam temendo, enquanto as mesmas tropas usam artilharia para atacar alvos inúteis, deixando a artilharia dos Russos fazer o que querem: https://www.washingtonpost.com/world/20 ... llery-war/

Outro exemplo é continuarem jogando tropas nas posições Russas em Kharkiv. Já perderam uma grande quantidade de tropas em Ternove e Rubizhne (Kharkiv), sem falar em Slobozhanske, avançando mais uma vez sem reconhecimento, tomaram uma pinça, agora concentrando forças a menos de 4 km das posições defensivas Russas em Turove:



Parece que a 79ª Brigada de Assalto Aéreo, que defendia Svyatogorsk, recuou totalmente da cidade. Mas, sem confirmação.

Os Russos estão construindo uma série de represas para diminuir o fluxo de água do rio Donets:





Avatar do usuário
Rurst
Sênior
Sênior
Mensagens: 1148
Registrado em: Dom Ago 21, 2016 10:45 pm
Agradeceu: 150 vezes
Agradeceram: 179 vezes

Re: UCRÂNIA

#7016 Mensagem por Rurst » Sáb Jun 04, 2022 5:33 pm

Especialista explica sobre a origem histórica do conflito, a situação atual e etc., da OTAN x UKRAINE x RUSSIA

Reis Friede é Professor Emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e Professor Honoris Causa da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica,
Professor Emérito da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército (EsAO) e
Conferencista Especial da Escola Superior de Guerra (ESG);
Friede é autor dos livros “Ciência Política e Teoria Geral do Estado”, “Reflexões sobre Segurança Pública e Corrupção” e coautor de “Das Novas Guerras”





Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13906
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 2394 vezes

Re: UCRÂNIA

#7017 Mensagem por gabriel219 » Sáb Jun 04, 2022 6:47 pm

O The Washington Post publicou relatos de Ucranianos que a proporção de resposta de artilharia Russa é de 15:1 em termos de contrabateria, sendo bombardeados de dia e de noite, praticamente sem interrupções e o maior problema nas trincheiras - ou o que eles mais temem - são os sistemas TOS-1, que afetam inclusive bunkers próximos do epicentro da explosão devido as propriedades termobáricas. Como o @cabeça de martelo, imagine quanto os Ucranianos tiverem o HIMARS...

O link está no meu comentário anterior. Não havia lido isso na matéria e quando vi, é bem maior do que pensei ser. A artilharia Ucraniana até é efetiva dentro das limitações, então eu imaginava algo em torno de 6:1, pela quantidade de peças, mas 15:1 é absurdo e ainda são os próprios Ucranianos citando isso, talvez podendo chegar numa proporção maior.

Eu imagino que isso seja uma média, pois em alguns lugares, como no lado Oeste do rio Donets, os Ucranianos estão tendo eficácia em sua artilharia, em Kharkiv me parece estar bastante parelho, porém no resto do Donbass e especialmente em Kherson, fica clara a brutal vantagem da artilharia Russa, talvez com exceção de Avdiivka e Maryinka, que agora a AFU tem a brilhante ideia de usar artilharia em alvos irrisórios. Em Kherson, o que vimos em imagem é a ofensiva da AFU ser destroçada através de artilharia, seja artilharia de destruição ou contrabateria. Então deve variar bem a proporção, nos melhores cenários em algo como 3-5:1 e nos melhores cenários acima de 20:1.

Mykolaiv, hoje cedo:





Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61545
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6331 vezes
Agradeceram: 6680 vezes
Contato:

Re: UCRÂNIA

#7018 Mensagem por Túlio » Sáb Jun 04, 2022 7:46 pm

Deve ser admitido, creio eu, que os posts e explicações de dois ilustres Colegas, o @gabriel219 e o @Suetham (sem desprezar a outros que também contribuem - até eu mesmo, apenas estes se destacam E MUITO), nos colocam léguas à frente de qualquer mídia que eu conheça em Português (e mesmo da maioria em outros idiomas).

A eles meu MUITO OBRIGADO! [100] [009] [100]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13906
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 2394 vezes

Re: UCRÂNIA

#7019 Mensagem por gabriel219 » Sáb Jun 04, 2022 9:44 pm

Movimentos interessantes que estão ocorrendo no fronte Izyum direção Slovyansk (Slavic):

Imagem
On northeastern front RussianArmy restarted the advance at S.E. Izyum axis & fully secured the town of Dovhen'ke once again & took control over the village of Pasika.


Ao Leste:

Imagem
On eastern front RussianArmy & LPR forces began advancing towards Zolote town from the west after taking control over Komyshuvakha town during the last days.
Aqui errei, pensei que primeiro iriam conquistar Vrubivka antes de avançarem para Zolote, porém estão sendo reportados combates em Vrubivka, então trata-se de uma ação conjunta para fechar a pinça sobre a 17ª Brigada da AFU.




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8875
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceu: 118 vezes
Agradeceram: 414 vezes

Re: UCRÂNIA

#7020 Mensagem por prp » Dom Jun 05, 2022 12:02 pm

Túlio escreveu: Sex Jun 03, 2022 1:42 pm
LM escreveu: Sex Jun 03, 2022 1:31 pm

Contra-bateria a funcionar; e vida perigosa de repórter em guerra.
Esse não é o primeiro incidente com este tipo de lançador; um tempo atrás o pessoal pró-Rússia (principalmente AGITPROP) ficava mostrando uns filminhos de outro deles disparando tranquilamente perto de um prédio; dae uns pró-Ucrânia mostraram quatro imagens (fotos), duas mostrando que de fato a VTR estava mesmo naquele local e atirando, já nas outras duas ela virava fumaça.

Nenhuma menção sobre o filme ou as fotos serem FAKE, de nenhum dos lados (pelo menos eu não vi).

Não entendo por que os caras fizeram um troço tão poderoso mas com tão pouco alcance, bobear e até com Mrt 120 dá pra despachar ele.
A utilização precípua do Tos





Responder