UCRÂNIA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9439
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 599 vezes

Re: UCRÂNIA

#6871 Mensagem por Suetham » Seg Mai 30, 2022 4:25 pm

gabriel219 escreveu: Seg Mai 30, 2022 3:28 pm

Tropas da AFU, o que dá pra confirmar pela camuflagem dos veículos á que dá pra notar o pixelado amarelo, sendo emboscados por artilharia - aqui imagino se Krasnopol, é preciso demais pra ser artilharia burra - durante a ofensiva em Kherson. Parecem ser BMP-2, o que indica que pode ser a 14ª Brigada, pois a 28ª utilizava mais BMP-1, porém a confirmar, mas aparentemente são BMPs.
Isso aí é tática mongol. As famosas táticas de retirada fingida atacando o inimigo e depois recua, puxando o inimigo atrás deles em perseguição. A retirada pode estender-se a uma grande distância para esticar as fileiras e formações do inimigo. No caso aplicado aqui - atraia seu inimigo para o campo aberto e depois transforme-o em picadinho. Mais uma contra-ofensiva ucraniana se transformando rapidamente em um desastre, os idiotas nunca aprendem. Agora, qual era a definição de insanidade novamente?




Avatar do usuário
ca_metal
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 145
Registrado em: Seg Jun 04, 2007 3:07 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: UCRÂNIA

#6872 Mensagem por ca_metal » Seg Mai 30, 2022 4:51 pm

Suetham escreveu: Seg Mai 30, 2022 4:25 pm
gabriel219 escreveu: Seg Mai 30, 2022 3:28 pm

Tropas da AFU, o que dá pra confirmar pela camuflagem dos veículos á que dá pra notar o pixelado amarelo, sendo emboscados por artilharia - aqui imagino se Krasnopol, é preciso demais pra ser artilharia burra - durante a ofensiva em Kherson. Parecem ser BMP-2, o que indica que pode ser a 14ª Brigada, pois a 28ª utilizava mais BMP-1, porém a confirmar, mas aparentemente são BMPs.
Isso aí é tática mongol. As famosas táticas de retirada fingida atacando o inimigo e depois recua, puxando o inimigo atrás deles em perseguição. A retirada pode estender-se a uma grande distância para esticar as fileiras e formações do inimigo. No caso aplicado aqui - atraia seu inimigo para o campo aberto e depois transforme-o em picadinho. Mais uma contra-ofensiva ucraniana se transformando rapidamente em um desastre, os idiotas nunca aprendem. Agora, qual era a definição de insanidade novamente?
É estranho demais isso, até porque eles estão recebendo informes de inteligência das potências ocidentais. O que leva os comandantes a realizarem essas operações suicidas?

Eu entendo que eles teriam mais ganhos esperando os russos, em posições defensivas e entrincheirados.

Agora, uma pergunta, será que essas operações “suicidas” não são resultado de desdobramentos desastrosos nas posições da AFU no Donbass? Digo, eles estavam entrincheirados há 8 anos ali, e os aliados estão passando um rolo compressor com artilharia, depois ataques aéreos, depois blindados e por último infantaria.

Eu começo a achar, sem nenhuma fonte pra fundamentar meu pensamento, que o comando Ucraniano, juntamente com a inteligência ocidental, não vê com bons olhos ficar esperando entrincheirados, já que não está dando certo no Donbass.

Ou é isso ou eles realmente acreditaram na estória de que emperraram bravamente os russos do front norte e da região de Kharkov. Kkkkk




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13634
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2334 vezes

Re: UCRÂNIA

#6873 Mensagem por gabriel219 » Seg Mai 30, 2022 5:05 pm

Suetham escreveu: Seg Mai 30, 2022 4:25 pm Isso aí é tática mongol. As famosas táticas de retirada fingida atacando o inimigo e depois recua, puxando o inimigo atrás deles em perseguição. A retirada pode estender-se a uma grande distância para esticar as fileiras e formações do inimigo. No caso aplicado aqui - atraia seu inimigo para o campo aberto e depois transforme-o em picadinho. Mais uma contra-ofensiva ucraniana se transformando rapidamente em um desastre, os idiotas nunca aprendem. Agora, qual era a definição de insanidade novamente?
Pior é que fui na OSINT pró-Ucrânia, ver se tem algo em relação a o que os Ucranianos estão fazendo, o que há é um suposto BMP-2 capturado e artilharia supostamente Ucraniana atingindo alvos Russos, porém se quer dá pra identificar quem é quem. Já é quase o terceiro dia da ofensiva, considerando o fuso horário e o que tem de vídeos por parte de ações da Ucrânia é isso.

Ao menos com base em vídeos e fotografias, que é o que infelizmente temos base confirmada, a AFU está tomando uma surra nessa ofensiva, o que é triste ver soldados que até lutam com honra sendo comandados por um monte de imbecis que mandam eles para a morte. As outras contraofensivas Ucranianas que falharam, ao menos, era a nível Unidade. Essa é a primeira ofensiva a nível Grande-Unidade, movendo Batalhões de três Brigadas e as mais importantes da região de Mykolaiv, pois o resto é Infantaria Leve, formada basicamente por voluntários. Pode ser a ofensiva Ucraniana em que mais obtiveram perdas, superando a primeira em Kherson, aonde tinha mais de 5 km de um comboio Ucraniano destruído.

O engraçado é que OSINT cita, ao todo, apenas 15 mortos por parte da AFU, porém só naquele Krasnopol ao menos uns 20 morreram. Dá pra contar a dedo cerca de 17 soldados a pé perto do que parece ser um BMP, explodiu e só um saiu meio cambaleando, fora quem estava dentro do BMP. Lógico que é presumível que os outros três blindados foram atingidos também por artilharia, ai já vai mais de uma Cia inteira, pouco menos de 100 Fuzileiros e quatro BMPs, se confirmar.

Aliás, ATUALIZAÇÃO, nesse vídeo mostram Russos na Good Zone, em Severodonetsk, o que é praticamente no centro da cidade:


https://goo.gl/maps/oCZQ7oHcEG7G9gk1A

O interessante é que não se ouve tiros ou explosões. Estranho isso, talvez não haja mais combates em larga escala na cidade, o que pode significar que as tropas da AFU realmente talvez tenham recuado para Lysychansk.

Uma informação interessante é que antes da queda de Popasna, a 93ª Brigada teria se retirado de Severodonetsk e quem assumiu o lugar teria sido a 128ª Brigada de Montanha, que, ao que parece, estariam em Lysychansk.

@ca_metal, pra ser sincero contigo, eu não sei e compartilho da sua opinião, seria muito melhor os Ucranianos, nesse momento, recuar suas tropas inclusive do Donbass e entregar os territórios de Luhansk e Donetsk, talvez vê se consegue fazer com que a DPR e a LPR se dê por satisfeita com os territórios e que os Russos fiquem sozinho nessa, podendo assim os Ucranianos conseguir unir mais resistência em Zaporizhzhia, Dnipro e Kharkiv, além de Mykolaiv. Acho que nem precisa ser muito gênio pra se pensar nisso, porém o que se vê por parte dos Ucranianos é simplesmente injustificável.

Nem Sadam, quando perdeu a Supremacia Aérea, ousou realizar qualquer ofensiva contra a coalizão, fez o que pode para se defender, mas a vantagem tecnológica da coalizão era claríssima. A Ucrânia possui um gap tecnológico muito menos em relação aos Russos, algumas delas superior, como no que parte de armas defensivas, bem superior aliás, porém simplesmente jogam fora isso com ofensivas como em Avdiivka e próximo a Huliapole, aonde perderam quase uma Brigada nesses dois pontos. Aliás, não é lição nova para os Ucranianos, logo quando os Russos tomaram Kherson, os Ucranianos meteram um comboio de quilômetros para contra-atacar em Kherson e foram emboscados, com parte de uma Brigada deixando de existir, que alguns citam ser a 57ª ou a 58ª. Ambas estavam estacionadas em Kherson e Mykolaiv no inicio da guerra e, desde a tomada pelos Russos, não se há mais notícias em relação a essas Brigadas. Dizem que simplesmente deixaram de existir e se não fosse a 80ª e a 28ª, Mykolaiv teria caído também. Os Russos cometeram o erro de enviar apenas a 126ª Brigada contra Mykolaiv, sem apoio de carros de combate além de um Batalhão, tiveram perdas grandes e recuaram para Kherson.



Aliás, o Su-25 Ucraniano que teria sido abatido pelos Russos em Kherson, tem foto, porém do Su-35S...





Editado pela última vez por gabriel219 em Seg Mai 30, 2022 5:23 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9439
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 599 vezes

Re: UCRÂNIA

#6874 Mensagem por Suetham » Seg Mai 30, 2022 5:15 pm

ca_metal escreveu: Seg Mai 30, 2022 4:51 pm
Suetham escreveu: Seg Mai 30, 2022 4:25 pm

Isso aí é tática mongol. As famosas táticas de retirada fingida atacando o inimigo e depois recua, puxando o inimigo atrás deles em perseguição. A retirada pode estender-se a uma grande distância para esticar as fileiras e formações do inimigo. No caso aplicado aqui - atraia seu inimigo para o campo aberto e depois transforme-o em picadinho. Mais uma contra-ofensiva ucraniana se transformando rapidamente em um desastre, os idiotas nunca aprendem. Agora, qual era a definição de insanidade novamente?
É estranho demais isso, até porque eles estão recebendo informes de inteligência das potências ocidentais. O que leva os comandantes a realizarem essas operações suicidas?

Eu entendo que eles teriam mais ganhos esperando os russos, em posições defensivas e entrincheirados.

Agora, uma pergunta, será que essas operações “suicidas” não são resultado de desdobramentos desastrosos nas posições da AFU no Donbass? Digo, eles estavam entrincheirados há 8 anos ali, e os aliados estão passando um rolo compressor com artilharia, depois ataques aéreos, depois blindados e por último infantaria.

Eu começo a achar, sem nenhuma fonte pra fundamentar meu pensamento, que o comando Ucraniano, juntamente com a inteligência ocidental, não vê com bons olhos ficar esperando entrincheirados, já que não está dando certo no Donbass.

Ou é isso ou eles realmente acreditaram na estória de que emperraram bravamente os russos do front norte e da região de Kharkov. Kkkkk
Eu não sei se você acompanha os reportes constantes do OSINT pró-Ucrânia, a maioria deles são desse populacho ideológico. Vou te dar um exemplo:

Sabe a contra-ofensiva do dia 28 de maio da AFU próximo da fronteira de Kherson em Mykolaiv, quando morreram 200 ucranianos e foram destruídos mais de 20 veículos? O ISW chamou isso de "contra-ataque limitado bem-sucedido". O @gabriel219 postou alguns links sobre essas perdas na pág. 457.

É isso. Essas mídias OSINTs pró-Ucrânia reportam essas besteiras e conseguem 10 mil likes e 2 mil retweet. É tão notório esse comportamento psicológico por parte de quem está "narrando" a guerra que faz você pensar que a Ucrânia realmente está ganhando. Eu vi esse padrão de comportamento em vários casos, o caso mais notório recente foi o "desembarque" na Ilha das Cobras.

Acompanha essas mídias assim que a AFU realizar alguma ofensiva ou ter algum sucesso operacional tático bem limitado, você verá porque a Ucrânia emprega essas táticas suicidas mal gerenciadas pelo comando da AFU. Por causa disso, até mesmo unidades de elite da AFU estão se recusando a lutar, porque faltam equipamento e o oficial pede para eles manterem a posição, sabendo-se que está mandando seus homens diretamente para a cova, esse caso é mais emblemático porque são tropas de elite, não são qualquer um, relatos diários de várias unidades estão se recusando a cumprir essa ordem insana do comando superior.

É tudo mídia. Por causa disso, o Ocidente envia mais e mais equipamentos achando que a Ucrânia está realmente vencendo a guerra, e tudo na tentativa de desmoralizar a Rússia valendo qualquer sacríficio - seja sacrificando soldados da AFU, seja aumentando a escalada da guerra, seja comprometendo sua própria defesa.

gabriel219 escreveu: Seg Mai 30, 2022 5:05 pm
Suetham escreveu: Seg Mai 30, 2022 4:25 pm Isso aí é tática mongol. As famosas táticas de retirada fingida atacando o inimigo e depois recua, puxando o inimigo atrás deles em perseguição. A retirada pode estender-se a uma grande distância para esticar as fileiras e formações do inimigo. No caso aplicado aqui - atraia seu inimigo para o campo aberto e depois transforme-o em picadinho. Mais uma contra-ofensiva ucraniana se transformando rapidamente em um desastre, os idiotas nunca aprendem. Agora, qual era a definição de insanidade novamente?
Pior é que fui na OSINT pró-Ucrânia, ver se tem algo em relação a o que os Ucranianos estão fazendo, o que há é um suposto BMP-2 capturado e artilharia supostamente Ucraniana atingindo alvos Russos, porém se quer dá pra identificar quem é quem. Já é quase o terceiro dia da ofensiva, considerando o fuso horário e o que tem de vídeos por parte de ações da Ucrânia é isso.

Ao menos com base em vídeos e fotografias, que é o que infelizmente temos base confirmada, a AFU está tomando uma surra nessa ofensiva, o que é triste ver soldados que até lutam com honra sendo comandados por um monte de imbecis que mandam eles para a morte. As outras contraofensivas Ucranianas que falharam, ao menos, era a nível Unidade. Essa é a primeira ofensiva a nível Grande-Unidade, movendo Batalhões de três Brigadas e as mais importantes da região de Mykolaiv, pois o resto é Infantaria Leve, formada basicamente por voluntários. Pode ser a ofensiva Ucraniana em que mais obtiveram perdas.

O engraçado é que OSINT cita, ao todo, apenas 15 mortos por parte da AFU, porém só naquele Krasnopol ao menos uns 20 morreram. Dá pra contar a dedo cerca de 17 soldados a pé perto do que parece ser um BMP, explodiu e só um saiu meio cambaleando, fora quem estava dentro do BMP. Lógico que é presumível que os outros três blindados foram atingidos também por artilharia, ai já vai mais de uma Cia inteira, pouco menos de 100 Fuzileiros e quatro BMPs, se confirmar.
Tô ligado. Eu ri muito disso.




Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9439
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 599 vezes

Re: UCRÂNIA

#6875 Mensagem por Suetham » Seg Mai 30, 2022 5:23 pm

https://thesaker.is/russias-necessary-a ... n-ukraine/
Russia’s Necessary and Legal Military Response to US/ NATO Aggression in Ukraine
Um artigo interessante mostrando a perspectiva "legal" da invasão russa na Ucrânia.

https://thesaker.is/the-eurasian-econom ... -steps-up/
The Eurasian Economic Union Steps Up
Um outro artigo interessante que relata alguns movimentos geopolíticos interessantes e outros que podem a vir surgir no horizonte diplomático próximo.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13634
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2334 vezes

Re: UCRÂNIA

#6876 Mensagem por gabriel219 » Seg Mai 30, 2022 5:42 pm

@Suetham, eu ainda me dou o trabalho de acompanhar pra eu ver o que está havendo. Nas antigas ofensivas, os Ucranianos até conseguiam destruir uma boa quantidade de equipamento dos Russos, especialmente em Kharkiv, mas dá ofensiva de 16 de Maio em Izyum, depois a de Huliapole, Avdiinvka e agora em Davyrid Brid, nem as páginas mais pró-Ucrânia consegue enviar imagens sobre danos causados sobre os Russos.

Isso pode indicar que os Russos aprenderam a lhe dar com as contraofensivas/ofensivas dos Ucranianos a nível Unidade e Grande-Unidade. Não há muitas imagens de tropas no solo, por parte dos Russos, destruindo alvos Ucranianos em tais ofensivas, porém o que tem de artilharia de precisão é muita coisa.

Isso também me faz pensar que os Ucranianos, além de não possuir aviação para cobrir essas ofensivas e fazer CAS, eles também estão incorrendo em um erro fundamental: Não estão realizando reconhecimento antes de atacar. Em Davyrid Brid, o que é dito é que foram dois batalhões que atacaram a cidade. Não se faz reconhecimento com dois batalhões em uma Wedge e, como até o momento, só é visto um BMP-2 supostamente capturado, os Russos devem ter se retirado de Davyrid Brig sem lutar, atraindo os Ucranianos para campo aberto e jogando artilharia em cima. Nesse caso, é ponto para os Destacamentos IRVA dos Russos, em encontrar os alvos antes de estarem no alcance do inimigo. Outros dois exemplos disso foi a tentativa de cabeça-de-ponte pela 25ª Brigada de Assalto Aéreo Ucraniana no rio Donets a Oeste de Izyum, no dia 16. Simplesmente bateram de frente com duas Brigadas dos Russos em Rudneve e Ivanivka, sendo a 38ª Brigada Motorizada e a 5ª Brigada de Guarda Blindada dos Russos. Se tivessem feito reconhecimento, jamais teriam feito a travessia com duas Brigadas, especialmente uma Blindada na região.

O segundo exemplo é em Huliapole, no mesmo dia, pouco mais tarde, no contra-ataque falho da AFU na região, perderam uma grande quantidade de carros de combate. Encontrados por drones, bombardeados por artilharia e logo depois assaltados por carros de combate dos Russos na região, outro ataque com deslocamento de, ao menos, uma Unidade inteira, sem vanguarda para reconhecimento.

ATUALIZAÇÃO:





Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18198
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2283 vezes

Re: UCRÂNIA

#6877 Mensagem por knigh7 » Seg Mai 30, 2022 7:04 pm

Prisioneiros do batalhão Azov ucraniano podem ser condenados à morte | AFP




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18198
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2283 vezes

Re: UCRÂNIA

#6878 Mensagem por knigh7 » Seg Mai 30, 2022 7:07 pm

Biden descarta enviar à Ucrânia sistemas de lançamento de foguetes capazes de chegar à Rússia | AFP




Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9439
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 599 vezes

Re: UCRÂNIA

#6879 Mensagem por Suetham » Seg Mai 30, 2022 8:33 pm

gabriel219 escreveu: Seg Mai 30, 2022 5:42 pm @Suetham, eu ainda me dou o trabalho de acompanhar pra eu ver o que está havendo. Nas antigas ofensivas, os Ucranianos até conseguiam destruir uma boa quantidade de equipamento dos Russos, especialmente em Kharkiv, mas dá ofensiva de 16 de Maio em Izyum, depois a de Huliapole, Avdiinvka e agora em Davyrid Brid, nem as páginas mais pró-Ucrânia consegue enviar imagens sobre danos causados sobre os Russos.

Isso pode indicar que os Russos aprenderam a lhe dar com as contraofensivas/ofensivas dos Ucranianos a nível Unidade e Grande-Unidade. Não há muitas imagens de tropas no solo, por parte dos Russos, destruindo alvos Ucranianos em tais ofensivas, porém o que tem de artilharia de precisão é muita coisa.
Eu acho que o que mudou em relação aos russos foi que eles começaram a empregar mais radares de contra-bateria, a eficácia da AFU em praticamente todas essas ofensivas e contra-ofensivas era sua artilharia que inclusive destruiu muitos dos veículos russos que o Oryx contabilizou, com o emprego desses radares, os russos começaram a empregar o fogo de contra-bateria, veja os casos de supressão do M777, o caso dos obuseiros de hoje entre muitos outros. Com isso e ainda mais o emprego expansivo de UAVs até mesmo os kamikazes aumentou dramaticamente o modo ativo de combater e a contra-resposta aos ataques da AFU, além disso, estamos vendo o emprego de veículos de recuperação, transportando os veículos danificados para postos de reparação e empregando-os de volta ao fronte de batalha aumentando rapidamente as taxas de reposição.
gabriel219 escreveu: Seg Mai 30, 2022 5:42 pm Isso também me faz pensar que os Ucranianos, além de não possuir aviação para cobrir essas ofensivas e fazer CAS, eles também estão incorrendo em um erro fundamental: Não estão realizando reconhecimento antes de atacar. Em Davyrid Brid, o que é dito é que foram dois batalhões que atacaram a cidade. Não se faz reconhecimento com dois batalhões em uma Wedge e, como até o momento, só é visto um BMP-2 supostamente capturado, os Russos devem ter se retirado de Davyrid Brig sem lutar, atraindo os Ucranianos para campo aberto e jogando artilharia em cima. Nesse caso, é ponto para os Destacamentos IRVA dos Russos, em encontrar os alvos antes de estarem no alcance do inimigo. Outros dois exemplos disso foi a tentativa de cabeça-de-ponte pela 25ª Brigada de Assalto Aéreo Ucraniana no rio Donets a Oeste de Izyum, no dia 16. Simplesmente bateram de frente com duas Brigadas dos Russos em Rudneve e Ivanivka, sendo a 38ª Brigada Motorizada e a 5ª Brigada de Guarda Blindada dos Russos. Se tivessem feito reconhecimento, jamais teriam feito a travessia com duas Brigadas, especialmente uma Blindada na região.
Por qual motivo a AFU não está mais realizando reconhecimento? A resposta é muito simples. Tiveram grandes perdas de aeronaves e drones de reconhecimento. A reivindicação de perdas de drones por parte dos russos em relação a AFU é gigante, a AFU perdeu muitos ativos aéreos - principalmente de reconhecimento, não é difícil de imaginar que isso impactaria as missões de vigilância e reconhecimento da AFU. Hoje mesmo, foi postado que a AFU começou a operar o RQ-20 Puma, isso com certeza melhorará e irá expandir essa capacidade da AFU que até o momento está bastante limitada por causa das perdas, mesmo a Ucrânia supostamente recebendo link de dados designadores de alvos da OTAN, recebendo dados de vigilância e reconhecimento da OTAN, ficou claro que mesmo assim a AFU ainda tem grandes deficiências e limita seus sucessos dentro do cenário porque não tem a capacidade tática ISR.

Aliás, isso é irônico. O emprego de drones tem muito mais sucesso contra países da OTAN que dependem do emprego aéreo massivo, contra países com grandes ativos de DAAe como a Rússia, o seu sucesso é bastante limitado, o caso concreto dessa afirmação é a perda de vários TB2 Bayraktar durante a tentativa de capturar a Ilha das Cobras, uma coisa que eu já tinha afirmado anteriormente, esses drones tem muito sucesso contra países sem DAAe densa, contra os russos, seu sucesso foi decepcionante, o que já era esperado para mim.

Falando em drones, além do RQ-20, surgiu um outro UAV desconhecido na Ucrânia.
Imagem

Alguém conhece?
gabriel219 escreveu: Seg Mai 30, 2022 3:28 pm Agora uma coisa interessantíssima. O Comando-Geral da AFU agora reclamou a cidade de Mykolaivka, dizendo ser parte da ofensiva, mas olha que caso curiosíssimo, pois esse vilarejo fica ao Norte, aproximadamente 45 km de distância do local aonde está ocorrendo a ofensiva Ucraniana.
Existem várias cidades e aldeias chamadas Mykolaivka. Tem uma Mykolaiv, uma em Donetsk e outra em Kiev, provavelmente a AFU reclamou a cidade que fica localizada em Donetsk que fica ao sul de Raihorodok, próximo a Slavyanka.
gabriel219 escreveu: Seg Mai 30, 2022 5:05 pm Aliás, o Su-25 Ucraniano que teria sido abatido pelos Russos em Kherson, tem foto, porém do Su-35S...
Na verdade, existe. Só não sei se é verídico, a qualidade da foto é muito ruim.





Avatar do usuário
ca_metal
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 145
Registrado em: Seg Jun 04, 2007 3:07 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: UCRÂNIA

#6880 Mensagem por ca_metal » Seg Mai 30, 2022 9:17 pm

gabriel219 escreveu: Seg Mai 30, 2022 5:05 pm @ca_metal, pra ser sincero contigo, eu não sei e compartilho da sua opinião, seria muito melhor os Ucranianos, nesse momento, recuar suas tropas inclusive do Donbass e entregar os territórios de Luhansk e Donetsk, talvez vê se consegue fazer com que a DPR e a LPR se dê por satisfeita com os territórios e que os Russos fiquem sozinho nessa, podendo assim os Ucranianos conseguir unir mais resistência em Zaporizhzhia, Dnipro e Kharkiv, além de Mykolaiv. Acho que nem precisa ser muito gênio pra se pensar nisso, porém o que se vê por parte dos Ucranianos é simplesmente injustificável.

Nem Sadam, quando perdeu a Supremacia Aérea, ousou realizar qualquer ofensiva contra a coalizão, fez o que pode para se defender, mas a vantagem tecnológica da coalizão era claríssima. A Ucrânia possui um gap tecnológico muito menos em relação aos Russos, algumas delas superior, como no que parte de armas defensivas, bem superior aliás, porém simplesmente jogam fora isso com ofensivas como em Avdiivka e próximo a Huliapole, aonde perderam quase uma Brigada nesses dois pontos. Aliás, não é lição nova para os Ucranianos, logo quando os Russos tomaram Kherson, os Ucranianos meteram um comboio de quilômetros para contra-atacar em Kherson e foram emboscados, com parte de uma Brigada deixando de existir, que alguns citam ser a 57ª ou a 58ª. Ambas estavam estacionadas em Kherson e Mykolaiv no inicio da guerra e, desde a tomada pelos Russos, não se há mais notícias em relação a essas Brigadas. Dizem que simplesmente deixaram de existir e se não fosse a 80ª e a 28ª, Mykolaiv teria caído também. Os Russos cometeram o erro de enviar apenas a 126ª Brigada contra Mykolaiv, sem apoio de carros de combate além de um Batalhão, tiveram perdas grandes e recuaram para Kherson.



Aliás, o Su-25 Ucraniano que teria sido abatido pelos Russos em Kherson, tem foto, porém do Su-35S...

Então, na verdade, nós concordamos. Eu acho que o certo a se fazer é o que você disse, recuar e lutar no Oeste/Norte.

O que eu questionei ali é, será que os Ucranianos não acham aquilo lá? Que é melhor contra-atacar do que esperar entrincheirados? Ou até mesmo, como eu falei ali, será que eles não começaram a acreditar na própria fantasia, achando que tinham chance de quebrar a defesa russa? Não é o que eu acho, e sim um questionamento do que pode estar levando os ucranianos a fazer essas missões suicidas.




Avatar do usuário
ca_metal
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 145
Registrado em: Seg Jun 04, 2007 3:07 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: UCRÂNIA

#6881 Mensagem por ca_metal » Seg Mai 30, 2022 9:28 pm

Suetham escreveu: Seg Mai 30, 2022 5:15 pm
ca_metal escreveu: Seg Mai 30, 2022 4:51 pm

É estranho demais isso, até porque eles estão recebendo informes de inteligência das potências ocidentais. O que leva os comandantes a realizarem essas operações suicidas?

Eu entendo que eles teriam mais ganhos esperando os russos, em posições defensivas e entrincheirados.

Agora, uma pergunta, será que essas operações “suicidas” não são resultado de desdobramentos desastrosos nas posições da AFU no Donbass? Digo, eles estavam entrincheirados há 8 anos ali, e os aliados estão passando um rolo compressor com artilharia, depois ataques aéreos, depois blindados e por último infantaria.

Eu começo a achar, sem nenhuma fonte pra fundamentar meu pensamento, que o comando Ucraniano, juntamente com a inteligência ocidental, não vê com bons olhos ficar esperando entrincheirados, já que não está dando certo no Donbass.

Ou é isso ou eles realmente acreditaram na estória de que emperraram bravamente os russos do front norte e da região de Kharkov. Kkkkk
Eu não sei se você acompanha os reportes constantes do OSINT pró-Ucrânia, a maioria deles são desse populacho ideológico. Vou te dar um exemplo:

Sabe a contra-ofensiva do dia 28 de maio da AFU próximo da fronteira de Kherson em Mykolaiv, quando morreram 200 ucranianos e foram destruídos mais de 20 veículos? O ISW chamou isso de "contra-ataque limitado bem-sucedido". O @gabriel219 postou alguns links sobre essas perdas na pág. 457.

É isso. Essas mídias OSINTs pró-Ucrânia reportam essas besteiras e conseguem 10 mil likes e 2 mil retweet. É tão notório esse comportamento psicológico por parte de quem está "narrando" a guerra que faz você pensar que a Ucrânia realmente está ganhando. Eu vi esse padrão de comportamento em vários casos, o caso mais notório recente foi o "desembarque" na Ilha das Cobras.

Acompanha essas mídias assim que a AFU realizar alguma ofensiva ou ter algum sucesso operacional tático bem limitado, você verá porque a Ucrânia emprega essas táticas suicidas mal gerenciadas pelo comando da AFU. Por causa disso, até mesmo unidades de elite da AFU estão se recusando a lutar, porque faltam equipamento e o oficial pede para eles manterem a posição, sabendo-se que está mandando seus homens diretamente para a cova, esse caso é mais emblemático porque são tropas de elite, não são qualquer um, relatos diários de várias unidades estão se recusando a cumprir essa ordem insana do comando superior.

É tudo mídia. Por causa disso, o Ocidente envia mais e mais equipamentos achando que a Ucrânia está realmente vencendo a guerra, e tudo na tentativa de desmoralizar a Rússia valendo qualquer sacríficio - seja sacrificando soldados da AFU, seja aumentando a escalada da guerra, seja comprometendo sua própria defesa.
Sim, tento acompanhar o máximo que consigo. E vi esse report do ISW. kkkkkkk

A questão é, a gente não tem informação, não somos nada. O comando Ucraniano tem informações que a gente nem sonha em ter acesso, eles tem obrigação de analisar o cenário de forma realista. As potências ocidentais estão passando reports de inteligência pra eles. Eles não baseiam o planejamento em OSINT do twitter. Ao menos eu espero que não. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18198
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2283 vezes

Re: UCRÂNIA

#6882 Mensagem por knigh7 » Seg Mai 30, 2022 10:30 pm

Enquanto os europeus estão acompanhando a guerra, o brasileiro (a) está falando nisto:

Imagem


Eita...




Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9439
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 599 vezes

Re: UCRÂNIA

#6883 Mensagem por Suetham » Seg Mai 30, 2022 10:58 pm

ca_metal escreveu: Seg Mai 30, 2022 9:28 pm Sim, tento acompanhar o máximo que consigo. E vi esse report do ISW. kkkkkkk

A questão é, a gente não tem informação, não somos nada. O comando Ucraniano tem informações que a gente nem sonha em ter acesso, eles tem obrigação de analisar o cenário de forma realista. As potências ocidentais estão passando reports de inteligência pra eles. Eles não baseiam o planejamento em OSINT do twitter. Ao menos eu espero que não. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Nãoooooooooo. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Pelo contrário, meu caro.

Vamos adentrar nesse imenso pântano OSINT:

ISW:

Sabe quem é a presidente desse instituto?

Kimberly Kagan. Sabe quem é ela?

Esposa de Frederick Kagan. Sabe quem é ele?

Irmão de Robert Kagan. Sabe quem é ele?

Marido de... adivinha?

Tcharammmmmmmm
Imagem
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

A presidente do ISW é co-cunhada da Victoria Nuland.

O nível de acesso desses institutos e figuras dignitários OSINTs é muito mais Alto do que você pensa.

Próximo:

https://twitter.com/kofmanmichael

Esse é o meu guru...

Michael Kofman para quem não sabe, ele é diretor do CNA(Center for Naval Analyses).

O CNA é um " centro de pesquisa e desenvolvimento financiado pelo governo federal (FFRDC) para a Marinha e o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos. Também fornece serviços de pesquisa e análise para outras agências militares e governamentais para ajudar a melhorar a eficiência e eficácia dos esforços de defesa nacional dos EUA."

Em outras palavras, o CNA é uma frente de inteligência militar e Michael Kofman é, portanto, um ativo de inteligência militar.

Michael Kofman tem várias publicações, bem como um blog sobre militares russos:

https://russianmilitaryanalysis.wordpress.com/

No ano passado, ele publicou uma série de artigos e relatórios sobre o crescimento militar russo na Ucrânia e algumas dessas publicações por razões legais tiveram que ser complementadas com informações sobre a fonte de financiamento que veio do Exército dos EUA na Europa.

Ele é o OSINT focado nos russos, muito superestimado aqui pelo Ocidente e extremamente desprezado na Rússia ou por quem acompanha os militares russos.

Nessa guerra na Ucrânia, vimos todo o seu sucesso analítico posto em prático e se você pesquisar bem, encontra várias pérolas escritas no Twitter desse sujeito, uma delas aqui:



Outro:

https://twitter.com/konrad_muzyka?

Esse é o mais burro dentre eles.

Konrad Muzyka é um colaborador polonês regular de Michael Kofman do Center for Naval Analyses (CNA).

Konrad Muzyka tem uma empresa chamada Rochan Consulting, que ele usa para processar pagamentos e lavar informações que são divulgadas na mídia americana como parte do "OSINT de origem local". Recentemente, isso fez com que Muzyka fosse reciclado de volta à mídia polonesa, já que agora seu conteúdo é reconhecido como "internacional". É uma lição interessante sobre como a informação é legitimada por meio desse processo de "lavagem de fontes".

https://rochan-consulting.com/

O que é ainda mais interessante é que Konrad Muzyka foi descrito por Michael Kofman em uma de suas entrevistas como um "artista gráfico" e não um analista ou alguém que trabalha em um campo relacionado. Ele é mais conhecido por escrever um artigo sobre a ordem de batalha do Distrito Militar Ocidental da Rússia, mas o artigo, embora superficialmente competente, vai pouco além de combinar informações disponíveis sobre mudanças recentes e apresentá-las em um formato coerente.

Algum tempo atrás(antes mesmo da guerra), ouvi um painel de discussão do qual Muzyka participou e o achei completamente não confiável como especialista em militares russos e potencialmente até mesmo uma fraude completa repetindo tudo o que ele é alimentado por seus manipuladores. Gostaria de enfatizar que estou me referindo aqui à sua técnica-competência, e não suas posições ou opiniões. Ele simplesmente estava falando sobre coisas que poderiam ser facilmente verificadas na Wikipedia e cometeu erros elementares. Tal pessoa simplesmente não pode ser considerada competente.

Outro:

https://twitter.com/RALee85

Esse é o mais trincado por assim dizer. Ele só reposta as notícias do russo/ucraniano para o inglês. Seu papel é basicamente um tradutor, o seu conhecimento militar russo é acima de Konrad, mas abaixo de Kofman - aliás, qualquer pessoa aqui é mais competente do que Konrad, eu tô falando sério. Rob Lee cometeu vários erros nessa guerra por causa disso, porque ele não tem a mínima noção de que deveria checar as informações que lhe são repassadas, vários casos como a troca de rosto de generais e a morte de um general que reapareceu, além de outros erros, mas ele certamente é mais trincado nas suas análises do que Kofman, só que mais competente do que Konrad.

Tem outros, alguns bem mais competentes em análises militares da Rússia sumiram, o que inevitavelmente é uma pena, a ausência de alguns realmente faz falta diante de tanta lorota divulgada, alguns outros são na própria Ucrânia. Além disso, temos de outros países, como por exemplo na China, mas isso fica para outro tópico.

Um erro feio do Rob Lee:



Antes desta guerra, Rob Lee tinha uma pequena credibilidade legítima, ele nunca escreveu um artigo, tudo o que ele fez foi copiar e colar fotos de vídeos de Telegram com descrições traduzidas. Mas ele foi encaminhado para o enorme esforço de propaganda no início. Uma quantidade considerável de pôsteres estava caindo para essas coisas no início da guerra. Eles devem um pedido de desculpas à Rússia.

A declaração Il-76 foi a gota d'água para mim. Você pode ignorar com segurança qualquer coisa que ele escreva e apenas verificar as fotos e vídeos.

O que eu quero dizer?

A maioria desse pessoal OSINT é tudo comprometido e na maioria das vezes tem um nível de acesso muito maior do que alguns imaginam. Isso faz parte da propaganda, isso ficou bem exemplificado nessa guerra na Ucrânia.

Atualização...

Olha uma pérola aqui:





Avatar do usuário
FROES
Novato
Novato
Mensagens: 9
Registrado em: Qui Set 04, 2008 12:32 am
Agradeceram: 2 vezes

Re: UCRÂNIA

#6884 Mensagem por FROES » Seg Mai 30, 2022 11:26 pm

Suetham escreveu: Seg Mai 30, 2022 8:33 pm
gabriel219 escreveu: Seg Mai 30, 2022 5:42 pm @Suetham, eu ainda me dou o trabalho de acompanhar pra eu ver o que está havendo. Nas antigas ofensivas, os Ucranianos até conseguiam destruir uma boa quantidade de equipamento dos Russos, especialmente em Kharkiv, mas dá ofensiva de 16 de Maio em Izyum, depois a de Huliapole, Avdiinvka e agora em Davyrid Brid, nem as páginas mais pró-Ucrânia consegue enviar imagens sobre danos causados sobre os Russos.

Isso pode indicar que os Russos aprenderam a lhe dar com as contraofensivas/ofensivas dos Ucranianos a nível Unidade e Grande-Unidade. Não há muitas imagens de tropas no solo, por parte dos Russos, destruindo alvos Ucranianos em tais ofensivas, porém o que tem de artilharia de precisão é muita coisa.
Eu acho que o que mudou em relação aos russos foi que eles começaram a empregar mais radares de contra-bateria, a eficácia da AFU em praticamente todas essas ofensivas e contra-ofensivas era sua artilharia que inclusive destruiu muitos dos veículos russos que o Oryx contabilizou, com o emprego desses radares, os russos começaram a empregar o fogo de contra-bateria, veja os casos de supressão do M777, o caso dos obuseiros de hoje entre muitos outros. Com isso e ainda mais o emprego expansivo de UAVs até mesmo os kamikazes aumentou dramaticamente o modo ativo de combater e a contra-resposta aos ataques da AFU, além disso, estamos vendo o emprego de veículos de recuperação, transportando os veículos danificados para postos de reparação e empregando-os de volta ao fronte de batalha aumentando rapidamente as taxas de reposição.
gabriel219 escreveu: Seg Mai 30, 2022 5:42 pm Isso também me faz pensar que os Ucranianos, além de não possuir aviação para cobrir essas ofensivas e fazer CAS, eles também estão incorrendo em um erro fundamental: Não estão realizando reconhecimento antes de atacar. Em Davyrid Brid, o que é dito é que foram dois batalhões que atacaram a cidade. Não se faz reconhecimento com dois batalhões em uma Wedge e, como até o momento, só é visto um BMP-2 supostamente capturado, os Russos devem ter se retirado de Davyrid Brig sem lutar, atraindo os Ucranianos para campo aberto e jogando artilharia em cima. Nesse caso, é ponto para os Destacamentos IRVA dos Russos, em encontrar os alvos antes de estarem no alcance do inimigo. Outros dois exemplos disso foi a tentativa de cabeça-de-ponte pela 25ª Brigada de Assalto Aéreo Ucraniana no rio Donets a Oeste de Izyum, no dia 16. Simplesmente bateram de frente com duas Brigadas dos Russos em Rudneve e Ivanivka, sendo a 38ª Brigada Motorizada e a 5ª Brigada de Guarda Blindada dos Russos. Se tivessem feito reconhecimento, jamais teriam feito a travessia com duas Brigadas, especialmente uma Blindada na região.
Por qual motivo a AFU não está mais realizando reconhecimento? A resposta é muito simples. Tiveram grandes perdas de aeronaves e drones de reconhecimento. A reivindicação de perdas de drones por parte dos russos em relação a AFU é gigante, a AFU perdeu muitos ativos aéreos - principalmente de reconhecimento, não é difícil de imaginar que isso impactaria as missões de vigilância e reconhecimento da AFU. Hoje mesmo, foi postado que a AFU começou a operar o RQ-20 Puma, isso com certeza melhorará e irá expandir essa capacidade da AFU que até o momento está bastante limitada por causa das perdas, mesmo a Ucrânia supostamente recebendo link de dados designadores de alvos da OTAN, recebendo dados de vigilância e reconhecimento da OTAN, ficou claro que mesmo assim a AFU ainda tem grandes deficiências e limita seus sucessos dentro do cenário porque não tem a capacidade tática ISR.

Aliás, isso é irônico. O emprego de drones tem muito mais sucesso contra países da OTAN que dependem do emprego aéreo massivo, contra países com grandes ativos de DAAe como a Rússia, o seu sucesso é bastante limitado, o caso concreto dessa afirmação é a perda de vários TB2 Bayraktar durante a tentativa de capturar a Ilha das Cobras, uma coisa que eu já tinha afirmado anteriormente, esses drones tem muito sucesso contra países sem DAAe densa, contra os russos, seu sucesso foi decepcionante, o que já era esperado para mim.

Falando em drones, além do RQ-20, surgiu um outro UAV desconhecido na Ucrânia.
Imagem

Alguém conhece?
gabriel219 escreveu: Seg Mai 30, 2022 3:28 pm Agora uma coisa interessantíssima. O Comando-Geral da AFU agora reclamou a cidade de Mykolaivka, dizendo ser parte da ofensiva, mas olha que caso curiosíssimo, pois esse vilarejo fica ao Norte, aproximadamente 45 km de distância do local aonde está ocorrendo a ofensiva Ucraniana.
Existem várias cidades e aldeias chamadas Mykolaivka. Tem uma Mykolaiv, uma em Donetsk e outra em Kiev, provavelmente a AFU reclamou a cidade que fica localizada em Donetsk que fica ao sul de Raihorodok, próximo a Slavyanka.
gabriel219 escreveu: Seg Mai 30, 2022 5:05 pm Aliás, o Su-25 Ucraniano que teria sido abatido pelos Russos em Kherson, tem foto, porém do Su-35S...
Na verdade, existe. Só não sei se é verídico, a qualidade da foto é muito ruim.

Talvez seja isto aqui...
SPIKE™ firefly
Miniature Organic Loitering Munition for BLOS Engagement in Close Combat
https://pbs.twimg.com/media/FT8uCjmWUAE ... ame=medium




Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9439
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 599 vezes

Re: UCRÂNIA

#6885 Mensagem por Suetham » Ter Mai 31, 2022 12:15 am

FROES escreveu: Seg Mai 30, 2022 11:26 pm Talvez seja isto aqui...
SPIKE™ firefly
Miniature Organic Loitering Munition for BLOS Engagement in Close Combat
https://pbs.twimg.com/media/FT8uCjmWUAE ... ame=medium
Certamente que sim. Vlw... :D




Responder