UCRÂNIA
Moderador: Conselho de Moderação
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 790 vezes
- Agradeceram: 2499 vezes
Re: UCRÂNIA
Lyman está pra cair ou talvez já tenha caído, os combates duram desde a madrugada de ontem. Russos avançaram na área florestal da cidade:
@Suetham, a Ucrânia teria matado o Kadyrov umas quatro vezes e eu havia comentado uma série de cidades e vilarejos que Ucranianos tinham "reconquistado" que nunca se quer foram tomados pelos Russos, mas acho que o fato mais bizarro foi a Ucrânia anunciar que tinha retomado Kherson, no dia 18 do mês passado. Acho que ninguém mais se lembra disso, mas os Ucranianos
Logo no primeiro conflito, em Hostomel, disseram que tinham eliminado toda a tropa da VDV e "retomado" o aeroporto, além de ter "frustrado" uma segunda leva, duas horas depois tiveram que admitir que perderam o aeroporto. Eu vi recentemente entrevistas com a população em Lviv e estão assustados com o que está havendo, com vitórias tão grandes que a AFU está precisando destruir pontes e inundar cidades pra impedir o Russo de avançar. Se pegar essas entrevistas, que saíram até na Jovem Pan e comparar com Fevereiro ou até mês passado, quem morava em Lviv realmente acreditava que estavam vencendo, agora estão recebendo uma ducha de água fria, com cidades no Oeste enfrentando manifestação na porta de quartel para impedir que enviem seus maridos e filhos pra morrer no Oeste. Todo dia, os Russos capturam ao menos 2 ou 3 cidades e conseguem confirmar isso, já da AFU eu vejo um post de alguém, sem foto, sem absolutamente nada e não consegue se sustentar por nem 18 horas. Se Lyman cair hoje, considerando o fuso horário, serão seis!
Eu cheguei a avisar e lembrei do que a propaganda mentirosa poderia ser um tiro no pé quando fosse relevada a verdade igual foi com a Ofensiva TET, que praticamente sepultou o Westmoreland pouco depois.
Enquanto isso, tem uns otário que tá comemorando vitória de vídeo de alguém levando míssil na cara do lado Russo como se fosse vitória em combate!
@Suetham, a Ucrânia teria matado o Kadyrov umas quatro vezes e eu havia comentado uma série de cidades e vilarejos que Ucranianos tinham "reconquistado" que nunca se quer foram tomados pelos Russos, mas acho que o fato mais bizarro foi a Ucrânia anunciar que tinha retomado Kherson, no dia 18 do mês passado. Acho que ninguém mais se lembra disso, mas os Ucranianos
Logo no primeiro conflito, em Hostomel, disseram que tinham eliminado toda a tropa da VDV e "retomado" o aeroporto, além de ter "frustrado" uma segunda leva, duas horas depois tiveram que admitir que perderam o aeroporto. Eu vi recentemente entrevistas com a população em Lviv e estão assustados com o que está havendo, com vitórias tão grandes que a AFU está precisando destruir pontes e inundar cidades pra impedir o Russo de avançar. Se pegar essas entrevistas, que saíram até na Jovem Pan e comparar com Fevereiro ou até mês passado, quem morava em Lviv realmente acreditava que estavam vencendo, agora estão recebendo uma ducha de água fria, com cidades no Oeste enfrentando manifestação na porta de quartel para impedir que enviem seus maridos e filhos pra morrer no Oeste. Todo dia, os Russos capturam ao menos 2 ou 3 cidades e conseguem confirmar isso, já da AFU eu vejo um post de alguém, sem foto, sem absolutamente nada e não consegue se sustentar por nem 18 horas. Se Lyman cair hoje, considerando o fuso horário, serão seis!
Eu cheguei a avisar e lembrei do que a propaganda mentirosa poderia ser um tiro no pé quando fosse relevada a verdade igual foi com a Ofensiva TET, que praticamente sepultou o Westmoreland pouco depois.
Enquanto isso, tem uns otário que tá comemorando vitória de vídeo de alguém levando míssil na cara do lado Russo como se fosse vitória em combate!
- gabriel219
- Sênior
Uma situação muito interessante:
Foi reportado pela mídia Ucraniana de que os Russos estariam sondando, de alguma forma, a cidade de Ochakiv. Ochakiv fica nessa posição:

Essa posição é interessantíssima se virar alvo de ataque dos Russos. Os Russos hoje controlam a entrada do Golfo de Dniprovska, o que impede suprimentos de chegar até Mykolaiv através do rio Pivdennyi Buh, mas o importante é que essa cidade pode ser uma Base de Operações para um desembarque anfíbio e até transferir tropas Russas da Criméia e Kherson, via navio, para essa cidade e atacar por terra Odessa, sem contar as tropas da Transnistria.
Duvido que façam assalto anfíbio num raio de 15-20 km de Odessa devido a enorme quantidade de minas antinavio que estão lá e os Russos estão cientes disso. O ataque a Ochakiv não é novidade, dia 26 agora os Russos enfiaram uma barragem de artilharia e ataques de mísseis nessa cidade, mas a presença reportada do que seriam Precursores, para fazer reconhecimento, é um indicativo que os Russos podem tentar manobrar para aquela região. Na minha opinião, é uma estratégia inteligente, pois é uma cidade que tem portos importantes para desembarque de material e não parece estar sendo bem defendida além de tropa leve e policiais, pois tudo do OC South está em Mykolaiv ou está em Odessa, não existem mais tropas além disso. Muito provavelmente, os Russos estão utilizando as ilhas de Ostrov e Ostriv Berezan para realizar essas operações de reconhecimento.
Ochakiv fica a 61 km de Odessa, o que protegeria as tropas Russas na região da artilharia Ucraniana e ainda baterias Antiaéreas posicionadas do outro lado do golfo, como em Pokrovsk, é capaz de alcançar Ochakiv, além da própria artilharia solo-solo ser capaz de cobrir um avanço dentro da cidade. Essa citada cidade fica a menos de 11 km de Ochakiv.
Nem Odessa e nem Mykolaiv podem se dar o luxo de tirar tropas das defesas da região para ajudar em Ochakiv. Já os Russos irão ter a vantagem de já ter uma infraestrutura interessante na cidade para se comportar uma Base de Operações, pode ser apoiada com fogo do outro lado do Golfo e ter cobertura Antiaérea da mesma posição, driblar Mykolaiv e ainda fugir das minas antinavio, anti-infantaria e anticarro que foram distribuídas na costa de Odessa. Além disso, pode permitir até um ataque e possibilidade de cercarem Mykolaiv pelo Oeste.
Foi reportado pela mídia Ucraniana de que os Russos estariam sondando, de alguma forma, a cidade de Ochakiv. Ochakiv fica nessa posição:

Essa posição é interessantíssima se virar alvo de ataque dos Russos. Os Russos hoje controlam a entrada do Golfo de Dniprovska, o que impede suprimentos de chegar até Mykolaiv através do rio Pivdennyi Buh, mas o importante é que essa cidade pode ser uma Base de Operações para um desembarque anfíbio e até transferir tropas Russas da Criméia e Kherson, via navio, para essa cidade e atacar por terra Odessa, sem contar as tropas da Transnistria.
Duvido que façam assalto anfíbio num raio de 15-20 km de Odessa devido a enorme quantidade de minas antinavio que estão lá e os Russos estão cientes disso. O ataque a Ochakiv não é novidade, dia 26 agora os Russos enfiaram uma barragem de artilharia e ataques de mísseis nessa cidade, mas a presença reportada do que seriam Precursores, para fazer reconhecimento, é um indicativo que os Russos podem tentar manobrar para aquela região. Na minha opinião, é uma estratégia inteligente, pois é uma cidade que tem portos importantes para desembarque de material e não parece estar sendo bem defendida além de tropa leve e policiais, pois tudo do OC South está em Mykolaiv ou está em Odessa, não existem mais tropas além disso. Muito provavelmente, os Russos estão utilizando as ilhas de Ostrov e Ostriv Berezan para realizar essas operações de reconhecimento.
Ochakiv fica a 61 km de Odessa, o que protegeria as tropas Russas na região da artilharia Ucraniana e ainda baterias Antiaéreas posicionadas do outro lado do golfo, como em Pokrovsk, é capaz de alcançar Ochakiv, além da própria artilharia solo-solo ser capaz de cobrir um avanço dentro da cidade. Essa citada cidade fica a menos de 11 km de Ochakiv.
Nem Odessa e nem Mykolaiv podem se dar o luxo de tirar tropas das defesas da região para ajudar em Ochakiv. Já os Russos irão ter a vantagem de já ter uma infraestrutura interessante na cidade para se comportar uma Base de Operações, pode ser apoiada com fogo do outro lado do Golfo e ter cobertura Antiaérea da mesma posição, driblar Mykolaiv e ainda fugir das minas antinavio, anti-infantaria e anticarro que foram distribuídas na costa de Odessa. Além disso, pode permitir até um ataque e possibilidade de cercarem Mykolaiv pelo Oeste.
- gabriel219
- Sênior
- Suetham
- Sênior
- Agradeceu: 337 vezes
- Agradeceram: 725 vezes
Eu lembro dessa retomada de Kherson. Falando em Kherson, teve também o lance do aeroporto de Kherson em que houve o ataque ucraniano onde heli's russos estavam estacionados, a mídia reproduziu a notícia de que 15 heli's russos haviam sido destruídos, sendo que na foto publicada por satélite após o ataque, não dá para aceitar o fato de que houve uma perda de 15 unidades, metade até seria um número aceitável, comprovadamente verídico, mas algo além de 10 unidades é totalmente nonsense. O mais engraçado é que o Oryx colocou em sua base de dados que nesse ataque realmente houve a perda de 15 heli's russos, um número totalmente questionável, mesmo diante de evidências fotográficas em que mostram alguns heli's destruídos, mas não 15 unidades como afirmam, e isso de uma fonte que alega sempre ter como evidência visual de tal alegação, a evidência visual não deixam claro essas perdas, mas mesmo assim eles colocaram. Falando em Oryx, tu já viu algumas fotos que eles publicam em sua base de dados? Chega a ser engraçado. Por exemplo, postam uma torre de um tanque no chão destruída, com a carcaça do tanque totalmente destruída impossibilitando identificar o tanque pela sua estrutura, sem questionamento, eles colocam como uma perda russa e com base na torre, colocam o tanque que poderia ser da Ucrânia como uma perda russa. Tu acredita nessa evidência? Eu não. O problema dessa fonte é que não publicam o canal primário da alegação, impossibilitando averiguar a autenticidade dos fatos publicados, eu diria que o Oryx é mais uma fonte propagandística da guerra, ela é usada como fonte de que a Ucrânia está impondo altos custos aos russos dando legitimidade para aumentar e intensificar a ajuda ocidental à Ucrânia. Todo mundo pode alegar que a mídia ocidental é livre, mas ela não é imparcial, pelo contrário, em termos de tendências e parcialidades, não se torna muito diferente da parcialidade de uma mídia russa estatal.gabriel219 escreveu: Sáb Abr 30, 2022 5:38 pm
[/quote]
Eu lembro disso. O assalto aerotransportado em Hostomel. A comunidade twitteira estava reivindicando que os russos foram expulsos do aeroporto com base nas alegações ucranianas, e que as tropas VDV fugiram para a floresta. Esse caso foi ridículo. O pior que essa narrativa estava em paridade com o abate dos dois ou três - até perdi a conta - Ilyushin Il-76, até o momento, sem nenhuma evidência sobre a afirmação ucraniana.gabriel219 escreveu: Sáb Abr 30, 2022 5:38 pm Logo no primeiro conflito, em Hostomel, disseram que tinham eliminado toda a tropa da VDV e "retomado" o aeroporto, além de ter "frustrado" uma segunda leva, duas horas depois tiveram que admitir que perderam o aeroporto. Eu vi recentemente entrevistas com a população em Lviv e estão assustados com o que está havendo, com vitórias tão grandes que a AFU está precisando destruir pontes e inundar cidades pra impedir o Russo de avançar. Se pegar essas entrevistas, que saíram até na Jovem Pan e comparar com Fevereiro ou até mês passado, quem morava em Lviv realmente acreditava que estavam vencendo, agora estão recebendo uma ducha de água fria, com cidades no Oeste enfrentando manifestação na porta de quartel para impedir que enviem seus maridos e filhos pra morrer no Oeste. Todo dia, os Russos capturam ao menos 2 ou 3 cidades e conseguem confirmar isso, já da AFU eu vejo um post de alguém, sem foto, sem absolutamente nada e não consegue se sustentar por nem 18 horas. Se Lyman cair hoje, considerando o fuso horário, serão seis!
Quanto ao resto, estou bem ciente. A notícia de que as mães e esposas estavam impedindo seus maridos e filhos de irem à guerra, a inundação da cidade para impedir o avanço terrestre russo, assim como a destruição de pontes são fatos para todos que acreditam na vitória ucraniana ou que a Ucrânia não está sofrendo pesadas baixas questionarem.
Aliás, temos uma notícia recente. A morte de mais um general: Major general Andrei Simonov.
Essa afirmação merece uma cuidadosa explicação por parte dos ucranianos. Por exemplo, o "2nd Army" é o "2nd Guards Combined Arms Army" que está posicionado(pelo menos até ontem) entre Honcharivka, Travneve e Svatove(Luhansk), em uma distância de 77 km de Izyum, ou seja, relativamente longe. Para piorar a reivindicação ucraniana, existem 5 frentes com muitos BTGs cobrindo o território onde estava posicionado o 2nd Guards Combined Arms Army e Izyum, esse general com certeza não estava em qualquer uma das 5 frentes, ele estava junto ao 2nd Guards Combined Arms Army na retaguarda.
Até o momento, esses são os generais russos mortos(incluindo o Andrey Mordichev que já foi ressuscitado):
- ca_metal
- Intermediário
- Agradeceu: 179 vezes
- Agradeceram: 20 vezes
@gabriel219
Você conseguiu filtrar mais ou menos como andam as batalhas em Kharkiv? Eu li que haviam contra-ataques efetivos da AFU na região, por ainda terem gente e equipamentos suficientes pra isso. E também seria de lá que estão saindo aqueles ataques suicidas ao território russo.
Você viu algo sobre? Conseguiu filtrar se realmente a AFU está conseguindo alguma coisa ali?
@Suetham
Eu lembro de tentar analisar as imagens de satélite e os vídeos no aeroporto logo depois. Eu lembro de ter visto não mais que 3-5 helis com sinais de fumaça e 3-5 caminhões. Não eram apenas helicópteros atingidos não. E também lembro que não ficou claro se os equipamentos era russos ou ucranianos que haviam sido abandonados. Na época eu julguei como inconclusivo.
Você conseguiu filtrar mais ou menos como andam as batalhas em Kharkiv? Eu li que haviam contra-ataques efetivos da AFU na região, por ainda terem gente e equipamentos suficientes pra isso. E também seria de lá que estão saindo aqueles ataques suicidas ao território russo.
Você viu algo sobre? Conseguiu filtrar se realmente a AFU está conseguindo alguma coisa ali?
@Suetham
Eu lembro de tentar analisar as imagens de satélite e os vídeos no aeroporto logo depois. Eu lembro de ter visto não mais que 3-5 helis com sinais de fumaça e 3-5 caminhões. Não eram apenas helicópteros atingidos não. E também lembro que não ficou claro se os equipamentos era russos ou ucranianos que haviam sido abandonados. Na época eu julguei como inconclusivo.
- Suetham
- Sênior
Eu foquei mais na parte dos heli's porque estavam fazendo uma alegação inverídica com base em 15 helis destruídos. A única possibilidade que eu vejo nessa alegação é que com base no número de helis em que estavam no momento do ataque e a contagem do número de helis após o ataque com base nas fotos de satélite apontam que foram destruídos 15 helis, mas isso não é verdade. Basta ver a primeira foto em que claramente os 6 helis da parte esquerda inferior estão intactos e mesmo com a segunda foto mostrando os impactos, não houve mais vestígios de buracos de impactos de mísseis nessa parte inferior. A parte superior claramente tem um ou dois impactos que não constam na primeira foto de satélite, mas mesmo assim, dos 4 helis da parte esquerda superior, 2 helis da esquerda teriam sobrevivido, destruindo com sucesso um 1 heli com impacto direto e o outro por pura consequência da destruição do heli ao lado. Dificilmente houve 15 helis destruídos nesse ataque. E com toda a obviedade ocorreu a destruição de veículos como a segunda foto prova.ca_metal escreveu: Sáb Abr 30, 2022 7:46 pm @Suetham

- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6706 vezes
- Agradeceram: 7016 vezes
- Contato:
Suetham escreveu: Sáb Abr 30, 2022 8:14 pm
Eu foquei mais na parte dos heli's porque estavam fazendo uma alegação inverídica com base em 15 helis destruídos. A única possibilidade que eu vejo nessa alegação é que com base no número de helis em que estavam no momento do ataque e a contagem do número de helis após o ataque com base nas fotos de satélite apontam que foram destruídos 15 helis, mas isso não é verdade. Basta ver a primeira foto em que claramente os 6 helis da parte esquerda inferior estão intactos e mesmo com a segunda foto mostrando os impactos, não houve mais vestígios de buracos de impactos de mísseis nessa parte inferior. A parte superior claramente tem um ou dois impactos que não constam na primeira foto de satélite, mas mesmo assim, dos 4 helis da parte esquerda superior, 2 helis da esquerda teriam sobrevivido, destruindo com sucesso um 1 heli com impacto direto e o outro por pura consequência da destruição do heli ao lado. Dificilmente houve 15 helis destruídos nesse ataque. E com toda a obviedade ocorreu a destruição de veículos como a segunda foto prova.
Helis ou heli's? Rubber puppies or rubber puppie's?

PM, if U will.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- gabriel219
- Sênior
@ca_metal, sobre Kharkiv é difícil, porém os vilarejos que os Ucranianos disseram como retomado, apenas um tinha sido tomado pelos Russos e até agora não surgiram provas de que realmente tomaram esse vilarejo. Os Russos chegaram ao subúrbio de Ruska Losova, ai nem tomaram e os Ucranianos já correram pra dizer que retomaram a cidade, mas enfim...
Fui pesquisar os 200 T-72 que os Poloneses doaram e foram da versão T-72M1 e T-72M1D. Esses MBT's se quer possuem capacidade plena de funcionar a noite e o computador de tiro é uma versão downgrade do TPD-K1 do T-72A e com blindagem ainda mais fina. Esses T-72 não acrescentaram em praticamente nada, se bater de frente com T-72B3 - ou pior, T-72B3M 2016 - ou T-80BVM, é um problema. Não sei nem se eles conseguem disparar 3BM42 Mango, pois o 2A46 teve que ser modificado na época pra disparar essa munição.
Os Britânicos vão enviar Challenger II da reserva deles para substituir esses T-72 Poloneses, pois o EUA conseguiu atrasar a entrega dos M1A2, que prometeram iniciar as entregas no final desse ano e já mudaram a data pra iniciar entre 2025-2026. Parabéns ao Poloneses que trocaram isso pela oferta dos K2, que seriam entregues a partir do final de 2023!
Fui pesquisar os 200 T-72 que os Poloneses doaram e foram da versão T-72M1 e T-72M1D. Esses MBT's se quer possuem capacidade plena de funcionar a noite e o computador de tiro é uma versão downgrade do TPD-K1 do T-72A e com blindagem ainda mais fina. Esses T-72 não acrescentaram em praticamente nada, se bater de frente com T-72B3 - ou pior, T-72B3M 2016 - ou T-80BVM, é um problema. Não sei nem se eles conseguem disparar 3BM42 Mango, pois o 2A46 teve que ser modificado na época pra disparar essa munição.
Os Britânicos vão enviar Challenger II da reserva deles para substituir esses T-72 Poloneses, pois o EUA conseguiu atrasar a entrega dos M1A2, que prometeram iniciar as entregas no final desse ano e já mudaram a data pra iniciar entre 2025-2026. Parabéns ao Poloneses que trocaram isso pela oferta dos K2, que seriam entregues a partir do final de 2023!
Editado pela última vez por gabriel219 em Sáb Abr 30, 2022 9:00 pm, em um total de 1 vez.
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
gabriel219 escreveu: Sáb Abr 30, 2022 8:46 pm @ca_metal, sobre Kharkiv é difícil, porém os vilarejos que os Ucranianos disseram como retomado, apenas um tinha sido tomado pelos Russos e até agora não surgiram provas de que realmente tomaram esse vilarejo. Os Russos tomaram Ruska Losova, os Ucranianos disseram que retomaram, mas, de novo, sem provas de que fizeram isso.
Uma dúvida que não consigo resolver na pesquisa, cupincha: qual o APFSDS mais ardido que os UKRAS fabricam em casa (se é que ainda fabricam alguma coisa) e que podem ser disparados por aqueles canhões feitos com aço pré-82 e mecanismos de absorção de recuo compatíveis? Ou dados de operação daquele ATGM que era propagandeado pela CMI Belga como a salvação da lavoura na década passada, o Falarick?
Pergunto nas buenas, porque não achei nada que eu possa aceitar como verdade.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
- gabriel219
- Sênior
A única munição que os Ucranianos possuem é o 3BM42 Mango, inclusive os T-64, T-72, T-80 e até os T-84 estavam limitados a disparar esse tipo de munição. Quanto a Falarick ou qualquer outro ATGM disparado pelos tubos, duvido muito, nunca vi nada do tipo nem antes da Guerra. A peça dos MBT's Ucranianos é derivado direto do D-81 e não do D-81TM, que virou o 2A46. Até o canhão KBA-3 não consegue disparar se quer a 3BM44 Mango, que é uma versão aperfeiçoada da 3BM42.Túlio escreveu: Sáb Abr 30, 2022 8:59 pmUma dúvida que não consigo resolver na pesquisa, cupincha: qual o APFSDS mais ardido que os UKRAS fabricam em casa (se é que ainda fabricam alguma coisa) e que podem ser disparados por aqueles canhões feitos com aço pré-82 e mecanismos de absorção de recuo compatíveis? Ou dados de operação daquele ATGM que era propagandeado pela CMI Belga como a salvação da lavoura na década passada, o Falarick?
Os Ucranianos estão usando os seus MBT's basicamente em emboscadas. No inicio, em Kherson, Chernikiv e Kherson, tentaram bater de frente com T-72B3 e/ou T-80BVM e tomaram um pau, no Donbass também, então duvido que usem ATGM's. A 3BM42 Mango é uma munição bem limitada contra blindagem ERA, utiliza um penetrador de tungstênio dividida em duas e complementada por uma capa de aço. Logo quanto os Russos desenvolveram a Kontakt-5, desenvolveram versões acima da 3BM42 com penetrador inteiriço, que foi a modernização da Mango, a 3BM42M e 3BM44M "Lekalo".
Outra coisa que não favorece o T-64, até mesmo o BVM, é o sistema de tiro ser inferior ainda ao T-72B3.
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Muito obrigado, @gabriel219, as infos de quem faz algo por paixão e não espera $$$ por isso são sempre bem melhores do que as "oferecidas" por quem está sempre de olho na guaiaca...
EDIT - Sobre o ponto que me chama mais atenção neste conflito:
EDIT - Sobre o ponto que me chama mais atenção neste conflito:
- gabriel219
- Sênior
O Rublo só avança em cima do Euro. Acho que quem está rindo mesmo nessa situação é a UK!
EDIT
EDIT
Editado pela última vez por gabriel219 em Sáb Abr 30, 2022 9:53 pm, em um total de 2 vezes.
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
gabriel219 escreveu: Sáb Abr 30, 2022 9:42 pm O Rublo só avança em cima do Euro. Acho que quem está rindo mesmo nessa situação é a UK!
Até onde entendo (e falamos de algo que não só pesquiso mas ainda arri$co e tenho me dado razoavelmente bem), na parte em que presto mais atenção, não é uma guerra entre RU e UE mas sim entre USD e EUR: penses, o RUB nunca ameaçou (e nem tem como) o USD, já o EUR não para de fazer isso, mesmo agora.
Compreendo perfeitamente o lance dos ianques, mas não o dos zorópas, para mim é SEPPUKU.

Compreendo perfeitamente o lance dos ianques, mas não o dos zorópas, para mim é SEPPUKU.

- Suetham
- Sênior
A ONU enviou a atriz de Hollywood, Angelina Jolie para Lviv hoje e ligaram as sirenes de ataque aéreo especialmente para ela, para que pudessem filmá-la correndo "por segurança".
Mas sabe o que isso me lembra? Mikheil Saakashvili se escondendo atrás de guarda-costas na tv americana ao vivo de Tbilisi, gritando em pânico por causa de um suposto bombardeio em andamento. A Rússia não atacou Tbilisi nem uma vez durante a guerra da Ossétia do Sul, nem sequer voou perto dela.
-----------
Briefing do MoD da Rússia - 30 de Abril.
Mísseis aéreos de alta precisão da VKS atingiram 17 ativos militares ucranianos durante o dia.
▫ Entre eles: 8 áreas de concentração de mão de obra e equipamentos, 5 posições de tiro de artilharia e lançadores múltiplos de foguetes.
▫Também destruídos: 1 posto de comando e 1 depósito de mísseis e armas de artilharia perto de Pokrovskoe, região de Dnepropetrovsk.
✈
Durante o dia, a aviação operacional e tática da VKS atingiu 2 postos de comando, 9 pontos fortificados e áreas de concentração de mão de obra e equipamentos, além de 5 depósitos de munição e combustível.
▫Os ataques resultaram na eliminação de mais de 200 nacionalistas e 23 veículos blindados.
As tropas de mísseis e artilharia atingiram 319 áreas de concentração de mão de obra e equipamentos militares, 12 postos de comando e 2 depósitos de mísseis e armas de artilharia.
Meios de defesa aérea russos derrubaram 1 Su-25 da Ucrânia perto de Chervonyi Yar, região de Kherson.
▫2 veículos aéreos não tripulados ucranianos também foram abatidos sobre Vladimirovka e 12 foguetes do sistema de lançamento múltiplo Smerch foram interceptados perto de Kamenka, República Popular de Donetsk.
No total, 143 aeronaves e 112 helicópteros, 660 veículos aéreos não tripulados, 279 sistemas de mísseis antiaéreos, 2.678 tanques e outros veículos blindados de combate, 308 sistemas de foguetes de lançamento múltiplo, 1.196 artilharia de campanha e morteiros, além de 2.503 unidades de veículos militares especiais da AFU foram destruídos durante a operação.
---------------
Vídeo da derrubada do KA-52 pelo ATGM Stugna-P.
Gostaria de saber quando foi datado, mas este é um acerto menos catastrófico do ATGM no KA-52 do que aquele do início de abril, posso ver a unidade de controle de comando diferente, mas na mesma posição. Provavelmente, não deve ser um vídeo recente, pois os vídeos de "helis"(kkkk) russos agora consistem em helicópteros se movendo ao atacar e não pairando.
Mas sabe o que isso me lembra? Mikheil Saakashvili se escondendo atrás de guarda-costas na tv americana ao vivo de Tbilisi, gritando em pânico por causa de um suposto bombardeio em andamento. A Rússia não atacou Tbilisi nem uma vez durante a guerra da Ossétia do Sul, nem sequer voou perto dela.
-----------
Briefing do MoD da Rússia - 30 de Abril.
▫ Entre eles: 8 áreas de concentração de mão de obra e equipamentos, 5 posições de tiro de artilharia e lançadores múltiplos de foguetes.
▫Também destruídos: 1 posto de comando e 1 depósito de mísseis e armas de artilharia perto de Pokrovskoe, região de Dnepropetrovsk.
✈
▫Os ataques resultaram na eliminação de mais de 200 nacionalistas e 23 veículos blindados.
▫2 veículos aéreos não tripulados ucranianos também foram abatidos sobre Vladimirovka e 12 foguetes do sistema de lançamento múltiplo Smerch foram interceptados perto de Kamenka, República Popular de Donetsk.
---------------
Vídeo da derrubada do KA-52 pelo ATGM Stugna-P.
Gostaria de saber quando foi datado, mas este é um acerto menos catastrófico do ATGM no KA-52 do que aquele do início de abril, posso ver a unidade de controle de comando diferente, mas na mesma posição. Provavelmente, não deve ser um vídeo recente, pois os vídeos de "helis"(kkkk) russos agora consistem em helicópteros se movendo ao atacar e não pairando.
- gabriel219
- Sênior
https://jovempan.com.br/noticias/mundo/ ... eloEGCQ3jUUcrânia diz que ataque russo em Donbass não está tendo sucesso; Pentágono vê ‘progresso lento’
Fico imaginando se os Russos tivessem sucesso, o que estaria acontecendo agora.
O papo é tipo "ah, mas veja bem, eles nem tomaram Severodonetsk, Liman* e Popasna** ainda, então não estão tendo sucesso, as outras 27 regiões, 7 linhas de defesa rompidas que eram muito bem fortificadas desde 2015, 23 vilarejos e cidades, tropas se entregando, avanço de 10 km por dia em todo o Donbass, bombardeios de amplitude de 118 km nas linhas de frente em menos de 1 hora é só um detalhe!"
*: Lyman já caiu ou está em vias dê, imagens postadas aqui comprovando isso.
**: Popasna só está uns 30% sob controle da AFU, que é no extremo oeste da cidade, o restante está nas mãos da LPR e dos Chechenos, estes atacando pelo Sul da cidade e controlam a rodovia H-32.
Acho que o Comando Central da AFU é comandada pelo Ciro Gomes.