UCRÂNIA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13892
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 768 vezes
Agradeceram: 2387 vezes

Re: UCRÂNIA

#6436 Mensagem por gabriel219 » Sex Abr 29, 2022 9:17 pm

Os Russos já estão reconhecendo Odessa com drones e filmando. Parece que somente a 28º Brigada está lá, isso significa que o restante do OC "South" e OC "Central" está empenhado em Kiev, Kharkiv e Mykolaiv. Se for real isso, é desesperador, pois Odessa pode ser uma Mariupol muito piorada, com menos tropas para defender a cidade, sendo que Mariupol tinha quatro Brigadas defendendo, uma conseguiu escapar antes de cercarem a cidade ainda em Março, as três foram perdidas, fora o resto. É capaz da população abandonar Odessa e as tropas da 28ª recuar para o Oeste:


Tomaram outra cidade já, Staromlinovka.




Avatar do usuário
zela
Sênior
Sênior
Mensagens: 2482
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 7:42 pm
Localização: Paraná
Agradeceu: 79 vezes
Agradeceram: 75 vezes

Re: UCRÂNIA

#6437 Mensagem por zela » Sex Abr 29, 2022 10:05 pm

Segundo o NYT os russos estão levando um kct. A retirada de soldados de Mariupol para reforçar a ofensiva no Donbass reforçaria o "senso de urgência" dos russos para manter a ofensiva.
Sinal da desgraça seria a retomada de Ruska Lozova pelos ucranianos e o colossal número de baixas sofridas pelos russos, segundo Zelensky.
Faz dois meses que os russos estão perdendo a guerra.
Parece piada.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13892
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 768 vezes
Agradeceram: 2387 vezes

Re: UCRÂNIA

#6438 Mensagem por gabriel219 » Sex Abr 29, 2022 10:27 pm

Fazem dois meses que os Ucranianos disseram que os Russos tinham munição pra três dias de Guerra, ai a Rússia trocou o General, colocou um cara que é um Genocida Estrelado e o cara tá simplesmente terraplanando a Ucrânia com tudo que a Rússia tem de artilharia, primeiro uso de mísseis hipersônicos, Kalibr, Iskander, P-800, Kh-35...




Avatar do usuário
ca_metal
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 145
Registrado em: Seg Jun 04, 2007 3:07 pm
Agradeceu: 179 vezes
Agradeceram: 20 vezes

Re: UCRÂNIA

#6439 Mensagem por ca_metal » Sex Abr 29, 2022 11:09 pm

zela escreveu: Sex Abr 29, 2022 10:05 pm Segundo o NYT os russos estão levando um kct. A retirada de soldados de Mariupol para reforçar a ofensiva no Donbass reforçaria o "senso de urgência" dos russos para manter a ofensiva.
Sinal da desgraça seria a retomada de Ruska Lozova pelos ucranianos e o colossal número de baixas sofridas pelos russos, segundo Zelensky.
Faz dois meses que os russos estão perdendo a guerra.
Parece piada.
Cara, nós não devemos acreditar em nada, porém analisar tudo que lemos de todas as fontes. O que eu concluo, juntando tudo que leio e fazendo uma análise sem paixão, é que os ucranianos estão levando uma surra. E eu não estou nem falando de foto de tanque destruído ou corpo destroçado no chão.

Se eles estão ganhando há 2 meses, por que a OTAN precisou injetar tanto dinheiro lá? Se estão ganhando, por que o presidente Zelensky está sempre pedindo mais equipamentos? Se a Rússia está sem armamentos, por que é a Ucrânia que esvazia os estoques do Ocidente?

Eu acho que já comentei aqui, mas falo de novo, nós só vamos ter alguma ideia do que realmente está acontecendo daqui há alguns meses, talvez até anos. Mas já dá pra ter uma ideia. Geralmente quem está ganhando não tem ataques histéricos na Televisão ou precisa ficar raspando o fundo do tacho.




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: UCRÂNIA

#6440 Mensagem por Matheus » Sáb Abr 30, 2022 7:41 am

Vi há pouco um vídeo de um checheno que tava transmitindo ao vivo pelo tiktok e levou um míssil "na oreia", rsrs. Checheno tem mais é que se foder...ainda mais tiktoker




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13892
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 768 vezes
Agradeceram: 2387 vezes

Re: UCRÂNIA

#6441 Mensagem por gabriel219 » Sáb Abr 30, 2022 10:26 am

Falando em terraplanagem:



Eu acho estranho é os Russos saber com tamanha facilidade aonde estão os depósitos de munições. Outra que todo dia, postam foto umas duas ou três vezes "capturando" mísseis Javelin, AT-4, Pfz-3IT, NLAW e entre outros, até com fotos dos números de série. Eu tô achando que já deve ter Oficial Ucraniano vendo que a bucha vai feder pro lado dele e tá tentando fazer amizade entregando posições e até entregando armamento aos Russos. No Donbass, teve Ucraniano vendendo BTR para a LPR e até mísseis Stugna.

Antes no conflito, os Russos bombardeavam alvos mais claros, como refinarias, depósitos de combustível, ferrovias e infraestrutura militar permanente, mas até depósitos escondidos em casa tem Kalibr caindo lá, então alguém do lado Ucraniano está passando as informações e isso já faz tempo, já era pra SBU tomar medidas.

Russos estão tentando entrar em Lozovo. É uma posição importante devido a um bolsão que tropas da AFU acabaram por fazer, se reunindo e tentando criar um foco disruptivo contra as linhas em Rubizhne:


Os Russos reportaram o abate de 18 drones, incluindo 3 TB-2, em um raio de 50 km daquela região.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13892
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 768 vezes
Agradeceram: 2387 vezes

Re: UCRÂNIA

#6442 Mensagem por gabriel219 » Sáb Abr 30, 2022 10:59 am



Isso aqui é interessante, mas não sobre Mulheres querer impedir seus maridos de irem a Guerra, isso é normal e ocorre até com o lado vencedor, mas essa cidade em si é do OC "West", isso me faz pensar que os Ucranianos já deslocaram tropas do Oeste para as linhas de frente. Vi em outras mídias sobre o caso e me parece claro que o protesto é também de quem já foi. Se a Ucrânia está utilizando suas reservas agora, isso significa que as melhores tropas, que estão no Donbass e Kharkiv, devem estar em estado crítico e isso é corroborado pela Rússia, em média, tomar duas-três vilarejos por dia e/ou avançar cerca de 15 km em várias frentes.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13892
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 768 vezes
Agradeceram: 2387 vezes

Re: UCRÂNIA

#6443 Mensagem por gabriel219 » Sáb Abr 30, 2022 11:40 am

Parece que parte da Ofensiva do Donbass, na direção Zaporizhzhia, irá iniciar agora, pois os Russos estão bombardeando pesadamente posições da AFU entre Kamiansky até Velyka Novosilka, é um bombardeio com mísseis, obuseiros e foguetes numa frente de mais de 118 km de amplitude! Se considerar os manuais de Guerra Russo pós-2008, isso é estratégia que prevê uma ofensiva simultânea na terra, não são somente ataques de precisão com mísseis, mas saturação e destruição por parte da artilharia não-guiada, leia-se obuseiros, moteiros e foguetes. Os bombardeios são contra Huliaipilske, Preobrazhenka, Vremivka, Olhivske, Zelene Pole, Poltavka, Chervone, Malynivka, Novodanylivka, Belogorye, Mala Tokmachka, Orikhiv, Novopil, Pershotravneve, Temerivka, Novoandriivka, Kamyanske, Mali Shcherbaki, Vasylivskyi, Chervone e Polohy.

Russos tomaram Nova Zoria e Tavriiske, manobrando contra as tropas de uma das Brigadas de Fuzileiros Navais da AFU que defende Oleksandrivka. Imagino que os Russos queiram, além de cercar as tropas citadas, avançar até Lymany ou Halytsynove, bem no Sul de Mykolaiv, para abrir outro fronte e cercar a cidade, que já teria suas pontes destruídas que atravessavam o rio Pivdennyi Buh. A priori, não é problema pra Mykolaiv, que tem porto e vários barcos para receberem armamentos. O problema pode ser quando estiver cercada e não sei se essa logística é o suficiente para manter linha de frente.

Quando falo suprimento acima, digo alimentos básicos, pois é questionável se os Ucranianos conseguem enviar munição para Mykolaiv rapidamente e efetivamente, pois as ferrovias na região foram destruídas. Se os Ucranianos juntarem comboio, vão ser bombardeados, pois a quantidade de drones em Odessa e Mykolaiv, até abatidos pela AFU, é enorme, então os Russos estão vigiando aquelas estradas, já foi relatado bombardeio em pontos aleatórios nessas rodovias, o que devem ser caminhões que poderiam estar transportando armamentos. Os Russos estão bombardeando até pick-up's que andam em rodovias, que poderiam transportar armamento, então os Ucranianos devem estar limitadíssimos para transportar armamento para a região.

A outra rota de suprimentos seria através da Romênia, porém os Russos destruíram a ponte em Zatoka e a outra estrada que liga a região passa pela transnistria. Odessa e Mykolaiv estão bem isolados do restante do país e já não estiverem com as linhas de comunicação completamente cortados.

Por parte dos Russos, começo a ver um padrão de atuação. Eles despejam tropas para manter alguma Brigada ou mais Brigadas da AFU presa em uma cidade em si ou defendendo uma linha, atacando em três direções, para impedir movimento das tropas da AFU para os flancos, diminuindo o tamanho da frente naquela região; em conjunto a isso, ao mesmo tempo, os Russos na mesma região aumentam a frente de combate e esticam ela o quanto podem, para destruir os checkpoints ou linhas de Defesa da AFU que estariam protegendo a retaguarda ou linhas de comunicação daquela tropa que eu falei anteriormente. Isso é praticamente igual a operação Urano e as Operações Kutuzov e Rumyantsev, em Stalingrado e Kursk, respectivamente. Para isso, os Russos precisam ter uma larga superioridade numérica na região, coisa de 5:1, porém isso é curioso demais, pois os Ucranianos, no geral, tem clara superioridade numérica frente aos Russos, junto com Chechenos, LPR, DPR e outros voluntários. Isso define o que eu havia dito há 1 mês atrás, os Ucranianos perderam a capacidade de mover GU's para a linha de combate ou em contraofensivas com poucas semanas de combate e atualmente isso inexiste, pois estão sendo sobrepujados numericamente em detalhe. O Napoleão conseguia isso através da rapidez da sua tropa, no final da sua Era, ele já não conseguia manobrar rapidamente e acabou perdendo várias batalhas, especialmente Lepzing, por ter a mesma velocidade que seus inimigos e ser sobrepujado numericamente, sem conseguir derrotar em detalhe.

Olhando para isso, o caso dos Ucranianos chega a ser diferente, não é a rapidez dos Russos que tem total vantagem em conseguir esse feito, mas também a incapacidade dos Ucranianos de deslocarem tropas e alocar quase tudo em Kharkiv e Kiev, apostando na defesa dessas regiões e esquecendo o resto do país.

Se temos falado dos erros Russo no início da guerra, a AFU tem errado desde então e não tem aprendido absolutamente nada contra isso, estão parecendo a URSS no inicio da Barbarossa, só enviando soldados para serem massacrados na linha de frente, sem coordenação, comunicação e depois tem que recuar, destruindo pontes ou alagando cidades inteiras pra impedir o avanço inimigo.

Isso ai é a vitória que os Ucranianos andam tendo?




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13892
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 768 vezes
Agradeceram: 2387 vezes

Re: UCRÂNIA

#6444 Mensagem por gabriel219 » Sáb Abr 30, 2022 12:38 pm

Bombardeios na infraestrutura defensiva feita pela população em Odessa:


Atualização, foi ataque a 18 instalações em Odessa, o aeroporto está desativado, segundo o Comando Sul da AFU:




Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9619
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceu: 296 vezes
Agradeceram: 614 vezes

Re: UCRÂNIA

#6445 Mensagem por Suetham » Sáb Abr 30, 2022 1:54 pm

gabriel219 escreveu: Sáb Abr 30, 2022 10:26 am Falando em terraplanagem:



Eu acho estranho é os Russos saber com tamanha facilidade aonde estão os depósitos de munições. Outra que todo dia, postam foto umas duas ou três vezes "capturando" mísseis Javelin, AT-4, Pfz-3IT, NLAW e entre outros, até com fotos dos números de série. Eu tô achando que já deve ter Oficial Ucraniano vendo que a bucha vai feder pro lado dele e tá tentando fazer amizade entregando posições e até entregando armamento aos Russos. No Donbass, teve Ucraniano vendendo BTR para a LPR e até mísseis Stugna.

Antes no conflito, os Russos bombardeavam alvos mais claros, como refinarias, depósitos de combustível, ferrovias e infraestrutura militar permanente, mas até depósitos escondidos em casa tem Kalibr caindo lá, então alguém do lado Ucraniano está passando as informações e isso já faz tempo, já era pra SBU tomar medidas.
A principal coisa que você nunca vejo o pessoal destacar nas análises é justamente o foco na logística. Nunca vi uma guerra como esta. Uma guerra em que os EUA e a OTAN não protegeram os suprimentos que chegavam por trens e caminhões com cobertura aérea. Não há cobertura de ar. A vigilância russa de todas as fontes (satélites, informantes, drones de vigilância) está rastreando todas as armas que cruzam a fronteira e estão destruindo quase tudo antes que chegue ao leste. Esta é a principal razão pela qual é impossível para a Ucrânia ganhar.

Sobre alguém passando as informações para os russos, Scott Ritter - um cara muito mais informado do que todos aqui já disse que os russos tem agentes infiltrados no SBU que provavelmente está passando essas informações para eles.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13892
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 768 vezes
Agradeceram: 2387 vezes

Re: UCRÂNIA

#6446 Mensagem por gabriel219 » Sáb Abr 30, 2022 2:12 pm

Suetham escreveu: Sáb Abr 30, 2022 1:54 pm A principal coisa que você nunca vejo o pessoal destacar nas análises é justamente o foco na logística. Nunca vi uma guerra como esta. Uma guerra em que os EUA e a OTAN não protegeram os suprimentos que chegavam por trens e caminhões com cobertura aérea. Não há cobertura de ar. A vigilância russa de todas as fontes (satélites, informantes, drones de vigilância) está rastreando todas as armas que cruzam a fronteira e estão destruindo quase tudo antes que chegue ao leste. Esta é a principal razão pela qual é impossível para a Ucrânia ganhar.

Sobre alguém passando as informações para os russos, Scott Ritter - um cara muito mais informado do que todos aqui já disse que os russos tem agentes infiltrados no SBU que provavelmente está passando essas informações para eles.
Suetham, não entendi o inicio do seu texto, pois venho falando sobre logística desde o início. Eu imagino que, no inicio, os Ucranianos até conseguiam mover equipamentos que chegavam em Lviv até os outros pontos do conflito, além do estoque que já tinham, mas creio que eles perderam essa capacidade a mais ou menos um mês.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13892
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 768 vezes
Agradeceram: 2387 vezes

Re: UCRÂNIA

#6447 Mensagem por gabriel219 » Sáb Abr 30, 2022 2:34 pm

Russos teriam tomado agora Lozove e Rubtsi, além de Pasika. Se for verdade, imagino que o objetivo seja atacar e tomar Sviatohirsk e Novoselivka; Lyman já está sendo atacada por terra, com Russos na cidade.

O movimento parece ser de pinça na região, ligando as tropas que estão vindo do Leste com as tropas que vem do Oeste, assim abre mais um caminho para Slovyansky, sendo que tanto Sviatohirks e Lyman possuem ligação por rodovia com a cidade citada e estão a 20 km e 19 km de distância, respectivamente, de Slovyansky.

Enquanto no outro fronte, tropas da AFU tentam resistir ao avanço Russo, vindo do Norte, em Barvinkove. É importantíssimo esse ponto, pois liga com rodovias para entrar mais ainda no Oblast de Kharkiv, penetrando o Oeste e ainda proporciona outro fronte contra Kramatorsk e Slovyansky.




Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9619
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceu: 296 vezes
Agradeceram: 614 vezes

Re: UCRÂNIA

#6448 Mensagem por Suetham » Sáb Abr 30, 2022 3:14 pm

gabriel219 escreveu: Sáb Abr 30, 2022 2:12 pm
Suetham escreveu: Sáb Abr 30, 2022 1:54 pm
Suetham, não entendi o inicio do seu texto, pois venho falando sobre logística desde o início. Eu imagino que, no inicio, os Ucranianos até conseguiam mover equipamentos que chegavam em Lviv até os outros pontos do conflito, além do estoque que já tinham, mas creio que eles perderam essa capacidade a mais ou menos um mês.
Não aqui, estou falando da mídia e dos twitteiros.




Avatar do usuário
NaScImEnTToBR
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 341
Registrado em: Ter Out 29, 2019 2:24 pm
Localização: UF:RJ. Mun: Rio de Janeiro
Agradeceu: 515 vezes
Agradeceram: 224 vezes

Re: UCRÂNIA

#6449 Mensagem por NaScImEnTToBR » Sáb Abr 30, 2022 3:55 pm

Suetham escreveu: Sáb Abr 30, 2022 3:14 pm
gabriel219 escreveu: Sáb Abr 30, 2022 2:12 pm
Suetham, não entendi o inicio do seu texto, pois venho falando sobre logística desde o início. Eu imagino que, no inicio, os Ucranianos até conseguiam mover equipamentos que chegavam em Lviv até os outros pontos do conflito, além do estoque que já tinham, mas creio que eles perderam essa capacidade a mais ou menos um mês.
Não aqui, estou falando da mídia e dos twitteiros.
Exatamente. A invasão da Ucrânia pela Rússia e a postura passiva do Ocidente mostrou que, mesmo os EUA tendo a informação há tempos, não ofereceu qualquer solução relevante, lembro-me de que durante a crise dos mísseis em Cuba o Krushev enviou a frota soviética pro Mar do Caribe em tensões com os EUA pra defender a ilha caribenha, mesmo com o Kennedy dizendo que destruiria a Ilha, o Biden fez o que nesse nível pra impedir a invasão da Ucrânia? A “terapia da fala/mídia” e as armas dos países ocidentais não vão curar a dor do povo ucraniano e, pior, a história pode mostrar que o Ocidente procurou garantir seus próprios interesses e barganhar com a Rússia durante a crise do que procurar o que seria melhor pra Ucrânia.

O curioso caso do vencedor exercito ucraniano que precisa soltar prisioneiros do sistema carcerário para lutar, o curioso caso dos coqueteis molotov que tem o poder de destruir tanques. O curioso caso do único MIG 29 ucraniano que destruiu toda a VKS. O curioso caso da OTAN que vai mandar aeronaves para um país que praticamente não tem mais infraestrutura militar e que não tem expertise em operar em pistas de dispersão igual a Suécia tem. O curioso caso do exército russo que todo dia perde milhares de equipamentos e mais de 40 mil homens segundo as agencias de inteligência mas que mesmo assim continua na luta. Tem MUITA história mal contada nessa guerra.




Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9619
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceu: 296 vezes
Agradeceram: 614 vezes

Re: UCRÂNIA

#6450 Mensagem por Suetham » Sáb Abr 30, 2022 5:36 pm

NaScImEnTToBR escreveu: Sáb Abr 30, 2022 3:55 pm
Suetham escreveu: Sáb Abr 30, 2022 3:14 pm

Não aqui, estou falando da mídia e dos twitteiros.
Exatamente. A invasão da Ucrânia pela Rússia e a postura passiva do Ocidente mostrou que, mesmo os EUA tendo a informação há tempos, não ofereceu qualquer solução relevante, lembro-me de que durante a crise dos mísseis em Cuba o Krushev enviou a frota soviética pro Mar do Caribe em tensões com os EUA pra defender a ilha caribenha, mesmo com o Kennedy dizendo que destruiria a Ilha, o Biden fez o que nesse nível pra impedir a invasão da Ucrânia? A “terapia da fala/mídia” e as armas dos países ocidentais não vão curar a dor do povo ucraniano e, pior, a história pode mostrar que o Ocidente procurou garantir seus próprios interesses e barganhar com a Rússia durante a crise do que procurar o que seria melhor pra Ucrânia.

O curioso caso do vencedor exercito ucraniano que precisa soltar prisioneiros do sistema carcerário para lutar, o curioso caso dos coqueteis molotov que tem o poder de destruir tanques. O curioso caso do único MIG 29 ucraniano que destruiu toda a VKS. O curioso caso da OTAN que vai mandar aeronaves para um país que praticamente não tem mais infraestrutura militar e que não tem expertise em operar em pistas de dispersão igual a Suécia tem. O curioso caso do exército russo que todo dia perde milhares de equipamentos e mais de 40 mil homens segundo as agencias de inteligência mas que mesmo assim continua na luta. Tem MUITA história mal contada nessa guerra.
O problema é que não havia até aquele momento como os governantes do Ocidente oferecerem essa ajuda irrestrita à Ucrânia porque o país não havia sido invadido ainda. Então, qualquer ajuda massiva para a Ucrânia teria que ter explicações do motivo ocasionado por essas ações de armar a Ucrânia, mesmo porque, entre os próprios ucranianos, eles não acreditavam que os russos iriam invadir. Se você pegar vídeos de lives em Kiev em que o youtuber pergunta aos ucranianos na rua o que eles achavam se os russos iriam invadir, a grande maioria achava que não iria ocorrer a invasão, até mesmo entre os cidadãos do leste do país, com exceção de quem estava na linha de frente que realmente sempre falou que haveria invasão. No período pré-invasão, tivemos parlamentares da Rada afirmando publicamente que a força que os russos concentraram nas fronteiras da Ucrânia era pequena para uma invasão a Ucrânia, de certa forma, esse argumento estava certo o tempo todo, mas mesmo assim os russos invadiram, mas não com o propósito de anexar toda a Ucrânia. Tivemos algumas opiniões de comandantes da AFU e das forças de fronteira ucranianos que os russos não iriam invadir até o início da primavera e assim por diante.

Não havia base legal para esse movimento do Ocidente em armar irrestritamente a Ucrânia, porque parte da opinião ainda era muito cética quanto a invasão, e isso inclui até mesmo a mídia da própria Ucrânia que procurou ser uma voz pública entre a mídia americana(alegando invasão) e a mídia russa(alegando que não vão invadir).

Essa iniciativa ocidental de ajuda massiva após a invasão foi totalmente ensaiada e cronometrada. A história dos capacetes alemães para a AFU foi patética dentro desse contexto pré-invasão. Talvez, os alemães não tinham a convicção de que os russos iriam invadir ou talvez não, mesmo se excluir a ajuda restrita da Alemanha e formos analisar os países que mais ajudaram a armar a Ucrânia no período antes da invasão da Rússia, a ajuda sequer chega perto do foi enviado a Ucrânia após a invasão. Ora, veja bem, se o motivo do Ocidente era quebrar a Rússia militarmente, jogando-os em um atoleiro na Ucrânia, a iniciativa coerente e correta e provavelmente que iria ajudar ainda mais a Ucrânia a obter êxito e sem grandes perdas contra a força invasora era armar massivamente a Ucrânia antes da invasão, mas isso só ocorreu após a invasão. O problema disso é que essa ajuda ocidental precisava de "legitimidade" perante a opinião pública de seus respectivos países, os governos ocidentais precisavam dessa alegação para fornecer os melhores armamentos aos ucranianos sem manchar a reputação de terem sido os causadores e inflamadores da guerra na Ucrânia.

A Ucrânia sempre foi o proxy americano para enfraquecer a Rússia. Enquanto os americanos estavam inflamando em toda a mídia que haveria invasão, as mídias ucranianas eram bem mais reticentes quanto a essa alegação, procurando sempre sair da órbita do discurso inflamado americano e ignorando as afirmações russas de que não haveria invasão. Eu me lembro que nessas afirmações americanas, eles colocaram a alegação de uma "invasão iminente", quando entramos na segunda metade de fevereiro, a alegação de "invasão iminente" desapareceu dos noticiários americanos e replicadores midiáticos, mas ainda alegavam que haveria invasão. O tablóide The Sun colocou que a data da invasão seria 16 de fevereiro. Erraram. Os únicos meios que acertaram a data foi quem alegou que haveria a invasão após as Olímpiadas na China, para ser mais preciso, foi exatamente 4 dias depois. E nem poderia esquecer, porque a data da invasão foi dia 24 de fevereiro, um dia após a data do meu aniversário, dormi antes da 0:00, poucos minutos antes das notícias percorrerem em canais de notícias, twitter, whatsapp e telegram... acordei assistindo os vídeos da incursão aerotransportada russa.

Nesse meio tempo, quando a Rússia invadiu a Ucrânia era o motivo perfeito para a ajuda irrestrita e massiva ser transferida para a Ucrânia, no começo essa ajuda foi até tímida porque os russos invadiram através de 5 corredores principais. Mas após os russos saírem do oeste da Ucrânia, a ajuda ocidental começou a ser transferida massivamente para a Ucrânia, isso com a mídia e a comunidade twitteira cantando vitória em cima de vitória por parte da Ucrânia, se transformando em uma mídia de tradução para Zelensky, onde tudo que ele pedia, o mundo deveria conceder para expulsar os invasores russos - aliás, esses pedidos de rearmamento da AFU pelo Zelensky foram bastante engraçado, e isso considerando que ele estava pedindo desde o início 500 Javelins por dia, exclusão aérea e caças diariamente, o que ele pediu foi até mais do que efetivamente o Ocidente entregou e pela solicitação dele atualizada, essa ajuda ainda é insuficiente - isso para uma força que está ganhando na mídia e no twitter, eu imagino como seria uma solicitação de Zelensky se ele estivesse perdendo, provavelmente a OTAN ficaria desarmada com tanto de equipamento que teria que ser transferido para a Ucrânia.

E o que torna bastante interessante é que eles precisam disso tudo contra o exército invasor que só tem munições para três dias, um exército sem munições guiadas, um exército que não tem força aérea ou não sabe usar, um exército que perde helicópteros à rodo, um exército que não tinha prontidão, um exército de recrutas, um exército que está desmoralizado, um exército desertor, um exército que perde centenas de veículos e tanques semanalmente, um exército que perdeu milhares de homens desde o início da invasão, um exército que perdeu muitos veículos logísticos incapaz de sustentar um avanço, um exército que perdeu muitos generais, um exército que luta por um pote de açúcar, um exército sem suprimentos, um exército sem combustível, um exército com uma marinha incapaz...

Por exemplo, um gráfico interessante que ainda não vi sendo publicado, mas que ainda merecem ressalvas quanto aos números.

Imagem

Um exemplo dessa vitória da Ucrânia na mídia e no twitter é este tweet:



Esse tweet foi publicado hoje às 13:13, ele alega que a Ucrânia recuperou o assentamento de Slobodskoye(região de Kharkov) de acordo com informações de militares ucranianos, isso é como a propaganda da guerra funciona. Os russos não estão no assentamento de Slobodskoye desde o dia 18 de abril de 2022, a última posição russa nesse assentamento era visível até o dia 15 de abril, exatos 15 dias atrás. E mais, até mesmo analistas que eram considerados sérios dentro da comunidade militar estão fazendo essa lambança midiática em cima da guerra, Rob Lee por exemplo, esse cara é muito superestimado pela mídia ocidental, ele só é um reprodutor de notícias da Rússia/Ucrânia para o idioma inglês e mesmo assim, já vi muitos equívocos dessas reproduções, como o exemplo do general Andrey Mordvichev que ele publicou com a foto deste general russo:

Imagem

O general acima é o General Alexey Avdeev.

O general Andrey Mordvichev é este abaixo sentado com Kadyrov em Mariupol, depois que ele foi dado como morto:

Imagem

Faça uma pesquisa por si próprio, pesquise o nome de Andrey Mordvichev e você verá que será mostrado a foto do Alexey Avdeev erroneamente pela grande maioria dos sites, sendo que em sites russos, você encontra facilmente quem é quem, Rob Lee cometeu esse erro bobo que qualquer analista sério teria pesquisado antes de publicar, isso porque ele reproduziu de fontes ucranianas.

Aqui uma notícia dessa propaganda: https://gnews.org/2220768/

Ao menos publicaram a foto correta do general. Mas caíram na narrativa da morte dele, porque dias depois, ele apareceu em Mariupol com Kadyrov duas vezes.

O fato é que a cobertura da guerra que está sendo propositalmente publicado demonstrando vitórias na mídia e no twitter inexistentes para o público.




Responder