Bem, quem teria que bancar a venda dos Gripen E\F. e que neste momento devem estar mais do que interessados nesta possibilidade futura, são os próprios suecos. E vindo deles, me parece ser algo menos problemáticos, até porque, somos apenas parceiros no processo produtivo, e não vendedores efetivos. Ao menos para a Europa.mauri escreveu: ↑Ter Mar 22, 2022 5:39 pm Se for pra ficar, como você disse, com um caça que "não mete medo" em ninguém, então a solução é mesmo o F-16, e ainda tem a cobertura americana. Mas o Gripen com a Embraer, como estão dizendo por ai, é sonhos, se nem o Ciclone deu certo, Ucranianos e Brasileiros nunca falaram a mesma língua, até os jogadores de futebol para saírem de lá foi preciso pagarem propinas...
Tenho dúvidas que os russos permitam qualquer coisa "made in OTAN" na Ucrânia.
Então, resta torcer para que após o fim da guerra a Ucrânia pelo menos tenha a oportunidade de definir o futuro da sua força aérea.
Me parece que ao menos os produtos da EDS podem ser uma alternativa viável para eles, e não nos custa nada também oferecer o que temos aqui na indústria de defesa. Se incluir o Gripen E\F, melhor ainda.