TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 2007 vezes
- Agradeceram: 2549 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Extrato da LOA de 2022, já sancionado (para este ano houve até um aumento, provavelmente devido ao câmbio):
- knigh7
- Sênior
Detalhe: os 5% do valor do projeto (constante no extrato) é a porcentagem que segue em consonância com anos anteriores.
- Lucubus
- Avançado
- Agradeceu: 162 vezes
- Agradeceram: 183 vezes
Valew @knigh7
este seria o valor a ser empenhado em 2022; minha pergunta seria.... efetivamente ja foi pago alguma coisa? (digamos que os vikings so iriam faturar os 4 gripens contra pagamento...ou estou falando besteira?).
este seria o valor a ser empenhado em 2022; minha pergunta seria.... efetivamente ja foi pago alguma coisa? (digamos que os vikings so iriam faturar os 4 gripens contra pagamento...ou estou falando besteira?).
- knigh7
- Sênior
Consultando o Portal Transparência, já houve 1 liquidação (pagamento) neste ano.
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6393 vezes
- Agradeceram: 6745 vezes
- Contato:
knigh7 escreveu: Dom Fev 27, 2022 6:47 pm Consultando o Portal Transparência, já houve 1 liquidação (pagamento) neste ano.
Então não tem desculpa, é uma de três:
Os caças foram recebidos mas ainda não aceitos (o estranho é não existir notícia nem comentário a respeito);
Há alguma cláusula ou acordo, provavelmente posterior à assinatura do contrato, para que as células prontas fossem disponibilizadas à Flygvapnet (com passagem pela fábrica para remover o conteúdo BR e trocar pelo SE, além de repintar e colocar os novos seriais e cocares), em caso de necessidade;
Pouco provável mas, como há Pilotos brazucas treinados lá (e claro que só foi mandado o filé), talvez atuem também.
E aqui entra a parte em que demonstro não estar procurando confusão com o Gabriel véio: eu também gostaria de ver um renascido SENTA A PUA outra vez na Europa, e desta vez combatendo no ar, talvez até o primeiro ÁS brazuca; apenas não me agrada, se for o caso, terem me mantido no escuro e ainda contado lorota, tipo (nov) "já recebemos e os primeiros chegam no começo do ano que vem".
Só isso.
Os caças foram recebidos mas ainda não aceitos (o estranho é não existir notícia nem comentário a respeito);
Há alguma cláusula ou acordo, provavelmente posterior à assinatura do contrato, para que as células prontas fossem disponibilizadas à Flygvapnet (com passagem pela fábrica para remover o conteúdo BR e trocar pelo SE, além de repintar e colocar os novos seriais e cocares), em caso de necessidade;
Pouco provável mas, como há Pilotos brazucas treinados lá (e claro que só foi mandado o filé), talvez atuem também.
E aqui entra a parte em que demonstro não estar procurando confusão com o Gabriel véio: eu também gostaria de ver um renascido SENTA A PUA outra vez na Europa, e desta vez combatendo no ar, talvez até o primeiro ÁS brazuca; apenas não me agrada, se for o caso, terem me mantido no escuro e ainda contado lorota, tipo (nov) "já recebemos e os primeiros chegam no começo do ano que vem".
Só isso.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Viktor Reznov
- Sênior
- Agradeceu: 1980 vezes
- Agradeceram: 803 vezes
Eu acho isso a coisa mais normal no Brasil. Aqui as Forças Armadas não tem um pingo de respeito pelas leis e regulamentações federais de transparência e accountability, eles operam como se cada vetor e equipamento fôsse armas nucleares outros sistemas de destruição em massa. Cê lembra a cortina de segredos que foi o desenvolvimento do fuzil MD-97? Foi só quando as PMs começaram a operar a arma e usar abusar desses fuzis que ficamos sabendo que eles eram uma merda.Túlio escreveu: Dom Fev 27, 2022 7:23 pmknigh7 escreveu: Dom Fev 27, 2022 6:47 pm Consultando o Portal Transparência, já houve 1 liquidação (pagamento) neste ano.Então não tem desculpa, é uma de três:
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Viktor Reznov escreveu: Dom Fev 27, 2022 7:42 pm
Eu acho isso a coisa mais normal no Brasil. Aqui as Forças Armadas não tem um pingo de respeito pelas leis e regulamentações federais de transparência e accountability, eles operam como se cada vetor e equipamento fôsse armas nucleares outros sistemas de destruição em massa. Cê lembra a cortina de segredos que foi o desenvolvimento do fuzil MD-97? Foi só quando as PMs começaram a operar a arma e usar abusar desses fuzis que ficamos sabendo que eles eram uma merda.
Pois é, Cross véio, mas deixa de ser "normal" no momento em que a gente zela pela própria memória a ponto de não deixar a Lame$tream reeditá-la todos os dias: além dos exemplos que já dei (wingtips, IRST e nariz "rebaixado" do Gripen), há ainda aquilo do Cruise no F-5, inicialmente desmentido, a FAB sendo pega na tampinha contando lorota e tendo que voltar atrás e falar a verdade.
O estranho é este caso estar ficando por isso mesmo. A Lame$tream da Defesa é que nem a outra, ou a gente fica insistindo, cedo ou tarde mais algum começa a falar, este é seguido por outro e logo tudo que é seção de comments dos CLICKBAIT$ estão inundadas, daí eles têm que achar resposta.
O estranho é este caso estar ficando por isso mesmo. A Lame$tream da Defesa é que nem a outra, ou a gente fica insistindo, cedo ou tarde mais algum começa a falar, este é seguido por outro e logo tudo que é seção de comments dos CLICKBAIT$ estão inundadas, daí eles têm que achar resposta.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 776 vezes
- Agradeceram: 2420 vezes
@Túlio, eu fiz ilações? Eu te fiz uma pergunta que você se recusa a responder: tem prova de que o cronograma está atrasado?
Só responda isso, pois toda sua ideia de Viper e SH na FAB se resume a isso.
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
gabriel219 escreveu: Dom Fev 27, 2022 8:04 pm @Túlio, eu fiz ilações? Eu te fiz uma pergunta que você se recusa a responder: tem prova de que o cronograma está atrasado?
Gabriel, já respondi muito mais do que valia a pena, tu queres mais o quê? Cópia do contrato em três vias e autenticada no Cartório de Tramandaí? Declaração do CMT da FAB no canal FAB Oficial? Selfie minha com a Shakira? POWS!!!
E te devolvo: tens prova de que o cronograma está em dia? É tua única base para sair atacando quem mostra um mínimo de desconformidade.
Larga o osso, cara. No dia em que eu não puder mais QUESTIONAR nada no DB serás provavelmente TU o ADM; até lá questionar é e será livre e bem-vindo.
E te devolvo: tens prova de que o cronograma está em dia? É tua única base para sair atacando quem mostra um mínimo de desconformidade.
Larga o osso, cara. No dia em que eu não puder mais QUESTIONAR nada no DB serás provavelmente TU o ADM; até lá questionar é e será livre e bem-vindo.
- Lucubus
- Avançado
- Agradeceu: 162 vezes
- Agradeceram: 183 vezes
vai ver que o Paulo Guedes não fez o SWIFT para os vikings.... .... e eu achando que swift era marca de salsicha....knigh7 escreveu: Dom Fev 27, 2022 6:47 pm Consultando o Portal Transparência, já houve 1 liquidação (pagamento) neste ano.
viver e aprender
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 776 vezes
- Agradeceram: 2420 vezes
"Tens prova de que o cronograma está em dia". Essa tática é velha. Você quem acusa e eu tenho que provar o contrário?Túlio escreveu: Dom Fev 27, 2022 8:12 pmgabriel219 escreveu: Dom Fev 27, 2022 8:04 pm @Túlio, eu fiz ilações? Eu te fiz uma pergunta que você se recusa a responder: tem prova de que o cronograma está atrasado?
Gabriel, já respondi muito mais do que valia a pena, tu queres mais o quê? Cópia do contrato em três vias e autenticada no Cartório de Tramandaí? Declaração do CMT da FAB no canal FAB Oficial? Selfie minha com a Shakira? POWS!!!
Só está usando uma desculpa pra defender SHBIII na FAB. Já fez isso antes, sugerindo High-Low mix de Gripen e SH. Uma coisa é questionar, o que é válido, outra coisa é querer afirmar que o cronograma está atrasado com base em absolutamente nada.
Só um último questionamento, já que não vai responder o outro pelo motívo óbvio: quanto tempo demorou pro protótipo Brasileiro ser enviado até a FAB? Considere também modificações no Gripen de série, como radome devido ao IRST, aquele mesmo que você jurava que não viria.
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
gabriel219 escreveu: Dom Fev 27, 2022 8:43 pm
"Tens prova de que o cronograma está em dia". Essa tática é velha. Você quem acusa e eu tenho que provar o contrário?
Ué, só TU tens direito de exigir prova? Se eu tenho acesso a dados confidenciais, por certo tu também tens, oras.
gabriel219 escreveu: Dom Fev 27, 2022 8:43 pm Só está usando uma desculpa pra defender SHBIII na FAB. Já fez isso antes, sugerindo High-Low mix de Gripen e SH. Uma coisa é questionar, o que é válido, outra coisa é querer afirmar que o cronograma está atrasado com base em absolutamente nada.
Aqui, para variar, alhos e bugalhos: uma coisa é testar uma ideia, o que sempre fizemos aqui e não vamos parar; outra é, em nome do IGHC, vires me acusar de AFIRMAR algo que não canso de dizer que estou apenas PONDO EM DÚVIDA! Aí fica foda, POWS!!!
gabriel219 escreveu: Dom Fev 27, 2022 8:43 pm Só um último questionamento, já que não vai responder o outro pelo motívo óbvio: quanto tempo demorou pro protótipo Brasileiro ser enviado até a FAB? Considere também modificações no Gripen de série, como radome devido ao IRST, aquele mesmo que você jurava que não viria.
Agora até juramento já ando fazendo, Ó MEU CARAILO, haja sacola mesmo...
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5873 vezes
- Agradeceram: 3319 vezes
Manuel, me corrijas se estiver errado, mas estes valores seriam referentes ao aviões que seriam recebido/entregues para este ano fiscal de 2022, correto?knigh7 escreveu: Dom Fev 27, 2022 5:46 pm Extrato da LOA de 2022, já sancionado (para este ano houve até um aumento, provavelmente devido ao câmbio):
Os 4 caças entregues em novembro, teoricamente, teriam de ter sigo pagos no orçamento de 2021 do governo.
De quantos F-39 estamos falando a despeito dos valores mostrados na tabela?
grato.
Carpe Diem
- knigh7
- Sênior
A FAB vem pagando 5% a.a. Não é especificadamente sobre um lote de aeronaves. Se eventualmente não vierem caças que seriam para este ano no contrato então a SAAB teria de renegociá-lo.
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5873 vezes
- Agradeceram: 3319 vezes
Bom, ano passado pagamos 5% para receber 4 caças. Recebemos, mas a FAB ainda não os aceitou no setor operacional formalmente. Isso depende ainda de avaliação que seria feita aqui em terras brasilis, e que também está no contrato.
Até onde sei não há certeza sobre datas exatas porque a FAB não forneceu essa informação ao público. O que foi dito até momento é que teríamos 5 ou 6 caças operacionais até o fim de 2022, o que significa que 2 aviões devem ser entregues este ano mais o 4 de 2021.
Só que até agora nada... e sem nenhuma explicação plausível para isso.
Vamos aguardar para quem alguém nas comissões de defesa não mais que por acaso possa se interessar em perguntar ao cmte da FAB por que os nossos Gripen E recebidos ainda não estão no Brasil. E dependendo da resposta, a ver o que será feito.
A título de ilustração, esse valor acima corresponde a pouco mais de US 230 milhões de dólares na cotação comercial.
Não faço a menor ideia de quantos Gripen E/F seria possível comprar hoje com este valor. Quem sabe 2 ou 3, sei lá. Para o nosso histórico orçamentário ainda é muito dinheiro. Ainda mais com a cotação do dólar nas alturas como está faz tempo.
Até onde sei não há certeza sobre datas exatas porque a FAB não forneceu essa informação ao público. O que foi dito até momento é que teríamos 5 ou 6 caças operacionais até o fim de 2022, o que significa que 2 aviões devem ser entregues este ano mais o 4 de 2021.
Só que até agora nada... e sem nenhuma explicação plausível para isso.
Vamos aguardar para quem alguém nas comissões de defesa não mais que por acaso possa se interessar em perguntar ao cmte da FAB por que os nossos Gripen E recebidos ainda não estão no Brasil. E dependendo da resposta, a ver o que será feito.
A título de ilustração, esse valor acima corresponde a pouco mais de US 230 milhões de dólares na cotação comercial.
Não faço a menor ideia de quantos Gripen E/F seria possível comprar hoje com este valor. Quem sabe 2 ou 3, sei lá. Para o nosso histórico orçamentário ainda é muito dinheiro. Ainda mais com a cotação do dólar nas alturas como está faz tempo.
Editado pela última vez por FCarvalho em Dom Fev 27, 2022 11:04 pm, em um total de 1 vez.
Carpe Diem