Vc retirou o material da bost@ do Sistema de Armas! Como qualquer bomba o piloto também pode escolher o alvo durante a missão e disparar.gabriel219 escreveu: ↑Seg Fev 14, 2022 2:24 am Tecnicamente essas bombas, assim como o Spike utilizando a plataforma HeliCOAT, podem ser integradas facilmente. Mas vale lembrar um erro cometido pelo @knigh7, as Spice elas não são feitas para atacar alvos no modo LOAL, mas sim são carregados dados de GPS e de imagem dos alvos na bomba pré-missão, ou seja antes da aeronave decolar, como diz a própria descrição da Rafael:
[...]A aquisição de alvos é simples: piloto voa até uma área pré-determinada onde seleciona um alvo específico a partir de uma lista na memória da Spice junto com a rota de navegação e imagem do alvo. Após o disparo, a arma plana pela trilha de vôo planejada, usando o GPS/INS, até um ponto predeterminado onde os sensores EO tomam controle usando o INS/GPS combinado com imagem do sensor ou comparação de terreno. O sensor pode procurar o alvo automaticamente em uma grande área. Depois de localizado o alvo, a arma é alinhada com o alvo.
No alcance visual, o sensor identifica o alvo comparando com a imagem do alvo já armazenada na memória. Com a aproximação do alvo a identificação fica mais fácil e é possível escolher o ponto de impacto automaticamente. Isto permite diminuir o CEP, erros de localização, identificação e interferência do GPS. O ângulo de impacto também pode ser escolhido antes do disparo. Num ataque em mergulho a velocidade chega a Mach 0,9, ideal para penetrar em alvos bem protegidos[...]
Ou seja, utilizar a Spice para missões anticarro - e aqui estamos falando CLARAMENTE em missões anticarro, pois é essa a lacuna que o Sabre deixa -, além de desperdício, deixa a operação inteira complexa. É mais fácil utilizar peça de artilharia, seja obuseiro ou morteiro com munições como BONUS ou GMM, ou mesmo Lizzard, com algum drone guiando as bombas até o alvo, para o A-29 não entrar dentro do alcance de MANPADS ou demais SHORAD.
Existe o modo man-in-the-loop, porém ainda depende essencialmente de dados pré-estabelecidos dentro da memória do sistema da bomba.
Apresentação dos AH-2 da FAB
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Normal, o sabre era a coisa menos afetuosa que a FAB tinha. Agora com a chegada dos gripens... dois vetores não afetuosos iria complicar demais...
Uma pena. Um vetor que nunca se encaixou, aparentemente muito mais por falta de boa vontade das forças do que por falta de capacidade.
abs
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Nós estamos procurando um míssil de médio alcance para integrar ao Saber M200 Multifunção e ao nosso COAAe completando assim o sistema de AAAe de média altura.
Caso um determinado partido ocupe a Presidência à partir do ano que vem, tentará novamente emplacar um sistema russo de AAAe (Pantsir ou TorM2E). Vai haver resistência. Não irão compreender o motivo e ficarão indignados....
Caso um determinado partido ocupe a Presidência à partir do ano que vem, tentará novamente emplacar um sistema russo de AAAe (Pantsir ou TorM2E). Vai haver resistência. Não irão compreender o motivo e ficarão indignados....
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Mas a FAB junto com o boletim deveria explicar os motivos disso, esperar darem baixa para dar explicações é tarde.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
A portaria nem entrou em vigor. Vai reclamar por causa 20 dias? 30 dias? Por causa de 2 meses?
Isso é apenas um pretexto para atacar a Força pelo ato que desagradou.
Antes existia as viúvas dos caças do FX2. Agora se juntarão as viúvas do Mil Mi-35M.
Isso é apenas um pretexto para atacar a Força pelo ato que desagradou.
Antes existia as viúvas dos caças do FX2. Agora se juntarão as viúvas do Mil Mi-35M.
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Alguns post atrás também questionei o "time" da divulgação desta notícia/nota com a eminente viagem do presidente e seu "comboio" de generais para Rússia...angelogalvao escreveu: ↑Seg Fev 14, 2022 8:11 am Qual a chance desta decisão ser revertida com a viagem presidencial a Russia esta semana, já que uma grande cúpula militar vai junto? Existe a possibilidade desta decisão ser somente ser somente jogo de cena da FAB para conseguir melhorar os termos do contrato de manutenção?
Fica a expectativa que todo este contexto e alarde noticiado do Mi-35, seja alguma forma de estratégia da FAB para pressionar os russos/rostec para conseguir melhores preços ou vantagens na já polêmica manutenção dos AH-2 sabre.
Aguardando as cenas dos próximos capítulos.....
Brava Gente Brasileira ..!
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Se tem uma coisa que aprendi em quase duas decadas de DB, é que a FAB, militares e industria bélica em geral tão pouco se fudendo pro que a gente acha ou deixa de achar em fórum.
Abraços
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Oi Cássio.
Tem que saber o que seria acima do aceitável para a FAB.
O EB está/estava pagando o check D dos 8 Cougar para a Helibrás e com certeza não foi nada barato, e é um trabalho de quase 18 meses. Assim, me parece meio estranho se dizer que os custos foram proibitivos.
Se repararmos, o orçamento para investimento e/ou manutenção na FAB está muito apertado já faz tempo. Qualquer coisa assim pode ser assumido, por analogia, como tendo um custo altíssimo. E já que não temos tantos recursos assim, porque não cortaram então os H225M com suas reconhecidas caras horas de voo e manutenção? Por quê não tentaram vendê-los ou repassar as demais forças já que os custos destes helos devem ser tão ou mais caros de operar que os próprios AH-2. Nãos seria tão mais fácil usá-los como moeda de troca pelos tão desejados BH?
Será que quando chegar a vez do check D dos H225M eles também vão fazer o mesmo a título de diminuição do custeio da força?
Carpe Diem
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Os Mi-35 foram essencialmente uma compra política, sem nenhuma consulta as forças armadas e muito menos qualquer desejo lícito de oferecer um programa de longo prazo. Foi uma compra pontual e desligada de qualquer planejamento do MD e das forças. Atitude bem típica do curto mandato dA ex PR, e do seu antecessor, que também resolveu que podia decidir sozinho e sem ninguém o futuro da FAB no FX só para fazer um agrado aos franceses.Túlio escreveu: ↑Dom Fev 13, 2022 11:42 pmSei lá mas para a FAB não seria mais intere$$ante integrar LAHAT, SPIKE ou mesmo coisas ainda mais desgraçadas como o Sledgehammer no Super Tucano (do qual tem dúzias só para Ataque) em vez de insistir em uma aeronave que nunca teve realmente uma Missão para ela na Força? Nunca soube de Hind fazendo C-SAR como se faz no Ocidente (incluindo capacidade REVO), e para o que mais ele serviria a esta Força em especial? E a que deveria ter, o EB, não parece querer nem chegar perto...
Quando o Estado falha na sua concepção de defesa, e pior, se omite, ou tentar fazer algo sem nenhum lastro nas reais necessidades do país e das forças, acontece isso aí.
A FAB tinha quase uma centena de ST, mas não quis equipar, e ainda parece que não quer, nenhum deles, sequer os que servem no 3o Gav com qualquer coisa mais moderna que um foguete 70mm e bombas de treinamento. Mesmo com o advento dos VANT no atual cenário, e o uso crescente de forma exponencial de munições inteligentes.
O AH-2 só entrou na FAB porque foi literalmente entubado. E sem saber o que fazer com ele, deram-lhe as missões que sabiam fazer com os A-29: C-SAR e policiamento aéreo. E nada mais.
Difícil esperar mais que isso.
Carpe Diem
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
FCarvalho escreveu: ↑Seg Fev 14, 2022 6:44 pm
Os Mi-35 foram essencialmente uma compra política, sem nenhuma consulta as forças armadas e muito menos qualquer desejo lícito de oferecer um programa de longo prazo. Foi uma compra pontual e desligada de qualquer planejamento do MD e das forças. Atitude bem típica do curto mandato dA ex PR, e do seu antecessor, que também resolveu que podia decidir sozinho e sem ninguém o futuro da FAB no FX só para fazer um agrado aos franceses.
Quando o Estado falha na sua concepção de defesa, e pior, se omite, ou tentar fazer algo sem nenhum lastro nas reais necessidades do país e das forças, acontece isso aí.
A FAB tinha quase uma centena de ST, mas não quis equipar, e ainda parece que não quer, nenhum deles, sequer os que servem no 3o Gav com qualquer coisa mais moderna que um foguete 70mm e bombas de treinamento. Mesmo com o advento dos VANT no atual cenário, e o uso crescente de forma exponencial de munições inteligentes.
O AH-2 só entrou na FAB porque foi literalmente entubado. E sem saber o que fazer com ele, deram-lhe as missões que sabiam fazer com os A-29: C-SAR e policiamento aéreo. E nada mais.
Difícil esperar mais que isso.
Aí é que está, cupincha véio, o que menos tenho são CERTEZAS: SNME havia algum tipo de concorrência na qual figuravam o Hind e algum daqueles trambolhos - tipo Mangusta - da Itália.
Naturalmente, admito que eu possa estar totalmente ERRADO.
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P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Se fosse compra direta pelos militares , teríamos uma centena ou quase de Black Hawks e seus derivados...
Mas como foi compra política , empurraram o Sabre e as kombosas nas forças armadas .... Só espero que façam daqui uns 10 anos com as Kombosas rsrs
Mas como foi compra política , empurraram o Sabre e as kombosas nas forças armadas .... Só espero que façam daqui uns 10 anos com as Kombosas rsrs
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
A questão de fundo é a seguinte. A FAB há muito tempo deseja, como sempre desejou, substituir os "sapão" pelos venerados BH, e quando pôde, comprou em dois lotes, salvo engano, os UH-60L, que nem lembro mais se eram novos ou não. Investiu no que queria ter e fazia parte do seu planejamento de longo prazo.
Aí entraram os políticos no meio da história sem serem convidados e ferraram tudo o que foi planejado. Custos, horas de voo, formação de pessoal, manutenção, etc,,, tudo teve que ser revisto para poder acoitar as decisões de ineptos travestidos de gestores públicos.
Mas a vida é assim.
Passou o tempo e agora sem a presença, e a pressão, por ser entubada regularmente para satisfazer a sanha alheia, por enquanto, a FAB voltou, ou está voltando, ao que interessava desde sempre. Idem Avex e aviação naval em termos de helos.
Não sei o que vão fazer com estes AH-2, mas já li sobre reclamações pela ausência dos BH emprestados ao Pelicano em seus esquadrões de origem; com apenas 8 cada eu também reclamaria se fosse cmte deles.
Enfim, o Poti vai pro saco, vão sobrar 5 esquadrões de helos na FAB, e pelo visto, como ainda deve haver células em revisão na IAS em Minas Gerais, até o dia 31 de dezembro deve ser tempo mais que suficiente para terminar o serviço e tirar todas de lá, de forma que em 2023 elas estejam todas disponíveis para serem ou entregues a um novo operador via venda das mesmas ou repassadas a Avex, o que é menos provável.
Como a FAB não tem, e não terá recursos por si em tempo previsível para comprar mais BH, ou Pave Hawk como se aventava até pouco tempo atrás, desativar e vender os Mi-35 vem em boa hora e se soa como uma oportunidade que não pode ser perdida a fim de se conseguir obter aqueles helos norte americanos. Para mim esta é a única explicação plausível.
A ver se com o que eles conseguem arrumar vendendo estes helos no mercado quantos BH e/ou PV eles conseguem.
Se for o caso de comprar usados, existem muitos na USAF que podem ser aproveitados, via FMS, passando por manutenção e revisão e ainda com muitos anos de vida operacional pela frente. E se o preço for bem camarada, dá até para comprar quantidade suficiente para despachar os H225M para a Avex e MB.
Lembrando que com a extinção do 2o/10o Gav Poti, a FAB irá operar apenas 5 esquadrões, quer sejam:
o 7o/8o Gav - Black Hawk (8 unidades)
o 5o/8o Gav - Black Hawk (8 unidades)
o 1o/8o Gav - H-36 Caracal (8 unidades)
o 3o/8o Gav - H-36 Caracal (8 unidades)
o 2o/10o Gav - Black Hawk ou Pave Hawk(?)
Quem será que vai parecer sobrando nesta provável nova organização das asas rotativas da FAB?
Aí entraram os políticos no meio da história sem serem convidados e ferraram tudo o que foi planejado. Custos, horas de voo, formação de pessoal, manutenção, etc,,, tudo teve que ser revisto para poder acoitar as decisões de ineptos travestidos de gestores públicos.
Mas a vida é assim.
Passou o tempo e agora sem a presença, e a pressão, por ser entubada regularmente para satisfazer a sanha alheia, por enquanto, a FAB voltou, ou está voltando, ao que interessava desde sempre. Idem Avex e aviação naval em termos de helos.
Não sei o que vão fazer com estes AH-2, mas já li sobre reclamações pela ausência dos BH emprestados ao Pelicano em seus esquadrões de origem; com apenas 8 cada eu também reclamaria se fosse cmte deles.
Enfim, o Poti vai pro saco, vão sobrar 5 esquadrões de helos na FAB, e pelo visto, como ainda deve haver células em revisão na IAS em Minas Gerais, até o dia 31 de dezembro deve ser tempo mais que suficiente para terminar o serviço e tirar todas de lá, de forma que em 2023 elas estejam todas disponíveis para serem ou entregues a um novo operador via venda das mesmas ou repassadas a Avex, o que é menos provável.
Como a FAB não tem, e não terá recursos por si em tempo previsível para comprar mais BH, ou Pave Hawk como se aventava até pouco tempo atrás, desativar e vender os Mi-35 vem em boa hora e se soa como uma oportunidade que não pode ser perdida a fim de se conseguir obter aqueles helos norte americanos. Para mim esta é a única explicação plausível.
A ver se com o que eles conseguem arrumar vendendo estes helos no mercado quantos BH e/ou PV eles conseguem.
Se for o caso de comprar usados, existem muitos na USAF que podem ser aproveitados, via FMS, passando por manutenção e revisão e ainda com muitos anos de vida operacional pela frente. E se o preço for bem camarada, dá até para comprar quantidade suficiente para despachar os H225M para a Avex e MB.
Lembrando que com a extinção do 2o/10o Gav Poti, a FAB irá operar apenas 5 esquadrões, quer sejam:
o 7o/8o Gav - Black Hawk (8 unidades)
o 5o/8o Gav - Black Hawk (8 unidades)
o 1o/8o Gav - H-36 Caracal (8 unidades)
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o 2o/10o Gav - Black Hawk ou Pave Hawk(?)
Quem será que vai parecer sobrando nesta provável nova organização das asas rotativas da FAB?
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Re: Apresentação dos AH-2 da FAB
Eu honestamente não me lembro agora se havia concorrência oficial naquela época, mas lembro que a FAB havia recém aberto um processo de procura por um novo helo a fim de começar a substituir os UH-1, com olhos fixos nos BH. O objetivo no final das conas sempre foi ele desde o começo. Mas tropeçaram na ex PR. Aí lascou-se.Túlio escreveu: ↑Seg Fev 14, 2022 6:53 pmFCarvalho escreveu: ↑Seg Fev 14, 2022 6:44 pm Os Mi-35 foram essencialmente uma compra política, sem nenhuma consulta as forças armadas e muito menos qualquer desejo lícito de oferecer um programa de longo prazo. Foi uma compra pontual e desligada de qualquer planejamento do MD e das forças. Atitude bem típica do curto mandato dA ex PR, e do seu antecessor, que também resolveu que podia decidir sozinho e sem ninguém o futuro da FAB no FX só para fazer um agrado aos franceses.
Quando o Estado falha na sua concepção de defesa, e pior, se omite, ou tentar fazer algo sem nenhum lastro nas reais necessidades do país e das forças, acontece isso aí.
A FAB tinha quase uma centena de ST, mas não quis equipar, e ainda parece que não quer, nenhum deles, sequer os que servem no 3o Gav com qualquer coisa mais moderna que um foguete 70mm e bombas de treinamento. Mesmo com o advento dos VANT no atual cenário, e o uso crescente de forma exponencial de munições inteligentes.
O AH-2 só entrou na FAB porque foi literalmente entubado. E sem saber o que fazer com ele, deram-lhe as missões que sabiam fazer com os A-29: C-SAR e policiamento aéreo. E nada mais.
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