Apresentação dos AH-2 da FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1972 vezes
Agradeceram: 2500 vezes

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1261 Mensagem por knigh7 » Dom Fev 13, 2022 11:38 pm

gabriel219 escreveu: Dom Fev 13, 2022 10:17 pm
knigh7 escreveu: Dom Fev 13, 2022 10:05 pm

O Malian Air Force opera Antonov, Mig, Mil. A Nigéria opera Mil Mi 17, 24 e 34. Iraque tem longa tradição de equipamentos russos.

O Mil Mi35M é a única aeronave russa operada pelas nossas FFAA...
Todos eles, exceto o Iraque e o Kazaquistão, precisam enviar suas aeronaves para a Rússia para realizar as revisões. Logo, o custo de revisão dessas aeronaves é igual ou maior do que o nosso, já que as revisões seriam feitas no Brasil, com peças importadas da Rússia, em moeda desvalorizada em relação a nossa.

Mas beleza, vamos imaginar pra uma força que opera o Caracal, que o custo operacional e de revisão são altos, está dizendo que o custo da revisão do Sabre é alto. Certo, alto quanto? Qual o custo de se implementar uma outra aeronave? Qual custo de se quiser um parque de manutenção para a outra aeronave? É mais barato? Se sim, isso se reflete em outros operadores por ai a fora?
Pelo CAVOK, cujo link eu coloquei aqui ontem, e o Defesa Aerea&Naval, o Esquadrão Poti será desativado no fim do ano. Portanto a economia será total.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6339 vezes
Agradeceram: 6687 vezes
Contato:

#1262 Mensagem por Túlio » Dom Fev 13, 2022 11:42 pm

Sei lá mas para a FAB não seria mais intere$$ante integrar LAHAT, SPIKE ou mesmo coisas ainda mais desgraçadas como o Sledgehammer no Super Tucano (do qual tem dúzias só para Ataque) em vez de insistir em uma aeronave que nunca teve realmente uma Missão para ela na Força? Nunca soube de Hind fazendo C-SAR como se faz no Ocidente (incluindo capacidade REVO), e para o que mais ele serviria a esta Força em especial? E a que deveria ter, o EB, não parece querer nem chegar perto...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
knigh7
Sênior
Sênior

#1263 Mensagem por knigh7 » Dom Fev 13, 2022 11:49 pm

Ou então integrar as Spice 250 em cabides duplos. Ela é programada com sensor discriminando e priorizando viaturas nessa ordem: viaturas-radar, MBTs, IFVs, APC, viaturas sobre rodas.

Strike
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 85 vezes

#1264 Mensagem por Strike » Dom Fev 13, 2022 11:51 pm

knigh7 escreveu: Dom Fev 13, 2022 9:23 pm
Strike escreveu: Dom Fev 13, 2022 7:21 pm

Colega, aqui é um fórum de defesa, que tem como foco o debate de notícias, informações, opiniões, ideias e etc na área da defesa e afins!!
Qual o problema ou divergência de outros colegas brasileiros e contribuintes (como eu!!!) em questionar, debater e opinar a respeito de uma portaria da FAB que aparentemente vai aposentar aeronaves "ímpar" da força sem uma justificativa plausível até o presente momento?? Ainda mais em um fórum de defesa como este?! :shock:

Existe uma "cultura" no Brasil de não se questionar nada, apenas abaixar a cabeça e aceitar.... Nós contribuintes pagamos impostos em tudo, carga tributária altíssima, financiamos todas estas "mazelas" que vimos nestas estruturas de governo seja ele nacional, estadual ou municipal e afins.... Para não "FLOPAR" o debater com um tema distinto do debatido, continuo na esperança deste "debates de opiniões " que estão ocorrendo a respeito dos AH-2 cheguei de alguma forma até os cmts da FAB e que a mesma emita uma nota oficial no momento oportuno esclarecendo a nós contribuintes os "PQs" de tal decisão.... 8-] [004]
Opa!!

Ninguém está criticando "opinião".

Como vcs detestaram a noticia estão criticando a FAB por omissão de um ato administrativo que sequer entrou em vigor!!!

E com certeza a FAB vai se manifestar. Não adianta ficar procurando brechas para fazer o ouvidos dos outros de penico. Aqui não é "Fala Que Eu te Escuto".
Fazer seu ouvido de penico?? Nem se eu achasse que você tem merda na cabeça para não interpretar o que foi escrito, faria.. :lol: :wink:

Agora quanto ao seu deboche "Fala que eu te escuto", não vou me rebaixar a sua boçal maturidade ao opinar!

Cara se você é daqueles "cidadão, tá ok" que não questionar nada, não tem sensor crítico e muito menos tem discernimento para questionar o que deve ser esclarecido.. Respeito sua passividade e falta de atitude, agora você querer critica e debochar de "colegas" de um fórum de cunho militar, por debate de opiniões e informações a respeito que uma decisão no mínima estranha e repentina da FAB?! Acho que você está no local errado!! Vai participar de um fórum de receitas, de construra, de manicure ou sei lá... Certeza que você não vai ter que ler a respeito de FAB, Mi-35 e etc....

E chega de "FLOPAR" o fórum, poupa você de escrever e principalmente nós de lermos críticas sem sentido e contexto do tema abordado.

Abs.

Brava Gente Brasileira ..!
knigh7
Sênior
Sênior

#1265 Mensagem por knigh7 » Dom Fev 13, 2022 11:55 pm

Strike escreveu: Dom Fev 13, 2022 11:51 pm
Fazer seu ouvido de penico?? Nem se eu achasse que você tem merda na cabeça para não interpretar o que foi escrito, faria.. :lol: :wink:

Agora quanto ao seu deboche "Fala que eu te escuto", não vou me rebaixar a sua boçal maturidade ao opinar!

Cara se você é daqueles "cidadão, tá ok" que não questionar nada, não tem sensor crítico e muito menos tem discernimento para questionar o que deve ser esclarecido.. Respeito sua passividade e falta de atitude, agora você querer critica e debochar de "colegas" de um fórum de cunho militar, por debate de opiniões e informações a respeito que uma decisão no mínima estranha e repentina da FAB?! Acho que você está no local errado!! Vai participar de um fórum de receitas, de construra, de manicure ou sei lá... Certeza que você não vai ter que ler a respeito de FAB, Mi-35 e etc....

Vc não está querendo entender para continuar fazendo birra. Chorão incapaz de lidar com frustrações.

Strike
Intermediário
Intermediário

#1266 Mensagem por Strike » Seg Fev 14, 2022 12:17 am

Túlio escreveu: Dom Fev 13, 2022 11:42 pm
Sei lá mas para a FAB não seria mais intere$$ante integrar LAHAT, SPIKE ou mesmo coisas ainda mais desgraçadas como o Sledgehammer no Super Tucano (do qual tem dúzias só para Ataque) em vez de insistir em uma aeronave que nunca teve realmente uma Missão para ela na Força? Nunca soube de Hind fazendo C-SAR como se faz no Ocidente (incluindo capacidade REVO), e para o que mais ele serviria a esta Força em especial? E a que deveria ter, o EB, não parece querer nem chegar perto...
Seria fenomenal... Porém sabemos pelo histórico da força que uma decisão em detrimento de um vetor provavelmente em nada privilegiaram aos ST!!
Até pq integrar e comprar tais "armas" no Super Tucano, deveria ser o caminho natural da evolução do poder de tais aeronaves.... Mais temos quase 25 anos de operação com os ST na força aérea e ainda hoje operamos apenas foguetes não guiados, bombas burras e sua metralhadora interna! Em raríssimas oportunidades se tem registro fotográfico e de imprensa de míseras bombas guiadas a laser no mesmo!!
E frustrante ler que uma força aérea da 12° economia mundial, com um contigente de cerca de 70 mil homens (maior que alguns exércitos de países pequenos), com uma aérea continental para resguarda tem que aposenta meios relativamente novos para liberar verbas para privilegiar outros (boatos de Black Hawk armados usados como substituto).
A FAB hoje tem um punhado de F-5 e AMX modernizados em operação e valorosos ST para defender os "céus" brasileiros, se ela precisa aposentar 12 míseros helicópteros de ataque para garantir novos investimentos... Se está informação se provar verídica estamos “Fudid000“!! Imagina operar 66/72 Gripens E e toda sua tecnologia embarcada, que apesar de ter a mais barata manutenção e custo de operação, supera em muito os gastos da frota de F-5M/AMX atual! !

Aguardando as cenas do próximo capítulo....

Obs: As bombas Spice-250 foram planejadas pela própria empresa Rafael para serem equipadas nos Super Tucano, não posso confirmar se elas já estão homologadas na aeronave de fato, mais são anunciadas pela própria empresa como sim!
Vídeo abaixo 👇🏻

Editado pela última vez por Strike em Seg Fev 14, 2022 12:28 am, em um total de 1 vez.
Strike
Intermediário
Intermediário

#1267 Mensagem por Strike » Seg Fev 14, 2022 12:24 am

knigh7 escreveu: Dom Fev 13, 2022 11:55 pm
Strike escreveu: Dom Fev 13, 2022 11:51 pm

Vc não está querendo entender para continuar fazendo birra. Chorão incapaz de lidar com frustrações.

Se sua capacidade de interpretação só te leva a está conclusão, Ok! O erro foi meu de investir meu tempo respondendo Você!
Vida que segue...... :wink:

knigh7
Sênior
Sênior

#1268 Mensagem por knigh7 » Seg Fev 14, 2022 1:19 am

Strike escreveu: Seg Fev 14, 2022 12:24 am
knigh7 escreveu: Dom Fev 13, 2022 11:55 pm

Se sua capacidade de interpretação só te leva a está conclusão, Ok! O erro foi meu de investir meu tempo respondendo Você!
Vida que segue...... :wink:
Boa parte das suas críticas são precipitadas mas vc não quer dar o braço a torcer, recalcado com a FAB.
Até :wink:

gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 2394 vezes

#1269 Mensagem por gabriel219 » Seg Fev 14, 2022 2:06 am

knigh7 escreveu: Dom Fev 13, 2022 11:34 pm
gabriel219 escreveu: Dom Fev 13, 2022 10:17 pm
Se eu ACHO??? Deve ser porque é domingo, não é possível. Então eu não devo levar a sério, pois o ato administrativo se quer entrou em vigor? É isso?
Não, estou dizendo que vc está cobrando uma resposta da FAB precipitadamente.
Que precipitação? Esses documentaram a desativação do Sabre a partir do dia 1 de Março. Mesmo que em alguma hipótese fosse possível do Sabre ser mantido, isso é um documento oficial, tem que haver explicações, é gasto com dinheiro público. Eu tenho o direito de questionar. A situação aumenta ainda mais quando a FAB já desativou um esquadrão de F-5 na região para proteger Brasília dos poderosos cinco T-27 do Paraguai e cinco K-8 da Bolívia, de forças aéreas poderosíssimas, agora desativa o único meio de ataque válido dentro das três forças e que pode destruir algum carro de combate com blindagem ERA na mesma região e por qual motivo, foda-se o motivo? É só aceitar calado e dane-se?

Se a FAB vier e falar "estamos desativamos isso por x motivo", pode ser ruim o motivo ou um bom motivo, mas ela está dando uma satisfação para o país do qual ela defende e do qual sustenta a mesma e não é nada barato!

Não há precipitação alguma e sim negligência no repasse de informações. Os motivos da desativação ou desarmamento não é informação classificada, aliás está bem longe disso!

A FAB vai desativar o Poti? Ok, mas por quê? "Ah, mas é pra focar no SAR e - segundo o Rinaldi - adquirir mais H-60". Não dava para fazer com o AH-2? Não? Ok, venha a público e diga "olha, a grande revisão é cara, vale mais a pena adquirir H-60 e fazer um novo esquadrão dedicado ao SAR, neste caso, oferecemos o AH-2 Sabre ao Exército e, caso não queira, iremos colocar à venda". Qual a dificuldade de fazer isso? Isso é não apenas responsabilidade com o dinheiro público, mas sim com a própria defesa do país. A FAB está desmobilizando uma pancada de esquadrões da região mais necessitada neste momento, que é na Amazônia e a única ameaça plausível, que é a Venezuela. Tem que ter uma explicação!

Se a FAB não tem nenhuma resposta pra dar no momento em relação a isso, então que NÃO SE PUBLIQUE ISSO. Deixa como uma possibilidade ou venha a público falar "estamos estudando a desativação do Esquadrão Poti por isso, isso e isso pra focar isso, nisso e aquilo".

Editado pela última vez por gabriel219 em Seg Fev 14, 2022 2:35 am, em um total de 2 vezes.
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 2394 vezes

#1270 Mensagem por gabriel219 » Seg Fev 14, 2022 2:24 am

Tecnicamente essas bombas, assim como o Spike utilizando a plataforma HeliCOAT, podem ser integradas facilmente. Mas vale lembrar um erro cometido pelo @knigh7, as Spice elas não são feitas para atacar alvos no modo LOAL, mas sim são carregados dados de GPS e de imagem dos alvos na bomba pré-missão, ou seja antes da aeronave decolar, como diz a própria descrição da Rafael:
[...]A aquisição de alvos é simples: piloto voa até uma área pré-determinada onde seleciona um alvo específico a partir de uma lista na memória da Spice junto com a rota de navegação e imagem do alvo. Após o disparo, a arma plana pela trilha de vôo planejada, usando o GPS/INS, até um ponto predeterminado onde os sensores EO tomam controle usando o INS/GPS combinado com imagem do sensor ou comparação de terreno. O sensor pode procurar o alvo automaticamente em uma grande área. Depois de localizado o alvo, a arma é alinhada com o alvo.

No alcance visual, o sensor identifica o alvo comparando com a imagem do alvo já armazenada na memória. Com a aproximação do alvo a identificação fica mais fácil e é possível escolher o ponto de impacto automaticamente. Isto permite diminuir o CEP, erros de localização, identificação e interferência do GPS. O ângulo de impacto também pode ser escolhido antes do disparo. Num ataque em mergulho a velocidade chega a Mach 0,9, ideal para penetrar em alvos bem protegidos[...]

Ou seja, utilizar a Spice para missões anticarro - e aqui estamos falando CLARAMENTE em missões anticarro, pois é essa a lacuna que o Sabre deixa -, além de desperdício, deixa a operação inteira complexa. É mais fácil utilizar peça de artilharia, seja obuseiro ou morteiro com munições como BONUS ou GMM, ou mesmo Lizzard, com algum drone guiando as bombas até o alvo, para o A-29 não entrar dentro do alcance de MANPADS ou demais SHORAD.

Existe o modo man-in-the-loop, porém ainda depende essencialmente de dados pré-estabelecidos dentro da memória do sistema da bomba.

Cassio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 51 vezes
Agradeceram: 481 vezes

#1271 Mensagem por Cassio » Seg Fev 14, 2022 4:21 am

gabriel219 escreveu: Dom Fev 13, 2022 9:53 pm
Cassio escreveu: Dom Fev 13, 2022 9:30 pm Custo da revisão proibitivo, muito acima do aceitável.
Então a FAB se consagra como o primeiro e único operador do Mi-35 - ou qualquer outro helicóptero, pois a Rostom tem a mesma filosofia pra tudo - que diz que o custo de revisão é proibitivo. Forças Aéreas com um ENORME orçamento, como Mali, Iraque e Nigéria tem mais dinheiro pra operar, por isso lá o Mi-35M opera bem e combate. Ainda existem os GIGANTES Kazaquistão e Uzbequistão.
Revisão a custos proibitivos não significa que ela não possa pagar. Talvez signifique que seja um custo muito maior do que aquele de outros helis da frota. E somando este fato ao fato de ser um meio que nunca foi desejado pela FAB...
A padronização de meios pode ser uma forma de se racionalizar os custos.
Não estou dizendo que seja uma aeronave ruim, muito pelo contrário, mas que não se encaixa nos planos futuros da FAB.
Talvez o desperdício dos nossos impostos seja justamente mantê-lo na frota...

angelogalvao
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 18 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#1272 Mensagem por angelogalvao » Seg Fev 14, 2022 8:11 am

Qual a chance desta decisão ser revertida com a viagem presidencial a Russia esta semana, já que uma grande cúpula militar vai junto? Existe a possibilidade desta decisão ser somente ser somente jogo de cena da FAB para conseguir melhorar os termos do contrato de manutenção?

Paz entre Nós, Guerra aos senhores!
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2575 vezes
Agradeceram: 1047 vezes

#1273 Mensagem por J.Ricardo » Seg Fev 14, 2022 9:36 am

knigh7 escreveu: Dom Fev 13, 2022 9:59 pm
gabriel219 escreveu: Dom Fev 13, 2022 9:47 pm
Em? São 5 meses de trabalho em IMPOSTOS. Eu que te pergunto, de onde você tirou essa interpretação?? Só reparar ali que ainda falo "pois envolve DINHEIRO" e dinheiro em instituição pública significa uma única coisa: imposto.
Ah, então porque vc é pagador de impostos vc se acha no direito de ficar reclamando de omissão de um ato administrativo que sequer entrou em vigor?
Eu me acho nesse direito, emitiram um comunicado que vão desativar os M-35.
Você quer que espere mais o quê para indagar os motivos e apresentarem de forma clara essa decisão?

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Duka
Avançado
Avançado
Agradeceu: 358 vezes
Agradeceram: 159 vezes

#1274 Mensagem por Duka » Seg Fev 14, 2022 11:58 am

Cassio escreveu: Seg Fev 14, 2022 4:21 am
gabriel219 escreveu: Dom Fev 13, 2022 9:53 pm
Então a FAB se consagra como o primeiro e único operador do Mi-35 - ou qualquer outro helicóptero, pois a Rostom tem a mesma filosofia pra tudo - que diz que o custo de revisão é proibitivo. Forças Aéreas com um ENORME orçamento, como Mali, Iraque e Nigéria tem mais dinheiro pra operar, por isso lá o Mi-35M opera bem e combate. Ainda existem os GIGANTES Kazaquistão e Uzbequistão.
Revisão a custos proibitivos não significa que ela não possa pagar. Talvez signifique que seja um custo muito maior do que aquele de outros helis da frota. E somando este fato ao fato de ser um meio que nunca foi desejado pela FAB...
A padronização de meios pode ser uma forma de se racionalizar os custos.
Não estou dizendo que seja uma aeronave ruim, muito pelo contrário, mas que não se encaixa nos planos futuros da FAB.
Talvez o desperdício dos nossos impostos seja justamente mantê-lo na frota...
Sendo que, aparentemente, essa aeronave não tem serventia na FAB, o mais lógico é desativar mesmo.

Pode ser agora, economizando recursos, ou daqui a 15 anos. Mas é um fato que a FAB não tem interesse em manter um esquadrão de helicópteros de ataque (o que faz total sentido), cedo ou tarde essa capacidade seria perdida.

As vezes o mais correto a ser feito é realizar o prejuízo e seguir em frente. A gente acostuma tanto a ver os meios saindo da Força por motivos alheios a vontade dela (caindo de velhos) que até estranha quando desistem de um por que não se encaixa no planejamento.

Abraços
knigh7
Sênior
Sênior

#1275 Mensagem por knigh7 » Seg Fev 14, 2022 3:35 pm

J.Ricardo escreveu: Seg Fev 14, 2022 9:36 am
knigh7 escreveu: Dom Fev 13, 2022 9:59 pm

Ah, então porque vc é pagador de impostos vc se acha no direito de ficar reclamando de omissão de um ato administrativo que sequer entrou em vigor?
Eu me acho nesse direito, emitiram um comunicado que vão desativar os M-35.
Você quer que espere mais o quê para indagar os motivos e apresentarem de forma clara essa decisão?
Não é melhor esperar um pouco antes de criticar a FAB por não dar uma resposta? Foi esse meu ponto.

Responder