knigh7 escreveu: Sáb Jan 22, 2022 11:33 pm
gabriel219 escreveu: Sáb Jan 22, 2022 11:28 pm
O Talibã era sim apoiado por maior parte da população, que vivem em áreas rurais. Seja de forma voluntária ou mesmo de forma coercitiva.
Desde Mao Tse Tung, a única verdade absoluta sobre guerra irregular é que ela não existe sem apoio, coercitivo ou voluntário, da população local. Ou, nas palavras dele "A guerrilha está para a população como os peixes estão para o mar".
Mas reparou que no Nordeste os russos não tem apoio da maioria da população? Se dominarem de Kharkiv para baixo só vão pegar 60% do Leste. Pronto, tem a Ucrânia com a OTAN (fazendo ou não parte da Aliança) nos restantes 40%. E a 300km de Moscou.
Acabei editando o comentário para resolver o link das imagens mas vou fazer um novo:
Esse aqui é o mapa onde houveram maiores protestos Pró-Rússia:
E para ajudar apenas com mais um mapa sobre as votações:
Acho que um movimento que os Russos podem fazer é em pinça, bem na Província de Kharkiv.
44,8% da população é Russófila e há grandes apoiadores. Lembro-me de ver vídeos de supostos Kamaz transportando o que seria armamento nessa região, para LPR, com o aumento das incursões aéreas da Ucrânia, antes da derrubada do vôo da Malasya, quando os Russos forneceram os BUK pros Rebeldes.
A Rússia pode explorar bem isso, infiltrando gente dentro desses Oblasts para agir atrás das linhas. Não precisa necessariamente ter apoio da maioria da população, mas se uma parcela pequena "barulhenta" servir como rede irregular para "hospedar" operadores para guerra irregular, pode arrasar as linhas de comunicação dos Ucranianos.
É isso que quero dizer, não basicamente a Rússia entrando em Kharkiv como Alexandre entrou em Memphis.