FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: FAB NEWS

#5281 Mensagem por Túlio » Seg Dez 20, 2021 9:08 pm

Pablo Maica escreveu: Seg Dez 20, 2021 9:00 pm
Túlio escreveu: Seg Dez 20, 2021 3:31 pm
POUCOS ANOS??? :shock: :shock: :shock: :shock:

Hôme véio, os AMX modernizados recém vão começar a sair lá pela década seguinte...
Não conte com isso, os A-1 estão pela hora da morte. O pessoal aqui de SM está fazendo milagres para manter meia dúzia de aeronaves voando para atender 2 esquadrões. E quando digo meia dúzia não é força de expressão.

Os A-1 vão aguentar só o tempo da FAB conseguir alocar uns Gripens para o 3º e o 1º, e com a chegada do novo vetor é bem possível que estes sejam fundidos.


Um abraço e t+ :)
Me corrijas se eu estiver errado, Gaiteiro véio: manter meia dúzia de aeronaves voando é o mesmo que ter meia dúzia de aeronaves que poderiam ser postas em condições de voar e combater? Isso me lembra dos Hércules, que de 22 chegou a ter SÓ UM capaz de cumprir Missão mas as células estavam lá, só arrumar e botar pra voar.

E repito: o melhor substituto para o AMX é um drone (já cansei de falar), não um Gripen. Em Ataque ou Reconhecimento sobre território INI cada um que for abatido é só sucata, não enseja uma Missão C-SAR pra recuperar Piloto.




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Re: FAB NEWS

#5282 Mensagem por Pablo Maica » Seg Dez 20, 2021 9:46 pm

O problema dos A-1 é justamente esse, se for feito um esforço hercúleo tanto técnico quanto financeiro, para botar toda a frota de modernizados para voar ainda assim mal chega a uma dúzia (já ouvi de pessoal do ESM, e não foi só de um, que a frota de A-1 capazes de voar não chega mais a 10), e isso é pouco, muito pouco.

Apesar de concordar quanto aos drones, o problema é quando a FAB vai começar a investir em drones armados, ou até mesmo realmente começar a investir em drones, já que se não fossem os espólios da PF ainda contaríamos com os mesmos 3 parcos hermes que já operam aqui há mais de 10 anos. Bem ou mal o Gripen vai aumentar o escopo de missões do 1º e 3º, fazendo com que eles realmente se tornem esquadrões de caça, e não apenas ataque/RecTat. Isso provavelmente vai possibilitar a remoção de pelo menos um ou dois dos esquadrões aqui do sul e manda-los para o norte.


Um abraço e t+ :)




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Re: FAB NEWS

#5283 Mensagem por Túlio » Seg Dez 20, 2021 9:59 pm

Sim, mas vejamos: o Poker já "morre" só com o pouco que temos em drones de Recce, agora imagines quando aparecerem por aqui os armados (e nem há essa pressa toda), tipo da classe do Reaper ou coisa mais desgraçada ainda: já era pro AMX!


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Re: FAB NEWS

#5284 Mensagem por Viktor Reznov » Seg Dez 20, 2021 11:13 pm

Túlio escreveu: Seg Dez 20, 2021 3:31 pm
Viktor Reznov escreveu: Seg Dez 20, 2021 3:24 pm
36 Gripen não são o suficiente pra quando os F-5 e os A-1 forem aposentados em poucos anos e o A-29 só serve pra interceptar Cessna lotado de cocaína.
POUCOS ANOS??? :shock: :shock: :shock: :shock:

Hôme véio, os AMX modernizados recém vão começar a sair lá pela década seguinte e lembres que ainda tem F-5E do lote original (anos 70) em voo. Estes sim (todos os F-5) eu acredito que não vão muito além do fim da década (junto com os Hércules, aliás).

E os ST podem fazer muito mais coisa, apenas não é feito o investimento em capacidades hoje consideradas desnecessárias, mas que estão disponíveis.
Eu sei a timeline da FAB pra continuar operando essas velharias mas o A1 não chega nem a 2030. O F-5M tem incidente aí de partes das asas caindo durante pouso e possível só 39 deles estão em condições de vôo.




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Re: FAB NEWS

#5285 Mensagem por gabriel219 » Seg Dez 20, 2021 11:24 pm

Túlio escreveu: Seg Dez 20, 2021 9:59 pm
Sim, mas vejamos: o Poker já "morre" só com o pouco que temos em drones de Recce, agora imagines quando aparecerem por aqui os armados (e nem há essa pressa toda), tipo da classe do Reaper ou coisa mais desgraçada ainda: já era pro AMX!


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Eu fico aqui pensando que o MD poderia conversar forte com a Elbit e fornecer o Hermes 450 e o 900 em versões armadas. O primeiro poderia fazer papel pro EB, semelhante ao TB2 e o segundo pra FAB.

O Atobá é outro também, mas considero leve em comparação a ambos citados.




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Re: FAB NEWS

#5286 Mensagem por knigh7 » Ter Dez 21, 2021 12:47 am

Túlio escreveu: Seg Dez 20, 2021 2:28 pm
Qual a justificativa para mais de 36 Gripen? Não é por causa da vizinhança, que não tem chance alguma contra isso tudo, ninguém ao redor tem como botar no ar alvos para nem metade de uns 72 Meteor e outros tantos Iris-T ou similares, e sim o vasto tamanho do Brasil.

Bueno, 28 KC-390 (que fazem muito mais do que REVO, afinal, servem também a um Exército com mais de 200 mil efetivos e um monte de tralhas, incluindo até peças de Art e helicópteros da AvEx) são igualmente muito pouco, e pela mesmíssima razão (na verdade são mais de 8,5 milhões de razões quadradas :mrgreen:).
De fato, a vizinhança não nos ajuda nem um pouco (e há um certo país que acabou de entrar num certo clube, que tem tudo para levar a economia e consequentemente às FFAA à categoria dos desdentados ou com dente mas sem grana pra sair do hangar...).

Desde que tivéssemos de combater com algum vizinho com caças à reação, 36 Gripens são insuficientes: Se temos 36, então temos 24 (diagonal de manutenção).
Dos 24, 4 seriam para transição operacional.
Sobram 20. Nosso espaço aéreo é divido em 4 regiões, que podem ser a FIR ou as RDA (que não são sobrepostas), 4 Cindactas. Precisamos de aeronaves de interceptação para 4 regiões. Em caso de conflito, pelo menos 2 caças em cada para realizar a interceptação. Então são 8 caças empregados.

Sobram 12 para o T.O. Com esses 12 teríamos de manter a superioridade aérea (matendo pelo menos 2 caças no ar on-station), teríamos de escoltar os A-1M, utilizar a suíte eletrônica do Gripen bem como o POD que a FAB comprará para os Gripens para realizar Guerra Eletrônica (o então comandante da FAB em 2016, o Crepaldi, disse à AFM que iríamos comprar o CJP (Common Jamming POD). Não sei se mudou pois o EAJ da SAAB estava com o desenvolvimento incipiente na época.

Ou seja, esses 12 Gripens que sobram são insuficientes para a atividade que eles teriam de realizar contra um adversário da AS que tenha caças, mesmo sem considerar a atividade de ataque (que ficaria com os A1-M).

Com relação aos F-5M, serão retirados até 2027. Talvez pudéssemos esticar um pouco mais, mas não dá para contar até o fim da década.

Penso que o número dado pelo Comandante da FAB (que a Força tenha entre 60 e 70 Gripens) como algo bastante satisfatório. Menos seria insatisfatório. Mais, seria satisfatório mas atrapalharia mais outros programas. Então eu prefiro uma quantidade que seja satisfatória e atrapale o mínimo possível outros programas.

É o mesmo raciocínio no caso das escoltas (12 no total), navios-patrulha oceânicos (também 12 no total). São quantidades dadas pela MB e possíveis (no caso de escoltas, construção ao longo de 20 anos), não são caras (embora as AAW terão de ser mais caras que as atuais, mas isso é para a próxima década). Não são os números ideais, mas são aqueles que possibilitam cumprir as missões de modo razoável, compatíveis com a consecução dos outros programas tendo em vista a faixa orçamentária de temos.

Vale ressaltar que para executarmos o nosso planejamento de aquisições para esta década (portanto, sem Porta-Aviões & demais viagens), sem atrasos, sem cancelamentos, nosso orçamento de investimento terá de ser 60% maior do que será o projetado para 2022. Ou seja, se nós conseguirmos no futuro, deveremos dar Glória a Deuxx.




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Re: FAB NEWS

#5287 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Dez 21, 2021 9:16 am

Túlio escreveu: Seg Dez 20, 2021 7:47 pm
FIGHTERCOM escreveu: Seg Dez 20, 2021 7:25 pm
Mas o lobo de irradiação do ERIEYE é simétrico. Esse daí parece não ser, tendo em vista a posição da antena.

Abraços,

Wesley
Cupincha, é só um DEMONSTRADOR DE TECNOLOGIA, que inclusive usa algo que parece ser um tanque descartável como invólucro do sistema todo; é mais ou menos como ver aquele pod com motor no F-5 que o :twisted: BOB :twisted: mostrou e pensar que é o MICLA...
Se é só um demonstrador, tá perdoado! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraços,

Wesley




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Re: FAB NEWS

#5288 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 21, 2021 12:47 pm

Túlio escreveu: Seg Dez 20, 2021 2:13 pm
IMHO, isso era previsível, e já faz anos: nunca foi segredo que a FAB estava racionalizando o emprego de seus meios (e lembrar, o encerramento de um Esquadrão não significa fechar a Base em que operava) e concentrar o primeiro lote de Gripen em Anápolis, para que operem desdobrados por todo o Brasil (incluindo Manaus), tornou desnecessário o Pacau.
Há que se lembrar ainda que Esquadrões podem ser reativados no momento em que se fizerem outra vez necessários (ex Adelphi); aliás, diria que o Poker já deve andar pela bola oito, pois à medida que chegarem mais Gripen (e drones), não será necessário AMX para Reconhecimento...
Honestamente, 8,5 milhões km2 e a FAB quer brincar de ping-pong com 36 Gripen E/F a partir de Brasília até quem sabe um dia termos um segundo lote para justificar a existência de outros esquadrões fora do planalto central... :roll:
Isto não é racionalização, é simplesmente a realidade de uma força aérea que nunca conseguiu manter os escassos meios aéreos que possui de acordo com as suas necessidades e obrigações. Mais nada.
Se o Pacau é desnecessário por questões de "racionalização", o 1o GAvCa também o é, assim como os 14o e os do 3o Gav. E o 1o/16o Gav foi redivivo apenas para integrar o GDA em Anápolis e justificar termos 36 caças em uma mesma base, algo pouco convencional na FAB fora do Rio de Janeiro. Exceção feita à Santa Maria e seus semi defenestrados A-1A/B/M.
Então, se não tem grana para manter 6 F-5 em Manaus, também não deve haver para mantê-los em outras bases aéreas, suponho, ou os recursos vão aparecer milagrosamente depois que forem espalhados?
Sinceramente, esta é mais uma daquelas decisões que simplesmente ilustram vergonhosamente o quão pífia e moribunda é a defesa aérea do país.
Diz o cito popular que cada povo merece o governo que tem. Por simples questão de lógica, o mesmo serve para a defesa que ele não tem. Ou pensa ter.




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Re: FAB NEWS

#5289 Mensagem por Túlio » Ter Dez 21, 2021 1:12 pm

FCarvalho escreveu: Ter Dez 21, 2021 12:47 pm
Honestamente, 8,5 milhões km2 e a FAB quer brincar de ping-pong com 36 Gripen E/F a partir de Brasília até quem sabe um dia termos um segundo lote para justificar a existência de outros esquadrões fora do planalto central... :roll:
Isto não é racionalização, é simplesmente a realidade de uma força aérea que nunca conseguiu manter os escassos meios aéreos que possui de acordo com as suas necessidades e obrigações. Mais nada.
Se o Pacau é desnecessário por questões de "racionalização", o 1o GAvCa também o é, assim como os 14o e os do 3o Gav. E o 1o/16o Gav foi redivivo apenas para integrar o GDA em Anápolis e justificar termos 36 caças em uma mesma base, algo pouco convencional na FAB fora do Rio de Janeiro. Exceção feita à Santa Maria e seus semi defenestrados A-1A/B/M.
Então, se não tem grana para manter 6 F-5 em Manaus, também não deve haver para mantê-los em outras bases aéreas, suponho, ou os recursos vão aparecer milagrosamente depois que forem espalhados?
Sinceramente, esta é mais uma daquelas decisões que simplesmente ilustram vergonhosamente o quão pífia e moribunda é a defesa aérea do país.
Diz o cito popular que cada povo merece o governo que tem. Por simples questão de lógica, o mesmo serve para a defesa que ele não tem. Ou pensa ter.
Tá, então me diz aqui um negócio: tu queres uns cem Gripen ou sei lá quantos pra te defender de quem? Pra atacar quem? Pra fazer deterrência contra quem?

Esse montão de Gripen é um exagero em relação ao que há na vizinhança e não dá nem pra saída se for contra quem vier de longe, pois sem o apoio e mesmo participação dos EUA ninguém se fresqueia pros lados de cá. Com eles junto então, nem todos os Gripen A/B/C/D/E/F que existem ou estão por ser produzidos vão adiantar.

Além disso tem o CPFH que, mais caro que a maioria das outras aeronaves do inventário, vai reduzir as horas disponíveis para elas, além da quantidade (basta ver que o 390 já tá levando fumo, e quero ver transportar Inf, Art e o escambau em Gripen; fora quando der uma dessas calamidades, como é que um monte de caças vai apagar incêndio no cerrado ou resgatar vítima de enchente).

Ou se equilibra ou desaba.


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Re: FAB NEWS

#5290 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 21, 2021 1:38 pm

knigh7 escreveu: Seg Dez 20, 2021 2:15 pm Sou da opinião que se deveria fazer o mesmo com o 1º GAvCa. A Embraer faz pressão de um lado (inclusive publicamente) para vender o KC-390 em quantidades que não precisamos (não obstante a Força tenha feito a besteira de aceitar contratualmente). Então a FAB deve deixar mais evidente para a sociedade que precisamos de um 2º lote de Gripens.
O 1º GAvCa é imexível. Não tem negócio com ele dentro da FAB.
Quanto ao 2o lote de Gripen E/F, não é a sociedade que a FAB tem que convencer de alguma coisa, mas os caras de gravata em Brasília.
E como o próximo ano é atípico, eles devem estar pensando desde já: "o que é que eu ganho com isso"? :?
Se a FAB não tiver nada em troca para oferecer, temos um FX-3 na mão. De novo.




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Re: FAB NEWS

#5291 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 21, 2021 1:51 pm

Túlio escreveu: Seg Dez 20, 2021 2:28 pm
Qual a justificativa para mais de 36 Gripen? Não é por causa da vizinhança, que não tem chance alguma contra isso tudo, ninguém ao redor tem como botar no ar alvos para nem metade de uns 72 Meteor e outros tantos Iris-T ou similares, e sim o vasto tamanho do Brasil.

A Constituição diz que a FAB tem a responsabilidade, ou obrigação diria, de executar a defesa do espaço aéreo do país. Isto por si só deveria ser mais que suficiente para justificar quantos lotes de Gripen E fossem necessários. Mas, alguém liga para o que a constituição diz neste país? :roll:

Bueno, 28 KC-390 (que fazem muito mais do que REVO, afinal, servem também a um Exército com mais de 200 mil efetivos e um monte de tralhas, incluindo até peças de Art e helicópteros da AvEx) são igualmente muito pouco, e pela mesmíssima razão (na verdade são mais de 8,5 milhões de razões quadradas :mrgreen:).
Mesmo com os 28 sendo entregues, se tomarmos como referência o percentual de disponibilidade dos aviões, assinado em contrato, nunca teremos toda a frota na íntegra o tempo todo, no máximo, e com muita racionalidade, 22 aeronaves no pátio.
Ademais, com 4 esquadrões de transporte operando atualmente, qual o problema de dividir os 28 entre eles?
Seriam apenas 7 unidades, se muito, para cada um, e ainda conseguiríamos pela primeira vez dispor de uma capacidade de transporte tático verdadeiramente abrangente. Isso nunca tivemos. Então, essa é a chance de evoluir em termos não só materiais, mas, principalmente capacidades operacionais, tal como reza a tal da END. Mas isso já é outra conversa.




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Re: FAB NEWS

#5292 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 21, 2021 1:56 pm

Viktor Reznov escreveu: Seg Dez 20, 2021 3:24 pm36 Gripen não são o suficiente pra quando os F-5 e os A-1 forem aposentados em poucos anos e o A-29 só serve pra interceptar Cessna lotado de cocaína.
Creio que meio mundo concorda que 3 dúzias de caças não servem para muita coisa em termos de defesa aérea para o Brasil, mas a pergunta que fica é: quem se importa com isso no Brasil?
Sem responder esta questão, e suas consequências, 36 caças vai continuar até sendo considerado muito para quem vê a força aérea apenas como um mero instrumento de benefício próprio.




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Re: FAB NEWS

#5293 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 21, 2021 1:58 pm

Túlio escreveu: Seg Dez 20, 2021 6:12 pm
Na verdade o citado pod levará, ao contrário do usado no Mohawk nos tempos do Vietnã, FLIR e SLAR juntos, sempre que necessário. Claro, considerando que seu desenvolvimento chegue até o fim, o que não é comum nem lá nem aqui.
Aliás, se prestar, poderia ser útil até para nós (Super Tucano, helis e drones).
img]https://i.ibb.co/HX5hrVy/POD-ISR-INVAP-ARGENTINA-1.png[/img]
Isto pode vir a ser um excelente investimento para nós. Se vier a concretizar-se, claro.
Tem coisas mirabolantes por lá sendo pesquisadas e desenvolvidas. A maior parte não sai do papel, mas algumas devem ser observadas e acompanhadas de perto.




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Re: FAB NEWS

#5294 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 21, 2021 2:02 pm

Lucubus escreveu: Seg Dez 20, 2021 7:10 pm A Embraer(Bradar), tem uma solução bastante engenhosa para operar radar SAR em aviões pequenos. O BradarSAR (AESA) que opera em bandas X e P
Seria uma solução que cairia como uma luva para os Pucarás da Argentina (mas os caras acham bonito utilizar pods :mrgreen: )
....é so fazer um buraco na barriga do puca e baixar a manivela..... :mrgreen:
sds
Sabes dizer se ele pode ser adaptado a VANT?
Tendo esta capacidade ele se torna um adendo natural aos modelos que estamos usando e aos que vierem a ser empregados no futuro.
Poderia ser empregado em esclarecimento marítimo com muitas vantagens em relação ao emprego de aviões asa fixa e helos.




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Re: FAB NEWS

#5295 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 21, 2021 2:30 pm

Túlio escreveu: Ter Dez 21, 2021 1:12 pm
Tá, então me diz aqui um negócio: tu queres uns cem Gripen ou sei lá quantos pra te defender de quem? Pra atacar quem? Pra fazer deterrência contra quem?
Esse montão de Gripen é um exagero em relação ao que há na vizinhança e não dá nem pra saída se for contra quem vier de longe, pois sem o apoio e mesmo participação dos EUA ninguém se fresqueia pros lados de cá. Com eles junto então, nem todos os Gripen A/B/C/D/E/F que existem ou estão por ser produzidos vão adiantar.
Além disso tem o CPFH que, mais caro que a maioria das outras aeronaves do inventário, vai reduzir as horas disponíveis para elas, além da quantidade (basta ver que o 390 já tá levando fumo, e quero ver transportar Inf, Art e o escambau em Gripen; fora quando der uma dessas calamidades, como é que um monte de caças vai apagar incêndio no cerrado ou resgatar vítima de enchente).
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Segundo a própria FAB era para ser 108 unidades em três lotes subsequentes. Este número se divido por 12 ou 18 unidades, que seria o mínimo e máximo que um esquadrão de caça da FAB disporia, dava para formar de 9 ou 6 esquadrões. Isto significa que, naquela hipótese mínima, seria possível equipar todos os atuais esquadrões com os Gripen e ainda sobrar unidades para colocar um esquadrão adicional no norte(Belém), outro no nordeste(Natal ou Recife) e mais um no centro-oeste(Campo Grande); e naquela última substituir todos os atuais F-5 e A-1 e ainda sobra troco para o GDA de boa.
E não fui eu que coloquei esta conta, foi a FAB. E se eles achavam que podiam bancar tudo isso, então no mínimo é porque deviam ter em mente as razões e motivos (técnicos, operacionais e financeiros) que os sustentem. Só esqueceram de combinar com o ministério da economia e com a realidade.
Agora, se isto não foi ou não é suficiente para amparar a questão orçamentária da força aérea em todos os seus mais amplos aspectos, então tem alguma coisa muito errada aí. Porque nós não temos pandemia e desastre todo ano e muito menos a economia cambaleia constantemente.
Se equilibrar é uma coisa, o que estamos vendo é bem outra. Aliás, é simplesmente mais do mesmo que vejo aqui há quase vinte anos e outros tantos por aí.
Mas para isso aparentemente não existe equilíbrio que dê jeito na área de defesa do Brasil.




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