TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#83641 Mensagem por henriquejr » Ter Jul 20, 2021 9:05 pm

FCarvalho escreveu: Seg Jul 19, 2021 6:45 pm O que acontece se o Uruguai comprar o JF-17 BIII? A FAB corre para colocar Gripen E em Santa Maria ou Canoas?
Torço mesmo é para que os suecos consigam convencê-los a comprar os Gripen C/D, ainda que usados. Eles tem algumas unidades muito recentes e nem tão voadas assim. Talvez os uruguaios se contentem com eles, até pela questão do preço e custo x benefício. Ou então vai de novo mesmo.
Seria muito legal ver a FAU com as suas cores no Gripen.
Aliás, fico pensando que se os Uruguaios arrumarem um caça de verdade para si, talvez os paraguaios e bolivianos também se arvorem a arrumar alguma coisa parecida. Se bem que no caso Paraguaio é praticamente impossível eles receberem qualquer coisa que não seja doação de sucata. Já a Bolívia tem lá as suas vias de acesso, principalmente se contarem com ajuda chinesa.
Seria algo interessante de se ver. Países que tradicionalmente não tem caças há mais de meio século, modificarem o status quo nos próximos anos.
Seria algo interessante a se pensar em como a FAB responderia a isso na sua fronteira oeste e sul.
JAS-39C/D é muita areia para o caminhão dos uruguaios. É um equipamento muito sofisticado para eles manterem em operação. Na minha opinião, caça adequado para a realidade da FAU é o Leonardo M-346 ou, no máximo o KAI FA-50, e estaria muito bem servida com qualquer um desses....

.
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1983 vezes
Agradeceram: 809 vezes

#83642 Mensagem por Viktor Reznov » Ter Jul 20, 2021 9:54 pm

Eu acho que países como Uruguay e Paraguay não deviam nem perderem tempo mantendo uma aviação de caça porque a economia deles não comporta manter uma Força Aérea desse nível.

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
gogogas
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 230 vezes

#83643 Mensagem por gogogas » Ter Jul 20, 2021 10:09 pm

Tbm penso o mesmo , uns Super Tucano ja tava de bom tamanho !
Esses países deveriam ter uma boa aviação de transporte a patrulha !

Gogogas !
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5925 vezes
Agradeceram: 3338 vezes

#83644 Mensagem por FCarvalho » Qua Jul 21, 2021 12:38 am

Mas fato é que os uruguaios estão a cata de um novo caça, podendo ser LIFT ou não. Os suecos já andaram a conversar com eles em pró do Gripen C/D.
No mínimo presume-se que eles tenham bala na agulha para tentar bancar mesmo um LIFT, que não é hoje algo assim tão barato de manter.
No mais, a intenção são aeronaves novas de fábrica. Os LIFT estão na faixa de 15 a 20 milhões de dólares a unidade. E dependendo do CLS e dos sistemas de armas e outras quinquilharias, mesmo um contrato para 6 + 6 como eles querem, pode sair bem salgado.
A questão é: qual a melhor relação custo x benefício?
Muita gente andou oferecendo seus produtos para eles. Quase tudo LIFT, a não ser os chineses que andaram mostrando, também, o JF-17, que segundo eles mesmos, custa por volta de US 50 milhões. Acho isso o avião pelado.
Se eles não insistirem nessa conversa de avião novo, os suecos podem prover uma solução homóloga a tchecos e húngaros, com aviões basicamente com baixíssima horas de voo e com custeio mais que atraente para um país com a economia do Uruguai.
A ver se eles se convencem da realidade, ou se partem para outros negócios, e arriscam atirar no que veem e acertar no que não veem.

Carpe Diem
MMerlin
Novato
Novato
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 30 vezes

#83645 Mensagem por MMerlin » Qua Jul 21, 2021 8:56 am

Túlio escreveu: Ter Jul 20, 2021 3:32 pm Essa eu não entendi [085] : há alguma possibilidade de o UY comprar no mínimo uns 100 JF-17...[/Justificar]
Apenas postei relacionado a uma eventual incursão caso o Uruguai realmente tivesse a aeronave.
Pouco provável que isto se torne realidade. Tanto a compra quanto a incursão.
Mas não impossível.

A algum tempo a China, vendo as dificuldades financeiras da FAU, sondou este país com financiamentos, inclusive na área de infraestrutura.
Uma delegação chinesa já esteve no país para criação de um terminal pesqueiro, que iria transformar-se em uma base de reparo e fornecimento de recursos para todos os navios da China e Taiwan. Uma perigo econômico e ecológico.
Houve pressão do Brasil e da Argentina. Se foi para frente não sei. Mas é fato que a China está expandindo sua influência para além África. E a AL é um dos próximos destinos. Tanto Uruguai quanto Argentina precisam de equipamentos militares.
A China não tem intenção de financiar a Marinha destes países, e o motivo é claro. Possivelmente comecem pelos meios aéreos.

J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2670 vezes
Agradeceram: 1085 vezes

#83646 Mensagem por J.Ricardo » Qua Jul 21, 2021 9:40 am

Viktor Reznov escreveu: Ter Jul 20, 2021 4:51 pm
J.Ricardo escreveu: Ter Jul 20, 2021 11:46 am Fiquem de olho na Venezuela, o Maduro já caiu em si e vem tentando mudar a economia local, se der certo, podem com o tempo retomar um caminho mais próspero...
É? estou por fora da situação lá. O que ele tem tentado fazer?
Andei lendo que ele esta parando de perseguir empresários e tentando reviver a economia local.
Vou tentar achar a matéria e colocar no tópico da Venezuela.

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5925 vezes
Agradeceram: 3338 vezes

#83647 Mensagem por FCarvalho » Qua Jul 21, 2021 10:19 am

MMerlin escreveu: Qua Jul 21, 2021 8:56 am
Túlio escreveu: Ter Jul 20, 2021 3:32 pm Essa eu não entendi [085] : há alguma possibilidade de o UY comprar no mínimo uns 100 JF-17...[/Justificar]
Apenas postei relacionado a uma eventual incursão caso o Uruguai realmente tivesse a aeronave.
Pouco provável que isto se torne realidade. Tanto a compra quanto a incursão.
Mas não impossível.
A algum tempo a China, vendo as dificuldades financeiras da FAU, sondou este país com financiamentos, inclusive na área de infraestrutura.
Uma delegação chinesa já esteve no país para criação de um terminal pesqueiro, que iria transformar-se em uma base de reparo e fornecimento de recursos para todos os navios da China e Taiwan. Uma perigo econômico e ecológico.
Houve pressão do Brasil e da Argentina. Se foi para frente não sei. Mas é fato que a China está expandindo sua influência para além África. E a AL é um dos próximos destinos. Tanto Uruguai quanto Argentina precisam de equipamentos militares.
A China não tem intenção de financiar a Marinha destes países, e o motivo é claro. Possivelmente comecem pelos meios aéreos.
Quando eu falo que temos de fazer o nosso dever de casa em relação aos vizinhos, é por esta e outras situações. Se nós não fizermos, alguém fará.
Depois não adianta ficar fazendo discurso inflamado, ou reclamar destes "malditos comunistas" chineses estarem a compra a AL como um todo.
Eles tem baba e planejamento estratégico para isso.
Nós, nem uma coisa e outra.

Carpe Diem
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1226 vezes
Agradeceram: 734 vezes

#83648 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Jul 21, 2021 5:55 pm

Viktor Reznov escreveu: Ter Jul 20, 2021 9:54 pm Eu acho que países como Uruguay e Paraguay não deviam nem perderem tempo mantendo uma aviação de caça porque a economia deles não comporta manter uma Força Aérea desse nível.
Justamente! Eu fico me perguntando sobre a efetividade de uma aviação de caça para esses dois países. Alguns podem argumentar sobre soberania, mas eu acho que seja apenas capricho.

Abraços,

Wesley

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
gogogas
Sênior
Sênior

#83649 Mensagem por gogogas » Qua Jul 21, 2021 8:06 pm

Em alguns fóruns e grupos que frequento , ventilou a possibilidade do Paraguai modernizar seus AT-27 Tucano e até mesmo comprar mais cédulas ! A Argentina segue por este caminho de modernização ...

Gogogas !
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6445 vezes
Agradeceram: 6803 vezes
Contato:

#83650 Mensagem por Túlio » Qua Jul 21, 2021 8:25 pm

gogogas escreveu: Qua Jul 21, 2021 8:06 pm Em alguns fóruns e grupos que frequento , ventilou a possibilidade do Paraguai modernizar seus AT-27 Tucano e até mesmo comprar mais cédulas ! A Argentina segue por este caminho de modernização ...

dulas de Tucano acho brabo de conseguirem, a mais parecida é a abaixo:

Imagem

[018] [018] [018] [018]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Viktor Reznov
Sênior
Sênior

#83651 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Jul 21, 2021 11:47 pm

During the Falcon Strike exercise 2019, the Royal Thai Air Force Gripen C/D scores 25 J-11A aircraft kills in simulated combat with the Peoples Liberation Army Air Force with only two losses within visual range combat and the Royal Thai Air Force Gripen C/D scores 41 J-11A aircraft kills with loss of five Gripen C in a simulated beyond visual range combat.
Eita porra.

https://www.globaldefensecorp.com/2020/ ... ripen-c-d/

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 777 vezes
Agradeceram: 2437 vezes

#83652 Mensagem por gabriel219 » Qui Jul 22, 2021 1:31 am

Provavelmente até contra o Su-35 teria o mesmo resultado. Os Gripens possuem RCS muito menor que o Sukhoi, vai enxergar antes e terá opções táticas melhores.

Adicionem isso ao E/F, que é bem superior ao C/D, E-99M e Meteor, enquanto tem jegue por ai falando que perderemos a vantagem se Venezuela adquirir Su-35E é demais.

Editado pela última vez por gabriel219 em Qui Jul 22, 2021 8:07 pm, em um total de 1 vez.
Viktor Reznov
Sênior
Sênior

#83653 Mensagem por Viktor Reznov » Qui Jul 22, 2021 6:25 pm

gabriel219 escreveu: Qui Jul 22, 2021 1:31 am Provavelmente até contra o Su-35 teria o mesmo resultado. O Gripen possuem RCS muito menor que o Sukhoi, vai enxergar antes e terá opções táticas melhores.

Adicionem isso ao E/F, que é bem superior ao C/D, E-99M e Meteor, enquanto tem jegue por ai falando que perderemos a vantagem se Venezuela adquirir Su-35E é demais.
Pois é, justamente isso que eu pensei. Se conseguirmos reverter um pouco essa crise no ano que vem como os gestores públicos estimam (crescimento de 5% mais ou menos), torço pra sermos agraciados com pelo menos mais uns 36 Gripen E/F pois aí teremos uma boa capacidade de defesa de nosso país.

gogogas
Sênior
Sênior

#83654 Mensagem por gogogas » Sex Jul 23, 2021 6:33 am

Túlio escreveu: Qua Jul 21, 2021 8:25 pm
gogogas escreveu: Qua Jul 21, 2021 8:06 pm Em alguns fóruns e grupos que frequento , ventilou a possibilidade do Paraguai modernizar seus AT-27 Tucano e até mesmo comprar mais cédulas ! A Argentina segue por este caminho de modernização ...

dulas de Tucano acho brabo de conseguirem, a mais parecida é a abaixo:

Imagem

[018] [018] [018] [018]
Não deixa escapar nenhuma :lol:
Abraço

Gogogas !
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2036 vezes
Agradeceram: 2577 vezes