Royal Navy

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: Royal Navy

#1021 Mensagem por Frederico Vitor » Qua Mai 19, 2021 6:37 pm

O que os EUA deveriam aprender com a agonizante Marinha Real Britânica

*14 DE OUTUBRO DE 2016

A Grã-Bretanha costumava se orgulhar da marinha mais poderosa do mundo. Não mais.

Esse é um problema sério para aliados como os Estados Unidos.

Tradicionalmente, a Marinha Real da Grã-Bretanha tem sido a parceira mais próxima da Marinha dos Estados Unidos. Os dois lutaram juntos contra quase todos os inimigos. Portanto, qualquer enfraquecimento da Marinha Real também corrói o poder naval de Washington.

Hoje, no entanto, a Marinha Real é uma sombra do que era. Os orçamentários do governo têm repetidamente, e excessivamente, reduzido o número de seus navios, aviões e marinheiros. Ele mal consegue patrulhar as próprias águas do Reino Unido, muito menos projetar a influência britânica no exterior.

Embora as autoridades de Londres agora prometam reverter o declínio, pode ser tarde demais. Com o moral despencando e seus poucos navios restantes frequentemente apresentando problemas de funcionamento no mar, o sofrimento da Marinha Real pode ser terminal.

O momento não poderia ser pior. O Ocidente está se mobilizando para derrotar o Estado Islâmico, deter uma Rússia cada vez mais agressiva e administrar a ascensão meteórica da China como potência mundial. O colapso da frota britânica é uma lição prática para governos sem dinheiro que lutam para equilibrar as necessidades orçamentárias concorrentes em um mundo aparentemente cada vez mais volátil.

Sim, as marinhas são caras. Eles exigem planejamento, trabalho e financiamento de longo prazo. Em tempos de paz, o benefício da frota é muitas vezes invisível, marcado pela ausência de conflito aberto.

No entanto, as marinhas continuam sendo cruciais para a defesa nacional. Patrulhando águas internacionais com sensores sofisticados e armamento poderoso e de longo alcance, eles podem responder mais rapidamente às crises e trazer mais poder de fogo para suportar do que as forças aéreas (que requerem pistas próximas) e exércitos (que se movem lentamente).

As marinhas que morrem por negligência deixam um vazio que Estados desonestos, terroristas e criminosos podem preencher rapidamente. É necessário que a marinha fique de olho nas vastas regiões oceânicas. Remova o que já foi a frota líder mundial e você criará um vácuo de segurança virtual.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a frota britânica ainda era dominante. No Dia D de 1944, foi capaz de enviar mais de 900 navios de guerra britânicos através do Canal da Mancha para escoltar as tropas aliadas que libertariam a Europa da Alemanha nazista.

Em 1982, a Marinha Real conseguiu reunir rapidamente nada menos que 115 navios - incluindo dois porta-aviões levando caças a jato, além de 23 destróieres e fragatas - para retomar as Ilhas Malvinas da Argentina.

Hoje, a marinha britânica nem mesmo tem caças a jato. Ele desativou seus últimos Harriers em 2010. Possui apenas 89 navios. (Em comparação, a Marinha dos EUA e o Comando de transporte marítimo militar, a frota de navios de apoio do Pentágono, têm cerca de 400.)

A frota britânica diminuiu em meio a cortes constantes no orçamento de defesa, de 4,1% do produto interno bruto em 1988 para 2,6% em 2010. As reduções em 2010 cortaram outros 8% em termos reais. Como parte de uma revisão da defesa em 2015, Londres prometeu interromper os cortes na frota. Mas o dano já foi feito.

No papel, os 89 navios da Marinha Real incluem um porta-helicópteros, seis navios anfíbios de assalto, seis destróieres, 13 fragatas, sete submarinos de ataque e quatro submarinos de mísseis balísticos. O resto são varredores de minas, navios de pesquisa e outras embarcações de apoio, muitos não maiores do que os pequenos navios de patrulha da Guarda Costeira dos Estados Unidos.

Apenas os seis contratorpedeiros, 13 fragatas e sete submarinos de ataque podem ser considerados verdadeiros navios da linha de frente, com sensores, armas e proteção adequados para lutar e sobreviver em uma batalha com um inimigo sofisticado. Os outros navios requerem escolta em águas perigosas.

Aproximadamente metade dos navios está em manutenção de rotina ou treinamento em determinado momento. Vários outros estão comprometidos com pequenas patrulhas permanentes, o que deixa apenas um punhado de embarcações para atender a emergências.

Mas isso presumindo que haja marinheiros suficientes para operar os navios. A Marinha Real dispensou pessoas mais rápido do que navios. A Grã-Bretanha tinha 39.000 marinheiros em 2000. Agora tem pouco mais de 29.000, pelo menos 2.000 abaixo de sua força autorizada.

Os planejadores da frota tentaram resolver a falta de pessoal colocando à margem dois de seus navios mais poderosos. Neste verão, por exemplo, a Marinha Real colocou a grande fragata Tipo 23 HMS Lancaster em “prontidão estendida”: ela foi amarrada no cais, sua tripulação designada para outros navios.

Enquanto isso, o novo contratorpedeiro Tipo 45 HMS Dauntless sofreu sérios problemas com geradores e entrou no porto para reparos que poderiam durar pelo menos até 2019. Assim como Lancaster , a frota dispersou os marinheiros da Dauntless para outras embarcações.

Com essas embarcações fora de ação, a força real da Marinha Real caiu de 26 navios de combate para um nível moderno sem precedentes de 24.

No mês passado, o novo submarino de ataque HMS Ambush colidiu com um navio mercante ao largo de Gibraltar. O submarino sofreu sérios danos e voltou mancando para a Grã-Bretanha para reparos que podem levar meses, se não mais.

Esse acidente reduziu a força de combate submarino da Marinha Real em quase 15 por cento. Foi um lembrete gritante de que a Grã-Bretanha quase não tem forças navais de reserva.

Com as reduções orçamentárias mais profundas, a frota britânica se retirou de grande parte do mundo. Antes de 2010, a Marinha Real desempenhava um papel de liderança nos esforços para conter a pirataria na costa da Somália. As fragatas britânicas formaram o núcleo de várias forças-tarefa internacionais que patrulhavam o Oceano Índico e o Mar Vermelho.

Mas em 2012, Londres encerrou discretamente seu papel permanente nos esforços de combate à pirataria. A Grã-Bretanha também sentiu a escassez de navios muito mais próximos de casa. Em janeiro de 2014, a ressurgente marinha russa, que sob o presidente Vladimir Putin embarcou em um extenso programa de modernização, navegou um cruzador armado com mísseis pelo Mar do Norte.

O navio russo se aproximou a 30 milhas da Escócia. A tarefa crucial da Marinha Real é proteger as águas domésticas britânicas. Mas o único navio de guerra disponível, o destróier HMS Defender , estava em Portsmouth, na costa sul da Inglaterra. O Defender levou 24 horas para fazer a jornada de 600 milhas até a Escócia. Ele acabou localizando o navio russo e, depois que as duas tripulações trocaram algumas mensagens de rádio, o Defender escoltou o cruzador para longe do território britânico.

Poucos meses depois, os combatentes do Estado Islâmico varreram o noroeste do Iraque. O mundo mobilizou poder aéreo e marítimo para ajudar Bagdá a empurrá-los de volta. As marinhas dos Estados Unidos e da França implantaram porta-aviões para lançar ataques aéreos contra as forças militantes. A Marinha dos Estados Unidos ocasionalmente posicionou dois planos nas águas do Oriente Médio.

Mas, pela primeira vez em um século, a Grã-Bretanha pouco pôde fazer para ajudar. Não tinha porta-aviões capaz de suportar aviões de asa fixa.
Londres havia descomissionado seu último - HMS Illustrious - em agosto de 2014. Illustrious 'Os jatos de ataque Harrier haviam precedido a retirada do navio.

Talvez o mais contundente é que em 2016 a Marinha Real se retirou do Atlântico Sul após 34 anos de implantação de pelo menos um grande navio de guerra para impedir a Argentina de tentar novamente capturar as Ilhas Malvinas.

Sob sucessivos governos trabalhistas e conservadores, Londres tem consistentemente cortado a Marinha Real por mais de uma década, enquanto nega que os cortes sejam prejudiciais à segurança nacional. O governo apontou vários programas de construção de navios multibilionários para novas fragatas, destróieres e submarinos, bem como um plano ambicioso para construir dois novos porta-aviões de grande porte e equipá-los com caças stealth F-35.

Mas os novos navios são poucos, tarde demais. Eles também são armados de forma muito leve para substituir adequadamente os navios mais antigos. Muito menos para expandir e aprimorar a frota.

Nos últimos anos, a Royal Navy substituiu 12 antigos destróieres Tipo 42 por apenas seis novos Type 45s, que são maiores e mais fortemente armados do que os Type 42s, mas mecanicamente não confiáveis. Além disso, há muito poucos para lidar com todas as missões que os navios mais antigos realizaram.

A frota está recebendo apenas sete novos submarinos de ataque da classe Astute , para substituir 12 submarinos das classes Swiftsure - e Trafalgar . Tal como acontece com os destróieres Tipo 45, os Astutes são maiores e possuem mais poder de fogo do que os navios que estão substituindo. Mas, como os Type 45s, os Astutes provaram ser difíceis de operar. Em qualquer caso, não há o suficiente para cobrir todas as áreas que os submarinos mais antigos patrulhavam.

Hoje, há 13 fragatas Tipo 23 antigas na frota. O governo aprovou apenas oito novas fragatas Tipo 26. Enquanto isso, está prometendo construir pelo menos cinco Type 31 menores para ajudar a manter a força da frota. Mas os Type 31s mais leves podem não ter o poder de fogo e proteção para serem um impedimento confiável para os navios muito mais pesados ​​da Rússia.

Na verdade, muitos dos navios mais novos da Grã-Bretanha são notavelmente leves. Londres fez pedidos nos últimos dois anos para várias embarcações de patrulha pequenas e mal equipadas. O efeito líquido é uma Marinha Real cada vez mais composta de embarcações pequenas e armadas que mantêm a contagem oficial de navios, mas continuam a tendência de esvaziamento que vem minando sua força real.

Os novos porta-aviões são talvez os melhores exemplos. Os dois navios da classe Queen Elizabeth , que têm 920 pés de comprimento e deslocam mais de 60.000 toneladas de água, são os maiores navios de guerra já produzidos pela Grã-Bretanha. Quando entrarem no serviço de linha de frente em 2020, eles devem restaurar a capacidade de aviação no mar que a Marinha Real perdeu quando aposentou seus jatos Harrier em 2010.

Os Queen Elizabeth s, entretanto, foram planejados para uma frota maior. Um porta-aviões requer mais aviões e escoltas do que a Grã-Bretanha pode fornecer. A Marinha dos Estados Unidos, por exemplo, nunca posiciona um porta-aviões sem 60 aeronaves a bordo e um comboio de três ou quatro contratorpedeiros e cruzadores, um submarino e vários navios de abastecimento.

A Marinha Real espera implantar apenas um porta-aviões por vez e manter o segundo em casa. Ela projeta que seus novos porta-aviões implantarão entre 12 e 24 F-35s - poucos para usar os navios em todo o seu potencial. Além disso, designar os navios necessários para acompanhar e abastecer o porta-aviões - três ou quatro fragatas e destróieres como escolta e vários navios de abastecimento para sustentá-lo - monopolizaria toda a força destacável da Marinha Real.

Um porta-aviões de 60.000 toneladas pode acomodar 50 ou mais aeronaves. Londres planeja comprar apenas 48 caças F-35, o que significa que muitos podem estar em manutenção ou treinamento a qualquer momento.

As marinhas são realmente complexas e caras. Pare de prestar atenção à sua frota e ela irá embora. Para os aliados da Grã-Bretanha, há uma lição poderosa nisso.

:arrow: https://www.reuters.com/article/us-uk-m ... SKCN10L1AD




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Re: Royal Navy

#1022 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 19, 2021 9:43 pm

Seria muito repetitivo dizer que as reflexões do texto acima nos servem, e cabem, como uma luva. Mas o negócio aqui é patrulhar, patrulhar e patrulhar. E depois morrer na praia.
Passo batido para não ficar mais deprimido com esta história.




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Re: Royal Navy

#1023 Mensagem por P44 » Sáb Mai 22, 2021 10:53 am





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Re: Royal Navy

#1024 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mai 22, 2021 2:50 pm

A espera da próxima promoção da filia das Casas Bahia em Londres para a MB. :twisted:

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Mais um pouquinho e teremos na nossa força de navios anfíbios completinha. 8-]




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Re: Royal Navy

#1025 Mensagem por Glauber Prestes » Sáb Mai 22, 2021 3:53 pm

A Bulwark já está em Extended readiness, não?




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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Re: Royal Navy

#1026 Mensagem por ECorreia » Sáb Mai 22, 2021 9:13 pm

FCarvalho escreveu: Qua Mar 17, 2021 12:58 pm
saullo escreveu: Qua Mar 17, 2021 9:16 am Nesse mais novo desmonte da Royal Navy, eu pegava essas 2 Tipo 23, os 7 Sandown e 2 NApLog Wave (que fatalmente darão baixa), e pegava mais Tipo 23 conforme fossem dando baixa, tipo o que fazíamos com destróieres norte-americanos nos anos 60 e 70, vai pegando, usa uns anos, troca por outro menos velho e segue ao menos com uma Marinha meia-boca. Eu assinava um acordo de preferência pelas Tipo 23, vai baixando, vou pegando, passando partes e peças de uma pra outra, enfim, um serviço aparentemente "porco", mas que nos manteria com umas unidades de escolta ativas.
Isso de acreditar só em navios novos, com garantia de fábrica, é o ideal, mas nos levou onde chegamos agora.
Tem que ter pragmatismo.
Enquanto usamos essas tipo 23 e os restos das Niterói, mais a Barroso, as Tamandaré e sucessoras vão sendo construídas, pois leva tempo e a força de superfície está no osso.
Abraços
A Marinha tem dois problemas básicos nesta questão: um, recursos que não existem para comprar estes navios, e dois, recursos para mantê-los operacionalmente efetivos, que também não existem. Lembrar que as Type-23 são navios bem maiores e complexos - diga-se caros - de manter que as Niterói.

Em tempo, não houve até o momento a liberação dos recursos que deveriam ser feitos para o início da construção das Tamandaré. E o prelúdio da economia no curto prazo não nos oferece boas perspectivas sobre este projeto. O batimento da quilha do primeiro navio quase com certeza irá atrasar, e por conseguinte a sua entrega.

Também é bom lembrar que a MB está tentando inserir mais 1 ou 2 navios a este lote inicial, e neste aspecto ela possui argumentos bastante críveis em termos de convencimento do poder político e a esfera econômica governamental, já que serão construídas no país gerando emprego e renda. Algo muito necessário por agora e bem mais para frente, sendo quase que inquestionável como argumento em defesa do projeto Tamandaré.

Fato é que 3 Niterói vão segurar as pontas até 2028 junto com a Barroso. Em havendo disponibilidade financeira e vontade política as Meko A100 podem até ser entregues antes do cronograma estabelecido, assim como as unidades adicionais pretendidas. Mas esta é uma hipótese muito remota, embora possível.

O que soa mais fácil conseguir recursos e navios para a MB em Brasília?
Há apenas 6 meses atrás o Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes disse que a MB não comprará escoltas usadas devido às restrições orçamentárias. O problema não é só comprar. Há toda uma necessidade de adequação por trás. No passado a Marinha não descartava a compra de escoltas de oportunidade. Agora o quadro não é mais o mesmo. Ela está focando na Classe Tamandaré.




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Re: Royal Navy

#1027 Mensagem por ECorreia » Sáb Mai 22, 2021 9:20 pm

Sabem como a Marinha irá proceder com a continuação do programa Tamandaré? O ex-Comandante Ilques explicou há alguns meses: a 5ª fragata será encomendada quando Marinha receber a 1ª e assim sucessivamente. O estaleiro irá mantendo o fluxo e ocorrerá de forma paulatina de modo que dentro de 20 anos se construam 12 fragatas. Não haverá fragata de 6 mil toneladas. Recentemente esse assunto foi também esclarecido pela Marinha.




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Re: Royal Navy

#1028 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mai 22, 2021 11:05 pm

ECorreia escreveu: Sáb Mai 22, 2021 9:13 pm Há apenas 6 meses atrás o Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes disse que a MB não comprará escoltas usadas devido às restrições orçamentárias. O problema não é só comprar. Há toda uma necessidade de adequação por trás. No passado a Marinha não descartava a compra de escoltas de oportunidade. Agora o quadro não é mais o mesmo. Ela está focando na Classe Tamandaré.
Sob o ponto de vista das suscetibilidades econômicas do Brasil, e suas intempéries constantes, é impossível manter minimamente qualquer planejamento de médio e longo prazo na Defesa.
A compra de meios usados não é simples e trás mais complexidades do que facilidades.
Pelo menos agora sabemos com o que podemos contar. E se não forem as Tamandaré, não será nada. Para o bem e para o mal.




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Re: Royal Navy

#1029 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mai 22, 2021 11:09 pm

ECorreia escreveu: Sáb Mai 22, 2021 9:20 pm Sabem como a Marinha irá proceder com a continuação do programa Tamandaré? O ex-Comandante Ilques explicou há alguns meses: a 5ª fragata será encomendada quando Marinha receber a 1ª e assim sucessivamente. O estaleiro irá mantendo o fluxo e ocorrerá de forma paulatina de modo que dentro de 20 anos se construam 12 fragatas. Não haverá fragata de 6 mil toneladas. Recentemente esse assunto foi também esclarecido pela Marinha.
A questão de fundo neste esquema do Alte Ilques é: qual a garantia de que haverá verba no orçamento da MB entre 2025 e 2028 para dispor-se a compra de uma unidade por ano? Cada navio destes já custa muito mais do que a marinha costuma dispor em todo o orçamento de investimento e custeio anualmente.
Mais uma conta difícil de ser arbitrada. Fora que tem de combinar com o ministro da economia da hora.




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Re: Royal Navy

#1030 Mensagem por ECorreia » Sáb Mai 22, 2021 11:43 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Mai 22, 2021 11:05 pm
ECorreia escreveu: Sáb Mai 22, 2021 9:13 pm Há apenas 6 meses atrás o Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes disse que a MB não comprará escoltas usadas devido às restrições orçamentárias. O problema não é só comprar. Há toda uma necessidade de adequação por trás. No passado a Marinha não descartava a compra de escoltas de oportunidade. Agora o quadro não é mais o mesmo. Ela está focando na Classe Tamandaré.
Sob o ponto de vista das suscetibilidades econômicas do Brasil, e suas intempéries constantes, é impossível manter minimamente qualquer planejamento de médio e longo prazo na Defesa.
A compra de meios usados não é simples e trás mais complexidades do que facilidades.
Pelo menos agora sabemos com o que podemos contar. E se não forem as Tamandaré, não será nada. Para o bem e para o mal.
12 escoltas dentro 20 anos. Percebe-se que a MB deixou 4 anos de "frouxidão" para levar o projeto em banho-maria em época de vacas magras e não haverá mais escoltas de deslocamento significativamente superior. Acredito que seja factível sim.




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Re: Royal Navy

#1031 Mensagem por gogogas » Dom Mai 23, 2021 6:51 am

A MB deveria optar por usados para outros navios da frota , adquirir navios de desembarque para substituir o Mattoso Maia , e algum petroleiro para complementar o existente ,além de uma solução para força de minagem ....
Para construção de novos navios , acredito que a Tamandaré saia do papel , a MB fará igual a FAB com a baixa do F-2000 ....além de novas OPV




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Re: Royal Navy

#1032 Mensagem por ECorreia » Dom Mai 23, 2021 1:34 pm

ECorreia escreveu: Sáb Mai 22, 2021 9:20 pm Sabem como a Marinha irá proceder com a continuação do programa Tamandaré? O ex-Comandante Ilques explicou há alguns meses: a 5ª fragata será encomendada quando Marinha receber a 1ª e assim sucessivamente. O estaleiro irá mantendo o fluxo e ocorrerá de forma paulatina de modo que dentro de 20 anos se construam 12 fragatas. Não haverá fragata de 6 mil toneladas. Recentemente esse assunto foi também esclarecido pela Marinha.
Faltou eu completar: Segundo o ex-Comandante Ilques, o pagamento das demais fragatas seguirão o modelo de capitalização da EMGEPRON, não sendo portanto afetada pela Lei do teto de gastos.
Tecnicamente, é uma burla à emenda Constitucional. Mas o Congresso, mesmo sabendo disso, aprovou o projeto de aquisição dessas 4. Foram sensíveis, enfim devido ao estado das nossas fragatas, ao fato de gerar muitos empregos diretos e indiretos e ao fato de 40% ter conteúdo nacional. Houve empresa nacional poderosa que fez lobby...




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Re: Royal Navy

#1033 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Mai 23, 2021 7:10 pm

gogogas escreveu: Dom Mai 23, 2021 6:51 am A MB deveria optar por usados para outros navios da frota , adquirir navios de desembarque para substituir o Mattoso Maia , e algum petroleiro para complementar o existente ,além de uma solução para força de minagem ....
Para construção de novos navios , acredito que a Tamandaré saia do papel , a MB fará igual a FAB com a baixa do F-2000 ....além de novas OPV
Penso que a MB deveria direcionar os esforços para a construção local dos seguintes meios: submarinos, fragatas (as Tamandarés já estão de bom tamanho, é só aumentar a quantidade), OPVs e talvez alguma embarcação menor. São meios que podem ter alguma escala e ao mesmo tempo dar folego para as empresas fornecedoras. Os demais meios, podem ser uma compra direta de algum fornecedor no exterior ou mesmo alguma compra de oportunidade. Empenhar esforço para nacionalizar ou pagar pela ToT e no final obter somente “duas unidades”, como seria o caso de um navio de assalto anfíbio ou portas aviões, não faz sentido.
Abraços,

Wesley




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Re: Royal Navy

#1034 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 23, 2021 8:15 pm

ECorreia escreveu: Sáb Mai 22, 2021 11:43 pm 12 escoltas dentro 20 anos. Percebe-se que a MB deixou 4 anos de "frouxidão" para levar o projeto em banho-maria em época de vacas magras e não haverá mais escoltas de deslocamento significativamente superior. Acredito que seja factível sim.
Infelizmente papel aceita tudo. Mas concordo consigo. É factível. Mas essa é uma daquelas apostas que vamos ter que pagar para ver se dá certo ou não. Com ou sem capitalização da Engepron.
Político é uma raça na qual nunca se pode confiar.




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Re: Royal Navy

#1035 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 23, 2021 8:23 pm

FIGHTERCOM escreveu: Dom Mai 23, 2021 7:10 pm
gogogas escreveu: Dom Mai 23, 2021 6:51 am A MB deveria optar por usados para outros navios da frota , adquirir navios de desembarque para substituir o Mattoso Maia , e algum petroleiro para complementar o existente ,além de uma solução para força de minagem ....
Para construção de novos navios , acredito que a Tamandaré saia do papel , a MB fará igual a FAB com a baixa do F-2000 ....além de novas OPV
Penso que a MB deveria direcionar os esforços para a construção local dos seguintes meios: submarinos, fragatas (as Tamandarés já estão de bom tamanho, é só aumentar a quantidade), OPVs e talvez alguma embarcação menor. São meios que podem ter alguma escala e ao mesmo tempo dar folego para as empresas fornecedoras. Os demais meios, podem ser uma compra direta de algum fornecedor no exterior ou mesmo alguma compra de oportunidade. Empenhar esforço para nacionalizar ou pagar pela ToT e no final obter somente “duas unidades”, como seria o caso de um navio de assalto anfíbio ou portas aviões, não faz sentido.
Abraços,
Wesley
Via de regra geral navios auxiliares são meios bem mais baratos de se produzir e manter dada sua menor complexidade construtiva e seus requisitos.
Como praticamente temos de substituir tudo o que flutua na esquadra e nos meios de apoio a FFE e aos DN, tais navios poderiam ser conseguidos mais facilmente por aquisição junto a indústria local, o que coopera para tentar alocar as verbas necessárias à regularidade das encomendas e da construção.
Enfim, se produzir emprego no Brasil não servir mais como alegação de investimento em defesa, e nem sempre serve :roll:, não sei mais o que poderia convencer os engravatados de Brasília a aquiescer os recursos para os projetos da MB.
Para lembrar, só em navios patrulhas de todos os tipos, seriam mais de 50 unidades planejadas desde o PAEMB I. Se considerarmos outros meios chegamos a quase uma centena de maios navais e fluviais com enorme potencial de serem construídos no Brasil. Por que não o foram até hoje é bom perguntar para os donos do talão de cheque.




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