FAB NEWS
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Re: FAB NEWS
Bom, posso falar apenas por mim. E no que me diz respeito, o que o Felipe argumentou no vídeo tem embasamento. E concordar ou não é como tu bem disseste, é questão de opinião. Eu particularmente concordo com a análise dele no que diz respeito a este Mou entre FAB e Embraer. Sim, é apenas isso, um memorando de troca de informações e nada mais.
Se sair alguma coisa depois disso, ótimo. Se não, paciência e bola para frente que a vida não para.
Em todo caso, me parece que temos bastante tempo e nenhum dinheiro para discutir sobre os prós e contras de um estudo como este.
Até lá, o DB segue sendo o que é, um fórum de debates. É para isso que estamos aqui.
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Re: FAB NEWS
https://www.cnnbrasil.com.br/amp/busine ... ne-militarEmbraer e FAB assinam acordo para desenvolver drone militar
Memorando de entendimento vai determinar os requisitos operacionais e logísticos da FAB sobre o uso de aeronaves não tripuladas avançadas
A Embraer e a Força Aérea Brasileira (FAB) anunciaram, nesta sexta-feira (23), a assinatura de um memorando de entendimento para viabilizar os estudos e o desenvolvimento de um veículo aéreo não tripulado avançado.
Em comunicado, a Embraer diz que o acordo servirá para determinar os elementos operacionais e logísticos relacionados a esse tipo de aeronave, de acordo com os requisitos da FAB. Contudo, nenhuma das partes informou detalhes sobre os propósitos pretendidos para o novo veículo.
“É uma oportunidade ímpar para a Força Aérea Brasileira aprofundar seus estudos em tecnologias disruptivas que possam causar desequilíbrio no cenário atual e futuro”, comentou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.
“Na guerra moderna é imprescindível a utilização de plataformas aéreas não-tripuladas, operando isoladamente ou em conjunto com aeronaves tripuladas. Tal tecnologia permite reduzir custos e riscos, sem perder a eficácia no cumprimento das missões atribuídas à Aeronáutica.”
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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Re: FAB NEWS
O atual cmte da FAB ao que parece está determinado a alçar os drones e sua operação no Brasil a um outro patamar. Antes tarde do que nunca. Já faz tempo que VANT são empregados militarmente e nós aqui vendo esse trem passar sem maiores preocupações.
Muitos planos e nenhuma coordenação/cooperação nesta área dentro das forças armadas.
Vamos ver se o MD em algum momento consegue gestar de forma centralizada todos os esforços, e planos, nesta área importantíssima para nós e o futuro da indústria e da P&D nacional. Já passou da hora.
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Re: FAB NEWS
PLANO ESTRATÉGICO MILITAR DA AERONÁUTICA 2018-2027:
5.2 PROJETOS VINCULADOS AO EIXO MEIOS DE FORÇA AÉREA 5.2.1 ARP-REC 5.2.1.1 O projeto ARP-REC consiste no desenvolvimento de um sistema ARP (Aeronave Remotamente Pilotada) para REC (Reconhecimento Aéreo). Essa aeronave deve ser capaz de operar em rede, em grandes altitudes, controlada via satélite, possuindo uma ampla área de atuação e aplicação, a depender da carga útil embarcada. 5.2.1.2 A FAB possui ARP há alguns anos, tendo obtido larga experiência na utilização desses vetores na execução de missões de vigilância, provendo as forças de solo e do ar com dados precisos de inteligência e reconhecimento, demonstrando a importância de aeronaves desta categoria em seu acervo. 5.2.1.3 Como resultado da cooperação Brasil-Suécia na elaboração de um estudo sobre o futuro do ambiente aéreo (Air Domain Study), espera-se o desenvolvimento binacional de um SARP (Sistema Aéreo Remotamente Pilotado), incorporando o projeto ARP-REC. 5.2.1.4 Considerando o crescimento da utilização de ARP, civil e militar, é essencial o desenvolvimento de tecnologia nacional na construção e integração de sensores de aeronaves deste tipo.
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5.2 PROJETOS VINCULADOS AO EIXO MEIOS DE FORÇA AÉREA 5.2.1 ARP-REC 5.2.1.1 O projeto ARP-REC consiste no desenvolvimento de um sistema ARP (Aeronave Remotamente Pilotada) para REC (Reconhecimento Aéreo). Essa aeronave deve ser capaz de operar em rede, em grandes altitudes, controlada via satélite, possuindo uma ampla área de atuação e aplicação, a depender da carga útil embarcada. 5.2.1.2 A FAB possui ARP há alguns anos, tendo obtido larga experiência na utilização desses vetores na execução de missões de vigilância, provendo as forças de solo e do ar com dados precisos de inteligência e reconhecimento, demonstrando a importância de aeronaves desta categoria em seu acervo. 5.2.1.3 Como resultado da cooperação Brasil-Suécia na elaboração de um estudo sobre o futuro do ambiente aéreo (Air Domain Study), espera-se o desenvolvimento binacional de um SARP (Sistema Aéreo Remotamente Pilotado), incorporando o projeto ARP-REC. 5.2.1.4 Considerando o crescimento da utilização de ARP, civil e militar, é essencial o desenvolvimento de tecnologia nacional na construção e integração de sensores de aeronaves deste tipo.
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Re: FAB NEWS
Como disse acima, só espero que o MD consiga centrar os aspectos gerenciais dos projetos sobre VANT das ffaa's de forma a impedir que se concentre todos os escassos recursos em uma única cesta para a P&D desta área e assim acabar por deixar ao léu várias empresas da BID que tem apresentado e projetado novos meios ainda que indiferente a pedidos das próprias forças militares.
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Re: FAB NEWS
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Re: FAB NEWS
Ando me perguntando o por quê de a FAB não chamar outras empresas da BID, ou fazer um Mou com a própria ABIMDE em virturde de estudos sobre VANT no Brasil. Por quê só com a Embraer?
Há muito espaço e necessidades onde VANT de diversas categorias podem, e devem, ser utilizados seja como vetor principal ou como complemento da outros. Mas fato é que a FAB parece ignorar, ou omitir-se, de relacionar outras empresas da BID ou da indústria nacional sobre o tema P&D no setor aeroespacial.
Óbvio que não há recursos para todo mundo, mas por outro lado, envidar meios de repartir o pouco que se tem em função das empresas que temos aí e que também produzem P&D na área e até projetos de VANT também seria oportuno e razoável.
Quero crer que o MD possa envidar soluções para este tipo de questão, pois a ficar como está, com cada força como sempre olhando para o seu próprio umbigo e fazendo negócios com quem bem lhes aprouver os interesses particulares, fica muito difícil amparar uma base industrial de defesa quando não há gestão centrada e nem foco sobre os diversos temas de interesse do ministério.
Há muito espaço e necessidades onde VANT de diversas categorias podem, e devem, ser utilizados seja como vetor principal ou como complemento da outros. Mas fato é que a FAB parece ignorar, ou omitir-se, de relacionar outras empresas da BID ou da indústria nacional sobre o tema P&D no setor aeroespacial.
Óbvio que não há recursos para todo mundo, mas por outro lado, envidar meios de repartir o pouco que se tem em função das empresas que temos aí e que também produzem P&D na área e até projetos de VANT também seria oportuno e razoável.
Quero crer que o MD possa envidar soluções para este tipo de questão, pois a ficar como está, com cada força como sempre olhando para o seu próprio umbigo e fazendo negócios com quem bem lhes aprouver os interesses particulares, fica muito difícil amparar uma base industrial de defesa quando não há gestão centrada e nem foco sobre os diversos temas de interesse do ministério.
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Re: FAB NEWS
Quando o dinheiro é pouco, você aposta no "certo" ou no "duvidoso"?FCarvalho escreveu: ↑Ter Abr 27, 2021 10:09 am Ando me perguntando o por quê de a FAB não chamar outras empresas da BID, ou fazer um Mou com a própria ABIMDE em virturde de estudos sobre VANT no Brasil. Por quê só com a Embraer?
Há muito espaço e necessidades onde VANT de diversas categorias podem, e devem, ser utilizados seja como vetor principal ou como complemento da outros. Mas fato é que a FAB parece ignorar, ou omitir-se, de relacionar outras empresas da BID ou da indústria nacional sobre o tema P&D no setor aeroespacial.
Óbvio que não há recursos para todo mundo, mas por outro lado, envidar meios de repartir o pouco que se tem em função das empresas que temos aí e que também produzem P&D na área e até projetos de VANT também seria oportuno e razoável.
Quero crer que o MD possa envidar soluções para este tipo de questão, pois a ficar como está, com cada força como sempre olhando para o seu próprio umbigo e fazendo negócios com quem bem lhes aprouver os interesses particulares, fica muito difícil amparar uma base industrial de defesa quando não há gestão centrada e nem foco sobre os diversos temas de interesse do ministério.
Abraços,
Wesley
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Re: FAB NEWS
No nosso caso, o nosso "certo" é capaz de prover na íntegra todas as soluções em VANT para o país?FIGHTERCOM escreveu: ↑Ter Abr 27, 2021 10:20 am Quando o dinheiro é pouco, você aposta no "certo" ou no "duvidoso"?
Abraços,
Wesley
É válido e lúcido apostar todos os nossos poucos ovos em uma única cesta quando podemos diversificar e diminuir riscos de implosão de uma única vez de fonte única?
Não aprendemos nada com o caso Boeing//Embraer?
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Re: FAB NEWS
Analisando do ponto de vista financeiro e técnico, não existem dúvidas quanto à competência e punjância da Embraer. Agora, podemos dizer o mesmo da Stella Tecnologia, por exemplo? Qual das duas teriam condições de alavancar exportações de um possível VANT? Se a FAB/Governo pular fora, qual das duas se sustenta?FCarvalho escreveu: ↑Ter Abr 27, 2021 10:48 amNo nosso caso, o nosso "certo" é capaz de prover na íntegra todas as soluções em VANT para o país?FIGHTERCOM escreveu: ↑Ter Abr 27, 2021 10:20 am Quando o dinheiro é pouco, você aposta no "certo" ou no "duvidoso"?
Abraços,
Wesley
Não é! Mas, porém, contudo, todavia, entretanto, estamos no Brasil, onde os recursos são poucos e não existe margem para aventuras.
Atenção à esse ponto:
https://www.cnnbrasil.com.br/amp/busine ... ne-militarEmbraer diz que o acordo servirá para determinar os elementos operacionais e logísticos relacionados a esse tipo de aeronave, de acordo com os requisitos da FAB
Não estamos falando de um mero aviãozinho à jato. Isso vai além: estações em terra, satélites.... e lá no final temos o avião propriamente dito. Quem hoje é responsável de forma direta/indireta por tudo isso no Brasil? Embraer.
Abraços,
Wesley
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Re: FAB NEWS
O texto é bem claro... Trata-se apenas de um estudo e de um VANT de categoria superior. Nada semelhante ao que se propôs outras iniciativas. Então nada a ver uma coisa com a outra.
Apenas a vontade do nosso amigo ver projetos colocados em empresas que não passam de uma preta de garagem.
A hora que se precisar de um VANT simples podem procurar estas outras empresas.
Apenas a vontade do nosso amigo ver projetos colocados em empresas que não passam de uma preta de garagem.
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Re: FAB NEWS
Não estou fazendo uma crítica ao Mou entre a Embraer e a FAB. Apenas me questionando sobre o fato de que temos muitas necessidades diferentes dentro das forças, e mesmo na seara para-pública e de segurança no país para deixar tudo na mão da Embraer para resolver. Já temos soluções em várias categorias de VANT, inclusive em uso nas ffaa's. Se a FAB quer algo no campo de UCAV então ela está certíssima em conversar com a Embraer, sua eterna afilhada, mas noutros campos onde modelos já existentes ou em projeto de desenvolvimento no Brasil podem, também, oferecer soluções próprias e eficazes, não vejo porque ficar a espera da Embraer.FIGHTERCOM escreveu: ↑Ter Abr 27, 2021 11:32 amAnalisando do ponto de vista financeiro e técnico, não existem dúvidas quanto à competência e punjância da Embraer. Agora, podemos dizer o mesmo da Stella Tecnologia, por exemplo? Qual das duas teriam condições de alavancar exportações de um possível VANT? Se a FAB/Governo pular fora, qual das duas se sustenta?
Quantas forças armadas nós temos? São 3. Todas possuem as mesmas necessidades em termos de VANT? A resposta é não. Onde a Stella Tecnologia poderia entrar com o seu Atobá e outras variantes dele em projetos das forças onde ele seria uma alternativa factível? Na marinha tem-se o SIGAAZ e no EB o SISFRON, para citar apenas dois casos mais conhecidos. O Atobá não serve para nenhum dos dois? Por quê esperar pela Embraer apor soluções próprias nestes dois casos, e em outros também quando já temos soluções capazes hoje? A ideia é depender apenas da Embraer para tudo só porque ela é uma empresa consolidada? Tá, e quando ela não quiser mais brincar de VANT como fez com a Hárpia? O que fazemos? Ficamos na mão já que não temos outras empresas no país com tal espertice?
Não é! Mas, porém, contudo, todavia, entretanto, estamos no Brasil, onde os recursos são poucos e não existe margem para aventuras.
Não me consta que haja aventuras por parte das empresas que estão trabalhando hoje em projetos de VANT em várias categorias no Brasil. Ninguém é neófito ao ponto de apostar os poucos recursos que tem em projetos e soluções que sabidamente podem dar em nada. Muito mais se falando em um país que se quer tem um planejamento coeso nesta área em específico. Mas fato é que todos os projetos que estão aí em algum momento foram objeto de contato com as forças armadas e/ou MD, ou elaborados a partir de demandas do setor para-público e de segurança. VANT tem centenas de aplicações, e não existem meia dúzia de empresas fazendo pesquisa e desenvolvimento sobre eles no Brasil. São muitas. A maioria no top de starup. Mas, conhecimento se constrói a partir de bases simples e supostamente incoerentes em termos de mercado. Se lá fora dá certo em muitos casos, por que aqui seria diferente? O MD não tem competência para alinhavar o que lhe interessa? Acho que não. Se a grana é curta, antes de qualquer coisa é preciso primeiro deixar claro quais são as nossas necessidades em termos de projetos de defesa. Estas, de certo modo estão claras no que compete EB e MB em alguns de seus projetos. E o que não tem um ROB é porque simplesmente não tem os recursos necessários para fazer o óbvio, como por exemplo, arrumar novos obuseiros e sistemas C2. Uma coisa de cada vez.
Atenção à esse ponto:
https://www.cnnbrasil.com.br/amp/busine ... ne-militarEmbraer diz que o acordo servirá para determinar os elementos operacionais e logísticos relacionados a esse tipo de aeronave, de acordo com os requisitos da FAB
Não estamos falando de um mero aviãozinho à jato. Isso vai além: estações em terra, satélites.... e lá no final temos o avião propriamente dito. Quem hoje é responsável de forma direta/indireta por tudo isso no Brasil? Embraer.
Certo, Mas concordas que não sabemos o que realmente é este VANT? ´Não há qualquer indicação no Mou assinado sobre qual categoria ele pertencerá. E se será um UCAV ou um VANT de reconhecimento. Ou as duas coisas e algo mais, ou nada disso. Fato é que não sabemos o que é este objeto em estudo entre FAB e Embraer. O que sabemos de fato é que irá se buscar determinar os elementos operacionais e logísticos relacionados a esse tipo de aeronave. E para por aí. Ele então pode ser qualquer coisa. E até nada. Ninguém garante que destes estudos saia algo concreto.
Abraços,
Wesley
E dinheiro sempre há. Ele é na verdade, não raro, mal gasto e mal gerido. Se soubermos ter foco no que realmente interessa e naquilo que o MD tem de fazer enquanto órgão gestor dos recursos, então as coisas saem do lugar. Os militares quando querem, ou quando lhes apetece o interesse sabem muito bem como fazer render, ou aparecer, os recursos de que precisam.
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Re: FAB NEWS
Sim, sobre este Mou não há nada de errado. Mas, o que é um "VANT de categoria superior"?Cassio escreveu: ↑Ter Abr 27, 2021 10:43 pm O texto é bem claro... Trata-se apenas de um estudo e de um VANT de categoria superior. Nada semelhante ao que se propôs outras iniciativas. Então nada a ver uma coisa com a outra.
Apenas a vontade do nosso amigo ver projetos colocados em empresas que não passam de uma preta de garagem.
A hora que se precisar de um VANT simples podem procurar estas outras empresas.
Tentar se basear na figura meramente ilustrativa da apresentação é chutar o balde para muito longe.
E eu não quero colocar nada em lugar algum. FIz apenas uma pergunta honesta sobre o desenvolvimento de VANT no Brasil.
Nada tenho contra este memorando. Nada mesmo.
Por outro lado, como disse, existe uma miríade de necessidades identificadas nas três forças sobre o uso de VANT em todas as categorias. Esse da FAB com a Embraer ainda não sabemos sequer o que ele será. Ou mesmo se chegará a ser.
E empresas "de porta de garagem" são, ao menos nos países que levam a sério educação, ciência e tecnologia, a base para o desenvolvimento dos setores mais importantes que se tem na economia de um país que sabe onde quer chegar.
Mas no Brasil não pode por que temos a Embraer que é super fodona da P&D nacional e resolve tudo para nós não mesmo...
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Re: FAB NEWS
Acho que você interpretou tudo errado. Porque estamos dizendo a mesma coisa. E o que respondeu indica que não entendeu o que quiz dizer. Então deixa pra lá.FCarvalho escreveu: ↑Qua Abr 28, 2021 12:00 pmSim, sobre este Mou não há nada de errado. Mas, o que é um "VANT de categoria superior"?Cassio escreveu: ↑Ter Abr 27, 2021 10:43 pm O texto é bem claro... Trata-se apenas de um estudo e de um VANT de categoria superior. Nada semelhante ao que se propôs outras iniciativas. Então nada a ver uma coisa com a outra.
Apenas a vontade do nosso amigo ver projetos colocados em empresas que não passam de uma preta de garagem.
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Tentar se basear na figura meramente ilustrativa da apresentação é chutar o balde para muito longe.
E eu não quero colocar nada em lugar algum. FIz apenas uma pergunta honesta sobre o desenvolvimento de VANT no Brasil.
Nada tenho contra este memorando. Nada mesmo.
Por outro lado, como disse, existe uma miríade de necessidades identificadas nas três forças sobre o uso de VANT em todas as categorias. Esse da FAB com a Embraer ainda não sabemos sequer o que ele será. Ou mesmo se chegará a ser.
E empresas "de porta de garagem" são, ao menos nos países que levam a sério educação, ciência e tecnologia, a base para o desenvolvimento dos setores mais importantes que se tem na economia de um país que sabe onde quer chegar.
Mas no Brasil não pode por que temos a Embraer que é super fodona da P&D nacional e resolve tudo para nós não mesmo...
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Re: FAB NEWS
Bom, creio que entendi corretamente o que dalaste. Só não temos a mesma opinião quanto ao modo como fazer isto.
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