Totalmente de acordo, não são só o EB e a MB que mal desconfiam que já estamos no século XXI; vários Foristas seguem opiniões de gente do YT que está igualmente por fora. Alguns
insights:

O fato de os 36 Gripen ficarem baseados na BAAN não cancela sua vocação expedicionária e muito menos a capacidade de operar desdobrado até em beira de estrada e em qualquer ponto do País;

Também não significa que Bases e Pistas Auxiliares por todo o Brasil serão fechadas porque desnecessárias (muito menos as estradas

);

Logo, para fins
ADMINISTRATIVOS os Gripen estarão todos em Anápolis e é o que qualquer vizinho pode saber (assim como sabem hoje que F-5 é no Rio, Manaus, Canoas e talvez Fortaleza, e AMX em Santa Maria) mas
onde poderão estar a qualquer momento seguirá sendo um mistério;

Para não dizer que a BAAN não tem como ser atacada por vizinho algum, não há uma só aeronave no inventário deles capaz de voar 2.000 km (ou pouco menos e lançar uma PGM
Stand-Off que sequer têm) nem chance de haver ao longo desta década inteira. Supondo-se que miraculosamente a gigantesca Crise Econômica - que já começou - seja rapidamente superada por eles, também o será por nós;

Esse tipo de "mentalidade de pontos fortificados" me lembra muito a Guerra de Posições que pareceu brilhante na 1GM, mostrou suas enormes falhas na 2GM (Batalha do Bolsão, p ex) e deu seu último suspiro em Dien Bien Phu: se mantemos uma ou algumas posições fixas com toda a nossa capacidade nelas, o INI (real ou possível/provável) saberá perfeitamente quais são e poderá concentrar seus recursos para atacá-la(s) até ser(em) neutralizada(s). E aí estaremos indefesos no Brasil todo.
Finalizando, reitero que me parece não apenas possível mas mesmo
provável que a FAB aloque os poucos e minguantes recur$o$ que terá disponíveis aos Caçadores para manter o
Roadmap do Gripen (avião projetado para, ao invés de longos MLU, fazer constantes
updates e
upgrades) e, se sobrar alguma coisa, manter o que puder de F-5M e A-1M pelo tempo que der, na esperança de quem sabe conseguir mais um lote em algum ponto da década. O resto é com o Super Tucano.
PS.: o ÚNICO que pode aparecer com alguma surpresa é o Chile, que sequer nosso vizinho é: eles economizam
por Lei todos os anos para o famoso
just in case. Um exemplo foi, após tomada a decisão, encomendarem e receberem os Super Tucano. O próximo da lista seria possivelmente unificar e elevar os F-16 MLU ao mesmo padrão dos C/D-50 e estes a Viper (V) ou algo assim mas, dada a quase ausência de caças modernos
OPERACIONAIS em seus agressivos vizinhos (a FAP parece que não voa MiG-29 faz tempo por falta de Mntç e os Matusas - Mirage 2000 tão obsoletos quanto os que tínhamos aqui - não parecem estar muito melhor; a "outra FAB" mal tem um punhado de
Trainers K-8 que compraram dos chinas e volta e meia caem; e a FAA se daria por feliz se conseguisse botar meia dúzia de SkyHawks modernizados no começo dos anos 90 - ou seja, inferiores até aos da MIRJ

- no ar ao mesmo tempo e em condições de fazer algo mais do que lançar bomba burra e Sidewinder dos anos 70) isso acaba sendo postergado.
Assim, onde está esse perigo todo que exige que botemos Esquadrões de caça em posições fixas por todo o Brasil? Será possível que não sejamos capazes de aprender com a História?