Notícias da Marinha do Brasil
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Notícias da Marinha do Brasil
Marinha do Brasil irá assumir a Combined Maritime Forces CMF-151 no Bahrein em 2021
https://www.defesaaereanaval.com.br/mis ... ent-183998
Mais um convite para participar de uma missão naval da ONU, agora para assumir o HQ da força tarefa naval. São apenas 4 meses, que podem ser renovados, mas muito importantes para o quadro de oficiais superiores fazer a experiência de comandar foças em missão anti-pirataria.
Não vamos mandar navios provavelmente, mas se fosse o caso, novamente, venho alardear que para este tipo de missão um navio da guarda costeira que não temos seria o ideal e suficiente.
Existe uma miríade de tipos e modelos para patrulha oceânica que seriam mais que suficientes para nos representar e bem naquele TOM.
Navios como o projeto do CPN de 2 mil ton se adequam bem, embora eu seja favorável hoje a que disponhamos de NPO na classe de 4 a 5 ton como a Damen oferece em seu portfólio. Seriam excelentes para o presente caso.
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Mais um convite para participar de uma missão naval da ONU, agora para assumir o HQ da força tarefa naval. São apenas 4 meses, que podem ser renovados, mas muito importantes para o quadro de oficiais superiores fazer a experiência de comandar foças em missão anti-pirataria.
Não vamos mandar navios provavelmente, mas se fosse o caso, novamente, venho alardear que para este tipo de missão um navio da guarda costeira que não temos seria o ideal e suficiente.
Existe uma miríade de tipos e modelos para patrulha oceânica que seriam mais que suficientes para nos representar e bem naquele TOM.
Navios como o projeto do CPN de 2 mil ton se adequam bem, embora eu seja favorável hoje a que disponhamos de NPO na classe de 4 a 5 ton como a Damen oferece em seu portfólio. Seriam excelentes para o presente caso.
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Re: Notícias da Marinha do Brasil
Marinha do Brasil inaugura Capitania Fluvial de Goiás
por Luiz Padilha | 06/02/2021
A Marinha do Brasil realizou, nesta sexta-feira, 5 de fevereiro, a ativação da Capitania Fluvial de Goiás (CFGO), em Goiânia. A Organização Militar nasce com o propósito de contribuir para as atividades de segurança do tráfego aquaviário, ensino profissional marítimo, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição hídrica oriunda de embarcações em sua área de jurisdição, que compreende 202 municípios.
As negociações para a instalação da CFGO tiveram início em 2019, com reuniões entre o Comando do 7º Distrito Naval, ao qual a nova Organização Militar será subordinada, o Governo do Estado de Goiás, a Prefeitura de Goiânia, a Assembleia Legislativa de Goiás, e a Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR). Em 2020, a Superintendência do Patrimônio da União em Goiás (SPU-GO), órgão vinculado ao Ministério da Economia, transferiu à Marinha do Brasil a jurisdição dos imóveis onde foram instaladas a sede da Capitania e sua Patromoria.
O Estado de Goiás era, até então, o único que não possuía uma Organização Militar da Marinha permanentemente presente, apesar da atuação regular da Capitania Fluvial de Brasília na região e dos exercícios realizados pelo Corpo de Fuzileiros Navais em Formosa. A implantação da CFGO possibilitará um incremento das atividades relacionadas às atribuições da Autoridade Marítima no Estado, como a regularização de embarcações e realização de Inspeções Navais.
FONTE: CCSM
Artigo: https://www.defesaaereanaval.com.br/def ... l-de-goias
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Re: Notícias da Marinha do Brasil
Meus prezados
Comando 2ºDN apresenta Lanchas de Inspeção Naval Blindadas “Guaiúba” e “Caraúna”
O Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) apresentou as Lanchas de Inspeção Naval Blindadas (LINB) “Guaiúba” e “Caraúna” aos órgãos de segurança pública e à imprensa, em 8 de fevereiro. As embarcações de ação rápida com proteção balística e câmeras termais serão empregadas nas atividades de patrulhamento na Baía de Todos-os-Santos (BTS) e proximidades.
O diferencial de velocidade, autonomia e manobrabilidade da lancha é capaz de oferecer, ainda, pronta e rápida resposta em apoio aos órgãos de segurança pública do estado, nas ações conjuntas para a fiscalização das águas interiores e o combate aos crimes transfronteiriços e ambientais. A área marítima citada apresenta características específicas, marcadas por águas rasas, presença de altos fundos e, principalmente, de pedras. Tais situações representam risco e necessitam de embarcações com baixo calado, casco reforçado, dotado de resistência superior a impactos.
A LINB é um tipo de embarcação tática blindada de alto desempenho, utilizada com sucesso em várias operações militares no mundo, por apresentar mobilidade tática e suporte de fogo em ambientes ribeirinhos e litorâneos. Construída com material de alto peso molecular, possui características exclusivas como retardo de chama, grande reserva de flutuabilidade (por seu casco ter densidade menor que a água) e elevada capacidade de absorção de choques, o que a diferencia das embarcações feitas em fibra de vidro e alumínio.
A lancha possui ainda sirene tipo polícia, luzes de navegação e de sinalização estroboscópica e pode ser equipada com metralhadoras. Além disso, é dotada de radar digital de alcance compatível com a área de atuação, sensores e câmera termal, o que lhe permite atuar em operações noturnas.
Um fato que agrega grande vantagem é que o sistema de blindagem das LINB compõe o projeto da mesma, não sendo uma mera adaptação. Sua blindagem suporta até tiros de fuzil.
Na opinião do Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Humberto Caldas da Silveira Junior, as embarcações facilitarão a atuação com mais eficiência na área marítima da Baía de Todos-os-Santos e entorno, o que permitirá à sociedade contar com melhores serviços na área de segurança.
Fonte: blog Defesa Aérea & Naval 9 fev 2021
Comando 2ºDN apresenta Lanchas de Inspeção Naval Blindadas “Guaiúba” e “Caraúna”
O Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) apresentou as Lanchas de Inspeção Naval Blindadas (LINB) “Guaiúba” e “Caraúna” aos órgãos de segurança pública e à imprensa, em 8 de fevereiro. As embarcações de ação rápida com proteção balística e câmeras termais serão empregadas nas atividades de patrulhamento na Baía de Todos-os-Santos (BTS) e proximidades.
O diferencial de velocidade, autonomia e manobrabilidade da lancha é capaz de oferecer, ainda, pronta e rápida resposta em apoio aos órgãos de segurança pública do estado, nas ações conjuntas para a fiscalização das águas interiores e o combate aos crimes transfronteiriços e ambientais. A área marítima citada apresenta características específicas, marcadas por águas rasas, presença de altos fundos e, principalmente, de pedras. Tais situações representam risco e necessitam de embarcações com baixo calado, casco reforçado, dotado de resistência superior a impactos.
A LINB é um tipo de embarcação tática blindada de alto desempenho, utilizada com sucesso em várias operações militares no mundo, por apresentar mobilidade tática e suporte de fogo em ambientes ribeirinhos e litorâneos. Construída com material de alto peso molecular, possui características exclusivas como retardo de chama, grande reserva de flutuabilidade (por seu casco ter densidade menor que a água) e elevada capacidade de absorção de choques, o que a diferencia das embarcações feitas em fibra de vidro e alumínio.
A lancha possui ainda sirene tipo polícia, luzes de navegação e de sinalização estroboscópica e pode ser equipada com metralhadoras. Além disso, é dotada de radar digital de alcance compatível com a área de atuação, sensores e câmera termal, o que lhe permite atuar em operações noturnas.
Um fato que agrega grande vantagem é que o sistema de blindagem das LINB compõe o projeto da mesma, não sendo uma mera adaptação. Sua blindagem suporta até tiros de fuzil.
Na opinião do Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Humberto Caldas da Silveira Junior, as embarcações facilitarão a atuação com mais eficiência na área marítima da Baía de Todos-os-Santos e entorno, o que permitirá à sociedade contar com melhores serviços na área de segurança.
Fonte: blog Defesa Aérea & Naval 9 fev 2021
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Re: Notícias da Marinha do Brasil
Será que o Phalanx tá operante?NDCC Mattoso Maia deixa a doca no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro
By Alexandre Galante | 13 de fevereiro de 2021
Dando continuidade ao projeto de revitalização do Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) Mattoso Maia – G28 (ex-USS Cayuga – LST 1186), foi realizada, no dia 8 de fevereiro, a desdocagem do navio do Dique “Almirante Régis”, localizado no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ).
O NDCC “Mattoso Maia” é um navio que conta com elevada capacidade de transporte de tropas de Fuzileiros Navais e de material, sendo fundamental na condução das atividades anfíbias realizadas pela Marinha. Ele foi projetado para executar lançamento dinâmico de Carros Lagarta Anfíbios e para abicagem em cabeças de praia, a fim de realizar desembarque de pessoal e material.
A desdocagem concluiu um período de três meses em que foram realizados, com a colaboração da Empresa Gerencial de Projetos Navais e contínuo apoio do AMRJ, importantes e variados serviços e reparos que visam à recondução do meio ao Setor Operativo.
FONTE: Marinha do Brasil
Fotos do NDCC Mattoso Maia em operação
O NDCC Mattoso Maia – G28 em 2008, com um helicóptero SH-3 Sea King em primeiro plano e o Navio Veleiro Cisne Branco ao fundo – Foto: Alexandre GalanteArtigo: https://www.naval.com.br/blog/2021/02/1 ... e-janeiro/
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Re: Notícias da Marinha do Brasil
Enfim, como goiano me sinto orgulhoso. Tecnicamente a Marinha era o único ramo das Forças Armadas que, até então, não tinha presença em Goiás, unidade federativa cujo território sedia três OMs estratégicas das outras duas Forças coirmãs (EB e FAB): Comando de Operações Especiais - Copesp -(Goiânia), Comando de Artilharia do Exército - Cmdo Art Ex - (Formosa) e ALA 2 - Base Aérea de Anápolis.JavaLindo66 escreveu: ↑Sáb Fev 06, 2021 5:01 pmMarinha do Brasil inaugura Capitania Fluvial de Goiás
por Luiz Padilha | 06/02/2021
A Marinha do Brasil realizou, nesta sexta-feira, 5 de fevereiro, a ativação da Capitania Fluvial de Goiás (CFGO), em Goiânia. A Organização Militar nasce com o propósito de contribuir para as atividades de segurança do tráfego aquaviário, ensino profissional marítimo, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição hídrica oriunda de embarcações em sua área de jurisdição, que compreende 202 municípios.
As negociações para a instalação da CFGO tiveram início em 2019, com reuniões entre o Comando do 7º Distrito Naval, ao qual a nova Organização Militar será subordinada, o Governo do Estado de Goiás, a Prefeitura de Goiânia, a Assembleia Legislativa de Goiás, e a Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR). Em 2020, a Superintendência do Patrimônio da União em Goiás (SPU-GO), órgão vinculado ao Ministério da Economia, transferiu à Marinha do Brasil a jurisdição dos imóveis onde foram instaladas a sede da Capitania e sua Patromoria.
O Estado de Goiás era, até então, o único que não possuía uma Organização Militar da Marinha permanentemente presente, apesar da atuação regular da Capitania Fluvial de Brasília na região e dos exercícios realizados pelo Corpo de Fuzileiros Navais em Formosa. A implantação da CFGO possibilitará um incremento das atividades relacionadas às atribuições da Autoridade Marítima no Estado, como a regularização de embarcações e realização de Inspeções Navais.
FONTE: CCSM
Artigo: https://www.defesaaereanaval.com.br/def ... l-de-goias
Viva a Marinha!
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Re: Notícias da Marinha do Brasil
Sim, uma maravilha. Mais uma repartição pública federal em Goiânia. Uma coisa que não me conformo é essa mania, em pleno século vinte um, de ter as FFAAs em setores que poderiam muito bem ser geridos por orgãos da administração pública civil estaduais/federais. Precisar da marinha para gerenciamento de voadeira, jetski e canoa no Araguaia é pra acabar com o pequi de Goiás!Frederico Vitor escreveu: ↑Sáb Fev 13, 2021 8:29 pmEnfim, como goiano me sinto orgulhoso. Tecnicamente a Marinha era o único ramo das Forças Armadas que, até então, não tinha presença em Goiás, unidade federativa cujo território sedia três OMs estratégicas das outras duas Forças coirmãs (EB e FAB): Comando de Operações Especiais - Copesp -(Goiânia), Comando de Artilharia do Exército - Cmdo Art Ex - (Formosa) e ALA 2 - Base Aérea de Anápolis.
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Re: Notícias da Marinha do Brasil
Depois de dez anos parado fazendo PMG será que aguenta pelo menos mais uns dez anos operando? Ou teremos um "Ceará II, o retorno dos mortos vivos"?JavaLindo66 escreveu: ↑Sáb Fev 13, 2021 7:41 pmSerá que o Phalanx tá operante?NDCC Mattoso Maia deixa a doca no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro
By Alexandre Galante | 13 de fevereiro de 2021
Dando continuidade ao projeto de revitalização do Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) Mattoso Maia – G28 (ex-USS Cayuga – LST 1186), foi realizada, no dia 8 de fevereiro, a desdocagem do navio do Dique “Almirante Régis”, localizado no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ).
O NDCC “Mattoso Maia” é um navio que conta com elevada capacidade de transporte de tropas de Fuzileiros Navais e de material, sendo fundamental na condução das atividades anfíbias realizadas pela Marinha. Ele foi projetado para executar lançamento dinâmico de Carros Lagarta Anfíbios e para abicagem em cabeças de praia, a fim de realizar desembarque de pessoal e material.
A desdocagem concluiu um período de três meses em que foram realizados, com a colaboração da Empresa Gerencial de Projetos Navais e contínuo apoio do AMRJ, importantes e variados serviços e reparos que visam à recondução do meio ao Setor Operativo.
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Fotos do NDCC Mattoso Maia em operação
O NDCC Mattoso Maia – G28 em 2008, com um helicóptero SH-3 Sea King em primeiro plano e o Navio Veleiro Cisne Branco ao fundo – Foto: Alexandre GalanteArtigo: https://www.naval.com.br/blog/2021/02/1 ... e-janeiro/
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Re: Notícias da Marinha do Brasil
JavaLindo66 escreveu: ↑Sáb Fev 13, 2021 7:41 pm Fotos do NDCC Mattoso Maia em operação
Artigo: https://www.naval.com.br/blog/2021/02/1 ... e-janeiro/
Reparaste numa coisa, cupincha véio? Se não fosse a excelente definição e pequenos detalhes daria pra jurar que TODAS as fotos foram feitas nos anos 80...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: Notícias da Marinha do Brasil
E não é que é verdade? Fiz umas alterações de leve num programa de fotos e saiu isso...
Dá pra até imaginar essa foto numa revista da época
Spoiler!
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Re: Notícias da Marinha do Brasil
JavaLindo66 escreveu: ↑Seg Fev 15, 2021 3:33 pm
E não é que é verdade? Fiz umas alterações de leve num programa de fotos e saiu isso...
Dá pra até imaginar essa foto numa revista da época
Só um detalhe, vindo de quem comprou a Tecnologia e Defesa número 1 na banca, as fotos não eram coloridas e tinham fraca nitidez! Ia ser mais ou menos como o abaixo:
PS.: CREDO cupincha, que época TOSCA eu vivi!
PS.: CREDO cupincha, que época TOSCA eu vivi!
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: Notícias da Marinha do Brasil
Bem, voltando ao tema um pouco, parece que esse retorno está com alguns problemas. Vi esses dois comentários no 'Poder Naval' (que podem ser feik neus):
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Re: Notícias da Marinha do Brasil
MB nadando nas mídias sociais com o que interessa (finalmente notaram, É PATRULHA, POWS!!!):
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
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Re: Notícias da Marinha do Brasil
E eu concordo totalmente. Mesmo que se fosse pago o preço original (de £50 milhões/unidade), é um barco que quebrou tantos galhos para a MB que eu vejo como dinheiro bem gasto.
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Re: Notícias da Marinha do Brasil
https://www.airway.com.br/marinha-do-br ... wVxYUWW3Us1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas de Esclarecimento ficará baseado em São Pedro da Aldeia (RJ)
Entrou em vigor nesta quarta-feira (31/3) a Portaria que estabelece a criação do 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas de Esclarecimento (EsqdQE-1) da Marinha do Brasil (MB).
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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Re: Notícias da Marinha do Brasil
O único senão que tenho em relação a esta notícia é que se fosse para operar o Atobá, por exemplo, ou algum outro VANT na mesma categoria, até se justifica a criação de mais uma OM. Mas criar esquadrão para operar 6 vant leves que podem muito bem ser operados pela própria tripulação de qualquer navio patrulha da marinha já é um pouco demais para o meu gosto.
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