Imaginem o grau de flexibilidade técnica de um piloto de testes da Embraer. Isso, claro, imaginando que o Eduardo Rodrigues seja um piloto capaz de voar em tudo quanto é bicho que voa que a Embraer produz.Juliano Lisboa escreveu: Qui Jan 07, 2021 10:22 am Pela primeira vez, foi realizado o voo solo de um piloto da Embraer a bordo do primeiro caça F-39 Gripen brasileiro. O voo aconteceu na Unidade de Gavião Peixoto.
https://www.instagram.com/p/CJvqNUBDGBV ... tr0mw9bet8
TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Diupa
- Intermediário
- Mensagens: 140
- Registrado em: Sex Mar 14, 2014 10:30 pm
- Agradeceu: 26 vezes
- Agradeceram: 32 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62751
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6754 vezes
- Agradeceram: 7056 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Diupa escreveu: Qui Jan 07, 2021 10:34 amImaginem o grau de flexibilidade técnica de um piloto de testes da Embraer. Isso, claro, imaginando que o Eduardo Rodrigues seja um piloto capaz de voar em tudo quanto é bicho que voa que a Embraer produz.Juliano Lisboa escreveu: Qui Jan 07, 2021 10:22 am Pela primeira vez, foi realizado o voo solo de um piloto da Embraer a bordo do primeiro caça F-39 Gripen brasileiro. O voo aconteceu na Unidade de Gavião Peixoto.
https://www.instagram.com/p/CJvqNUBDGBV ... tr0mw9bet8
Eis aí uma questão interessante, que talvez o @Cassio pudesse ajudar a solucionar: será que Piloto de Prova da EMBRAER tem que saber voar TUDO? Tipo o cara mal pousou um Gripen e já o chamam para decolar com um KC-390; no dia seguinte tem que voar um R-99M e a seguir um Praetor ou E2.
Me parece meio complicado isso...
![[085]](./images/smilies/085.gif)
![[085]](./images/smilies/085.gif)
![[085]](./images/smilies/085.gif)
![[085]](./images/smilies/085.gif)
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Glauber Prestes
- Moderador
- Mensagens: 8410
- Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
- Agradeceu: 418 vezes
- Agradeceram: 260 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
ACHO que a Embraer deva ter pilotos de teste "específicos". Alguns podem voar apenas multimotores (KC, E-jet, Praetor, etc..), outros aviões de alta performance (A-29, Gripen, AMX, etc...), e por aí em diante.Túlio escreveu: Sex Jan 08, 2021 2:32 pmDiupa escreveu: Qui Jan 07, 2021 10:34 am
Imaginem o grau de flexibilidade técnica de um piloto de testes da Embraer. Isso, claro, imaginando que o Eduardo Rodrigues seja um piloto capaz de voar em tudo quanto é bicho que voa que a Embraer produz.
Eis aí uma questão interessante, que talvez o @Cassio pudesse ajudar a solucionar: será que Piloto de Prova da EMBRAER tem que saber voar TUDO? Tipo o cara mal pousou um Gripen e já o chamam para decolar com um KC-390; no dia seguinte tem que voar um R-99M e a seguir um Praetor ou E2.
Me parece meio complicado isso...![]()
![]()
![]()
![]()
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- Justin Case
- Sênior
- Mensagens: 1762
- Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
- Localização: Brasília-DF Brazil
- Agradeceu: 146 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Olá, amigos.
Faz parte do curso de pilotos de ensaio voar qualquer aeronave, a partir de informações teóricas e, quando possível, treinamento em simulador.
Na Embraer, creio que os pilotos de ensaio são designados para acompanhar projetos específicos, pois voar não é a única tarefa do piloto. Nessa designação, são compostos times com, pelo menos, uma piloto e um engenheiro.
Além dos ensaios, podem ser estabelecidas equipes para realizar voos de produção (verificação de aeronaves que saem da linha de produção), para translado e para treinamento de clientes.
Essa metodologia pode ter evoluído, mas existe há muitas décadas.
Abraços,
Justin
Faz parte do curso de pilotos de ensaio voar qualquer aeronave, a partir de informações teóricas e, quando possível, treinamento em simulador.
Na Embraer, creio que os pilotos de ensaio são designados para acompanhar projetos específicos, pois voar não é a única tarefa do piloto. Nessa designação, são compostos times com, pelo menos, uma piloto e um engenheiro.
Além dos ensaios, podem ser estabelecidas equipes para realizar voos de produção (verificação de aeronaves que saem da linha de produção), para translado e para treinamento de clientes.
Essa metodologia pode ter evoluído, mas existe há muitas décadas.
Abraços,
Justin
- Cassio
- Sênior
- Mensagens: 1367
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 59 vezes
- Agradeceram: 501 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Na Embraer existem vários heróis de pilotos... Basicamente:
Pilotos de ensaio (voam diversos tipos de avião e tem curso de piloto de ensaio).
Pilotos de produção. Normalmente voam aeronaves de uma unidade de negócios (comerciais ou executivas ou de defesa).
Pilotos de demonstração / translado. Tenho um amigo que pertence a este último grupo. Ele já voou de Phenom a Preator, de EJets E1, E2 a Super Tucano.
E já voou pelo mundo inteiro... Já voou por mais de 100 países eu acho.
Pilotos de ensaio (voam diversos tipos de avião e tem curso de piloto de ensaio).
Pilotos de produção. Normalmente voam aeronaves de uma unidade de negócios (comerciais ou executivas ou de defesa).
Pilotos de demonstração / translado. Tenho um amigo que pertence a este último grupo. Ele já voou de Phenom a Preator, de EJets E1, E2 a Super Tucano.
E já voou pelo mundo inteiro... Já voou por mais de 100 países eu acho.
- Aim For The Top
- Avançado
- Mensagens: 579
- Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
- Agradeceu: 73 vezes
- Agradeceram: 400 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
http://laship.ufsc.br/site/wp-content/u ... ofsson.pdf
recomendo a leitura deste pdf, muita informação interessante.
recomendo a leitura deste pdf, muita informação interessante.
Catapultam habeo. Nisi pecuniam omnem mihi dabis, ad caput tuum saxum immane mittam.
Gunbuster
Gunbuster
- Aim For The Top
- Avançado
- Mensagens: 579
- Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
- Agradeceu: 73 vezes
- Agradeceram: 400 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Catapultam habeo. Nisi pecuniam omnem mihi dabis, ad caput tuum saxum immane mittam.
Gunbuster
Gunbuster
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 19321
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 2101 vezes
- Agradeceram: 2661 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Estes são os acordos aprovados de parcerias de desenvolvimento entre Brasil e Suécia. No mesmo documento colocado pelo Aim For The Top estão os detalhes de cada um:Aim For The Top escreveu: Seg Jan 11, 2021 7:26 pm http://cisb.org.br/images/pdf/Folder%20 ... efence.pdf

- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 19321
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 2101 vezes
- Agradeceram: 2661 vezes
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 14104
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 791 vezes
- Agradeceram: 2511 vezes
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 5002
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1244 vezes
- Agradeceram: 734 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Agora imaginem a Embraer pegando esse conceito e aplicado ao drone que pretende desenvolver...
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
Imaginem também a redução de custos, para a FAB, quanto à integração de novos armamentos...
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 5002
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1244 vezes
- Agradeceram: 734 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Exclusivo - O Gripen visto por um piloto da Força Aérea Brasileira
Major-aviador detalha os recursos do novo caça multimissão da Saab

https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/ ... _6189.html
Abraços,
Wesley
Major-aviador detalha os recursos do novo caça multimissão da Saab

https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/ ... _6189.html
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 19321
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 2101 vezes
- Agradeceram: 2661 vezes
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 19321
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 2101 vezes
- Agradeceram: 2661 vezes