Lord Nauta escreveu: Dom Jul 01, 2018 10:41 pm Prezados colegas, saudações.
Peço licença em abrir este tópico para que possamos ter uma visão prospectiva do que deverá ser a Esquadra brasileira em 2028 em relação aos meios navais. Neste ano a nossa Esquadra no mês de novembro completará 206 anos de existência. Entretanto em face da maritimidade do Brasil, uma das maiores do mundo, o Poder Naval nacional ainda será incompatível com as necessidades de defesa deste patrimônio incomensurável.
Acredito que poderemos realizar alguns exercícios interessantes a partir desta visão prospectiva, que tem como base os programas em andamento e/ou em implantação e noticias/informações ostensivas.
1. Submarinos:
1.1. Classes Tupi/TiKuna: (1)
Tupi (39 anos); Tamoio (33 anos); Timbira (34 anos); Tapajó (29 anos) e Tikuna (23 anos).
1.2. Classe Riachuelo:
Riachuelo, Humaita, Tonelero e Angostura: (novos)
2. Porta helicópteros: (2)
Atlântico (30 anos)
3. Navios de escolta: (3)
3.1. Corvetas classes Inhaúma/Barroso:
Jaceguai (37 anos); Julio de Noronha (36 anos) e Barroso (20 anos)
3.2. Classe Tamandaré:
Tamandaré. Jerônimo de Albuquerque, Cunha Moreira e Mariz e Barros (novos)
4. Navios anfíbios:
4.1. NDM Bahia (30 anos) (4); e
4.2. NDCC Garcia D’ Avila (41 anos)
5. Navios de Apoio:
5.1. Navio de salvamento submarino (novo) (5);
5.2. Navio escola Brasil (42 anos) (6);
5.3. Navio tanque Gastão Motta (36 anos);
5.4. Navios tanques ex-Royal Navy: Wave Knight e Wave Ruler ( 25anos) (7)
5.5. Navio veleiro Cisne Branco (28 anos).
Notas:
(1) Em função da idade dos primeiros SSK’s da classe Tupi por volta de 2023 seria factível a autorização para construção de um segundo lote de submarinos. Este lote teria a construção iniciada simultaneamente com as obras do SNA Alvaro Alberto, que deverá estar em curso.
(2) A MB com a incorporação de um PHM já deveria iniciar os estudos de substituição do mesmo. Em 2033 este navio alcançara 35 anos de idade. O ideal e que o mesmo seja substituído antes de completar esta idade. Acredito que os projetos das classes Juan Carlos e Conte di Cavour poderiam proporcionar a base do projeto der um novo LPH.
(3) Em relação aos navios escolta não foram consideradas no quantitativo para o ano de 2028 as FCN. A análise de integridade estrutural do casco deve mostrar ser inviável a relação custo-benefício de estender a vida útil destas fragatas. As compras de oportunidade de navios escolta também foram descartadas por representarem um risco a obtenção de um segundo lote de navios da classe Tamandaré.
(4) A obtenção do NDM Bahia possibilitou a MB uma mudança de patamar de seu conjugado anfíbio. Entretanto já deveria ser iniciado os estudos de substituição do mesmo e dos NDCC e NDD desativados. Em 2033 o Bahia alcançara 35 anos de idade. Acredito que a idéia original prevista no ex-PAEMB de construção de navios anfíbios da LPD da classe seria uma alternativa a ser considerada.
(5) Em função de sua idade hoje, cerca de 38 anos, o NSS Felinto Perry deverá ser substituído por um navio novo ou por compra de oportunidade capaz de operar ROV e atender as demandas de salvamento de SNA’s.
(6) Este navio que tem se mostrado adequado a sua missão poderia ser submetido a um programa de extensão de vida útil e modernização, visando sua substituição nos anos da década de 2030.
(7) A obtenção destes navios tem como base a ampla possibilidade de uma negociação bem sucedida entre a MB e a RN para a vinda dos dois navios supracitados, que possibilitariam a Esquadra a ampliar sua presença no TOM de nosso interesse imediato, além de proporcionar uma moldura de tempo adequada para permitir em futuro previsível a construção de navios novos de apoio logístico.
Sds
Lord Nauta
Considerando as noticias mais recentes do inventário acima podem ser excluídos os seguintes meios: NDCC Garcia D' Avila, corveta Jaceguai, dois NT classe Wave e talvez o SSK Tupi e acrescentadas três FCN repotencializadas/moderrnizadas.
Sds
Lord Nauta