Só porque um país não entre em guerra , que ele não esteja preparado para ela , além disso , a Saab tem anos de operação e vende até para os americanos , além disso nenhuma guerra há garantias ....a única garantia de uma guerra é indústria própria e olhe lá !joaolx escreveu: ↑Qui Nov 05, 2020 3:30 pmEstás a falar de Hungria e Rep Checa? São modelos C e são arrendados...14 em cada um dos casos se não me falha a memoria...Se irão para o E isso veremos...FCarvalho escreveu: ↑Qui Nov 05, 2020 3:08 pm
Salvo melhor juízo, o Merlin é utilizado militarmente em poucos países, a saber Portugal, Itália, Grá-Bretânha, Dinamarca e Noruega, e no Japão como caça minas e na força policial/VVIP. Assim, as quantidades do mesmo se comparadas a outros modelos em uso na OTAN é bastante restrita. A logística fica cara e mais complexa de realizar.
Conquanto, o KC-390 parece caminhar célere a se tornar um vetor expressivo em termos quantitativos e de usuários, mesmo na Europa, onde se tem boas perspectivas quanto a isso. Talvez seja o caso de no médio e longo prazo atestar essa questão.
O Gripen E/F da mesma forma, visto que mesmo hoje já é uma plataforma empregada por dois paises da OTAN que até o momento não tem reclamos sobre a utilização dos mesmos, pelo contrário até. Afora a própria Suécia, que mesmo sem fazer parte oficialmente da OTAN, conta com esta para fazer-lhe sombra na defesa. E existem mais de 100 Gripen C/D por lá, além de outros 60 encomendados. Fala-se nas possibilidades da Finlândia vir a adotar o modelo E/F o que pode fazer com que o Gripen seja o segundo caça mais utilizado na Europa, atrás apenas do Typhoon, e superando o F-16, Rafale e Tornado. Se considerarmos as aquisições da FAB e outras exportações nas quais o caça compete, sendo vencedor, estamos falando de um modelo com mais de 300 undes espalhadas pelo mundo. Nada comparável ao F-16, obvio, mas seguramente dispensa quaisquer dúvidas sobre a sua capacidade operacional e logística de apoio.
Conquanto estou a falar de coisas que ainda não aconteceram. Se assim será, temos que esperara mais uns anos para ver.
Conquanto, pelo menos no que diz respeito ao KC-390 na Europa, as perspectivas de que Portugal seja apenas o primeiro de vários operadores do modelo são mais que palpáveis.
A ver
abs
Suécia não é NATO e Finlândia também não...Então aconselhas a NATO a padronizar com forças aéreas de Países neutros
Vá que chegues ás 300 unidades...Tudo países que não sabem o que é uma guerra há mais de 100 anos...Bela garantia
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Gogogas !
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Vende Carl Gustaff e olha lá...Deves estar a fazer confusão com a IKEA
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Sim, isso mesmo. Ambos os países da OTAN. E operam até onde sei sem maiores problemas junto a todo o resto da aviação militar, inclusive já cobrindo mais de uma vez missões no Báltico. Os Gripen C/D estão lá desde o começo da década passada, e vão em frente até 2027 e 2028 segundo o contrato atual de leasing. Me parece absolutamente natural que eles migrem para o E/F sem perder capacidades de integração/operação, que já tem, com os sistemas da OTAN. Nada há a desabonar o Gripen nestes países. Não oficialmente.joaolx escreveu: ↑Qui Nov 05, 2020 3:30 pm Estás a falar de Hungria e Rep Checa? São modelos C e são arrendados...14 em cada um dos casos se não me falha a memoria...Se irão para o E isso veremos...
Suécia não é NATO e Finlândia também não...Então aconselhas a NATO a padronizar com forças aéreas de Países neutros
Vá que chegues ás 300 unidades...Tudo países que não sabem o que é uma guerra há mais de 100 anos...Bela garantia
Em tempo, padronização não é o caso João, mas manter e disseminar capacidade de interoperacionalidade. Isto o Gripen já demonstrou que pode fazer tranquilamente. Suécia e Finlândia mesmo não sendo da OTAN operam frequentemente há décadas com o sistema de defesa aérea desta organização, e nunca vi ninguém falar mal dos Gripen C/D suecos dentro ou fora a organização neste tempo todo. Pelo contrário, o que vejo são muitos elogios.
Como disse, o Gripen E vencendo na Finlândia, perde apenas em termos quantitativos na Europa para o Typhoon. E se os suecos julgarem conveniente a si a adição de mais um lote de outras 60 unidades, temos em mãos um vetor que sob quaisquer ponto de vista, seja operacional, técnico, logístico, tecnológico, comercial e/ou industrial é, ou será, um dos referenciais em termos de aviação de caça na Europa pelos próximos vinte a trinta anos, somente deixando ser ultrapassado pelos projetos do FCAS e quiçá o Tempest em um futuro ainda distante, mas que ainda terão de se provar. E os suecos não estão parados neste aspecto também.
É bom lembrar que apesar da manutenção dos modelos C/D (+100 undes) proposta pelo governo sueco na força aérea, a produção do Gripen E/F deve superá-los em curto prazo, seja em função das exportações, seja pelas encomendas que se seguirem pela FAB e força aérea sueca. Além desta perspectiva, há ainda a decisão de manter a venda de ambos os modelos para exportação, o que pode favorecer mais ainda a questão comercial seja na Europa, principalmente no leste, como para outros continentes. Neste sentido, os suecos estão muito bem posicionados com um produto capaz de atender diversas tipos de clientela e bolsos, seja com vetores usados ou novos.
Ao menos no curto prazo, até onde se pode ver, não há na Europa nenhum outro caça ou projeto, fora o Thyphoon, que tenha a sua linha produtiva em tão boas perspectivas. Uma lástima que a Suíça deu um tiro no próprio pé ao retirar o Gripen E - que ganhou em 2014 - da sua lista de concorrentes. Caso contrário, se poderia tranquilamente somar mais 30 a 40 unde ao cômputo geral da produção do modelo na Europa. Ou seja, pelo menos no que tange as perspectivas, o Gripen E na Europa pode ultrapassar facilmente as duas centenas de unidades produzidas. Insisto, só na Europa e em apenas dois países. Se somadas as possíveis exportações a outros membros da OTAN, e as da FAB, estamos falando de um caça com mais de três centenas de unidades a serem produzidas, sem contar os modelos C/D que venham a ser comercializados novos ou usados.
Desculpe-me o amigo mas, não há porque não crer nas capacidade do Gripen C/D ou E/F enquanto vetor capaz de realizar todas e mais algumas das missões do poder aéreo da OTAN onde quer que ela vá. Ele não será um F-16 da vida, mas, e também, não é, e nunca será, nenhum F-104 com toda certeza.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Caro FCarvalho não está em causa se o Gripen é bom ou não, eu acho um ótimo aparelho, capaz, moderno, com margem de progressão, custo de operação baixo e parabens ao Brasil pela bela compra que fez, simplesmente para nós não é o ideal por todos os motivos que já referi anteriormente...Já para outros clientes pode assentar que nem uma luva...FCarvalho escreveu: ↑Qui Nov 05, 2020 9:44 pmSim, isso mesmo. Ambos os países da OTAN. E operam até onde sei sem maiores problemas junto a todo o resto da aviação militar, inclusive já cobrindo mais de uma vez missões no Báltico. Os Gripen C/D estão lá desde o começo da década passada, e vão em frente até 2027 e 2028 segundo o contrato atual de leasing. Me parece absolutamente natural que eles migrem para o E/F sem perder capacidades de integração/operação, que já tem, com os sistemas da OTAN. Nada há a desabonar o Gripen nestes países. Não oficialmente.joaolx escreveu: ↑Qui Nov 05, 2020 3:30 pm Estás a falar de Hungria e Rep Checa? São modelos C e são arrendados...14 em cada um dos casos se não me falha a memoria...Se irão para o E isso veremos...
Suécia não é NATO e Finlândia também não...Então aconselhas a NATO a padronizar com forças aéreas de Países neutros
Vá que chegues ás 300 unidades...Tudo países que não sabem o que é uma guerra há mais de 100 anos...Bela garantia
Em tempo, padronização não é o caso João, mas manter e disseminar capacidade de interoperacionalidade. Isto o Gripen já demonstrou que pode fazer tranquilamente. Suécia e Finlândia mesmo não sendo da OTAN operam frequentemente há décadas com o sistema de defesa aérea desta organização, e nunca vi ninguém falar mal dos Gripen C/D suecos dentro ou fora a organização neste tempo todo. Pelo contrário, o que vejo são muitos elogios.
Como disse, o Gripen E vencendo na Finlândia, perde apenas em termos quantitativos na Europa para o Typhoon. E se os suecos julgarem conveniente a si a adição de mais um lote de outras 60 unidades, temos em mãos um vetor que sob quaisquer ponto de vista, seja operacional, técnico, logístico, tecnológico, comercial e/ou industrial é, ou será, um dos referenciais em termos de aviação de caça na Europa pelos próximos vinte a trinta anos, somente deixando ser ultrapassado pelos projetos do FCAS e quiçá o Tempest em um futuro ainda distante, mas que ainda terão de se provar. E os suecos não estão parados neste aspecto também.
É bom lembrar que apesar da manutenção dos modelos C/D (+100 undes) proposta pelo governo sueco na força aérea, a produção do Gripen E/F deve superá-los em curto prazo, seja em função das exportações, seja pelas encomendas que se seguirem pela FAB e força aérea sueca. Além desta perspectiva, há ainda a decisão de manter a venda de ambos os modelos para exportação, o que pode favorecer mais ainda a questão comercial seja na Europa, principalmente no leste, como para outros continentes. Neste sentido, os suecos estão muito bem posicionados com um produto capaz de atender diversas tipos de clientela e bolsos, seja com vetores usados ou novos.
Ao menos no curto prazo, até onde se pode ver, não há na Europa nenhum outro caça ou projeto, fora o Thyphoon, que tenha a sua linha produtiva em tão boas perspectivas. Uma lástima que a Suíça deu um tiro no próprio pé ao retirar o Gripen E - que ganhou em 2014 - da sua lista de concorrentes. Caso contrário, se poderia tranquilamente somar mais 30 a 40 unde ao cômputo geral da produção do modelo na Europa. Ou seja, pelo menos no que tange as perspectivas, o Gripen E na Europa pode ultrapassar facilmente as duas centenas de unidades produzidas. Insisto, só na Europa e em apenas dois países. Se somadas as possíveis exportações a outros membros da OTAN, e as da FAB, estamos falando de um caça com mais de três centenas de unidades a serem produzidas, sem contar os modelos C/D que venham a ser comercializados novos ou usados.
Desculpe-me o amigo mas, não há porque não crer nas capacidade do Gripen C/D ou E/F enquanto vetor capaz de realizar todas e mais algumas das missões do poder aéreo da OTAN onde quer que ela vá. Ele não será um F-16 da vida, mas, e também, não é, e nunca será, nenhum F-104 com toda certeza.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
P44 escreveu: ↑Sex Nov 06, 2020 3:18 am Al III em Belém
https://www.facebook.com/10000926876006 ... 517849013/
Excelente
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Francisco Serrano escreveu:SE-3160 ALOUETTE III
Hoje foi dia de fortes emoções, o nosso ZINGARELHO o nosso MENINO resta no seu pedestal no Museu do Combatente no Forte do Bom Sucesso.
Com a Torre de Belém à sua direita e a foz do rio Tejo á esquerda , tendo na sua frente o Monumento aos mortos da guerra do Ultramar com um número trágico de vítimas deste conflito, e que esta máquina voadora na sua acção de evacuação e resgate tantas vidas salvou .
Este evento foi o culminar de boas vontades, e o empenho e perseverança do nosso camarada e amigo Jorge Ferraz para que este companheiro de tantos momentos e aventuras que tanto representa para todos que compartilharam da sua existência, ficasse em museu, uma vez que nenhum com muita pena nossa restou com condições de operacionalidade.
Um muito obrigado ás equipas de Técnicos Especialistas da F.A.P. que participaram em toda a operação de logística, de transporte desde a B.A.-11 Beja até á instalação no seu local de repouso.
Á equipa de Beja que o transportou até Alverca, á equipa de Alverca pelo transporte até Belém, á equipa do Museu do Ar de Sintra B.A.-1 e de Monte Real B.A.-5 pela manobra de colocação no pedestal.
Por fim um agradecimento em particular ao Sargento Mor Alcides Jesus e sua equipa de Técnicos Especialistas que em Beja foram responsáveis pela recuperação da aeronave ALOUETTE III-9304 e pelo trabalho excelente deixando o Héli num estado de apresentação aos visitantes que diria mesmo : estar apto a descolar e a voltar a cruzar os céus com o seu som inconfundível.
Obrigado a todos.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Com todo o respeito aos serviços prestados por este modelo, mas pensa em um helo feio pra danar, é esse Allouette.
abs
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
No entanto se falares com um Português o Alouette 3 e o Puma serão sempre os helicópteros por excelência da FAP. Era um verdadeiro cavalo de guerra!
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
O meu Pai, no 1º dia no terreno (em Cabinda) teve de pedir uma evacuação para um ferido - sempre disse que saber que havia um Alouette que podia ser chamado (de Luanda, nem sei quanto tempo demorava ) era a coisa mais importante para a moral.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Sim, acredito. Assim como o UH-1 "sapão" é considerado aqui na FAB como um ícone dos helos de uso geral. Talvez só perca em termos de referencia para os Esquilo fabricados pela Helibrás. Um produto onipresente há mais de 40 anos em todos os ramos das ffaa's e segurança pública.
A função SAR nas forças aéreas são a natureza de ser dos helos por princípio.
Mesmo não tendo aqui todos os vetores de que precisamos, os H225M das forças armadas, basicamente, MB e FAB, são os vetores que mais produzem missões nesta seara. E mesmo quando eles não estão disponíveis, algum outro modelo levanta voo para cumprir a missão. É realmente muito reconfortante saber que não se será deixado para trás quando em campo. Facilita muito o psicológico de qualquer militar saber que tem gente trabalhando especificamente para garantir o seu retorno à casa, inteiro ou em pedaços.
O pouco que sei dos Puma no Brasil é que não chegaram a ser muito apreciados enquanto utilizados na FAB, sendo repostos logo em seguida pelos Super Puma. Mesmo assim a dinastia continua no Brasil. E ainda vai longe muito tempo.
abs
A função SAR nas forças aéreas são a natureza de ser dos helos por princípio.
Mesmo não tendo aqui todos os vetores de que precisamos, os H225M das forças armadas, basicamente, MB e FAB, são os vetores que mais produzem missões nesta seara. E mesmo quando eles não estão disponíveis, algum outro modelo levanta voo para cumprir a missão. É realmente muito reconfortante saber que não se será deixado para trás quando em campo. Facilita muito o psicológico de qualquer militar saber que tem gente trabalhando especificamente para garantir o seu retorno à casa, inteiro ou em pedaços.
O pouco que sei dos Puma no Brasil é que não chegaram a ser muito apreciados enquanto utilizados na FAB, sendo repostos logo em seguida pelos Super Puma. Mesmo assim a dinastia continua no Brasil. E ainda vai longe muito tempo.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Ministro da Defesa visita homólogo na Roménia com venda de F-16 na agenda
O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, está hoje em Bucareste, Roménia, para uma curta visita oficial, no âmbito da venda de cinco aeronaves F-16, no valor de 130 milhões de euros.
https://www.noticiasaominuto.com/pais/1 ... -na-agenda
O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, está hoje em Bucareste, Roménia, para uma curta visita oficial, no âmbito da venda de cinco aeronaves F-16, no valor de 130 milhões de euros.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Se os romenos mantiverem a intenção de comprar os 36 F-16 citos na matéria, seriam eles todos via Portugal ou os negócios encerraram-se com os 17 hora vendidos e retrofitados?
Difícil imaginar a Romênia com outro caça que não os F-16, dado que eles mal tem recursos para manter a força aérea. Da mesma forma
a Bulgária, que não consegue se livrar dos Mig-29 e não tem de onde tirar sequer para arrumar uns F-16 de segunda mão.
E o interessante disso tudo é que são os F-16 turcos fazem a defesa aérea da região sob a sombra da OTAN, enquanto os gregos correm contra o tempo para diminuir o hiato militar com o vizinho a leste, já que não pode dar conta dos europeus ao norte.
Como o mundo dá voltas.
abs
Difícil imaginar a Romênia com outro caça que não os F-16, dado que eles mal tem recursos para manter a força aérea. Da mesma forma
a Bulgária, que não consegue se livrar dos Mig-29 e não tem de onde tirar sequer para arrumar uns F-16 de segunda mão.
E o interessante disso tudo é que são os F-16 turcos fazem a defesa aérea da região sob a sombra da OTAN, enquanto os gregos correm contra o tempo para diminuir o hiato militar com o vizinho a leste, já que não pode dar conta dos europeus ao norte.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
EDIFICAÇÃO DA CAPACIDADE DE COMBATE A INCÊNDIOS RURAIS NA FORÇA AÉREA : Trabalho de Investigação Individual do CPOG 2019/20 / COR PILAV Fernando Manuel Lourenço da Costa
https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400. ... 0Costa.pdf
https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400. ... 0Costa.pdf
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
O Facebook da Base Aérea n.5 tem colocado vídeos sobre algumas secções que a compõem, umas mais directamente a ver com os F-16, outras nem tanto.
Laboratório de Ensaios não Destrutivos e Análise de Óleos
https://www.facebook.com/10798361589627 ... 557888559/
Meteorologia
https://www.facebook.com/10798361589627 ... 754775004/
Secção de Equipamentos de Voo e Sistemas de Ejecção
https://www.facebook.com/10798361589627 ... 172868008/
Esquadra de Protecção e Segurança
https://www.facebook.com/10798361589627 ... 615768628/
Laboratório de Metrologia
https://www.facebook.com/10798361589627 ... 811203464/
Secção de Criogenicos
https://www.facebook.com/10798361589627 ... 820193597/
Esquadra de Comunicações e Sistemas de informação
https://www.facebook.com/10798361589627 ... 063744959/
Gabinete de Qualidade e Ambiente
https://www.facebook.com/10798361589627 ... 283195402/
Secção de Manutenção de Armamento e Equipamentos de Largada
https://www.facebook.com/10798361589627 ... 286876618/