FAB NEWS
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 8981
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 304 vezes
- Agradeceram: 545 vezes
Re: FAB NEWS
Temos alguma operação em andamento na Ala 4, antiga BASM. Temos 4 A-29, 1 R35-AM e 1 Hercules. Movimentação bem estranha se tratando de Ala 4.
Um abraço e t+
Um abraço e t+
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 8981
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 304 vezes
- Agradeceram: 545 vezes
Re: FAB NEWS
O Hercules "Gordo 77" acabou de decolar da ALA 4 Rumo norte, enquanto isso 2 KC-390, "Zeus 16" e "Zeus 04" estão rumando para o sul, seguindo a mesma rota, a qual deve interceptar SM se for mantida. E caramba, como os 390 são rápidos.
Um abraço e t+
Um abraço e t+
- Fábio Machado
- Avançado
- Mensagens: 523
- Registrado em: Ter Jul 01, 2008 7:43 pm
- Agradeceu: 82 vezes
- Agradeceram: 92 vezes
Re: FAB NEWS
STOUT: a nova aeronave de transporte leve da FAB.
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, apresentou hoje durante o Seminário de Defesa Nacional do Ministério da Defesa transmitido online, imagens do conceito da nova aeronave de transporte leve.
A aeronave denominada STOUT – Short Take Off Utility Transport é conceitualmente híbrida incorporando motores turboélice e elétricos. Ela deverá ser resistente, econômica e estar na vanguarda tecnológica.
O STOUT visa substituir o C-95 Bandeirante e o C-97 Brasília.
Voltado para servir localidades remotas com pistas curtas, estreitas e não pavimentadas, o novo vetor levará em consideração diversas necessidades operacionais, como transporte de carga e pessoal em áreas de selva, alcance a principais aeroportos da América do Sul, lançamento de paraquedistas, extração de pallets e transporte de enfermos.
Algumas características da aeronave são a capacidade de decolar com carga máxima útil de ao menos 3 toneladas, a partir de uma pista de até 1,2 mil metros, e operar em ambiente amazônico.
fonte: https://www.aereo.jor.br/2020/11/13/sto ... ve-da-fab/
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, apresentou hoje durante o Seminário de Defesa Nacional do Ministério da Defesa transmitido online, imagens do conceito da nova aeronave de transporte leve.
A aeronave denominada STOUT – Short Take Off Utility Transport é conceitualmente híbrida incorporando motores turboélice e elétricos. Ela deverá ser resistente, econômica e estar na vanguarda tecnológica.
O STOUT visa substituir o C-95 Bandeirante e o C-97 Brasília.
Voltado para servir localidades remotas com pistas curtas, estreitas e não pavimentadas, o novo vetor levará em consideração diversas necessidades operacionais, como transporte de carga e pessoal em áreas de selva, alcance a principais aeroportos da América do Sul, lançamento de paraquedistas, extração de pallets e transporte de enfermos.
Algumas características da aeronave são a capacidade de decolar com carga máxima útil de ao menos 3 toneladas, a partir de uma pista de até 1,2 mil metros, e operar em ambiente amazônico.
fonte: https://www.aereo.jor.br/2020/11/13/sto ... ve-da-fab/
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37994
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5745 vezes
- Agradeceram: 3275 vezes
Re: FAB NEWS
FAB desativa o ultimo R-35A Learjet do 1o/6o Gav
https://forcaaerea.com.br/fab-desativa- ... Io5aj8b5UM
https://forcaaerea.com.br/fab-desativa- ... Io5aj8b5UM
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37994
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5745 vezes
- Agradeceram: 3275 vezes
Re: FAB NEWS
A FAB ainda vai operar 3 R-35AM no 1o/6o Gav por mais alguns anos. Suspeito que no futuro, talvez este esquadrão seja transformado em um novo vetor para VANT como o Hermes 450 e/ou Heron I. Ou talvez até um VANT nacional cat 4 ou 5 no futuro distante.
Eu penso ser interessante que este esquadrão ficasse com os 3 R-99 do Guardião, e que os 2 VC-99A que a FAB opera no GTE fossem transformados neste modelo. Com 5 aviões seriam um excelente aumento de capacidade ISR.
Aliás, creio que os sistemas hoje operados pelos R-35AM podem ser objeto de análise para serem dispostos em novos VANT que a FAB venha a adquirir. De preferencia estratégicos e a jato.
abs
Eu penso ser interessante que este esquadrão ficasse com os 3 R-99 do Guardião, e que os 2 VC-99A que a FAB opera no GTE fossem transformados neste modelo. Com 5 aviões seriam um excelente aumento de capacidade ISR.
Aliás, creio que os sistemas hoje operados pelos R-35AM podem ser objeto de análise para serem dispostos em novos VANT que a FAB venha a adquirir. De preferencia estratégicos e a jato.
abs
Carpe Diem
- Cassio
- Sênior
- Mensagens: 1332
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 51 vezes
- Agradeceram: 477 vezes
Re: FAB NEWS
Ainda acho que uma aeronave tripulada é necessária, para serviços de levantamento aerofoto.
O problema dos VANTs são as restrições para operarem em espaço aéreo controlado.
Os R-95 e os R-35 eram muito úteis para Missões como o de levantamentos aerofoto de desastres naturais, preparação de operações da PF, etc... Onde outras aeronaves daí demais.
Olha aí MD... Nós da Embraer temos o Phenom 300!!!
O problema dos VANTs são as restrições para operarem em espaço aéreo controlado.
Os R-95 e os R-35 eram muito úteis para Missões como o de levantamentos aerofoto de desastres naturais, preparação de operações da PF, etc... Onde outras aeronaves daí demais.
Olha aí MD... Nós da Embraer temos o Phenom 300!!!
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37994
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5745 vezes
- Agradeceram: 3275 vezes
Re: FAB NEWS
Com o desenvolvimento do Link BR 2 e outros sistemas de C2 e ISR pela Embraer e demais empresas da BID é capaz de conseguirmos alocar sensores que possam fazer este trabalho de aerofoto e mandar as imagens "ao vivo e a cores" para o comando da operação e que possam ser dispostos em VANT que também possam ser usados em espaços controlados.
O trabalho de reconhecimento, em geral, está cada vez mais migrando para os VANT de várias categorias. Talvez estejamos vendo os últimos estertores da aviação tripulada nesta área com os atuais vetores.
Mas acho que o pessoal embarcado ainda dura pelo menos mais uns vinte anos antes de as máquinas e/ou IA dispensarem o pessoal destas missões.
abs
O trabalho de reconhecimento, em geral, está cada vez mais migrando para os VANT de várias categorias. Talvez estejamos vendo os últimos estertores da aviação tripulada nesta área com os atuais vetores.
Mas acho que o pessoal embarcado ainda dura pelo menos mais uns vinte anos antes de as máquinas e/ou IA dispensarem o pessoal destas missões.
abs
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37994
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5745 vezes
- Agradeceram: 3275 vezes
Re: FAB NEWS
Oobjetivo principal da visita brasileira, realizar o Primeiro Diálogo da Indústria de Defesa entre os dois países, para identificar possíveis projetos conjuntos. Este evento, organizado pela estatal ucraniana de Defesa "SpetsTechnoExport", teve início no dia 1 de dezembro.
Durante o evento, foi assinado um Memorando de Entendimento entre o Ministério das Indústrias Estratégicas da Ucrânia e o Ministério da Defesa da República Federativa do Brasil sobre cooperação científica e técnica e comercialização de produtos de defesa.
Representantes dos dois países também discutiram as perspectivas de cooperação técnico-militar - levando em consideração os interesses de seus próprios exércitos, bem como com vistas ao ordenamento de outros países.
Além de funcionários de vários níveis, importantes empresas brasileiras e ucranianas estiveram envolvidas na discussão.
Do Brasil - 13 das maiores empresas enviaram seus representantes: Kryptus, Atech, Taurus Armas, Condor, Nitroquímica, Imbel, SLO3, Inspirar, Nanonib, Avibrás, Senai Cimatec, Embraer e Akaer.
O complexo industrial de defesa da Ucrânia foi apresentado pela KhKBM .
Durante os painéis de discussão, foram debatidos possíveis projetos nas seguintes áreas:
1- produção conjunta e modernização de carros de combate;
2- sistemas de mísseis e equipamentos de defesa aérea;
3- aeronaves militares e sistemas UAV;
4- explosivos, munições, armas pequenas e armas não letais;
5- sistemas de vigilância terrestre, vigilância aeroespacial, radares e satélites.
Principais demandas consultadas pelo Brasil:
3- Parceria com a empresa brasileira EMBRAER para construção conjunta de aeronave de transporte pesado baseado no projeto An-188, desenvolvimento e fornecimento de aeronave de combate a incêndio baseada na aeronave An-178, desenvolvimento conjunto de aeronave leve de transporte militar para a Força Aérea Brasileira.
4- Proposta de organização do centro do Leste Europeu para manutenção de aeronaves de passageiros fabricadas pela EMBRAER.
5- Desenvolvimento conjunto de motores de turbina a gás aeroespacial e industrial para o Brasil.
6- Desenvolvimento e fornecimento de UAVs/SARP/VANT, fornecimento de contramedidas anti-VANT/UAV para as necessidades das agências de aplicação da lei brasileiras.
Ao mesmo tempo, o próprio Brasil está atualmente implementando projetos de grande escala para reequipar suas forças armadas, contando tanto com suas próprias empresas quanto em cooperação com poderosos parceiros estrangeiros.
Os slides apresentados durante o evento pelos brasileiros permitem avaliar as aspirações e capacidades do Brasil
Do Youtube do Caiafa. Deixei apenas o que se refere aos projetos de interesse da FAB
Durante o evento, foi assinado um Memorando de Entendimento entre o Ministério das Indústrias Estratégicas da Ucrânia e o Ministério da Defesa da República Federativa do Brasil sobre cooperação científica e técnica e comercialização de produtos de defesa.
Representantes dos dois países também discutiram as perspectivas de cooperação técnico-militar - levando em consideração os interesses de seus próprios exércitos, bem como com vistas ao ordenamento de outros países.
Além de funcionários de vários níveis, importantes empresas brasileiras e ucranianas estiveram envolvidas na discussão.
Do Brasil - 13 das maiores empresas enviaram seus representantes: Kryptus, Atech, Taurus Armas, Condor, Nitroquímica, Imbel, SLO3, Inspirar, Nanonib, Avibrás, Senai Cimatec, Embraer e Akaer.
O complexo industrial de defesa da Ucrânia foi apresentado pela KhKBM .
Durante os painéis de discussão, foram debatidos possíveis projetos nas seguintes áreas:
1- produção conjunta e modernização de carros de combate;
2- sistemas de mísseis e equipamentos de defesa aérea;
3- aeronaves militares e sistemas UAV;
4- explosivos, munições, armas pequenas e armas não letais;
5- sistemas de vigilância terrestre, vigilância aeroespacial, radares e satélites.
Principais demandas consultadas pelo Brasil:
3- Parceria com a empresa brasileira EMBRAER para construção conjunta de aeronave de transporte pesado baseado no projeto An-188, desenvolvimento e fornecimento de aeronave de combate a incêndio baseada na aeronave An-178, desenvolvimento conjunto de aeronave leve de transporte militar para a Força Aérea Brasileira.
4- Proposta de organização do centro do Leste Europeu para manutenção de aeronaves de passageiros fabricadas pela EMBRAER.
5- Desenvolvimento conjunto de motores de turbina a gás aeroespacial e industrial para o Brasil.
6- Desenvolvimento e fornecimento de UAVs/SARP/VANT, fornecimento de contramedidas anti-VANT/UAV para as necessidades das agências de aplicação da lei brasileiras.
Ao mesmo tempo, o próprio Brasil está atualmente implementando projetos de grande escala para reequipar suas forças armadas, contando tanto com suas próprias empresas quanto em cooperação com poderosos parceiros estrangeiros.
Os slides apresentados durante o evento pelos brasileiros permitem avaliar as aspirações e capacidades do Brasil
Do Youtube do Caiafa. Deixei apenas o que se refere aos projetos de interesse da FAB
Carpe Diem
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13904
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 769 vezes
- Agradeceram: 2393 vezes
Re: FAB NEWS
O An-188 seria interessantíssimo, talvez aumentando a carga máxima para 60 toneladas. Poderia transportar um MBT pretendido pelo EB.
Poderia utilizar apenas duas turbinas, algo como GE9X ou um pouco menos potente.
Poderia utilizar apenas duas turbinas, algo como GE9X ou um pouco menos potente.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37994
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5745 vezes
- Agradeceram: 3275 vezes
Re: FAB NEWS
Pelo que vi de informações sobre o projeto AN-188, até o presente momento ele não andou muita coisa desde o seu lançamento em 2018. O desenvolvimento da aeronave seria dividida entre Ucrânia e Turquia, mas não há notícias recentes sobre essa parceria.
Citou-se os EAU, que também teria mostrado interesse, mas as informações atuais sugerem que os árabes estão negociando uma versão para pistas semi preparadas do C-2 nipônico. As conversas com os japoneses da Kawasaki continuam.
Em termos de desenho, o An-188 hoje nada mais é que um AN-70 com asas modificadas para poder usar turbinas. E é só isso. Duvido que a Embraer entrasse nesse projeto sem antes sentar para conversar com a Antonov pelo menos durante um ano até conseguirem chegar a um acordo sobre seu desenvolvimento. O desempenho exposto do modelo é idêntico ao AN-70. Nem mais, nem menos. Seu payload máximo continua as mesmas 47 ton, sendo que o alcance é pouco maior. Não acredito que um vetor tão igual ao vetor que o gerou ofereça atrativos no mercado. Ainda mais nestes tempos bicudos em que vivemos. A Embraer poderia conseguir esses mesmos números com um KC-390 esticado. Não valeria a pena o investimento.
O mais importante de tudo isso é: a FAB iria querer esse avião tal como se apresenta hoje? Ele traria alguma mais valia à capacidade de transporte que ela terá com o KC-390? Na minha opinião, não. Ou o AN-188 se transforma em uma outro avião para tentar ganhar o mercado de forma competitiva, ou ele fica aonde está. Na verdade, hoje, o Kawasaki C-2 pode nos oferecer mais e melhores condições de operar um modelo cargo pesado com as devidas adaptações, que seriam poucas e de baixo custo, do que um eventual AN-188, que por si só, ainda vai precisar de muito trabalho de engenharia - e recursos - para poder ser um produto realmente atrativo para o mercado em que pretende concorrer.
Em tempo, se a ideia é concorrer com o A400M, o melhor a fazer seria dar uma repaginada no AN-70 e bola para frente. Ele é bem mais superlativo que o avião europeu em todos os sentidos desde o nascimento. E se não fosse o lobby da BID europeia ocidental, talvez ele fosse hoje o cargo militar tático da OTAN. Estariam muito bem equipados, diga-se de passagem.
abs.
Citou-se os EAU, que também teria mostrado interesse, mas as informações atuais sugerem que os árabes estão negociando uma versão para pistas semi preparadas do C-2 nipônico. As conversas com os japoneses da Kawasaki continuam.
Em termos de desenho, o An-188 hoje nada mais é que um AN-70 com asas modificadas para poder usar turbinas. E é só isso. Duvido que a Embraer entrasse nesse projeto sem antes sentar para conversar com a Antonov pelo menos durante um ano até conseguirem chegar a um acordo sobre seu desenvolvimento. O desempenho exposto do modelo é idêntico ao AN-70. Nem mais, nem menos. Seu payload máximo continua as mesmas 47 ton, sendo que o alcance é pouco maior. Não acredito que um vetor tão igual ao vetor que o gerou ofereça atrativos no mercado. Ainda mais nestes tempos bicudos em que vivemos. A Embraer poderia conseguir esses mesmos números com um KC-390 esticado. Não valeria a pena o investimento.
O mais importante de tudo isso é: a FAB iria querer esse avião tal como se apresenta hoje? Ele traria alguma mais valia à capacidade de transporte que ela terá com o KC-390? Na minha opinião, não. Ou o AN-188 se transforma em uma outro avião para tentar ganhar o mercado de forma competitiva, ou ele fica aonde está. Na verdade, hoje, o Kawasaki C-2 pode nos oferecer mais e melhores condições de operar um modelo cargo pesado com as devidas adaptações, que seriam poucas e de baixo custo, do que um eventual AN-188, que por si só, ainda vai precisar de muito trabalho de engenharia - e recursos - para poder ser um produto realmente atrativo para o mercado em que pretende concorrer.
Em tempo, se a ideia é concorrer com o A400M, o melhor a fazer seria dar uma repaginada no AN-70 e bola para frente. Ele é bem mais superlativo que o avião europeu em todos os sentidos desde o nascimento. E se não fosse o lobby da BID europeia ocidental, talvez ele fosse hoje o cargo militar tático da OTAN. Estariam muito bem equipados, diga-se de passagem.
abs.
Carpe Diem
- arcanjo
- Sênior
- Mensagens: 1923
- Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
- Localização: Santo André, SP
- Agradeceu: 381 vezes
- Agradeceram: 830 vezes
- Contato:
Re: FAB NEWS
Força Aérea Brasileira recebe terceira aeronave SC-105
Cerimônia de entrega ocorreu em Sevilha, na Espanha
A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu, no dia 09 de dezembro de 2020, a terceira aeronave Casa 295 (SC-105), produzida pela Airbus Espanha. A cerimônia de entrega, ocorrida em Sevilha, na Espanha, foi presida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, acompanhado do Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, do Ministro-Conselheiro da Embaixada do Brasil em Madrid, Leandro Zenni Estevão, demais militares e funcionários da Airbus Espanha.
“A Força Aérea Brasileira recebe um vetor estratégico que assegura a capacidade de realizar busca e salvamento em uma área de 22 milhões de quilômetros quadrados de responsabilidade do Estado brasileiro, ou ainda realizando missões de evacuação aeromédica, socorro em voo, e outras missões humanitárias em todo território nacional e na América do Sul”, enfatizou o Diretor-Geral do DECEA.
Assim, o Brasil, como estado signatário da Organização de Aviação Civil Internacional, cumpre plenamente as normas e recomendações no quesito de “Busca e Salvamento”.
Segundo o Major-Brigadeiro Valter Borges Malta, “com o mais novo SC-105 Amazonas SAR, as tripulações do Esquadrão Pelicano estarão, 24 horas por dia, sete dias da semana, nos 365 dias do ano, aptas a cumprir a missão de Controlar, Defender e Integrar o espaço aéreo sob a responsabilidade do Brasil”, destacou.
Configurada para a missão de Busca e Salvamento, a nova aeronave seguirá rumo ao Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2°/10° GAV) – Esquadrão Pelicano e contribuirá, sobremaneira, para a robustez operacional da Força Aérea Brasileira nas missões de Busca e Salvamento.
Fotos: COPAC
Fonte: COPAC
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima
https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... ceira.html
abs.
arcanjo
Cerimônia de entrega ocorreu em Sevilha, na Espanha
A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu, no dia 09 de dezembro de 2020, a terceira aeronave Casa 295 (SC-105), produzida pela Airbus Espanha. A cerimônia de entrega, ocorrida em Sevilha, na Espanha, foi presida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, acompanhado do Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, do Ministro-Conselheiro da Embaixada do Brasil em Madrid, Leandro Zenni Estevão, demais militares e funcionários da Airbus Espanha.
“A Força Aérea Brasileira recebe um vetor estratégico que assegura a capacidade de realizar busca e salvamento em uma área de 22 milhões de quilômetros quadrados de responsabilidade do Estado brasileiro, ou ainda realizando missões de evacuação aeromédica, socorro em voo, e outras missões humanitárias em todo território nacional e na América do Sul”, enfatizou o Diretor-Geral do DECEA.
Assim, o Brasil, como estado signatário da Organização de Aviação Civil Internacional, cumpre plenamente as normas e recomendações no quesito de “Busca e Salvamento”.
Segundo o Major-Brigadeiro Valter Borges Malta, “com o mais novo SC-105 Amazonas SAR, as tripulações do Esquadrão Pelicano estarão, 24 horas por dia, sete dias da semana, nos 365 dias do ano, aptas a cumprir a missão de Controlar, Defender e Integrar o espaço aéreo sob a responsabilidade do Brasil”, destacou.
Configurada para a missão de Busca e Salvamento, a nova aeronave seguirá rumo ao Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2°/10° GAV) – Esquadrão Pelicano e contribuirá, sobremaneira, para a robustez operacional da Força Aérea Brasileira nas missões de Busca e Salvamento.
Fotos: COPAC
Fonte: COPAC
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima
https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... ceira.html
abs.
arcanjo