FAB NEWS
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Re: FAB NEWS
Se servir como bancada no solo, ótimo. Senão, pinta bem bonito, e já reboca pra portaria, que vai ficar lindo recebendo o pessoal.
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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Re: FAB NEWS
Acho que desmontar e aproveitar as peças seria mais interessante. Talvez desse para construir outro avião com o que restou dele.
Salvo engano havia também um protótipo para testes estruturais em solo. Não sei se ainda existe.
Como o acidente deve ter destruído a estrutura a tal ponto de não mais poder voar, o aproveitamento de partes e peças fica mais interessante, pois rende uma pequena reserva logística que pode ser muito funcional na hora que mais se precisar. Mesmo porque, aviões só caem se estiverem voando. E os da FAB estão dando no couro bem mais do que o previsto esse ano. Então...
Cássio, sabes dizer até quando o primeiro de série vai ficar com a Embraer. já que era para ser entregue à FAB? E os dois aviões voam em média quantas horas hoje em dia, já que ainda existem parâmetros a serem fixados como operações fora de pista/semi-preparadas e/ou operações antárticas.
Em tempo, estou muito curioso para ver dois KC-390 fazendo Revo um com o outro. Quem sabe no ano que vem.
abs
Salvo engano havia também um protótipo para testes estruturais em solo. Não sei se ainda existe.
Como o acidente deve ter destruído a estrutura a tal ponto de não mais poder voar, o aproveitamento de partes e peças fica mais interessante, pois rende uma pequena reserva logística que pode ser muito funcional na hora que mais se precisar. Mesmo porque, aviões só caem se estiverem voando. E os da FAB estão dando no couro bem mais do que o previsto esse ano. Então...
Cássio, sabes dizer até quando o primeiro de série vai ficar com a Embraer. já que era para ser entregue à FAB? E os dois aviões voam em média quantas horas hoje em dia, já que ainda existem parâmetros a serem fixados como operações fora de pista/semi-preparadas e/ou operações antárticas.
Em tempo, estou muito curioso para ver dois KC-390 fazendo Revo um com o outro. Quem sabe no ano que vem.
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Re: FAB NEWS
viewtopic.php?p=5569568#p5569568
Te respondi lá
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Re: FAB NEWS
Não achei local apropriado para postar, então vai aqui mesmo!
Algumas fotos da Operação TAPIO:
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Re: FAB NEWS
Aparentemente é necessário ter credenciais de acesso para visualizar essa pasta do Google Drive.
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Re: FAB NEWS
Desculpem pessoal, na pressa copiei o link restrito ao invés do Público. Creio que agora esteja ok.Glauber Prestes escreveu: ↑Ter Out 06, 2020 11:46 pmAparentemente é necessário ter credenciais de acesso para visualizar essa pasta do Google Drive.
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Re: FAB NEWS
Cassio escreveu: ↑Dom Out 04, 2020 11:24 am Como promessa é dívida... então vamos lá:
(...)
EMB-314 Super Tucano (Total: 91 aeronaves em operação).
A-29A 5700 a 5734 (com 4 perdidos em acidente e 1 aeronave preservada) – 30 aeronaves em operação.
A-29B 5900 a 5966 (com 6 perdidos em acidentes, um deles virou monumento) – 61 aeronaves em operação.
A conta não está fechando, cupincha véio, fiquei com uma baita dúvida*: se compramos 99 ST, como podemos ter 91 operacionais se perdemos 10 em acidentes? Teria que ser 101, não? E destes, uma parte (9?) foram para a Fumaça, então tirando os Treinadores, sobra o que para interceptar trafica?
* - Se não podes responder, sem problemas.
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“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: FAB NEWS
FAB recebe última unidade do caça F-5M modernizado
FAB 4810 será alocado o Esquadrão Pampa (1º/14º GAV), situado na Ala 3, em Canoas (RS)
Na tarde desta quarta-feira (14), uma comitiva do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da Força Aérea Brasileira (FAB) se deslocou para Gavião Peixoto (SP) para receber a última aeronave de caça F-5M modernizada pela Embraer. O FAB 4810 será alocado no Esquadrão Pampa (1º/14º GAV), situado na Ala 3, em Canoas (RS).
Participaram do evento o Diretor-Geral do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos, o Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, além de outras autoridades da FAB.
Para o recebimento da aeronave, foram realizados voos com pilotos e engenheiros de ensaio do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) e certificados os instrumentos por técnicos do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), ambos ligados ao DCTA, completando a entrega de 49 aeronaves modernizadas deste modelo de caça.
O Vice-Presidente de Contratos da EMBRAER Defesa & Segurança, Márcio Monteiro, abriu a cerimônia de entrega e ressaltou a importância que esse programa gerou, afirmando que o desenvolvimento de softwares embarcados e a engenharia envolvida neste processo ampliaram os conhecimentos da empresa.
A modernização dos caças F-5M foi iniciada em 2005 e ao longo deste período proporcionou uma evolução tecnológica significativa à defesa aérea brasileira, com a implementação de novos armamentos e da introdução doutrinária do combate BVR (sigla em inglês para Além do Alcance Visual). “Estamos encerrando um ciclo muito bem concluído pela EMBRAER, com tudo aquilo que nosso Comando de Preparo deseja. Estão de parabéns EMBRAER, o COMGAP, o COMPREP, o COMAE e o próprio DCTA pelo esforço para a operacionalidade deste vetor”, ressaltou o Diretor-Geral do DCTA, Major-Brigadeiro Potiguara. Também foram apresentadas à comitiva, composta por Oficiais dos Institutos do DCTA responsáveis pelo processo de modernização do F-5M, a linha de produção da aeronave KC-390 Millennium e o quarto cargueiro de série, prestes a ser entregue à Força Aérea.
F-39 E Gripen
Na ocasião, a comitiva também foi apresentada ao novo caça multimissão F-39E Gripen, que chegou recentemente da Suécia e fez seu primeiro voo no Brasil no dia 24 de setembro. O Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN, do inglês, Gripen Design and Development Network) e o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC, do inglês Gripen Flight Test Centre) realizaram a apresentação.
A aeronave está realizando uma série de ensaios no interior paulista e deverá fazer sua apresentação oficial em Brasília no próximo dia 23 de outubro, data que é comemorado o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. O Brasil encomendou da empresa Saab 36 caças de última geração, no chamado programa FX-2, cuja principal característica é a transferência tecnológica ao parque industrial brasileiro. Baseada neste aspecto, o projeto inclui o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen e o Centro de Ensaios em Voo do Gripen. Nestes locais são reunidos os engenheiros suecos com os brasileiros para, juntos, desenvolverem soluções que a nova plataforma de armas exigirá na sua implantação. De acordo com Marcus Wandt, piloto de testes da Saab, todas as avaliações são necessárias para que a aeronave cumpra sua capacidade plena e possa atender aos requisitos do sistema.
Fotos:EMBRAER
Fonte: DCTA, por Coronel Aviador Fontes
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Monteiro
https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... -f-5m.html
abs.
arcanjo
FAB 4810 será alocado o Esquadrão Pampa (1º/14º GAV), situado na Ala 3, em Canoas (RS)
Na tarde desta quarta-feira (14), uma comitiva do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da Força Aérea Brasileira (FAB) se deslocou para Gavião Peixoto (SP) para receber a última aeronave de caça F-5M modernizada pela Embraer. O FAB 4810 será alocado no Esquadrão Pampa (1º/14º GAV), situado na Ala 3, em Canoas (RS).
Participaram do evento o Diretor-Geral do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos, o Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, além de outras autoridades da FAB.
Para o recebimento da aeronave, foram realizados voos com pilotos e engenheiros de ensaio do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) e certificados os instrumentos por técnicos do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), ambos ligados ao DCTA, completando a entrega de 49 aeronaves modernizadas deste modelo de caça.
O Vice-Presidente de Contratos da EMBRAER Defesa & Segurança, Márcio Monteiro, abriu a cerimônia de entrega e ressaltou a importância que esse programa gerou, afirmando que o desenvolvimento de softwares embarcados e a engenharia envolvida neste processo ampliaram os conhecimentos da empresa.
A modernização dos caças F-5M foi iniciada em 2005 e ao longo deste período proporcionou uma evolução tecnológica significativa à defesa aérea brasileira, com a implementação de novos armamentos e da introdução doutrinária do combate BVR (sigla em inglês para Além do Alcance Visual). “Estamos encerrando um ciclo muito bem concluído pela EMBRAER, com tudo aquilo que nosso Comando de Preparo deseja. Estão de parabéns EMBRAER, o COMGAP, o COMPREP, o COMAE e o próprio DCTA pelo esforço para a operacionalidade deste vetor”, ressaltou o Diretor-Geral do DCTA, Major-Brigadeiro Potiguara. Também foram apresentadas à comitiva, composta por Oficiais dos Institutos do DCTA responsáveis pelo processo de modernização do F-5M, a linha de produção da aeronave KC-390 Millennium e o quarto cargueiro de série, prestes a ser entregue à Força Aérea.
F-39 E Gripen
Na ocasião, a comitiva também foi apresentada ao novo caça multimissão F-39E Gripen, que chegou recentemente da Suécia e fez seu primeiro voo no Brasil no dia 24 de setembro. O Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN, do inglês, Gripen Design and Development Network) e o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC, do inglês Gripen Flight Test Centre) realizaram a apresentação.
A aeronave está realizando uma série de ensaios no interior paulista e deverá fazer sua apresentação oficial em Brasília no próximo dia 23 de outubro, data que é comemorado o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. O Brasil encomendou da empresa Saab 36 caças de última geração, no chamado programa FX-2, cuja principal característica é a transferência tecnológica ao parque industrial brasileiro. Baseada neste aspecto, o projeto inclui o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen e o Centro de Ensaios em Voo do Gripen. Nestes locais são reunidos os engenheiros suecos com os brasileiros para, juntos, desenvolverem soluções que a nova plataforma de armas exigirá na sua implantação. De acordo com Marcus Wandt, piloto de testes da Saab, todas as avaliações são necessárias para que a aeronave cumpra sua capacidade plena e possa atender aos requisitos do sistema.
Fotos:EMBRAER
Fonte: DCTA, por Coronel Aviador Fontes
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Monteiro
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Re: FAB NEWS
Túlio escreveu: ↑Qui Out 08, 2020 5:08 pmCassio escreveu: ↑Dom Out 04, 2020 11:24 am Como promessa é dívida... então vamos lá:
(...)
EMB-314 Super Tucano (Total: 91 aeronaves em operação).
A-29A 5700 a 5734 (com 4 perdidos em acidente e 1 aeronave preservada) – 30 aeronaves em operação.
A-29B 5900 a 5966 (com 6 perdidos em acidentes, um deles virou monumento) – 61 aeronaves em operação.A conta não está fechando, cupincha véio, fiquei com uma baita dúvida*: se compramos 99 ST, como podemos ter 91 operacionais se perdemos 10 em acidentes? Teria que ser 101, não? E destes, uma parte (9?) foram para a Fumaça, então tirando os Treinadores, sobra o que para interceptar trafica?
* - Se não podes responder, sem problemas.
Vamos lá Túlio...
A-29A - 5700 a 5734 - somam 35 aeronaves.
A-29B - 5900 a 5966 - somam 67 aeronaves.
Então 35 + 67 = 102 aeronaves. Destas são 3 protótipos e 99 de série. A encomenda da FAB diz respeito aos 99 de série. Um dos perdidos em acidente era um dos protótipos. Então dos 99 da encomenda da FAB 9 foram perdidos em acidentes, ficando 90 aeronaves operacionais na FAB.
No EDA são 8 A-29A e acho que 4 A-29B.
Então são 30 A-29A operacionais, estando 8 com o EDA, então temos 22 A-29A nos terceiros na missão de proteção das fronteiras.
Dos 60 A-29B em operação, são 4 com o EDA e acredito que uns 25 a 30 (digamos 30) no treinamento... então temos 60-4-30 = 26 aeronaves... Tirando mais uns 2 que devem estar no IPEV, então são 24 nos esquadrões de fronteiras.
Então são 22 A-29A + 24 A-29B, totalizando 46 aeronaves.
Ajudei????
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Re: FAB NEWS
Cassio escreveu: ↑Sáb Out 17, 2020 6:11 pm
Vamos lá Túlio...
A-29A - 5700 a 5734 - somam 35 aeronaves.
A-29B - 5900 a 5966 - somam 67 aeronaves.
Então 35 + 67 = 102 aeronaves. Destas são 3 protótipos e 99 de série. A encomenda da FAB diz respeito aos 99 de série. Um dos perdidos em acidente era um dos protótipos. Então dos 99 da encomenda da FAB 9 foram perdidos em acidentes, ficando 90 aeronaves operacionais na FAB.
No EDA são 8 A-29A e acho que 4 A-29B.
Então são 30 A-29A operacionais, estando 8 com o EDA, então temos 22 A-29A nos terceiros na missão de proteção das fronteiras.
Dos 60 A-29B em operação, são 4 com o EDA e acredito que uns 25 a 30 (digamos 30) no treinamento... então temos 60-4-30 = 26 aeronaves... Tirando mais uns 2 que devem estar no IPEV, então são 24 nos esquadrões de fronteiras.
Então são 22 A-29A + 24 A-29B, totalizando 46 aeronaves.
Ajudei????
Demais! Muito obrigado mesmo, e desculpes insistir mas realmente fiquei curioso.
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Re: FAB NEWS
Faz um tempo que eu digo... Seria extremamente benéfico se a FAB conseguisse um lote adicional de A-29.
----------------
amor fati
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Re: FAB NEWS
Tulio, respondo com prazer... Quando posso contribuir.
Brasileiro, concordo. Talvez um segundo lote melhor equipado, como os A-29 modelo exportação.
Brasileiro, concordo. Talvez um segundo lote melhor equipado, como os A-29 modelo exportação.
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Re: FAB NEWS
MLU + novo lote = maior disponibilidade/operacionalidade.
Mesmo o A-29 sendo um avião bem mais barato do que qualquer caça, mesmo os jatos LIFT que proliferam no mercado hoje, a FAB não conseguiu formar mais do que 3 esquadrões para a vigilância das fronteiras.
Esta necessidade de mais esquadrões deveria ser usado para embasar, também, novos lotes do ST para a força área. Apenas o que temos por agora não atende nem de longe a demanda existente.
E nem estou falando de colocar 30 esquadrões de A-29 na fronteira. Apenas 9 esquadrões, de Macapá à Cascavel e estamos bem servidos. Quantos seriam cabe a FAB dizer qual o número necessários a essas unidades para funcionarem de forma eficiente, e antes de tudo, de forma eficiente.
abs
Mesmo o A-29 sendo um avião bem mais barato do que qualquer caça, mesmo os jatos LIFT que proliferam no mercado hoje, a FAB não conseguiu formar mais do que 3 esquadrões para a vigilância das fronteiras.
Esta necessidade de mais esquadrões deveria ser usado para embasar, também, novos lotes do ST para a força área. Apenas o que temos por agora não atende nem de longe a demanda existente.
E nem estou falando de colocar 30 esquadrões de A-29 na fronteira. Apenas 9 esquadrões, de Macapá à Cascavel e estamos bem servidos. Quantos seriam cabe a FAB dizer qual o número necessários a essas unidades para funcionarem de forma eficiente, e antes de tudo, de forma eficiente.
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