
Amanhã, o parlamento iraquiano discutirá o projeto de lei sobre a retirada das tropas americanas do Iraque. O primeiro-ministro iraquiano Al-Mahdi já convocou uma reunião de emergência.
Um pedido semelhante veio da liderança de Hashd Shaabi.
Para os principais partidos xiitas já apoiaram a decisão de retirar as tropas americanas do Iraque, mas para alcançar a maioria necessária, apenas os votos do bloco Sadr e do Fatah não são suficientes.
Muktada Al-Sadr pediu ao partido do ex-primeiro ministro Maliki e do partido curdo que apoiasse a decisão de retirar as tropas americanas.
Antes da próxima reunião, o líder do bloco do Fatah, Al-Amiri, pediu às facções xiitas iraquianas que se unissem e expulsassem os Estados Unidos do Iraque.
O vice-presidente do parlamento já declarou que a reunião tomará medidas decisivas que porão um fim à presença americana em solo iraquiano.
Obviamente, se essa decisão for tomada, isso criará problemas não apenas para a presença americana no Iraque, mas também para o regime de ocupação dos EUA no leste da Síria.
UPD: Maliki também pediu que as medidas diplomáticas e legais necessárias fossem tomadas em resposta ao assassinato de Suleimani.