Olá Saullo,
O problema não é o que você chama de "esquerdalhada". O PT e o PCdoB deixaram de ser esquerda há muito tempo, lá pelo início dos anos 90...
... eles se curvaram aos bancos e aos financistas internacionais e venderam o Brasil. O capitaozinho de plantão na Presidência está dando continuidade a isso.
O dinheiro não tem como ser devolvido. Foi alimentar os lucros dos bancos internacionais (que também são donos dos bancos "brasileiros").
E concordo com você: não, o Brasil não precisa cortar dinheiro do orçamento. Se o interesse nacional fosse atendido e se os governos (do PT, do MDB, do capitaozinho) fossem nacionalistas não estaríamos vendo nossas Forças Armadas sucateadas e os programas de reaparelhamento/modernização parando.
Também não estaríamos vendo os investimentos em pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico indo para o brejo. São esses investimentos que ainda permitiram, quando tinham recurso, realizar proezas como o Pré-Sal e produção agrícola no Cerrado.
O Brasil é simples: independente de quem esteja no governo, até hoje se curvaram ao interesse estrangeiro e de grande grupos financeiros, em prejuízo do Brasil. Os generais que estão com o governo atual inclusive. Roubaram e roubam muito, roubam para os seus patrões lá de fora, e assim o dinheiro acaba.