Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: Aviação do Exército

#4096 Mensagem por gabriel219 » Sáb Nov 23, 2019 10:48 pm

No EB, em tempos de paz, pode servir muito bem como transporte de material pesado, principalmente de construção para criar uma infraestrutura melhor aos Pelotões de Fronteira. Em tempo de conflito, uma excelente peça para mover viaturas de combate com mísseis e canhões pelos flancos ou até retaguarda inimiga.

O que não excluí o ICH-47 ou o Sino-Russo.




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Re: Aviação do Exército

#4097 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 24, 2019 11:24 am

Até onde sei do helo sino-russo, sequer há uma definição clara sobre qual o desenho final do mesmo, pois existem pelo menos duas imagens que sempre aparecem nas infos sobre ele na internet.
Aqui a última notícia que vi.

China e Rússia devem assinar contrato em breve para desenvolver helicóptero pesado
Por Vinicius Marques - 15/10/2019

https://www.cavok.com.br/blog/china-e-r ... ro-pesado/

https://i2.wp.com/www.cavok.com.br/blog/wp-content/uploads/2019/10/d8cb8a3c66c01b2415240d.jpg?w=600&ssl=1

Este seria, em tese, o desing que os chineses estariam trabalhando no cito helo. Mas como eu disse, cada vez que sai uma informação, aparece um helo diferente. Mas, o que importa mesmo, se este ou aquele primeiro que mostrei aqui na outra página é que o helo prove que realmente é capaz de tudo aquilo que promete.

Isto feito, para nós já irá ficar mais do que de bom tamanho. E como o IOC final é projetado para 2032, podemos antever que teremos bastante tempo para poder verificar e decidir se ele é uma boa escolha, ou não. Os chineses estão responsáveis pela comercialização do mesmo, o que implica menos problemas, já que as empresas russas sofrem embargos direto dos americanos.

abs




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Re: Aviação do Exército

#4098 Mensagem por gogogas » Dom Nov 24, 2019 6:26 pm

Acredito que o Chinook ou Mi-26 seria a melhor opção , pois são provados em combates !




Gogogas !
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Re: Aviação do Exército

#4099 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 24, 2019 7:06 pm

Hoje se trabalha, finalmente, com a lógica de não colocar todos os ovos em uma única cesta. Isto vale para a Avex e para as demais forças. Até por isso a preocupação em adotar modelos e categorias diferentes de helos e aeronaves sempre que possível.
Isto provavelmente explica, também, o interesse pelos helos da Leonardo nos últimos estudos feitos para equipar as hipotéticas CIAvAx na fronteira. Eles atendem basicamente aos requisitos e servem para manter presença e suportar a logística local sem cobrar muito por isso.
Acrescentar helos pesados neste jogo seria muito bom, desde que não sejam americanos, dado que eles provavelmente terão mais Black Hawk operando por aqui tanto na Avex como na FAB e aviação naval nos próximos anos. Ao menos no que depender destas instituições.
Para finalizar, um helo de ataque como o ATAK 2 seria algo a se pensar, para deixar todo mundo sempre com um gostinho de quero mais na boca...

abs




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Re: Aviação do Exército

#4100 Mensagem por gabriel219 » Dom Nov 24, 2019 10:22 pm

Uma coisa é não colocar todos os ovos num local só, o que concordo, porém outra é ter um heli diferente, de cada empresa diferente, para cada função diferente.

São peças diferentes, modos diferentes de manutenção...




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Re: Aviação do Exército

#4101 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 25, 2019 7:19 pm

gabriel219 escreveu: Dom Nov 24, 2019 10:22 pm Uma coisa é não colocar todos os ovos num local só, o que concordo, porém outra é ter um heli diferente, de cada empresa diferente, para cada função diferente.
São peças diferentes, modos diferentes de manutenção...
Olá Gabriel.

Hoje a Avex possui três tipos de helo: os de reconhecimento e ataque, os de manobra e os de treinamento.

Para ataque, reconhecimento e treinamento os Fennec serão a base ainda por muitos anos. Já os helos de manobra temos BH, Cougar, Jaguar e Pantera. Os dois primeiros serão substituídos por um único modelo até 2024. Pelo que li aqui e ali, o helo americano é o preferido, mas não descartaria um novo lote do HM-4. E no futuro, será necessário pensar a substituição dos Pantera já na década de 2030. Novamente, Black Hawk e Caracal devem ser os principais concorrentes.

No que concerne aos Pantera, há de se observar que ainda não há definições concretas sobre que tipo de helo de manobra se pretende substituí-lo, pois trata-se de uma categoria médio-leve que tem suas qualidades dentro do quadro teórico-doutrinal e operacional muito bem reconhecidos pela Avex. O mais parecido com ele hoje no mercado e já experimentado são os AW-139/169 da Leonardo. A Airbus Helicopters deve brevemente começar a fazer o marketing do H-160 militar por aqui, uma vez estando aprovado em serviço na França, onde irá substituir inclusive os Panther naval, Alloutte, Esquilo e Gazelle de uma vez só. A pergunta é: qual helo de manobra substituirá os Pantera? Um helo médio pesado é melhor ou manter a tradição de um helo médio leve é mais interessante para equilibrar as funções? Homogeinizar a frota é melhor? Se não, qual/quais vetores mais se adequam as necessidades que virão em 15/20 anos?

Por fim, ainda não temos um helo de ataque genuíno e um pesado. E acredito eu aqui com os meus botões, que também há espaço e necessidade para um helo para as funções de emprego geral, transporte, ligação e comando.

Se considerarmos que a Avex tem interesse em dispor de CIAVEx na fronteira equipadas com helos de manobra, e que isto significa expandir a capilaridade da sua presença ao longo do país, um helo médio leve pode ser a solução mais acessível, econômica e operacionalmente. Assim, podemos falar em três tipos base de helos de manobra para o futuro, quais sejam, os Black Hawk, o Jaguar e o substituto do Pantera. Ou mesmo em apenas dois modelos, que pode ser o Jaguar e um segundo helo médio leve, caso a Helibrás acabe por encetar um segundo lote de H225M.

Assim, do ponto de vista organizacional, a Avex pode estar equipada no futuro a curto e médio prazo com 2 ou 3 tipos de helos de manobra apenas, dois ou três fornecedores diferentes.

Minha opinião? Bem, eu penso que os Bavex nos anos de 2020 e 2030 devem ser assim organizados:

Cmdo.
1, Cia Cmdo e Apoio
1. Cia He Emp Geral e Transporte
1. Cia He Rec e Ataque
2. Cia He Manobra
1. Cia He Tranp Pesado
1 Btl Log e Mnt

Exemplo de composição:

1. Cia He Emp Geral e Transporte > AW-109ke ( 6/8 unidades)
1. Cia He Rec e Ataque > H-145 / T-129 ou H-145 / T-130 Atack ( 6/8 + 12 unidades)
2. Cia He Manobra - H225M / Black Hawk
1. Cia He Tranp Pesado - Helo sino-russo.

CIAVEx

Cmdo.
1, Pel Cmdo e Apoio
1. Pel He Emp Geral e Transporte
2. Pel He Manobra
1 Pel Log e Mnt

Exemplo de composição:

1. Pel He Emp Geral e Transporte > AW-109ke ( 4/6 unidades)
2. Pel He Manobra - AW-139 ou AW149 ou H-160 (6/8 unidades)

Falando em helo de instrução, o AW-119 poderia assumir sem maiores problemas a função, dado que já tem inclusive uma versão dedicada e que irá servir para a formação dos novos pilotos da US Navy.

No caso da substituição dos Pantera, penso que se a decisão for por manter um helo médio leve como ele, os dois helos testados da Leonardo levam bastante vantagem, e qualquer um deles poderiam ser ótimo substituto para o mesmo, vindo a equipar os CIAVEx nas fronteiras.

O helo de ataque, caso os italianos levem mais do que os helos de manobra por aqui, deve ficar com os turcos ou outro país, a fim de permitir a maior independência possível em termos de liberdade de escolha e operacionalidade da Avex. O mesmo se justifica quanto ao helo pesado.

Entre Helibrás, Leonardo, TAI, Sikorsky e russos e chineses, a distribuição acima me parece ser bem azeitada ao não deixar na mão de um ou dois fornecedores todos os nossos recursos.

Por fim, eu sonho em ter 3 desses Bavex na minha região, em Tabatinga, Manaus e Belém. E contar também com outras 5 CIAVEx ao longo da faixa de fronteira, com base nos municípios e/ou capitais que estejam mais perto das mesmas.

Sonhar pelo menos ainda não me custa nada.

abs




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Re: Aviação do Exército

#4102 Mensagem por vplemes » Ter Dez 03, 2019 4:15 pm

Putz! E não é que o defunto ressuscitou? O exército reso2lveu que vai comprar os Sherpa!

http://tecnodefesa.com.br/exercito-deci ... -compra-p/




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Re: Aviação do Exército

#4103 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 03, 2019 7:37 pm

É o começo possível, necessário e razoável. Os Sherpa serão a escola de formação doutrinária e operacional prática da Avex, para quando uma nova aeronave segundo o ROB estabelecido possa ser finalmente adquirida.
Presumo que o ATL-100 da Desaer possa ser tal aeronave. Ou não. A lógica da legislação de defesa atual manda que sim. Se o MD vai fazer a sua parte, veremos.

ps: segundo nota da imprensa especializada, a empresa afirma que o protótipo do modelo militar do avião deve voar em 2022, enquanto o do modelo civil no ano anterior. O FOC está planejado para 2025. O objetivo principal parece ser substituir o Bandeirante, obviamente. Se conseguir um contrato com a FAB e tiver a mesma flexibilidade enquanto plataforma como o avião da Embraer, terá dado um grande passo para ser adquirido pelas demais forças.

abs.




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Re: Aviação do Exército

#4104 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 06, 2019 7:02 pm

Mais uma novidade da Avex. A ver no que isso vai dar.
Que o BH é o desejo de consumo de 10 entre 10 pilotos da Avex isso não é novidade nenhuma.





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Re: Aviação do Exército

#4105 Mensagem por saullo » Sáb Dez 07, 2019 5:39 pm

Eu acho que pode ser um caminho interessante, tendo um verdadeiro multimissão, capaz de ataque, transporte, C-SAR e muito mais.

Abraços




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Re: Aviação do Exército

#4106 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 07, 2019 5:49 pm

Hã... os Mi-35 da FAB não fazem exatamente a mesma coisa?

abs




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Re: Aviação do Exército

#4107 Mensagem por Fábio Machado » Sáb Dez 07, 2019 11:32 pm

O único interesse imediato, atestado e documentado, da avex nesse seguimento é o de armar 12 esquilos e 8 dolphins. O resto é mera especulação. Alias, não duvido nada que outros sites por aí, a partir dessa informação, comecem a divulgar que os EUA doaram uma frota inteira de black hawks armados para o Brasil :roll: :lol: .




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Re: Aviação do Exército

#4108 Mensagem por FCarvalho » Dom Dez 08, 2019 8:41 pm

Vi outro vídeo do Caifa sobre o assunto e realmente há uma decisão do EME sobre o tal grupo de estudo, e salvo engano, haveria até mesmo uma suposta proposta da Sikorsky para os kits e também novos helos.

Notar que os atuais helos do EB ja tem 24 anos, e a continuidade de uso está bem limitada. Lembrar também que existe um planejamento para substituir Cougar e BH por 16 novos helos a partir de 2024.

No video é comentado que todos os Cougar serão concentrados em Campo Grande, o que eu já tinha lido sobre há tempos atrás.

No mais, em entrevistas para diversas revistas da mudia especializada sobre os planos para a Avex, de uns dois ou tres anos pra cá, os entrevistados afirmaram diversas vezes e de forma indisfarcável sua preferência pela aquisição de mais Black Hawks.

Com a FAB correndo atrás de mais BH para equipar o 2o/10o Gav, e a MB tendo mais SH nos seus planos, alguém ainda tem dúvidas mesmo de que a Avex vai ficar de fora dessa? Eu creio que não.

É só fazer as contas e ver que não se trata apenas de mais uma simples compra de oportunidade.

Aliás, isso de comprar mais BH, e outras coisas, pode gerar boas oportunidades para um certo PRODE tupiniquim no mercado norte americano.

A saber se ela será aproveitada, ou não.

abs




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Re: Aviação do Exército

#4109 Mensagem por gabriel219 » Seg Dez 09, 2019 6:20 pm

BH é helicóptero médio? Pensei que fosse da mesma categoria que o AW-159 e o Panther, um médio-leve de infiltração, enquanto helis médios seriam Cougar, Caracal, Merlin e Mi-17, que possuem capacidade de carga e de tropas transportadas bem maiores que o BH.

Eu gostaria de ver mais BH no lugar dos Panther, quanto aos Cougar, prefiro mais Caracal ou até coisa melhor, como Merlin. Esse último deveria ter sido escolhido, se não fosse o Lobby dos Franceses.




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Re: Aviação do Exército

#4110 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 10, 2019 12:43 pm

Mais H225M nas ffaa's só se for goela abaixo, de novo.
O pessoal quer mesmo é mais Black Hwks. Isso é claro e certo. E já há movimentos neste sentido. Óbvio, cada força olhando para o próprio umbigo como sempre, mas fato é que haverá mais destes helos aqui no curto e medio prazo.
Seria o caso do MD fazer o papel dele de gestor central, mas aí seria esperar demais.
Os Pantera K2 e Esquilo vão voar até a decada de 2030. Depois se vai pensar no que fazer.
Na atual conjuntura, acredito que os Cougar possam ser modernizados ao padrão dos H225M, pous todos estão passando por check D, o que permite mais 8 mil horas de voo, ou 10/15 anos de uso, pelo menos.
Com certeza a HeliBrás já está trabalhando nisso como opção ao EB. Inclusive, estes helos poderiam ser usados como moeda de troca por H225M novos. São pretendidos 16 undes para o lugar dos HM-2 e HM-3. Mss essa é uma decisão que será tomada lá por 2024, quando se pretende ter uma definição clara sobre isso, segundo os planejamento da Avex.
Enfim, pensando aqui com os meus botões... quantos Mi-17-1A2 se poderia comprar com o mesmo valor de 16 UH-60M, acessórios e kits de armas?
Para se pensar. Afinal, é pra isso que existe o MD.

abs




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