Programa de Reaparelhamento da Marinha
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Caro Marcelo, não há motivo algum para desculpas de sua parte por postar o que quer que seja, seja do autor ou fonte que seja. Não há nenhuma condenação ao mensageiro, já a mensagem, que não é se sua autoria, sempre é para ser questionada.
Quanto aos "cuidados" sobre site A ou B, apenas o tempo nos ensina a filtrar e separar a informação da opinião (ou torcida, ou lobby). Mas se posso deixar uma dica de velho, aí vai um ditado: "Quando a esmola é demais, o santo desconfia".
Att.
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Quanto custa um navio de guerra feito na China?
18 de agosto de 2017
https://www.naval.com.br/blog/2017/08/1 ... -na-china/
A matéria é de dois anos atrás mas ainda pode ser considerada atual. Para refletir sobre as opções e as necessidades de dispormos de uma marinha realmente efetiva.
abs
18 de agosto de 2017
https://www.naval.com.br/blog/2017/08/1 ... -na-china/
A matéria é de dois anos atrás mas ainda pode ser considerada atual. Para refletir sobre as opções e as necessidades de dispormos de uma marinha realmente efetiva.
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Energys escreveu: ↑Qui Set 12, 2019 11:23 am Caro Marcelo, não há motivo algum para desculpas de sua parte por postar o que quer que seja, seja do autor ou fonte que seja. Não há nenhuma condenação ao mensageiro, já a mensagem, que não é se sua autoria, sempre é para ser questionada.
Quanto aos "cuidados" sobre site A ou B, apenas o tempo nos ensina a filtrar e separar a informação da opinião (ou torcida, ou lobby). Mas se posso deixar uma dica de velho, aí vai um ditado: "Quando a esmola é demais, o santo desconfia".
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Totalmente de acordo. Reforço, portanto: caríssimo Amigo @Marcelo Ponciano, tens liberdade para postares a notícia que quiseres, desde que On Topic, claro . E nem esquentes com fuente, vários de nós sabem a diferença entre Bob e PRO. Com o tempo, ficará claro para ti também. Por exemplo, se vires matéria sobre navio do Padilha (aqui @Corsário01) no DAN ou - coisa meio rara de aparecer atualmente, vai saber - do Paulo Maia (T&D), brabo de ter erro ou viagem na maionese, são caras que construíram uma bela credibilidade e não vão arriscá-la com palpite furado; sobre blindado é @Paulo Bastos e @helio, além de um Profissional da ativa na área, o @eligioep; Aviação de Combate temos o @Thor e de vez em quando o @Justin Case, ambos Caçadores veteranos. Na mídia sobre Armas Leves acharás o Ronaldo S. Olive - o REI DE TODOS! - e o Alexandre Beraldi. São Autores cuja capacidade respeito demais, de tantas vezes que as provaram; idem os Foristas, penso sempre umas CEM vezes antes de sair dizendo algo tipo "ei, isso tá errado", de tantas vezes que fiz isso e...ME QUEBREI!
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P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Um belíssimo navio. No entanto, é bom lembrar, que os chineses não nos enviaram propostas nem mesmo para a concorrência dos NCTs. Para pensar os motivos, não é mesmo?FCarvalho escreveu: ↑Qui Set 12, 2019 11:35 am Quanto custa um navio de guerra feito na China?
18 de agosto de 2017
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A matéria é de dois anos atrás mas ainda pode ser considerada atual. Para refletir sobre as opções e as necessidades de dispormos de uma marinha realmente efetiva.
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Sim, e um deles, suspeito, é que nós não somos exatamente uma Tailândia ou Guiné Bissau da vida. Como os americanos, eles estão mau acostumados a negociar em termos impositivos e desiguais. Oras, aqui, bem ou mau, desde 1977 as coisas não funcionam mais assim. Temos nossos próprios termos e interesses em defesa, mesmo que via de regra vivamos a sabotá-los nós mesmos.Energys escreveu: ↑Qui Set 12, 2019 10:31 pmUm belíssimo navio. No entanto, é bom lembrar, que os chineses não nos enviaram propostas nem mesmo para a concorrência dos NCTs. Para pensar os motivos, não é mesmo?FCarvalho escreveu: ↑Qui Set 12, 2019 11:35 am Quanto custa um navio de guerra feito na China?
18 de agosto de 2017
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A matéria é de dois anos atrás mas ainda pode ser considerada atual. Para refletir sobre as opções e as necessidades de dispormos de uma marinha realmente efetiva.
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De qualquer forma, sair do quadrado em que estamos há décadas e olhar para outras possibilidades de fornecedores e/ou parceiros em defesa é algo que devemos observar como possível e necessário.
E se não quiserem negociar a nossos termos, paciência. O mundo é pequeno e dá muitas voltas.
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Novo navio de salvamento submarino da Marinha do Brasil deve chegar em dezembro
Adams Challenge – Offshore Supply Vessel
O navio de apoio offshore de 4.100 toneladas que a Marinha do Brasil estava negociando com a empresa Adams Offshore WLL, sediada no Bahrein, especializado no apoio a atividades submarinas, deve chegar em 20 de dezembro, segundo uma fonte do Poder Naval.
O novo Offshore Supply Vessel deverá substituir o Navio de Salvamento Submarino, Felinto Perry (K11), que apresenta graves problemas de propulsão e que teve sua baixa decidida pela Alta Administração Naval (Comandante da Marinha mais Almirantado).
O navio encontrava-se no complexo portuário de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, quando foi inspecionado por uma delegação da Força Naval brasileira, constituída por oficiais do Comando da Força de Submarinos (ForSub) e da Diretoria Geral do Material da Marinha (DGMM).
A embarcação que assumirá o lugar do Felinto Perry é do tipo Adams Challenge, de 85 metros de comprimento, 18 de boca e 8 de calado.
Ele conta com um heliponto (helideck) na proa, acima do passadiço – capaz de receber aeronaves do porte de um Eurocopter AS332L Super Puma, de 9 toneladas (carregado para a decolagem) –, e dispõe de área livre à ré do convés principal, de, aproximadamente, 540 m² (junto a uma guincho com capacidade para até 100 toneladas).
Em termos técnicos, trata-se de uma embarcação de apoio offshore multifuncional com posicionamento dinâmico e elétrico, concebida para suportar uma ampla variedade de atividades de suporte offshore, incluindo o apoio ao mergulho e o gerenciamento de ROV (Remotely Operated Vehicle).
Navio de Salvamento Submarino Felinto Perry K11, da Marinha do Brasil
FONTE: Poder Naval
https://defesabrasilnoticias.blogspot.c ... no-da.html
abs.
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Adams Challenge – Offshore Supply Vessel
O navio de apoio offshore de 4.100 toneladas que a Marinha do Brasil estava negociando com a empresa Adams Offshore WLL, sediada no Bahrein, especializado no apoio a atividades submarinas, deve chegar em 20 de dezembro, segundo uma fonte do Poder Naval.
O novo Offshore Supply Vessel deverá substituir o Navio de Salvamento Submarino, Felinto Perry (K11), que apresenta graves problemas de propulsão e que teve sua baixa decidida pela Alta Administração Naval (Comandante da Marinha mais Almirantado).
O navio encontrava-se no complexo portuário de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, quando foi inspecionado por uma delegação da Força Naval brasileira, constituída por oficiais do Comando da Força de Submarinos (ForSub) e da Diretoria Geral do Material da Marinha (DGMM).
A embarcação que assumirá o lugar do Felinto Perry é do tipo Adams Challenge, de 85 metros de comprimento, 18 de boca e 8 de calado.
Ele conta com um heliponto (helideck) na proa, acima do passadiço – capaz de receber aeronaves do porte de um Eurocopter AS332L Super Puma, de 9 toneladas (carregado para a decolagem) –, e dispõe de área livre à ré do convés principal, de, aproximadamente, 540 m² (junto a uma guincho com capacidade para até 100 toneladas).
Em termos técnicos, trata-se de uma embarcação de apoio offshore multifuncional com posicionamento dinâmico e elétrico, concebida para suportar uma ampla variedade de atividades de suporte offshore, incluindo o apoio ao mergulho e o gerenciamento de ROV (Remotely Operated Vehicle).
Navio de Salvamento Submarino Felinto Perry K11, da Marinha do Brasil
FONTE: Poder Naval
https://defesabrasilnoticias.blogspot.c ... no-da.html
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Ótima notícia para a força de submarinos da MB. Mas como diz aquele ditado que ninguém gosta de dizer, "quem tem um, não tem nenhum, quem tem dois, pode ter um..."
Penso ser uma questão de bom senso a MB envidar esforços para no ano que vem conseguir um ou dois navios a mais para essa missão. Afinal, são navios usados, relativamente novos e baratos. E sua manutenção é bem dentro do que a MB pode arcar com ele.
E depois tem que decidir sobre a oferta dos mini submarinos feita ano passado.
Não esquecendo que temos de arrumar um helo médio de emprego geral para substituir os Esquilo no curto prazo. A hora deles mais do que passou. E este e outros navios da MB não podem operar sem helos de apoio.
abs
Penso ser uma questão de bom senso a MB envidar esforços para no ano que vem conseguir um ou dois navios a mais para essa missão. Afinal, são navios usados, relativamente novos e baratos. E sua manutenção é bem dentro do que a MB pode arcar com ele.
E depois tem que decidir sobre a oferta dos mini submarinos feita ano passado.
Não esquecendo que temos de arrumar um helo médio de emprego geral para substituir os Esquilo no curto prazo. A hora deles mais do que passou. E este e outros navios da MB não podem operar sem helos de apoio.
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Publicado em: 14/10/2019 | Edição: 199 | Seção: 1 | Página: 10
Órgão: Ministério da Defesa/Comando da Marinha/Gabinete do Comandante
PORTARIA Nº 300/MB, DE 10 DE OUTUBRO DE 2019
Dá baixa, do Serviço Ativo da Armada, na Corveta “Jaceguai” e dá outras providências.
O COMANDANTE DA MARINHA, no uso das atribuições que lhe conferem o inciso II do art. 1º do Decreto nº 90.703, de 18 de dezembro de 1984, combinado com os arts. 4º e 19 da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, alterada pela Lei Complementar nº 136, de 25 de agosto de 2010, e o inciso V do art. 26 do Anexo I ao Decreto nº 5.417, de 13 de abril de 2005, resolve:
Art. 1º Dar baixa, do Serviço Ativo da Armada, na Corveta “Jaceguai”.
Art. 2º Exonerar do cargo de Comandante o Capitão de Mar e Guerra RAPHAEL GUSTAVO FRISCHGESELL.
Art. 3º Proceder à alienação do casco da ex-Corveta “Jaceguai”, na forma da legislação em vigor.
Art. 4º Esta Portaria entrará em vigor no dia 18 de outubro de 2019.
ILQUES BARBOSA JUNIOR
Órgão: Ministério da Defesa/Comando da Marinha/Gabinete do Comandante
PORTARIA Nº 300/MB, DE 10 DE OUTUBRO DE 2019
Dá baixa, do Serviço Ativo da Armada, na Corveta “Jaceguai” e dá outras providências.
O COMANDANTE DA MARINHA, no uso das atribuições que lhe conferem o inciso II do art. 1º do Decreto nº 90.703, de 18 de dezembro de 1984, combinado com os arts. 4º e 19 da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, alterada pela Lei Complementar nº 136, de 25 de agosto de 2010, e o inciso V do art. 26 do Anexo I ao Decreto nº 5.417, de 13 de abril de 2005, resolve:
Art. 1º Dar baixa, do Serviço Ativo da Armada, na Corveta “Jaceguai”.
Art. 2º Exonerar do cargo de Comandante o Capitão de Mar e Guerra RAPHAEL GUSTAVO FRISCHGESELL.
Art. 3º Proceder à alienação do casco da ex-Corveta “Jaceguai”, na forma da legislação em vigor.
Art. 4º Esta Portaria entrará em vigor no dia 18 de outubro de 2019.
ILQUES BARBOSA JUNIOR
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
https://www.naval.com.br/blog/2019/10/2 ... barcacoes/
É verídica essa troca? Numa visão superficial, acho uma troca horrível pensando na diferença de poderio militar entre as duas embarcações.
É verídica essa troca? Numa visão superficial, acho uma troca horrível pensando na diferença de poderio militar entre as duas embarcações.
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
A esquadra sofre de um problema congênito de obsolescência em bloco de todos os seus meios.
Se o negócio for verdade, há de se verificar quais os critérios para essa suposta troca e o quê nela está contida em termo de ganhos materiais, financeiros e operacionais para ambos os lados.
abs
Se o negócio for verdade, há de se verificar quais os critérios para essa suposta troca e o quê nela está contida em termo de ganhos materiais, financeiros e operacionais para ambos os lados.
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
parece que é verdade mesmo.
“Vou ao Peru na quarta-feira de tarde, em princípio, se tudo estiver tranquilo. Fui convidado pelo governo peruano, tem um acordo que vai ser assinado lá entre a nossa Marinha e a Marinha peruana para uma troca de embarcações. Vou me encontrar com presidente do conselho de ministros e com o presidente peruano”, disse Mourão.
fonte: https://www.defesaaereanaval.com.br/nav ... ios-diz-g1
“Vou ao Peru na quarta-feira de tarde, em princípio, se tudo estiver tranquilo. Fui convidado pelo governo peruano, tem um acordo que vai ser assinado lá entre a nossa Marinha e a Marinha peruana para uma troca de embarcações. Vou me encontrar com presidente do conselho de ministros e com o presidente peruano”, disse Mourão.
fonte: https://www.defesaaereanaval.com.br/nav ... ios-diz-g1
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
O IKL 209 é uma classe de submarinos que ainda está em serviço em vários países, de modo que teriam ainda um bom potencial para revenda. Talvez fosse melhor trocar os submarinos por dinheiro e dar andamento ao programa de navios de escolta, ou então de patrulha oceânica. Outro navio anfíbio não é, pelo menos não deveria ser, prioridade para a marinha neste momento. Se bem que escolher prioridades nunca foi o forte da nossa marinha.
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Senhores,Fábio Machado escreveu: ↑Ter Out 22, 2019 10:54 pm O IKL 209 é uma classe de submarinos que ainda está em serviço em vários países, de modo que teriam ainda um bom potencial para revenda. Talvez fosse melhor trocar os submarinos por dinheiro e dar andamento ao programa de navios de escolta, ou então de patrulha oceânica. Outro navio anfíbio não é, pelo menos não deveria ser, prioridade para a marinha neste momento. Se bem que escolher prioridades nunca foi o forte da nossa marinha.
A possível baixa de dois classe Tupi entre outras razões esta ligada a questões complexas envolvendo logística e a operacionalidade da Força.
Estou sem tempo mais vou colocar duas informações que são pertinentes a saída destes navios de cena da MB. Dificuldades que serão assumidas pelo novo operador.
1. A classe IKL 209 sem duvida foi um sucesso comercial, sendo que seu projeto tem de aproximadamente 40 anos de idade. Atualmente os custos de manutenção são elevados, devido os prazos longos para entrega de peças de fabricação descontinuada,pela falta de disponibilidade para pronta entrega de materiais e equipamentos e em função destes fatores os preços cobrados pelos fornecedores se tornam proibitivos. Como os serviços de manutenção de submarinos devem atender requisitos de qualidade total os problemas mencionados levam a uma baixa disponibilidade operacional destes submarinos mundo afora.
2- A origem da classe IKL 209 e o resultado da ''jumborização'' dos submarinos classes IKL 205/206 de projeto do professor Dr. Ulrich Gabler o que os torna aptos ao emprego costeiro em TOM restritos. No caso do Brasil em que as áreas de patrulha são em áreas oceânicas muito afastadas de sua base existe um sacrifício maior do material em especial os grupos motores-geradores, uma vez que o trânsito para as áreas de patrulha ou exercício são demasiados longos.
Parte deste problema foi minimizado com o Tikuna e o seria com o seu irmão o Tapuia que não foi construído devido a descaração de sempre o poder político enfia o dinheiro no rabo e falta para saúde, educação e defesa, que deveriam ser as grandes prioridades da nação.
Tem outras questões mais comento em outro momento.
Em relação a possível vinda deste LPD uma das finalidades do mesmo será operar com NE em substituição ao Brasil. Além disto deverá operar em benefício da Esquadra em operações anfíbias, de apoio, humanitárias. E bom lembrar que somente um dos LPD's que a MB tinha foi substituído.
Sds
Lord Nauta
Editado pela última vez por Lord Nauta em Qua Out 23, 2019 2:53 pm, em um total de 1 vez.