Na verdade, a manter-se os apontamentos atuais para o orçamento do MD em 2020, pouco ou nada dos projetos estratégicos das ffaa's conseguirá sair do lugar em que está. Eu creio até que se nada for feito, e passar tudo como está, todos os projetos, até aqueles que não tiveram o contrato assinado, estarão em perigo de não se concretizarem.
Provavelmente o máximo que se poderá fazer, diante do status quo, é prosseguir nos estudos para uma nova VBC-CC e a VBTP-SL em algum ponto no futuro da década de 2030. A que se aproxima pelo jeito será mais uma perdida em termos de defesa.
Por outro lado, pode sair uma coisa boa disso. Se a modernização não sair, em 2027 o contrato de apoio da KMW para esses carros se encerra. A partir deste ponto não haverá mais nenhuma garantia para os Leo 1A5. Ou seja, em apenas 6 anos estaremos numa situação em que, do ponto de vista operacional, custeio e manutenção a frota de CC do exército estará praticamente toda ela inviabilizada. Traduzindo em miúdos, o EB ficará sem CC e as bgdas bldas e RCB sem o seu principal vetor de combate e motivo de sua existência.
Não é nenhuma novidade que muitas vezes o poder político se apossou de situações extremas como essa para justificar-se a fim de dispor os recursos necessários para alocar meios materiais às ffaa's. Todos nós sabemos aqui que a politicalha geral em Brasília adora um projeto bilionário, e todas as suas possibilidades de negociações(negociatas). O HX-BR foi só um exemplo disso.
Assim, pode-se abrir uma oportunidade para - em se mantendo os atuais estudos de viabilidade e técnicos determinados nas portarias do EB para a cav blda - uma nova CC/VBTP-SL e respectivas famílias, obtendo assim os recursos necessários para tirá-las do papel via BID.
Tenho quase certeza que se o cmte do EB chegar em 2028 com o presidente da hora e disser:
- "olha, não temos mais tanques e nem veículos de transporte. os que tínhamos não funcionam mais, já era. os Argentinos tem tanques. os venezuelanos idem. até a Bolívia e o Uruguai tem tanques. nós não temos. e aí como é que fica?"
Aí o presidente da hora responde com cara de surpresa quase sonolenta:
- "porra, agora que tu vem me dizer isso?! era para me falar nas eleições!"
- "mas, quanto é que tu precisa mesmo?"

abs.