Força Aérea do Chile: notícias
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- jambockrs
- Sênior
- Mensagens: 2617
- Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
- Localização: Porto Alegre/RS
- Agradeceu: 427 vezes
- Agradeceram: 180 vezes
Força Aérea do Chile: notícias
Meus prezados
SAAB oferece ao Chile JAS-39 C / D MS20
Segundo a Infodefensa, uma publicação do governo informou que, em 12 de junho, os representantes da SAAB AB se reuniram com o general Rafael Carrere, do Comando de Logística da FACh. Embora nenhum número em quantidade ou preço tenha sido dado, o detalhe informa que foi feita uma oferta a Força Aérea do Chile para caaças multipropósitos JAS-39 C single seat e JAS-39D two seat. Estes foram oferecidos no padrão MS20, que implementou melhorias de hardware e software. A SAAB pode oferecer aeronaves novas e excedentes JAS-39C / D. O principal deles em hardware é o
integração do míssil MBDA Meteor BVR e da Small Diameter Bomb (SDB).
Fonte: LATAMilitary 22 ago 2019
SAAB oferece ao Chile JAS-39 C / D MS20
Segundo a Infodefensa, uma publicação do governo informou que, em 12 de junho, os representantes da SAAB AB se reuniram com o general Rafael Carrere, do Comando de Logística da FACh. Embora nenhum número em quantidade ou preço tenha sido dado, o detalhe informa que foi feita uma oferta a Força Aérea do Chile para caaças multipropósitos JAS-39 C single seat e JAS-39D two seat. Estes foram oferecidos no padrão MS20, que implementou melhorias de hardware e software. A SAAB pode oferecer aeronaves novas e excedentes JAS-39C / D. O principal deles em hardware é o
integração do míssil MBDA Meteor BVR e da Small Diameter Bomb (SDB).
Fonte: LATAMilitary 22 ago 2019
- Marcelo Ponciano
- Sênior
- Mensagens: 1264
- Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
- Localização: Brasília-DF
- Agradeceu: 703 vezes
- Agradeceram: 557 vezes
Re: Força Aérea do Chile: notícias
Por que a versão C/D?? E não a E??
Editado pela última vez por Marcelo Ponciano em Sex Ago 23, 2019 1:23 pm, em um total de 1 vez.
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38222
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5808 vezes
- Agradeceram: 3301 vezes
Re: Força Aérea do Chile: notícias
O Chile passa por problemas orçamentários em relação à defesa, posto que a exportação de cobre anda com preços baixos, e isso implica no aporte de recursos aos programas de reequipamento das ffaa's.
No caso da FACh, a substituição dos F-5 Tiger III foi postergadas para daqui a dez anos, em vista dessas limitações. A compra de mais F-16A/B ou C/D Block 52, também não foi feita em função disso, e que poderiam substituir também os F-5. Mas a princípio eles vão permanecer operacionais.
Os suecos estão apostando as suas fichas em uma eventual retomada orçamentária no médio/longo prazo e mostrando o que tem. O modelo C/D seja usado ou novo, é bem mais em conta do que o E/F. Para o Chile seria uma opção também muito atraente, posto que o caça estaria no mesmo padrão dos F-16C/D e poderia substituir com vantagens os F-5 em Punta Arenas, ou até mesmo os F-16A/B mais antigos.
O Gripen C/D possuem um ciclo de vida longevo e baixo custo operacional e de manutenção. Ademais, uma compra dos C/D hoje pode vir a se tornar uma compra de E/F amanhã.
abs
No caso da FACh, a substituição dos F-5 Tiger III foi postergadas para daqui a dez anos, em vista dessas limitações. A compra de mais F-16A/B ou C/D Block 52, também não foi feita em função disso, e que poderiam substituir também os F-5. Mas a princípio eles vão permanecer operacionais.
Os suecos estão apostando as suas fichas em uma eventual retomada orçamentária no médio/longo prazo e mostrando o que tem. O modelo C/D seja usado ou novo, é bem mais em conta do que o E/F. Para o Chile seria uma opção também muito atraente, posto que o caça estaria no mesmo padrão dos F-16C/D e poderia substituir com vantagens os F-5 em Punta Arenas, ou até mesmo os F-16A/B mais antigos.
O Gripen C/D possuem um ciclo de vida longevo e baixo custo operacional e de manutenção. Ademais, uma compra dos C/D hoje pode vir a se tornar uma compra de E/F amanhã.
abs
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38222
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5808 vezes
- Agradeceram: 3301 vezes
Re: Força Aérea do Chile: notícias
Chile vai substituir avião de treinamento-T-35
14 de maio de 2019
https://www.cavok.com.br/blog/chile-vai ... ento-t-35/
Enaer quer colocar o treinador Pillán próximo ao patamar do Super Tucano
6 de fevereiro de 2019
https://www.aereo.jor.br/2019/02/06/ena ... er-tucano/
14 de maio de 2019
https://www.cavok.com.br/blog/chile-vai ... ento-t-35/
Enaer quer colocar o treinador Pillán próximo ao patamar do Super Tucano
6 de fevereiro de 2019
https://www.aereo.jor.br/2019/02/06/ena ... er-tucano/
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38222
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5808 vezes
- Agradeceram: 3301 vezes
Re: Força Aérea do Chile: notícias
O F-35 está ‘totalmente disponível’ para o Chile, diz Lockheed Martin
10 de julho de 2018
https://www.aereo.jor.br/2018/07/10/o-f ... ed-martin/
abs
10 de julho de 2018
https://www.aereo.jor.br/2018/07/10/o-f ... ed-martin/
abs
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38222
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5808 vezes
- Agradeceram: 3301 vezes
Re: Força Aérea do Chile: notícias
Chile planeja modernizar seus caças F-16
13 de novembro de 2018
https://www.aereo.jor.br/2018/11/13/chi ... acas-f-16/
Notícia de quase um anos atrás. Para ver como o cenário muda rapidamente hoje em dia.
abs
13 de novembro de 2018
https://www.aereo.jor.br/2018/11/13/chi ... acas-f-16/
Notícia de quase um anos atrás. Para ver como o cenário muda rapidamente hoje em dia.
abs
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38222
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5808 vezes
- Agradeceram: 3301 vezes
Re: Força Aérea do Chile: notícias
SAAB oferece Gripen para a Força Aérea chilena.
https://www.cavok.com.br/blog/saab-ofer ... a-chilena/
Algumas observações:
O Chile tem na Enaer o seu referencial tecnológico e industrial na área de P&D aeroespacial. Eles ao longo dos anos amealharam uma capacidade nada desprezível neste campo. E podemos verificar também que o mesmo se dá, em maior ou menor medida em terra e mar. Este processo vem ocorrendo com certa regularidade orçamentária e de planejamento. o que tem proporcionado resultados bastante satisfatórios para as ffaa's chilenas nos últimos vinte anos.
Várias aquisições e desenvolvimentos foram possíveis em função do aporte da lei do cobre, que sustenta grande parte, senão quase todo o investimento chileno em defesa. Para eles, este assunto é sério e ultrapassa mesmo as complexidades das relações com o seu passado ditatorial e as rusgas políticas que até hoje permeiam o cenário andino.
Conquanto, o Chile está passando, ou deverá passar no curto e médio prazo, por um novo processo de renovação material, que deve contar de certo com o máximo de participação da industria nacional. E isso é fato, não apenas uma mera intuição. Faz parte da práxis chilena envolver obrigatoriamente off set e transferência de tecnologias onde e quando possível nos seus negócios de defesa. Obviamente adequados a sua realidade industrial e tecnológica.
Neste sentido, cumpre olhar com atenção as oportunidades que irão surgir na próxima década sobre possíveis negócios que se pode obter por lá.
No caso da FACh, não apenas a substituição e/ou modernização dos F-15A/B/C/D, como também a dos F-5, T-35, A/T-36, P-95, C-130 e a cereja do bolo, penso, o 707 Condor. Quase toda a FACh no médio e longo prazo precisará substituir ou modernizar suas aeronaves. E isso é um marco que deixará as próximas FIDAE, a começar pela edição 2020, mais que interessantes.
O que estamos fazendo a despeito disso? Aliás, o que MD, MRE, MIC, ABIMDE, e demais estão fazendo? Já começamos a fazer?
abs
https://www.cavok.com.br/blog/saab-ofer ... a-chilena/
Algumas observações:
O Chile tem na Enaer o seu referencial tecnológico e industrial na área de P&D aeroespacial. Eles ao longo dos anos amealharam uma capacidade nada desprezível neste campo. E podemos verificar também que o mesmo se dá, em maior ou menor medida em terra e mar. Este processo vem ocorrendo com certa regularidade orçamentária e de planejamento. o que tem proporcionado resultados bastante satisfatórios para as ffaa's chilenas nos últimos vinte anos.
Várias aquisições e desenvolvimentos foram possíveis em função do aporte da lei do cobre, que sustenta grande parte, senão quase todo o investimento chileno em defesa. Para eles, este assunto é sério e ultrapassa mesmo as complexidades das relações com o seu passado ditatorial e as rusgas políticas que até hoje permeiam o cenário andino.
Conquanto, o Chile está passando, ou deverá passar no curto e médio prazo, por um novo processo de renovação material, que deve contar de certo com o máximo de participação da industria nacional. E isso é fato, não apenas uma mera intuição. Faz parte da práxis chilena envolver obrigatoriamente off set e transferência de tecnologias onde e quando possível nos seus negócios de defesa. Obviamente adequados a sua realidade industrial e tecnológica.
Neste sentido, cumpre olhar com atenção as oportunidades que irão surgir na próxima década sobre possíveis negócios que se pode obter por lá.
No caso da FACh, não apenas a substituição e/ou modernização dos F-15A/B/C/D, como também a dos F-5, T-35, A/T-36, P-95, C-130 e a cereja do bolo, penso, o 707 Condor. Quase toda a FACh no médio e longo prazo precisará substituir ou modernizar suas aeronaves. E isso é um marco que deixará as próximas FIDAE, a começar pela edição 2020, mais que interessantes.
O que estamos fazendo a despeito disso? Aliás, o que MD, MRE, MIC, ABIMDE, e demais estão fazendo? Já começamos a fazer?
abs
Editado pela última vez por FCarvalho em Sáb Ago 24, 2019 11:50 pm, em um total de 1 vez.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38222
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5808 vezes
- Agradeceram: 3301 vezes
Re: Força Aérea do Chile: notícias
IAI presenta su soluciones AEW&C a la Fuerza Aerea de Chile
https://www.infodefensa.com/latam/2019/ ... chile.html
02/04/2019
Como disse, os negócios no futuro com os chilenos vão ficar muito interessantes nos próximos anos.
Todo mundo está se mexendo.
abs
https://www.infodefensa.com/latam/2019/ ... chile.html
02/04/2019
Como disse, os negócios no futuro com os chilenos vão ficar muito interessantes nos próximos anos.
Todo mundo está se mexendo.
abs
Carpe Diem
- gogogas
- Sênior
- Mensagens: 2203
- Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
- Agradeceu: 52 vezes
- Agradeceram: 229 vezes
Re: Força Aérea do Chile: notícias
A Embraer poderia entrar em sena para oferecer seus produtos ! O praetor 600 com sonda para reabastecimento com uma dúzia de KC-390 seria mais que suficiente para a FACH ! Além de seus vizinhos não ter uma capacidade igual a FACH .
Gogogas !
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38222
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5808 vezes
- Agradeceram: 3301 vezes
Re: Força Aérea do Chile: notícias
O ideal é oferecer negócios que vão além de simples vendas de materiais de emprego militar.
Temos muito a oferecer e a receber. A indústrias de ambos os países tem condições de firmar soluções de longo prazo para as diversas necessidades de suas ffaa's.
Uma das formas de diminuir nossa dependência de fornecedores tradicionais é envidando soluções próprias com ou sem parcerias. O Chile pode ser uma opção muito interessante neste aspecto.
Abs
Temos muito a oferecer e a receber. A indústrias de ambos os países tem condições de firmar soluções de longo prazo para as diversas necessidades de suas ffaa's.
Uma das formas de diminuir nossa dependência de fornecedores tradicionais é envidando soluções próprias com ou sem parcerias. O Chile pode ser uma opção muito interessante neste aspecto.
Abs
Carpe Diem
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61662
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6371 vezes
- Agradeceram: 6719 vezes
- Contato:
Re: Força Aérea do Chile: notícias
Acho complicado de a FACh pegar Gripen: os F-16 Block 50/52 ainda são relativamente novos e a Enaer é uma das poucas empresas do mundo com capacidade de fazer profundas alterações neste caça. Parar tudo por causa do Gripen (se não me engano o oferecido era uma versão melhorada do A/B, não o E/F, e para substituir o F-5) me parece estranho. Aliás, comprar mais alguns 50/52 e reformar os que já tem (do mesmo Block) para Viper (além da aquisição direta de uma dezena ou mais novos) faria muito mais sentido, além de terem KC-135, com aquela cara parafernália do Flying Boom, que é desnecessária para a maioria dos caças do mundo. A citada Enaer seria ainda mais beneficiada se usassem a melhor parte dos MLU para finalmente substituir os Tigre III. Teriam uma frota moderna, ainda mais poderosa do que a atual e isso com aeronaves às quais já são acostumados e cujas limitações e capacidades conhecem muito bem.
Idem para o AEW&C: sua profunda ligação com Israel (mais antiga do que a nossa, aliás) poderia levar a uma solução parecida com o Condor, só que agora com aeronaves menores (graças ao avanço tecnológico, com radares AESA) como, sei lá, alguns B737 ou A320 recondicionados, que voariam pelo custo daquele único 707.
Idem para o AEW&C: sua profunda ligação com Israel (mais antiga do que a nossa, aliás) poderia levar a uma solução parecida com o Condor, só que agora com aeronaves menores (graças ao avanço tecnológico, com radares AESA) como, sei lá, alguns B737 ou A320 recondicionados, que voariam pelo custo daquele único 707.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- jambockrs
- Sênior
- Mensagens: 2617
- Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
- Localização: Porto Alegre/RS
- Agradeceu: 427 vezes
- Agradeceram: 180 vezes
Re: Força Aérea do Chile: notícias
Mas a EMBRAER, em parceria com a ELTA (tb israelense) já está desenvolvendo uma aeronave Praetor com radar AESA.Túlio escreveu: ↑Qua Ago 28, 2019 9:33 pm ...
Idem para o AEW&C: sua profunda ligação com Israel (mais antiga do que a nossa, aliás) poderia levar a uma solução parecida com o Condor, só que agora com aeronaves menores (graças ao avanço tecnológico, com radares AESA) como, sei lá, alguns B737 ou A320 recondicionados, que voariam pelo custo daquele único 707.[/Justificar]
viewtopic.php?f=1&t=19673
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38222
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5808 vezes
- Agradeceram: 3301 vezes
Re: Força Aérea do Chile: notícias
A SAAB está olhando o bolso e o longo prazo nesta proposta com os chilenos.
Eles ofereceram opções com o Gripen C/D, usados ou novos, no padrão MS20 que é o mais atual do caça. Isto pode ser perfeitamente factível para as pretensões de longo prazo da FACh.
Quanto ao mais, como Jamborrks colocou, a Embraer já tem um produto para AEW com os israelenses, assim como também pode oferecer o EryEye da SAAB caso os suecos se disponham a isso também,
Na verdade, o portfólio hoje de aviões da Embraer permite que eles possam oferecer diversas soluções de vários tipos de radares para missões AEW&C. Vai depender essencialmente do gosto e do bolso do freguês.
Os F-16 A/B chilenos salvo melhor juízo são block 15/20, dos mais antigos, e já passaram por um MLU pelo menos. São bastante voados e depende de uma análise muito criteriosa sobre o seu real estado da fuselagem e quanto ainda ela aguenta e se um novo MLU seria interessante tanto do ponto de vista técnico quanto financeiro.
abs.
Eles ofereceram opções com o Gripen C/D, usados ou novos, no padrão MS20 que é o mais atual do caça. Isto pode ser perfeitamente factível para as pretensões de longo prazo da FACh.
Quanto ao mais, como Jamborrks colocou, a Embraer já tem um produto para AEW com os israelenses, assim como também pode oferecer o EryEye da SAAB caso os suecos se disponham a isso também,
Na verdade, o portfólio hoje de aviões da Embraer permite que eles possam oferecer diversas soluções de vários tipos de radares para missões AEW&C. Vai depender essencialmente do gosto e do bolso do freguês.
Os F-16 A/B chilenos salvo melhor juízo são block 15/20, dos mais antigos, e já passaram por um MLU pelo menos. São bastante voados e depende de uma análise muito criteriosa sobre o seu real estado da fuselagem e quanto ainda ela aguenta e se um novo MLU seria interessante tanto do ponto de vista técnico quanto financeiro.
abs.
Carpe Diem
- jambockrs
- Sênior
- Mensagens: 2617
- Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
- Localização: Porto Alegre/RS
- Agradeceu: 427 vezes
- Agradeceram: 180 vezes
Re: Força Aérea do Chile: notícias
Meus prezados
Aeronave dos "Halcones" cai no CHile
http://www.cavok.com.br/blog/aviao-dos- ... -no-chile/
Aeronave dos "Halcones" cai no CHile
http://www.cavok.com.br/blog/aviao-dos- ... -no-chile/
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: Força Aérea do Chile: notícias
Força Aérea do Chile exibe seus F-16 com mísseis AIM-120 AMRAAM
https://www.aereo.jor.br/2020/09/04/for ... 20-amraam/
https://www.aereo.jor.br/2020/09/04/for ... 20-amraam/
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla