Olá JRicardo,
O Gripen F está sendo desenvolvido mais como uma aeronave operacional de combate do que propriamente de conversão. Aliás, esta missão vai ser difícil ver ele fazendo, e se fizer, serão gastas com certeza as menores horas de voo nele nos esquadrões. Principalmente se levarmos em conta o largo uso de simuladores, que tende a aprofundar-se nos próximos anos, inclusive na FAB.
Para a conversão operacional, a FAB na verdade ainda não tem uma decisão final. Por enquanto a dupla A-29 e F-5EM estão dando conta, mas com a chegada dos novos caças as coisas podem mudar. Conquanto, tudo vai ficar para mais adiante quando os Gripen E/F estiverem todos aí e as primeiras turmas do 3o Gav começarem a migrar para ele direto do ST. Aí teremos uma visão concreta da realidade, e se esta transição pode ser feita normalmente ou se vai exigir um avião intermediário. Os suecos já estão se perguntando isso por causa da substituição dos seus Sk-105. E obviamente estão conversando com a FAB.
Então, aviões LIFT a jato na FAB, acredito eu, só depois de 2030, se realmente forem necessários. É mais ou menos o mesmo tempo que os suecos esperam começar a substituir os seus treinadores a jato e ter decidido se o T-X, ou outro tipo de aeronave, vale o investimento. Para isso eles continuam conversando com a FAB e a Embraer... também.
A ver.
abs