TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Luís Henrique
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82606 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Mai 11, 2019 11:21 pm

FCarvalho escreveu: Qui Mai 09, 2019 10:16 am Com a reestruturação proposta em vista, a ideia é ficar com apenas 3 bases aéreas com caças, cada uma com um grupo. Isso dá as 108 aeronaves tao faladas.

O desejo da FAB obviamente é manter o Gripen E como padrão, já que isso facilita muito a vida logística e operacional da instituição, além do melhor controle de custos. Mas os brigadeiros sabem que não existem garantias de que haverá novos lotes, seja do Gripen ou de qualquer outra coisa. Isso não depende só da FAB.

Se os custos do caça forem diminuindo de acordo com o avanço do processo produtivo - e para isso temos de torcer muito para os suecos vencerem algumas das concorrências de que participam - então fica em tese um pouco mais fácil de tentar convencer os políticos a abrir a mão. Afinal, nós fazemos parte também desse mesmo processo e vamos também ganhar com a sua continuidade. A Embraer Defesa vai depender desse processo também, direta e indiretamente para continuar sendo viável como empresa e negócio.

E se nada disso for o suficiente para convencer os políticos, bem, sempre há a opção de ficar apenas com o que se tem e se vira nos trinta. Afinal, 36 ainda podem ser divididos por 3.

No Brasil do Carnaval, samba e futebol, 36 ou zero caças para a FAB sempre vai continuar sendo muito de qualquer jeito.

Abs
Uma outra possibilidade é a Turquia ser excluída do programa JSF e após o status de parceiro preferencial ou ainda mais adiante, o status de parceiro global da Otan, talvez nos seja oferecido para ficarmos com a participação industrial da Turquia desde que a FAB adquira os 100 F-35 A encomendados pelos turcos.

Se os EUA oferecerem um pacote de acesso à tecnologias, produção industrial no Brasil, participando da cadeia de fornecedores e alguma autonomia, como manutenções dos motores aqui, etc.
Aliado ao custo do F-35A que está caindo para menos de U$ 80 mi a unidade, eu acho que seria muito bom se isso acontecesse.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82607 Mensagem por Zelhos » Dom Mai 12, 2019 2:48 pm

E o custo hora x voo? O valor unitário não importa muito, se fosse assim, a FAB teria aceitado o Rafale.




Um dia é da caça... o outro do caçador...


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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82608 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 13, 2019 9:49 am

Luís Henrique escreveu: Sáb Mai 11, 2019 11:21 pm
FCarvalho escreveu: Qui Mai 09, 2019 10:16 am Com a reestruturação proposta em vista, a ideia é ficar com apenas 3 bases aéreas com caças, cada uma com um grupo. Isso dá as 108 aeronaves tao faladas.
O desejo da FAB obviamente é manter o Gripen E como padrão, já que isso facilita muito a vida logística e operacional da instituição, além do melhor controle de custos. Mas os brigadeiros sabem que não existem garantias de que haverá novos lotes, seja do Gripen ou de qualquer outra coisa. Isso não depende só da FAB.
Se os custos do caça forem diminuindo de acordo com o avanço do processo produtivo - e para isso temos de torcer muito para os suecos vencerem algumas das concorrências de que participam - então fica em tese um pouco mais fácil de tentar convencer os políticos a abrir a mão. Afinal, nós fazemos parte também desse mesmo processo e vamos também ganhar com a sua continuidade. A Embraer Defesa vai depender desse processo também, direta e indiretamente para continuar sendo viável como empresa e negócio.
E se nada disso for o suficiente para convencer os políticos, bem, sempre há a opção de ficar apenas com o que se tem e se vira nos trinta. Afinal, 36 ainda podem ser divididos por 3.
No Brasil do Carnaval, samba e futebol, 36 ou zero caças para a FAB sempre vai continuar sendo muito de qualquer jeito.
Abs
Uma outra possibilidade é a Turquia ser excluída do programa JSF e após o status de parceiro preferencial ou ainda mais adiante, o status de parceiro global da Otan, talvez nos seja oferecido para ficarmos com a participação industrial da Turquia desde que a FAB adquira os 100 F-35 A encomendados pelos turcos.
Se os EUA oferecerem um pacote de acesso à tecnologias, produção industrial no Brasil, participando da cadeia de fornecedores e alguma autonomia, como manutenções dos motores aqui, etc.
Aliado ao custo do F-35A que está caindo para menos de U$ 80 mi a unidade, eu acho que seria muito bom se isso acontecesse.
Eu tinha pensado nesta possibilidade, mas do ponto de vista da FAB, o objetivo continua sendo o Gripen E/F tendo em vista que ele não foi, e não é, uma simples compra de prateleira. Somos partícipes do seu projeto e, também, dos seus riscos. Estamos desenvolvendo a versão biposto e tudo o mais que se possa apor na versão BR. E já conseguimos algum sucesso em relação as características do mesmo no processo produtivo como um todo, com os suecos adotando soluções tecnológicas nossas.
As perspectivas que isso seja ampliado é bem mais real e convincente do que esperar que os americanos nos deem algo parecido em relação ao F-35, que é um avião ainda muito problemático e, principalmente, fora do alcance do orçamento de manutenção da FAB.
Imagino que o atual governo antes de sair de cena, olhando a conjuntura de mercado do caça, e também as necessidades da própria FAB, deve tirar da cartola um segundo lote a fim de substituir os F-5EM, pelo menos. Isso até 2022, já que a FAB trabalha com a hipótese de um segundo lote entre 2035/2026. Tudo vai depender do que vai acontecer no curto prazo em relação as vendas do Gripen E/F, pois apesar da Suécia estar interessada em um segundo lote, nada está garantido sobre este isso.
Se eventualmente o Gripen vencer na Suiça e na Finlândia, onde possui as maiores chances, o segundo lote pode ficar para 2025/2026 pois a linha de produção aqui e na Suécia estará ocupada por um bom tempo. Caso não, um segundo lote terá de ser pensado já para 2022, tendo em vista evitar a descontinuidade da linha de produção, e por conseguinte, o aumento de custos e valores em ter de reabri-la para encomendas posteriores a esta data.
De minha parte, acredito que o Gripen E/F está bem posicionado para vencer os certames de que participa na Europa, e concorre com alguma vantagem na Índia, apesar de não possuir todo afair comercial e político do F-16. Há varias outras concorrências e possibilidades no mercado internacional.
No final, acho que não precisamos nos preocupar tanto com o futuro do Gripen E. Ele está assegurado. O que não está é a nossa capacidade de honrar com os compromissos assumidos com o projeto... como de praxe.

abs




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82609 Mensagem por knigh7 » Qui Mai 23, 2019 10:23 am

*Saab Ramps Up Gripen E Flight Testing For First Deliveries*

http://m.aviationweek.com/defense/saab- ... deliveries

LINKOPING, Sweden—Saab plans to have eight of its new-generation Gripen E combat aircraft flying by the end of this year as it ramps up flight testing.

The company already has two JAS 39Es flying from its Linkoping base, 39-8 and 39-9, with company officials revealing that the third aircraft, 39-10, could fly in the next couple of weeks.

Serial production of the aircraft already is underway, with four aircraft currently undergoing final assembly, including the first aircraft destined for Brazil.

Several of these will be production-standard aircraft but equipped with flight test instrumentation. The second aircraft is also now flying with its extensive sensor suite, including the electronic warfare suite, the Leonardo-developed Raven active electronically scanned array (AESA) radar and infrared search and track.

The company also has tested the swashplate that gives a level of mechanical steering to the AESA radar, boosting its field of view.

“We are getting more out of each individual flight test hour, which we didn’t anticipate,” said Eddy de La Motte, the head of the Gripen E program at Saab.

Flight tests are being performed by a joint test and evaluation team that includes personnel from Saab and the Swedish defense materiel agency FMV. Later this will expand to personnel from Brazil.

Saab currently is finishing up modifying aircraft 39-7, the two-seat Gripen demonstrator that is now being used as a flying test rig for Gripen E systems, including the new wide-area display that is being fitted in the rear. Sweden elected to adopt the wide area display developed by Brazilian firm AEL Sistemas last year, and the configuration will now be the standard fit for production Gripen Es. The Gripen Es are currently flying with three multifunction displays in the cockpit. The first Gripen E to receive the wide-area display will be the first aircraft destined for Brazil.

Saab 39-7, along with one of the Gripen Es, will go to Switzerland to support flight evaluation for the country’s fighter contest.

Recent milestones for the program include flights maneuvering up to 9g. The aircraft also achieved the highest-ever level speed by a Gripen-family aircraft, but the company did not disclose the speed.

Saab deputy chief test pilot Marcus Wandt told Aerospace DAILY that Gripen E’s flight control system enabled levels of maneuverability similar to that of the Gripen C/D, and that the aircraft “carried its weight well” given the increased weight, size and bulk compared to the earlier, smaller model of the aircraft. As on the previous version, the Gripen E has been designed to operate from short runways and highway strips. Beefed up brakes and deflective movement of the canards help slow down the aircraft on touchdown. In simple terms, the carefree-handling flight control system has two modes, gear up and gear down, allowing for the higher/lift lower speed configuration for landing, Wandt said.

“We want the aircraft to fly like the Gripen C/D in terms of maneuvering,” de La Motte said.

Saab currently has orders for 60 Gripens from Sweden and 36 aircraft for Brazil including eight two-seat versions, development of which is taking place in Brazil with a joint Swedish/Brazilian team.

Power-on of the first Brazilian aircraft already has been completed and is one of 21 Brazilian aircraft that will be built in Sweden. Of those 21, eight will be built jointly by Brazilian teams as part of their training.

Saab also is strengthening its presence with the opening of a Brazilian affiliate, Saab Aeronautica Montagens. It will start operations in 2020 building forward and rear fuselages, and the wing box in Sao Bernardo do Campos for both Swedish and Brazilian aircraft.

Fifteen of Brazil’s first batch of 36 aircraft will be built entirely in Brazil.

Development of the two-seat Gripen F is proceeding apace. The addition of a second cockpit requires the lengthening of the fuselage by 65 cm and adjustments to the electrical system to cope with the additional avionics and oxygen system. The design of the ducting from the air intake to the engine also is being redesigned and the fuselage strengthened, to deal with increased bending moments.

“We are trying to keep everything as similar as possible. All the systems are the same. All the displays are the same. Minor changes will also be needed to the flight control system,” de La Motte said.

The two-seat version is designed to be fully operational, with the two cockpits independent from each other to enable the rear-seater to operate the EW system. De La Motte says he does not expect any significant impact on the two-seat model’s performance. First flight of a two-seat Gripen is expected in 2022.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82610 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 23, 2019 11:02 am

Temos um problema notado pela própria FAB. Se a SAAB não conseguir vender mais unidades do Gripen E nos próximos cinco anos a produção por aqui e lá vai ficar complicada, contando apenas com as encomendas das forças aéreas de Brasil e Suécia.
No ano que vem os suecos decidem se vão comprar mais unidades ou não. Eu acho que vão, mas...
Se vencer na Suiça e/ou na Finlândia, a decisão por um segundo lote aqui pode ser postergada para 2025/2026. Se não, a FAB terá de pensar nisso já para 2022/2023, a fim de impedir soluções de continuidade no processo produtivo do caça. E é aí que está o problema. As péssimas consequências financeiras de descontinuidade de produção no projeto como um todo, geraria o encarecimento de custos e tudo o mais, dificultado as negociações e deixando um certo ar de dúvida sobre a viabilidade de mais aquisições. O contrário disso é a linha permanecer aberta e o aumento do número de caças produzidos para exportação fazer com que os custos venham abaixo e facilitem a vida da FAB em convencer o poder político pela continuidade do financiamento do projeto.
As oportunidades onde o Gripen E hoje tem maiores chances são naqueles dois países. O Canadá reabriu novamente o concorrência deles, e a SAAB está oferecendo o seu caça. Mas em se tratando dos canadenses é bem complicada a situação, dadas as relações com OTAN, Grã-Bratanha e USA. Enfim, é uma aposta, e que se der certo, bem, melhor para todo mundo.
Os demais mercado em vista não apresentam quantidades que possam ser consideradas relevantes.
Por aqui por perto somente a Colombia vem recebendo maior atenção já que os Kfir C10 não irão durar muito mais tempo, e sua substituição já foi decidida. Falta apenas considerar os requisitos do processo seletivo e a questão do financiamento. O F-16 como sempre é o grande rival.
De qualquer forma, embora a FAB esteja fazendo uma certa cena em relação aos lotes subsequentes, todos sabem que o Gripen E/F é a escolha lógica. Mas os suecos tem de manter em vista que não é porque ganharam um round que vão levar os outros. Deixar as coisas em suspenso é bom para os negócios e para a FAB também.
A ver se no caso de tudo dar errado, teremos cacife e vontade para impor um segundo lote antes do previsto. Ou se os 36 Gripen E/F irão repetir a sina dos F-5E de 40 anos atrás.

abs




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82611 Mensagem por Lord Nauta » Sex Mai 24, 2019 12:01 am

FCarvalho escreveu: Qui Mai 23, 2019 11:02 am Temos um problema notado pela própria FAB. Se a SAAB não conseguir vender mais unidades do Gripen E nos próximos cinco anos a produção por aqui e lá vai ficar complicada, contando apenas com as encomendas das forças aéreas de Brasil e Suécia.
No ano que vem os suecos decidem se vão comprar mais unidades ou não. Eu acho que vão, mas...
Se vencer na Suiça e/ou na Finlândia, a decisão por um segundo lote aqui pode ser postergada para 2025/2026. Se não, a FAB terá de pensar nisso já para 2022/2023, a fim de impedir soluções de continuidade no processo produtivo do caça. E é aí que está o problema. As péssimas consequências financeiras de descontinuidade de produção no projeto como um todo, geraria o encarecimento de custos e tudo o mais, dificultado as negociações e deixando um certo ar de dúvida sobre a viabilidade de mais aquisições. O contrário disso é a linha permanecer aberta e o aumento do número de caças produzidos para exportação fazer com que os custos venham abaixo e facilitem a vida da FAB em convencer o poder político pela continuidade do financiamento do projeto.
As oportunidades onde o Gripen E hoje tem maiores chances são naqueles dois países. O Canadá reabriu novamente o concorrência deles, e a SAAB está oferecendo o seu caça. Mas em se tratando dos canadenses é bem complicada a situação, dadas as relações com OTAN, Grã-Bratanha e USA. Enfim, é uma aposta, e que se der certo, bem, melhor para todo mundo.
Os demais mercado em vista não apresentam quantidades que possam ser consideradas relevantes.
Por aqui por perto somente a Colombia vem recebendo maior atenção já que os Kfir C10 não irão durar muito mais tempo, e sua substituição já foi decidida. Falta apenas considerar os requisitos do processo seletivo e a questão do financiamento. O F-16 como sempre é o grande rival.
De qualquer forma, embora a FAB esteja fazendo uma certa cena em relação aos lotes subsequentes, todos sabem que o Gripen E/F é a escolha lógica. Mas os suecos tem de manter em vista que não é porque ganharam um round que vão levar os outros. Deixar as coisas em suspenso é bom para os negócios e para a FAB também.
A ver se no caso de tudo dar errado, teremos cacife e vontade para impor um segundo lote antes do previsto. Ou se os 36 Gripen E/F irão repetir a sina dos F-5E de 40 anos atrás.

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Parabéns pela analise lucida e objetiva. :) :) :)




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82612 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 24, 2019 9:17 am

Grato Nauta. Nem sempre consigo, mas a gente continua tentando. :mrgreen:

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82613 Mensagem por Fab-Wan » Sex Mai 24, 2019 10:45 am

A concorrência na India deu ruim?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82614 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 24, 2019 11:56 am

Fab-Wan escreveu: Sex Mai 24, 2019 10:45 am A concorrência na India deu ruim?
Ainda não foi decidida. Está entre o Gripen E e o F-16V Block 70. Consta mais de uma centena de caças a serem encomendados.
Na Índia, conquanto, o peso político de cada competidor me parece ser o fator crítico decisivo.
Todavia, a marinha deles também está a busca de um novo vetor naval. O Gripen E neste aspecto oferece uma alternativa. Se bem que a versão naval ainda precisa de um financiador. Mas seria algo adequado a adoção de um mesmo caça para ambas as forças, já que pressupostamente a comunalidade entre as versões seria superior a 80%, segundo a SAAB. Isso deixaria o Gripen E/F como sendo o segundo caça em quantidade nas forças armadas indianas.
Obviamente que a escolha pelo Gripen N para equipar o futuro Nae indiano seria algo também muito interessante para nós, dado que a MB irá precisar substituir os seus A-4 na próxima década.
Salvo engano eles querem cerca de 54 unidades. Se a MB mantiver as 48 que planejou, bem, quem sabe conversando direitinho com o governo de lá as coisas não são facilitadas para nós e para eles, inclusive em relação a versão terrestre.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82615 Mensagem por J.Ricardo » Sex Mai 24, 2019 2:47 pm

FCarvalho escreveu: Qui Mai 23, 2019 11:02 am
As oportunidades onde o Gripen E hoje tem maiores chances são naqueles dois países. O Canadá reabriu novamente o concorrência deles, e a SAAB está oferecendo o seu caça. Mas em se tratando dos canadenses é bem complicada a situação, dadas as relações com OTAN, Grã-Bratanha e USA. Enfim, é uma aposta, e que se der certo, bem, melhor para todo mundo.
Os demais mercado em vista não apresentam quantidades que possam ser consideradas relevantes.
Por aqui por perto somente a Colombia vem recebendo maior atenção já que os Kfir C10 não irão durar muito mais tempo, e sua substituição já foi decidida. Falta apenas considerar os requisitos do processo seletivo e a questão do financiamento. O F-16 como sempre é o grande rival.
Olha, acho difícil o Gripen levar no Canadá, o avião lá vai ter atender ao programa Five eyes e não sei se será barato essa integração.

Na Colômbia se lembrarem do "parto" que foi a venda dos ST pra eles? Se lembrarem verão o quanto é difícil não dar F-16 por lá. Na época os EUA pressionaram muito a Colômbia por comprar um avião que não fosse americano sendo que eles recebiam muito dinheiro dos EUA na sua guerra contra as drogas, hoje não sei como funciona, mas na época a pressão foi forte.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82616 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 24, 2019 6:59 pm

Olá JRicardo.

Não conheço esse programa Five Eyes do Canadá, mas de antemão nunca fui muito crente das chances do Gripen E por lá. A coisa são meio esquisitas. Uma hora eles são unha e carne com os vizinhos yankees, outra não querem nem ouvir falar, e assim vai.
Parece no final que tudo vai depender de qual seja o governo do momento, que estando mais a direita ou a esquerda decide entre comprar mais, ou menos, do USA.

Quanto a Colombia, suponho que um trabalho diplomático bem realizado pode quiçá aumentar as chances do Gripen E, assim como o KC-390 pode ser uma carta na manga. Os nossos vizinhos tem uma industria de defesa nada desprezível, e isso deveria ser olhado com mais cuidado e denodo pelo governo e MD. As parcerias com eles poderiam ir muito alem dos protocolos burocráticos dos políticos.
Temos bem mais que interesses comerciais e fronteiras (e problemas) comuns com eles. A coisa é saber aproveitar as oportunidades.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82617 Mensagem por knigh7 » Sex Mai 24, 2019 8:32 pm





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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82618 Mensagem por knigh7 » Sáb Mai 25, 2019 5:55 pm





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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82619 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mai 25, 2019 9:00 pm

Quem sabe talvez não dê também para adiantar as entregas. Já seria um alívio poder contar com eles nem que fosse 6 meses antes.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82620 Mensagem por Lirolfuti » Qui Jun 06, 2019 6:41 pm

Segundo jornal francês, Brasil vai comprar 100 mísseis Meteor para caças Gripen

O jornal francês La Tribune noticiou ontem que a Força Aérea Brasileira deverá assinar em breve um contrato com a MBDA para a aquisição de 100 mísseis BVR Meteor.

O míssil ar-ar Meteor para combates além do alcance visual já foi testado em dois protótipos do caça Gripen E, atualmente em desenvolvimento para as Forças Aéreas da Suécia e do Brasil.
O Meteor é um programa colaborativo europeu entre o Reino Unido, França, Itália, Espanha, Suécia e Alemanha. A arma é planejada para ser o míssil BVR primário de todos os modernos caças europeus: Gripen, Eurofighter e Rafale.

Diz-se que o Meteor tem de 3 a 6 vezes a performance cinemática que qualquer outro míssil ar-ar do seu tipo.

A chave para a alta performance do Meteor é seu motor foguete ramjet, que lhe permite manter alta velocidade em direção ao alvo, tornando a manobra evasiva virtualmente inútil, segundo o fabricante.

O Saab Gripen C foi o primeiro caça a disparar o míssil Meteor. O primeiro lançamento ocorreu em 2006.
https://www.aereo.jor.br/2019/06/06/seg ... as-gripen/




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