FAB NEWS
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- FCarvalho
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Re: FAB NEWS
Se continuarem a cair desse jeito, daqui a pouco a FAB vai se ver forçada a antecipar a aposentadoria de todos eles. Se bem que, como a Leonardo vai suportar a logística dos A-1 por mais cinco anos apenas, há de se perguntar se no pós-2023 ainda haverá A-1 voando por aqui.
A ver.
abs
A ver.
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- vargasem
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Re: FAB NEWS
Tem uma outra nota que saiu no Defesanet contradizendo a primeira nota da FAB, dizendo que trata-se de um A-1M. A queda da aeronave em si já é uma grande pena. Se realmente for um A-1M, é uma pena maior ainda. Ainda bem que não houve nada com o piloto, até onde se sabe.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/not ... amao---RS/
Re: FAB NEWS
o site Defensa publicou que foi o A-1 numero 5660 , e que era um avião ainda nao modernizado
- arcanjo
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Re: FAB NEWS
Acontece agora, no Museu Aeroespacial, no Rio de Janeiro (RJ), o giro do motor da aeronave Republic P-47 Thunderbolt "B4". O evento ocorre hoje (22/4), no dia da Aviação de Caça.
Esse avião foi o maior e mais pesado caça na história da aviação a ser motorizado por um único motor de combustão interna. O P-47 era eficiente em combates aéreos, mas provou-se especialmente hábil como caça-bombardeiro.
O P-47D Thunderbolt, matrícula FAB-4184, foi entregue ao Musal em 1987 e pintado em 1990, a pedido do Brigadeiro Nero Moura, para representar o "B4" do 2º Tenente Luiz Lopes Dornelles, que foi abatido e morto na Itália quando executava sua 89ª missão, em 11 de novembro de 1944.
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Bermudez, participa da cerimônia.
📽 Major Felipe Souza.
https://www.facebook.com/aeronauticaofi ... 690232465/
abs.
arcanjo
Esse avião foi o maior e mais pesado caça na história da aviação a ser motorizado por um único motor de combustão interna. O P-47 era eficiente em combates aéreos, mas provou-se especialmente hábil como caça-bombardeiro.
O P-47D Thunderbolt, matrícula FAB-4184, foi entregue ao Musal em 1987 e pintado em 1990, a pedido do Brigadeiro Nero Moura, para representar o "B4" do 2º Tenente Luiz Lopes Dornelles, que foi abatido e morto na Itália quando executava sua 89ª missão, em 11 de novembro de 1944.
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Bermudez, participa da cerimônia.
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- J.Ricardo
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Re: FAB NEWS
Menos mal...
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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- Diupa
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Re: FAB NEWS
Desculpe se esse não é o tópico correto pra postar isso.
KC2 Voyager da RAF no Brasil: Substituto para o Boeing 767 do Corsário?
Chegou ao Brasil neste sábado (04/05) uma aeronave Airbus A330 MRTT (KC2 Voyager na Royal Air Force – RAF). O avião bimotor pousou no Aeroporto Internacional de Brasília no final da tarde, sendo imediatamente fotografada por inúmeros spotters. A aeronave participará de uma série de treinamentos conjuntos pela América do Sul (aproveitamento de missão) em sua viagem rumo aos Estados Unidos.
Segundo fontes próximas ouvidas pela reportagem com relação a presença da aeronave, tratar-se-ia de uma ação conjunta da Airbus Military e Governo Britânico através do Department for International Trade Defence & Security Organization (DIT DSO) para promover o avião no Brasil.
Essa ação seria no sentido de realizar uma demonstração em voo das capacidades da aeronave para a Força Aérea Brasileira, inclusive com a realização de missão REVO junto aos caças Northrop F-5EM/FM (voo ainda não confirmado).
Segundo essas mesmas fontes, a aeronave estaria sendo demonstrada por uma iniciativa da própria RAF, já que poderia substituir com inúmeras vantagens o Boeing 767 arrendado da COLT Aviation, mantendo a capacidade de carga existente no Esquadrão Corsário e expandindo o envelope operacional com capacidade REVO tática para operações dos esquadrões de caça e ataque, e estratégica para apoio em rotas longas/traslados.
Na próxima segunda-feira haverá um briefing para autoridades militares brasileiras em Brasília, patrocinado pela RAF e DSO. Nesse briefing serão apresentadas as capacidades da aeronave (trata-se de uma troca de experiências ofertada pelos britânicos, e não um pedido formal da FAB).
Todos os envolvidos entendem que não há no momento uma concorrência aberta pela Força Aérea Brasileira para adquirir ou alugar uma aeronave de transporte e reabastecimento em voo, mas ninguém ignora que o contrato da Colt Aviation com a FAB está próximo do seu término.
Multi Role Tanker Transport
O Voyager foi fornecido pela Airbus Military à Air Tanker Services, empresa criada para operar e dar apoio a estes aviões em favor do Ministério da Defesa (UK Ministry of Defence) dentro do Programa Future Strategic Transport Aircraft, criado no final de 2011.
A AirTanker é um consórcio de especialistas líderes em Aeronáutica e Defesa que reúne a Babcock, a Cobham, o Airbus Group, a Rolls-Royce e a Thales.
Operando de forma silenciosa e eficiente a partir da RAF AFB Brize Norton, a Air Tanker oferece uma capacidade única de reabastecimento aéreo e transporte para as Forças Armadas do Reino Unido e seus parceiros globais.
A aeronave Voyager representa um novo padrão em tecnologias de aviões tanque/carga/transporte de passageiros/capacidade aeromédica.
A Airbus Military forneceu 14 aeronaves transformada para a AirTanker, seja a partir de Getafe, (Espanha), ou a partir das instalações da Cobham (UK).
A frota compreende uma força central de nove exemplares “fixos”, mais uma ‘frota de substitutos’ com cinco aeronaves que tanto podem ser alugadas a companhias aéreas civis como podem retornar imediatamente ao serviço militar em caso de necessidade.
T&D agradece aos spotters Thiago Pereira Machado e Felipe Caixeta pela cessão das fotos.
http://tecnodefesa.com.br/kc2-voyager-d ... -corsario/
- Fábio Machado
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Re: FAB NEWS
Por Miriam Leitão
O almoço de hoje dos comandantes militares em Brasília foi bem indigesto. Os generais foram comunicados de um corte de 43% no orçamento das Forças Armadas.
O ministro da Defesa, Fernando Azevedo, disse que terá que ser buscada uma saída.
Os comandantes saíram sem ter ideia de como pôr em prática um corte desta dimensão.
Comentário de um dos generais presentes: “Nem no governo do PT aconteceu um corte desse tamanho.”
O presidente Jair Bolsonaro e o general Augusto Heleno estavam presentes, e esse foi o assunto central do almoço.
fonte: https://www.forte.jor.br/2019/05/07/for ... orcamento/
O almoço de hoje dos comandantes militares em Brasília foi bem indigesto. Os generais foram comunicados de um corte de 43% no orçamento das Forças Armadas.
O ministro da Defesa, Fernando Azevedo, disse que terá que ser buscada uma saída.
Os comandantes saíram sem ter ideia de como pôr em prática um corte desta dimensão.
Comentário de um dos generais presentes: “Nem no governo do PT aconteceu um corte desse tamanho.”
O presidente Jair Bolsonaro e o general Augusto Heleno estavam presentes, e esse foi o assunto central do almoço.
fonte: https://www.forte.jor.br/2019/05/07/for ... orcamento/
- FCarvalho
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Re: FAB NEWS
Bom, de uma coisa se pode ter certeza: o cmte em chefe das ffaa's não manda nada nelas e nem em ninguém no governo.
Aliás, não manda nem nele mesmo.
abs.
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Re: FAB NEWS
ALA 9 - Início do projeto piloto Base Aérea Compartilhada
Ala 9 recebe primeiro helicóptero da Marinha do Brasil
http://www.defesanet.com.br/fab/noticia ... artilhada/
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“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: FAB NEWS
Uma boa noticia.Túlio escreveu: ↑Qua Mai 08, 2019 9:10 pm ALA 9 - Início do projeto piloto Base Aérea Compartilhada
Ala 9 recebe primeiro helicóptero da Marinha do Brasil
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Re: FAB NEWS
Essa sim é uma notícia boa.
A lamentar apenas que o projeto HX-BR vá mais uma vez ser atrasado... mais do que já esta.
E ainda falta, querendo ou não, ver o que se vai fazer em relação aos UH-14, que como os SP da FAB, já deveriam ter sido encostados há tempos.
Mas a julgar pelo andar das finanças públicas ainda vao ficar por ai uns bons anos.
ps: uma boa oportunidade para testar a inclusão da Avex, já que o EB ainda pretende levar um Bavex para apoiar o CMN a partir de Belém.
Abs
A lamentar apenas que o projeto HX-BR vá mais uma vez ser atrasado... mais do que já esta.
E ainda falta, querendo ou não, ver o que se vai fazer em relação aos UH-14, que como os SP da FAB, já deveriam ter sido encostados há tempos.
Mas a julgar pelo andar das finanças públicas ainda vao ficar por ai uns bons anos.
ps: uma boa oportunidade para testar a inclusão da Avex, já que o EB ainda pretende levar um Bavex para apoiar o CMN a partir de Belém.
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Re: FAB NEWS
Força Aérea Hondurenha fecha acordo com o Brasil para troca de aeronaves militares
No dia 30 de maio, o Congresso de Honduras aprovou um acordo de troca de aeronaves com o Brasil, de dois aviões Cessna 208EX Grand Caravan da Força Aérea Hondurenha (FAH) por um avião de transporte Lockheed Martin C-130 Hercules, cinco helicópteros Bell UH-1H da Força Aérea Brasileira (FAB), mais um lote de peças sobresselentes e motores e um equipamento de combate à incêndios para os helicópteros.
http://www.cavok.com.br/blog/forca-aere ... militares/
abs.
arcanjo
No dia 30 de maio, o Congresso de Honduras aprovou um acordo de troca de aeronaves com o Brasil, de dois aviões Cessna 208EX Grand Caravan da Força Aérea Hondurenha (FAH) por um avião de transporte Lockheed Martin C-130 Hercules, cinco helicópteros Bell UH-1H da Força Aérea Brasileira (FAB), mais um lote de peças sobresselentes e motores e um equipamento de combate à incêndios para os helicópteros.
http://www.cavok.com.br/blog/forca-aere ... militares/
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Re: FAB NEWS
Publicado: 19/06/2019 16:00
Capacidades da Aviação de Reconhecimento são treinadas em exercício
A aviação celebra 72 anos no dia 24 de junho
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Cristiane dos Santos
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana
Do uso de balões ao emprego de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP), passando também de câmeras fotográficas a sensores de última geração. O reconhecimento aéreo tem muito a celebrar neste dia 24 de junho, data que marca os 72 anos da Aviação de Reconhecimento na FAB, com novas tecnologias empregadas.
Na Força Aérea, a Aviação de Reconhecimento teve início em 1947, com a criação do Esquadrão Poker (1º/10º GAV). De acordo com o Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Aviador Murilo Grassi Salvatti, inicialmente o 1º/10º GAV era a única unidade da FAB que fazia reconhecimento e é, ainda hoje, a unidade dedicada ao reconhecimento tático empregando as aeronaves RA-1AM.
“Nós voamos dentro do território inimigo para buscar informações, dadas as características dos equipamentos e da capacidade de autodefesa. É uma aeronave que coleta informação de forma aprofundada no território inimigo”, afirma.
Tápio
Durante o Exercício Operacional Tápio, esse foi o cenário treinado, inclusive no período noturno. “Quando colocamos uma aeronave para fazer reconhecimento de uma determinada área, treinamos nossas capacidades de identificação de pessoal, militares e ameaças. Atualizamos o nosso campo de batalha e provemos uma segurança maior para quem vai, depois, realizar ataques ou uma missão de busca e salvamento em combate, por exemplo”, destaca o Tenente-Coronel Salvatti.
De acordo com o Comandante do Esquadrão Guardião (2º/6º GAV), Tenente-Coronel Aviador Felipe Francisco Espinha, outra capacidade explorada durante o EXOP Tápio foi a comunicação.
“Um radar de solo e uma aeronave de voo baixo não conseguem se comunicar; então, as aeronaves R-99 e E-99 realizam o papel de ponte, provemos um posto avançado de comunicação durante a operação, estendendo o alcance durante todo o exercício”, explica.
O Capitão Especialista em Fotografia William Salvador de Oliveira, também do Esquadrão Guardião, ressalta que, durante o EXOP Tápio, foi introduzido o cenário de reconhecimento de área para resgate de evasor.
“Supomos que um avião foi abatido e o piloto ejetou; a aeronave de reconhecimento participa das buscas, dando suporte na área para se certificar que seria seguro realizar o resgate, informando a posição do evasor e a aproximação inimiga a partir de sensores ópticos”, exemplifica.
A FAB conta com quatro Esquadrões de Reconhecimento. Além do Poker e do Guardião, há, ainda, o Carcará (1º/6º GAV) e o Hórus (1º/12º GAV).
Fotos: Sargento Johnson Barros, Sargento Wellington Simo e Cabo André Feitosa/CECOMSAER
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/3 ... c%C3%ADcio
abs.
arcanjo
Capacidades da Aviação de Reconhecimento são treinadas em exercício
A aviação celebra 72 anos no dia 24 de junho
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Cristiane dos Santos
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana
Do uso de balões ao emprego de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP), passando também de câmeras fotográficas a sensores de última geração. O reconhecimento aéreo tem muito a celebrar neste dia 24 de junho, data que marca os 72 anos da Aviação de Reconhecimento na FAB, com novas tecnologias empregadas.
Na Força Aérea, a Aviação de Reconhecimento teve início em 1947, com a criação do Esquadrão Poker (1º/10º GAV). De acordo com o Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Aviador Murilo Grassi Salvatti, inicialmente o 1º/10º GAV era a única unidade da FAB que fazia reconhecimento e é, ainda hoje, a unidade dedicada ao reconhecimento tático empregando as aeronaves RA-1AM.
“Nós voamos dentro do território inimigo para buscar informações, dadas as características dos equipamentos e da capacidade de autodefesa. É uma aeronave que coleta informação de forma aprofundada no território inimigo”, afirma.
Tápio
Durante o Exercício Operacional Tápio, esse foi o cenário treinado, inclusive no período noturno. “Quando colocamos uma aeronave para fazer reconhecimento de uma determinada área, treinamos nossas capacidades de identificação de pessoal, militares e ameaças. Atualizamos o nosso campo de batalha e provemos uma segurança maior para quem vai, depois, realizar ataques ou uma missão de busca e salvamento em combate, por exemplo”, destaca o Tenente-Coronel Salvatti.
De acordo com o Comandante do Esquadrão Guardião (2º/6º GAV), Tenente-Coronel Aviador Felipe Francisco Espinha, outra capacidade explorada durante o EXOP Tápio foi a comunicação.
“Um radar de solo e uma aeronave de voo baixo não conseguem se comunicar; então, as aeronaves R-99 e E-99 realizam o papel de ponte, provemos um posto avançado de comunicação durante a operação, estendendo o alcance durante todo o exercício”, explica.
O Capitão Especialista em Fotografia William Salvador de Oliveira, também do Esquadrão Guardião, ressalta que, durante o EXOP Tápio, foi introduzido o cenário de reconhecimento de área para resgate de evasor.
“Supomos que um avião foi abatido e o piloto ejetou; a aeronave de reconhecimento participa das buscas, dando suporte na área para se certificar que seria seguro realizar o resgate, informando a posição do evasor e a aproximação inimiga a partir de sensores ópticos”, exemplifica.
A FAB conta com quatro Esquadrões de Reconhecimento. Além do Poker e do Guardião, há, ainda, o Carcará (1º/6º GAV) e o Hórus (1º/12º GAV).
Fotos: Sargento Johnson Barros, Sargento Wellington Simo e Cabo André Feitosa/CECOMSAER
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