TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82411 Mensagem por gabriel219 » Sex Jan 04, 2019 2:17 pm

Os Suecos podem ter descartado devido ao seu tamanho territorial, nem de REVO precisam. Não acho que tenha sido problemas técnicos e também duvido que fariam biquinho por simples tanques conformais.

Não é tecnologia sensível o suficiente para justificar um veto.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82412 Mensagem por knigh7 » Sex Jan 04, 2019 3:35 pm

FCarvalho escreveu: Sex Jan 04, 2019 10:29 am
knigh7 escreveu: Sex Jan 04, 2019 2:28 am São designações históricas cujas unidades foram criadas por decretos-lei presidencial e por isso que dependem atualmente de lei ou decreto para mudar de nome. Aliás, o rótulo mesmo é o que menos importa na consecução da atividade. Deus me livre se tirassem o nome do Grupo de Aviação de Caça.
Grupo de Aviação de Caça é bem melhor do que grupo de defesa aérea.
Aliás, historicamente houve um 2o e 3o GAvCa na FAB, mas foram defenestrados ao longo do tempo.
Renomear o GDA com uma dessas designações seria honrar a história ao mesmo tempo que se definiria mais adequadamente a missão atual.
Diz que o Adelphi vai para Anápolis. Só não sabemos se para constituir um novo esquadrão ou apenas o tempo suficiente pra formar novos caçadores no Gripen e enviá-lo para outro lugar.
Por mim seria interessante extinguir o GDA e deixar o 16o GAv com dois esquadrões.
Enfim, alternativas há. Falta mesmo é interesse em fazer. Mas isso hoje é o de menos.

Abs
A.missão principal do GDA vai continuar a ser a de defesa aérea mesmo...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82413 Mensagem por knigh7 » Sex Jan 04, 2019 3:40 pm

J.Ricardo escreveu: Sex Jan 04, 2019 9:58 am Seria bom se já fossem pensando em tanques conformais para o Gripen, assim liberava mais dois cabides.
Os pilotos de M-2000 na Síria reclamavam que 02 bombas era muito pouco e a Dassault instalou mais dois cabides para levar mais 02 bombas.
FAB, Flygvapnet e SAAF usam cabides duplos para bombas.

Mas vale ressaltar que os CFTs não perdem a importância, ainda mais para manter a discrição aos radares quando se quer aumentar a.autonomia.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82414 Mensagem por knigh7 » Sex Jan 04, 2019 3:45 pm

gabriel219 escreveu: Sex Jan 04, 2019 2:17 pm Não acho que tenha sido problemas técnicos e também duvido que fariam biquinho por simples tanques conformais.

É bom a gente tomar cuidado com esse brainstorm sobre os CFTs., pois pode acabar virando fato para as viúvas...

Simplesmente ainda.não há nada sobre o assunto para o GripenE.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82415 Mensagem por knigh7 » Sex Jan 04, 2019 5:15 pm

FCarvalho escreveu: Sex Jan 04, 2019 12:58 pm Túlio, até onde me lembro, os suecos fizeram estudos conceituais sobre os tanques conformais no Gripen E bem no início do programa. Isso deve ter gerado alguns números e informações.
Isso daí era sobre o Gripen C/D . Eram estudos da SAAB sem relação com a Flygvapnet.

Vc deve comprar a rev. Força Aérea há bastante tempo, como eu. Procure por um artigo escrito pelo Lord Nordeen reproduzido pela revista por volta do ano de 2003.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82416 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 04, 2019 10:01 pm

gabriel219 escreveu: Sex Jan 04, 2019 2:17 pm Os Suecos podem ter descartado devido ao seu tamanho territorial, nem de REVO precisam. Não acho que tenha sido problemas técnicos e também duvido que fariam biquinho por simples tanques conformais.
Não é tecnologia sensível o suficiente para justificar um veto.
Também acho. A autonomia do E/F projetada é mais que suficiente para as necessidades dos suecos.
Já para nós deveria ser um objetivo a ser perseguido.
O que para eles pode ser um luxo, pra nós pode ser uma exigência.

Abs




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82417 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 04, 2019 10:11 pm

knigh7 escreveu: Sex Jan 04, 2019 3:35 pm A.missão principal do GDA vai continuar a ser a de defesa aérea mesmo...
Creio que defesa aérea é a missão primária de todos os esquadrões de caça da FAB que não usam os A-1.
E quando estes forem aposentados, também se tornará com o Gripen.
No nosso caso deve ser a missão principal, já que não temos as quantidades necessárias para equilibrar bem os vários tipos de missão diferentes.
Aliás, para nós, defesa aérea é a prioridade das prioridades. O resto é consequência.
Neste aspecto lamentável constatar que jogamos fora a melhor chance que tivemos com o Marlin de ter um míssil BVR autóctone.
Vamos pra próxima.

Abs




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82418 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 04, 2019 10:13 pm

knigh7 escreveu: Sex Jan 04, 2019 5:15 pm
FCarvalho escreveu: Sex Jan 04, 2019 12:58 pm Túlio, até onde me lembro, os suecos fizeram estudos conceituais sobre os tanques conformais no Gripen E bem no início do programa. Isso deve ter gerado alguns números e informações.
Isso daí era sobre o Gripen C/D . Eram estudos da SAAB sem relação com a Flygvapnet.

Vc deve comprar a rev. Força Aérea há bastante tempo, como eu. Procure por um artigo escrito pelo Lord Nordeen reproduzido pela revista por volta do ano de 2003.
Eu tinha todas elas desde a primeira. Mas acidentes acontecem. :(

Abs




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82419 Mensagem por knigh7 » Sex Jan 04, 2019 11:40 pm

FCarvalho escreveu: Sex Jan 04, 2019 10:11 pm
knigh7 escreveu: Sex Jan 04, 2019 3:35 pm A.missão principal do GDA vai continuar a ser a de defesa aérea mesmo...
Creio que defesa aérea é a missão primária de todos os esquadrões de caça da FAB que não usam os A-1.
Olha, os A-1 só comporão 1 esquadrão dentro de pouco tempo. E não, os outros esquadrões do Gripen não serão como o GDA.
Alguns esquadrões, como o Adelfi serão um pouco mais especializados em ataque.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82420 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 05, 2019 12:09 am

knigh7 escreveu: Sex Jan 04, 2019 11:40 pm
FCarvalho escreveu: Sex Jan 04, 2019 10:11 pm Creio que defesa aérea é a missão primária de todos os esquadrões de caça da FAB que não usam os A-1.
Olha, os A-1 só comporão 1 esquadrão dentro de pouco tempo. E não, os outros esquadrões do Gripen não serão como o GDA.
Alguns esquadrões, como o Adelfi serão um pouco mais especializados em ataque.
Os A-1 estão com os dias contados faz tempo.
Quanto a essa ideia de esquadrões "especializados", bom, espero que a entrada em operação do Gripen E, o primeiro caça realmente multirole depois do P-47, faça a FAB repensar os seus conceitos.
Já passou mais do que dá hora de deixar o passado de uma vez por todas pra trás.
A convivência com os suecos deve ajudar nisso.
Assim espero.

Abs




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82421 Mensagem por knigh7 » Sáb Jan 05, 2019 12:20 am

Ai, meu Deus, continua com o mimimi.

Olha, leia novamente o que eu escrevi: "um pouco mais". Leia de novo os outros posts.

E aproveita pra tomar uma cerva e parar de procurar pelo em ovo.

Olha como a vida tem coisa boa:

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82422 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 05, 2019 1:03 am

[029] [018]

A vida é bela sim... :lol:

Abs




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82423 Mensagem por knigh7 » Dom Jan 06, 2019 2:03 am

A história resumida do Gripen. Do site da SAAB em português:
Tudo começou em 1937, quando ficou claro que a Europa estava à beira de um grande conflito. Na Suécia, um pequeno país neutro, vivendo em paz há mais de um século, o governo e a indústria decidiram se preparar para o pior. A Saab foi fundada com a missão de garantir o fornecimento de aeronaves militares do país como parte de sua campanha para manter a segurança e a soberania nacional.

Sendo um país com recursos pequenos e muito limitados, mas ao mesmo tempo localizado em um lugar estratégico e, portanto, vulnerável, logo tornou-se evidente que era necessário algo muito especial para mitigar as ameaças dentro dos limites de recursos disponíveis. O governo sueco, as forças de defesa e a Saab conseguiram chegar a um acordo sobre alguns requisitos básicos aplicáveis a todas as aeronaves projetadas e produzidas; requisitos esses que são tão válidos hoje como em 1937.

Em suma, o acordo incluía o seguinte:

1. A aeronave deveria ser capaz de operar a partir de uma estrada comum sueca em uma linha reta de pelo menos 1 km, em bases secretas. Isso significava que, em caso de guerra, seria possível distribuir as operações para uma grande quantidade de lugares em todo o país, em vez de ficar preso às bases aéreas militares oficiais. Esta dispersão tornou quase impossível para qualquer inimigo desconsiderar a força aérea.

2. A manutenção da aeronave também deveria ser fácil para que pudesse ser feita por uma pequena quantidade de mecânicos alistados e apenas um técnico certificado.

3. A aeronave deveria permitir uma manobra (giro) ar-ar muito rápida em uma estrada pavimentada, bem como uma substituição muito rápida do motor, se necessário.

Após a decisão final de implementar o sistema de base rodoviária na década de 1950, a rede viária na Suécia foi adaptada para atender às exigências

Durante a guerra fria, a Suécia sentiu-se ameaçada pelos países do Pacto de Varsóvia. O país precisava de uma aeronave que pudesse superar o desempenho e as manobras de uma força maior de caças avançados.

O norte da Suécia é uma terra implacável, com invernos longos e congelantes e áreas em grande parte despovoadas. É um ambiente hostil para operar uma aeronave - mas foi nesse local que nasceu o Gripen. A defesa dessas vastas áreas exigia um caça que pudesse realizar missões ar-ar, ar-superfície e de reconhecimento.

O orçamento de defesa relativamente pequeno da Suécia e as condições difíceis sob as quais o Gripen foi projetado levaram a Saab a fazer com que o caça fosse o mais eficiente possível. Um aspecto fundamental desta abordagem é a arquitetura de aviônica modular e aberta do Gripen e a manutenção eficiente, que permite a integração de produtos prontos para uso sempre que possível, bem como o desenvolvimento contínuo de novas funções para atender a necessidades futuras.

A decisão de desenvolver o Gripen foi tomada em 1982 e o primeiro voo foi realizado em 1988.

Com um design instável e equipado com um sistema fly-by wire, muitos compósitos e outras tecnologias de ponta, a aeronave era algo completamente diferente comparado com seus predecessores. No entanto, os requisitos básicos de manutenção e de base de estrada eram os mesmos, e a solução de suporte exclusiva foi, portanto, incorporada ao projeto desde o início e, por fim, tornou-se inerente ao sistema.

O Gripen requer um mínimo de recursos

O sistema de suporte do Gripen permite uma presença logística muito baixa. Ele vem com ferramentas especiais multifuncionais extremamente eficientes e outros equipamentos inteligentes para garantir que a disponibilidade seja maximizada o tempo todo. Todo o equipamento também pode ser destacado.

Alguns exemplos:

• Uma manobra (giro) ar-ar, incluindo reabastecimento e rearmamento, é feita em menos de dez minutos usando apenas um técnico e cinco mecânicos alistados (são necessárias apenas dez semanas de treinamento).

• Duas aeronaves Gripen em uma missão de duas semanas exigem apenas o que pode ser colocado em um contêiner padrão de 20 pés.

• Substituição de equipamentos aviônicos complexos (por exemplo, o radar) ou do motor pode ser realizada em uma hora.

• Nenhuma instalação fixa é necessária.

• A unidade de energia auxiliar faz com que o Gripen seja autossuficiente em termos de energia.

• Ele pode pousar ou decolar usando uma faixa de estrada e 800 x 16m em vez de uma pista típica de 2.400 x 45m.

• Totalmente compatível com a OTAN.

A alta disponibilidade do Gripen resulta em um maior efeito operacional

A presença logística reduzida do Gripen torna-o extremamente adequado para operações de destacamento.

A solução de suporte do Gripen é eficiente, econômica e personalizada para os requisitos operacionais do cliente.

O ciclo de vida do Gripen é o mais baixo de todos os caças comparáveis
https://saab.com/pt/region/brasil/sobre ... do-gripen/




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82424 Mensagem por knigh7 » Dom Jan 06, 2019 2:20 am

O Gripen troca o motor em 2 horas.
O Rafale, 3 horas cada motor.

Já a troca do motor do F-35...72 horas (digo troca,não apenas retirada) Vide matéria:

Imagem


https://www.aereo.jor.br/2019/01/05/ret ... -36-horas/




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82425 Mensagem por Tutankhamon » Dom Jan 06, 2019 2:54 pm

knigh7 escreveu: Qua Jan 02, 2019 8:30 pm
Tutankhamon escreveu: Seg Dez 31, 2018 6:53 pm Olá aos amigos do Fórum,

Espero que em 2019 todos nos nos surpreendamos com a notícia que nosso Gripen-E vai ser equipado e armado com tudo isto ai de cima, Meteor Incluso, e que o Bolsa já confirme uma nova tranche de mais 36 caças!!! :mrgreen: :mrgreen:

Um grande 2019 a todos extensivo às famílias :D
Informação recente: a FAB está trabalhando com 7 esquadrões de Gripens, ou seja, pelo menos 84 caças, sendo que 1 esquadrão de aeronaves biplace.
Rapaz,

Eu entro no Fórum e a primeira coisa que vejo é esta informação do Knight7 :D

Sê quer me matar do coração , seu desalmado :mrgreen:

Só não escrevo mais porque tenho que buscar minha calça ROSA pra mostrar a minha indignação ao governo Bolsonaro :mrgreen: :mrgreen:

PS.: Se alguém não entende irônia, é brincadeira viu??? :evil:




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