knigh7 escreveu: ↑Sex Dez 28, 2018 2:33 am
FCarvalho escreveu: ↑Sex Dez 28, 2018 12:25 am
Eu preferia o pixelizado.Aliás, isso já está decidido mesmo?Não vejo muita vantagem em adotar um padrão antigo quando se tem inúmeras opções mais modernas.Mas eu não conheço os critérios de escolha sobre essa questão.
Estudos ingleses da década de 70 apontaram que as camuflagens em tons de cinza claro são melhores que as de azul para a guerra ar-ar.Eu não gosto de pixelizada.Mas eu gosto de camuflagens geométricas. Observe essa dos Gripens sul-africanos (e gosto também da tonalidade delas).
Não tinha algo mais, digamos, recente por aí em termos de camuflagem aérea?
A maioria dos caças ocidentais utiliza o cinza e misturas do mesmo com outras cores de baixa tonalidade para diminuir a visibilidade de seus caças.
A própria força aérea sueca faz isso com o padrão atual dos Gripen C/D. O modelo Gripen E abaixo segue o mesmo padrão e eu acho ele bem mais efetivo do que o utilizado pela FAB nos Mirage III e 2000.
Não sei qual o problema da FAB ao escolher esse padrão. Mas deveriam ao menos pensar em algo próprio nosso, e não simplesmente repetir, com ou sem remendos aqui e ali, algo já utilizado que já provou-se estar superado.
abs