caminhões em uso pelo EB
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40133
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6331 vezes
- Agradeceram: 3554 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
Não sabia da saída dos chineses. Ao menos da Shacman até onde sabia a fábrica ainda estava ativa.
A DAF honestamente eu não conhecia, mas obrigado pela info Bourne.
Interessante que nunca ouvi falar dela por aqui.
Ela teria modelos para uso nas ffaa's fabricados aqui?
abs
A DAF honestamente eu não conhecia, mas obrigado pela info Bourne.
Interessante que nunca ouvi falar dela por aqui.
Ela teria modelos para uso nas ffaa's fabricados aqui?
abs
Carpe Diem
- prp
- Sênior
- Mensagens: 9262
- Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
- Localização: Montes Claros
- Agradeceu: 155 vezes
- Agradeceram: 444 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
Engraçado é que entre a daf os chineses e a internacional eu achei que seria a DAF a se dar mal no BR. Já que é a única das três que não tem nada do caminhão que já era fabricado aqui. Nem motor nem freios nem nada.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40133
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6331 vezes
- Agradeceram: 3554 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
A Agrale não renovou o contrato de licença para montagem dos International aqui. Mas os cavalos mecânico não estavam incluídos no negócio, apenas caminhões médio e pesado.
O site da Shacman continua ativo. Mas não é possível notar atualizações no mesmo.
A DAF chegou em 2012 no Brasil, e ao menos a meu ver continua tão desconhecida hoje quanto 6 anos atrás. Mas parece que tem uma boa imagem no mercado interno.
Abs
O site da Shacman continua ativo. Mas não é possível notar atualizações no mesmo.
A DAF chegou em 2012 no Brasil, e ao menos a meu ver continua tão desconhecida hoje quanto 6 anos atrás. Mas parece que tem uma boa imagem no mercado interno.
Abs
Carpe Diem
- eligioep
- Sênior
- Mensagens: 1963
- Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
- Agradeceu: 402 vezes
- Agradeceram: 341 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
A International era ou é montada pela Agrale.
Não é mais....
E usavam cavalos-mecãnicos civis pintados de verde

Mas tem também os DAF 6x6 militares, de verdade, na origem....
Não é mais....
E usavam cavalos-mecãnicos civis pintados de verde

Mas tem também os DAF 6x6 militares, de verdade, na origem....
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40133
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6331 vezes
- Agradeceram: 3554 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40133
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6331 vezes
- Agradeceram: 3554 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
Uma curiosidade a quem souber responder.
Nós temos um comando de OpsEsp no EB.
Neste está concentrado os meios que temos para estas tropas.
O Chinvunk até agora não passou da fase de testes. É o mais parecido com ele é o AM-11 Rec da Agrale.
Contudo não há é nem temos veículos na categoria de caminhões leves específicos para apoiar forças especiais como se pode ver comumente por aí em países que levam defesa a sério.
O que nos falta? Interessante, vontade, necessidade...
Abs
Nós temos um comando de OpsEsp no EB.
Neste está concentrado os meios que temos para estas tropas.
O Chinvunk até agora não passou da fase de testes. É o mais parecido com ele é o AM-11 Rec da Agrale.
Contudo não há é nem temos veículos na categoria de caminhões leves específicos para apoiar forças especiais como se pode ver comumente por aí em países que levam defesa a sério.
O que nos falta? Interessante, vontade, necessidade...
Abs
Carpe Diem
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21086
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
O grande segredo da DAF foi ter uma fábrica na gloriosa Ponta Grossa. A cidade da soja, caminhão e da Heineken. E de muito fácil acesso para os produtores de autopeças e componentes, portos e consumidores. Dá uma agilidade muito grande em se adequar as demandas do comprador.prp escreveu: Qua Set 12, 2018 1:55 am Engraçado é que entre a daf os chineses e a internacional eu achei que seria a DAF a se dar mal no BR. Já que é a única das três que não tem nada do caminhão que já era fabricado aqui. Nem motor nem freios nem nada.
A DAF fez o planejamento, entender e ofereceu os produtos adequados. Coisa que a International nunca fez e queria impor um tipo de caminhão. E que os chineses nem produto adequado tem para oferecer. Fora que é do grupo Paccar que é muito forte. Entre os diferenciais da DAF






O índice de nacionalização da DAF é mais de 60% que similar outras marcas como Iveco e Volvo. Desde 2015 oferece o financiamento camarada do BNDES. Acredito que não fez sucesso antes devido a recessão que começou em 2015. A Iveco que foi mais rápida decolou nas vendas no começo da década de 2010. No entanto, agora que precisa substituir os caminhões mais antigos, muitos operadores começam a olhar com carinho so caminhões DAF.
Caminhão XF-105 da DAF se enquadra no Finame PSI do BNDES
https://transportemodernoonline.com.br/ ... -do-bndes/
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40133
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6331 vezes
- Agradeceram: 3554 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
Um pouco de racionalidade e planejamento não faz mal a ninguém. E os holandeses pegaram a deixa e conseguiram colocar a sua marca na hora e de modo adequado as demandas do mercado nacional.
Falta ver se eles emplacam alguma coisa nas ffaa's.
Daqui uns 10 ou 15 anos a gente vai saber.
abs.
Falta ver se eles emplacam alguma coisa nas ffaa's.
Daqui uns 10 ou 15 anos a gente vai saber.
abs.
Carpe Diem
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21086
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
Os caminhões do EB. Tudo cavalo-mecânico novo e adequado para tarefa. Igual os outros países que usam caminhões civis pintados de verde ou amarelo
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40133
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6331 vezes
- Agradeceram: 3554 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
Eu ainda acredito que para este tipo de serviço, muito comum e mais frequente do que se pensa, a melhor solução seria terceirizar através de empresas especializadas em logística. Mais barato e simples.
Isso abriria espaço no orçamento para adquirir cavalo mecânico realmente militares para as ocasiões necessárias e pertinentes, o que no caso do EB é algo quase surreal de se ver, tal a sua excepcionalidade.
Abs
Isso abriria espaço no orçamento para adquirir cavalo mecânico realmente militares para as ocasiões necessárias e pertinentes, o que no caso do EB é algo quase surreal de se ver, tal a sua excepcionalidade.
Abs
Carpe Diem
- gogogas
- Sênior
- Mensagens: 2323
- Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 239 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
Creio que essas viaturas não consomem tantos recursos , são viaturas relativamente novas ,de fabricação nacional e com peças em território nacional.FCarvalho escreveu: Sáb Out 06, 2018 6:02 pm Eu ainda acredito que para este tipo de serviço, muito comum e mais frequente do que se pensa, a melhor solução seria terceirizar através de empresas especializadas em logística. Mais barato e simples.
Isso abriria espaço no orçamento para adquirir cavalo mecânico realmente militares para as ocasiões necessárias e pertinentes, o que no caso do EB é algo quase surreal de se ver, tal a sua excepcionalidade.
Abs
São de extrema importância para o Exército e cumprem muito bem a sua missão ,além de oferecer uso dual não só para transporte de viaturas ,como para transportar combustível entre outros.
Cavalos mecânicos 100 % militar exige mais recursos e licitar para outra empresa fazer este tipo de serviço .ao meu ver exigiria mais recurso
Gogogas !
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 40133
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6331 vezes
- Agradeceram: 3554 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
A ideia é justamente economizar na manutenção de uma frota para investir onde é realmente necessário.
A compra de um cavalo mecânico custa bem caro ao EB, que tem de trocar a cada 4, 5 ou 6 anos de uso. Fora a logística que é um verdadeiro balaio de gatos com tantos modelos e marcas diferentes. O EB nunca terá recursos sequer para tentar um mínimo de homogeneidade da frota. Já empresas sim.
O que deixa de se pagar em veículos, manutenção, pessoal e infraestrutura para manter tantos recursos, com diferentes custos e necessidades, pode ser colocado em uma frota menor e mais ágil para emprego especializado, onde eles realmente fazem a diferença.
E podemos fabricar aqui se assim for demandado.
Ou acreditas que o pessoal que hoje vende caminhão tunado pintado de verde para o EB não iriam se engalfinhar para vender seus modelos militares de verdade?
Abs
A compra de um cavalo mecânico custa bem caro ao EB, que tem de trocar a cada 4, 5 ou 6 anos de uso. Fora a logística que é um verdadeiro balaio de gatos com tantos modelos e marcas diferentes. O EB nunca terá recursos sequer para tentar um mínimo de homogeneidade da frota. Já empresas sim.
O que deixa de se pagar em veículos, manutenção, pessoal e infraestrutura para manter tantos recursos, com diferentes custos e necessidades, pode ser colocado em uma frota menor e mais ágil para emprego especializado, onde eles realmente fazem a diferença.
E podemos fabricar aqui se assim for demandado.
Ou acreditas que o pessoal que hoje vende caminhão tunado pintado de verde para o EB não iriam se engalfinhar para vender seus modelos militares de verdade?
Abs
Carpe Diem
- gogogas
- Sênior
- Mensagens: 2323
- Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 239 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
Quem tem grana ,com certeza teríamos melhores caminhões ,mas tenho a maior certeza que esses novos cavalos mecânicos estão bem servidos , em relação a custo de varias marcas operando no EB não seria o problema , ja que os modelos adotados tem baixo custo em manutenção e logística ,é como dizer que um civil compra um gol 1.0 e tem grana para manter ,do que comprar um Mitsubishi Lancer para manter operacional.FCarvalho escreveu: Dom Out 07, 2018 1:14 pm A ideia é justamente economizar na manutenção de uma frota para investir onde é realmente necessário.
A compra de um cavalo mecânico custa bem caro ao EB, que tem de trocar a cada 4, 5 ou 6 anos de uso. Fora a logística que é um verdadeiro balaio de gatos com tantos modelos e marcas diferentes. O EB nunca terá recursos sequer para tentar um mínimo de homogeneidade da frota. Já empresas sim.
O que deixa de se pagar em veículos, manutenção, pessoal e infraestrutura para manter tantos recursos, com diferentes custos e necessidades, pode ser colocado em uma frota menor e mais ágil para emprego especializado, onde eles realmente fazem a diferença.
E podemos fabricar aqui se assim for demandado.
Ou acreditas que o pessoal que hoje vende caminhão tunado pintado de verde para o EB não iriam se engalfinhar para vender seus modelos militares de verdade?
Abs
Ainda existe uma grande frota de cavalos mecânicos operacionais dentro do EB ,como o Volvo NL 10 , os famosos Jacaré e alguns mercedez ...
Como estas viaturas são novos ,creio que ficaram na ativa por no minimo 15 anos ou mais , o que temos em operação são os Iveco Strallis , Ford Cargo , Mercedez Bens Axor , para substituir milhares de modelos ainda em uso
Gogogas !