O maior problema do Brasil pra uso de tanques são 2. Inclinação, Pontes e topografia não asfaltada.FCarvalho escreveu: Dom Set 02, 2018 8:35 pmEu sempre ouço esse argumento da nossa geografia.Sterrius escreveu: Dom Set 02, 2018 6:24 pm Brasil é um pesadelo geográfico pra tanques. Tem poucos países do mundo que são tão ruins para tais equipamentos quanto o BRasil.
Mesmo levando a infraestrutura como facilitador.
Mas ao invés de uma problemática ela não deveria ser um fator de referência para o nosso planejamento em termos de guerra blindada?
Porque se é ruim pra nós, com certeza deve ser para os outros,também.
Conquanto, nossos manuais parecem invariavelmente
Ignorar ou diminuir a importância desse fator.
E só ver a distribuição dos nossos RCC e RCB pelo país.
Será que entendemos as lições alheias que hora vemos quase que diariamente?
Até o momento, salvo prova em contrário, parece que não.
Abs
ou SP. O Estado +rico que seria o alvo principal de qualquer nação.
O Brasil não é só montanhoso, as montanhas criam "fronts" completamente separados um do outro em um interminável labirinto de vales cortado por estradas ou recheado de vegetação.
Em muito do território é tão complicado ou até pior do que levar um tanque a uma cidade grande.
Até onde sei o EB leva isso em consideração sim, mas como tudo, orçamento é limitado tanto para ações contra como a favor de blindados.
Dpois vem a infraestrutura brasileira que é inadequada pra tanques pesados. Estradas de mão dupla, asfalto de má qualidade, pontes inadequadas para cargas superiores a 20-30T. A lista não para.
Agora por exemplo compare a Alemanha.
Polonia.
Tirando o Sul que leva pros Alpes Suiços e Italianos o Norte do país é um corredor que vai da França até os Urais, pós Moscow.
Siria tem Damasco e algumas áreas bem montanhosas. Mas fora esses picos você tem platos elevados relativamente planos que descem para o Iraque que é praticamente um estacionamento.
Nesses terrenos tanques tem campo de visão para usar suas armas em alcance efetivo/máximo. E o trabalho da inteligencia, satélites, aviões etc é facilitado.
Achar pockets de soldados com misseis antitanques em morros florestados é complicado. Mesmo com o uso de satélites. Pq aviões e observadores avançados fica mais complicado ainda.
Fora que essas regiões são péssimas pra qualquer equipamento pesado que não possa ser movido com certa facilidade.
Não são imuteis, mas não vejo tanques como fator decisivo em um conflito em montanhas.